Deixar de Ser Opróbrio

 

Mensagem ministrada em 6 de junho de 2005


TEXTO BASE: (Neemias 2.11-20) "Cheguei a Jerusalém, onde estive três dias. Então, à noite me levantei, e uns poucos homens, comigo; não declarei a ninguém o que o meu Deus me pusera no coração para eu fazer em Jerusalém. Não havia comigo animal algum, senão o que eu montava.De noite, saí pela Porta do Vale, para o lado da Fonte do Dragão e para a Porta do Monturo e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam assolados, cujas portas tinham sido consumidas pelo fogo. Passei à Porta da Fonte e ao açude do rei; mas não havia lugar por onde passasse o animal que eu montava. Subi à noite pelo ribeiro e contemplei ainda os muros; voltei, entrei pela Porta do Vale e tornei para casa. Não sabiam os magistrados aonde eu fora nem o que fazia, pois até aqui não havia eu declarado coisa alguma, nem aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos magistrados, nem aos mais que faziam a obra. Então, lhes disse: Estais vendo a miséria em que estamos, Jerusalém assolada, e as suas portas, queimadas; vinde, pois, reedifiquemos os muros de Jerusalém e deixemos de ser opróbrio. E lhes declarei como a boa mão do meu Deus estivera comigo e também as palavras que o rei me falara. Então, disseram: Disponhamo-nos e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra. Porém Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesém, o arábio, quando o souberam, zombaram de nós, e nos desprezaram, e disseram: Que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei? Então, lhes respondi: o Deus dos céus é quem nos dará bom êxito; nós, seus servos, nos disporemos e reedificaremos; vós, todavia, não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém".

INTRODUÇÃO: Muitas situações e circunstâncias nos levam a passar vergonha. Seja pelo nosso próprio comportamento, seja por atitudes de outras pessoas. E passar vergonha é uma situação complicada, pois isso pode trazer traumas emocionais, sentimento de culpa, dores na alma. Independente de onde provém o opróbrio, ou a vergonha, isso só traz malefícios para a nossa vida. Nesta passagem, a Palavra de Deus nos ensina como podemos nos livrar da vergonha e da humilhação que muitas vezes sofremos. E para tanto, é preciso tomarmos cinco atitudes que nos levarão a vitória sobre toda e qualquer situação vergonhosa:

1. SER DIRIGIDO POR DEUS: (v. 11) Neemias chegou em Jerusalém por intermédio de Deus. Foi orando e buscando direção de Deus que ele chegou onde chegou. O mesmo deve acontecer conosco. Sem direção de Deus o opróbrio continuará em nossa vida. Então a primeira atitude é buscar direção de Deus por meio de Jesus Cristo.

2. NÃO SAIR DIZENDO OS PROPÓSITOS DE DEUS DE QUALQUER MANEIRA: (v. 12) Quando se recebe direção de Deus, não é para sair gritando aos quatro ventos o que Deus te falou. Espere! Reflita sobre o que está acontecendo. Aquiete o teu coração em buscar mais detalhes de Deus. Sair dizendo a todo mundo o que Deus te falou pode te trazer problemas, como incredulidade, chacotas, desânimos e etc. Guarde no seus coração o que Deus te direcionou a fazer.

3. AVALIE A SITUAÇÃO COM SINCERIDADE E EM DETALHES: (v. 13-16) Neemias avaliou a situação física em detalhes: portas, vales, fontes, muros. Ele também avaliou as pessoas com quem podia contar: Judeus, magistrados, sacerdotes, nobres, companheiros de obra. Para se sair do opróbrio é preciso avaliar os detalhes, para se fazer um bom planejamento. Algumas pessoas pensam que só porque Deus as mandou fazer algo já está tudo pronto para as mudanças. É  preciso avaliar a situação física, ou seja geral, e também avaliar com quem podemos contar.

4. ESTAR DISPOSTO A ENCARAR A SITUAÇÃO E INCENTIVAR OUTROS A FAZER O MESMO: (v. 17-18) Neemias encabeçou o movimento de reedificação. Ele não esperou pelo outros, ele apenas notificou o que precisava fazer e se dispôs a fazer. E quem quisesse deixar de ser opróbrio, que o seguisse. Se você não tomar a decisão de deixar de ser opróbrio, dificilmente alguém o fará por você. E se você começar seguindo a direção de Deus, outros também te seguirão, e a reedificação, a restauração de sua vida, de sua casa, de seus planos serão alcançados.

5. NÃO DEIXAR QUE OPOSIÇÕES TE IMPEÇAM: (v. 19-20) Neemias recebeu oposição em meio ao processo de deixar de ser opróbrio. Primeiro houve zombaria, como não funcionou, veio o desprezo, e como também não resolveu, vieram as ameaças. Contudo Neemias não se deixou abalar por essas oposições e continuou a boa obra ao qual foi designado por Deus.

CONCLUSÃO: Deus quer tirar você desta situação de vergonha, e te dar a dignidade que te cabe. E tudo começa buscando orientação de Deus. E só se recebe orientação direta de Deus, quando entregamos a nossa vida a Jesus Cristo. Então abra o seu coração e deixe Jesus entrar em sua vida.

Se a sua resposta for positiva em aceitar a Jesus como Senhor de sua vida, entre em contato conosco. Fale de sua de decisão, e faça seu pedido de oração: {Clique aqui}


Mensagem anterior - Próxima mensagem -

Outras Mensagens


Dê a sua Opinião sobre esta Mensagem - Imprima esta Mensagem