Destruindo Pontes

 

Mensagem ministrada em 10 de junho de 2005


TEXTO BASE: (1º Reis 19.19-21) “Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele. Então, deixou este os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo. Voltou Eliseu de seguir a Elias, tomou a junta de bois, e os imolou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia”.

INTRODUÇÃO: Elias e Eliseu são dois profetas que embora não tenham nenhum livro escrito em seus nomes, eles marcaram a história de Israel. Nesta passagem vemos o chamado de Eliseu por Elias. Ao jogar a capa, isso significava “segue-me”. Eliseu de prontidão se dispôs a seguir a Elias. Eliseu que levava uma vida normal, trabalhando com seus pais, comandava doze juntas de bois na lavoura de sua família, obedeceu ao chamado de Deus, despediu-se de seus pais e se dispôs a seguir a Elias (v. 19-20). Mas era preciso mais do que disposição e obediência ao chamado para uma nova vida. Era preciso destruir as pontes do passado. E foi o que Eliseu fez. Ele tomou a junta de bois (a sua ligação com o passado) e os matou, e com os aparelhos dos bois, ele cozinhou a carne e a deu ao povo (v.21). Quando somos chamados por Deus, abre-se uma nova vida diante dos nossos olhos, e para tanto devemos destruir todas as pontes que nos levam ao passado. Mas que pontes são estas? É o que vamos aprender:

1. PONTES SENTIMENTAIS: É bom amar e ser amado, é bom ser querido, é bom demonstrar amor. Mas quando estes sentimentos se tornam uma escravidão em nossa vida. Quando não sabemos nem “respirar” sem que a outra pessoa esteja do nosso lado, isso se torna uma ponte de volta ao passado. Muitas vezes nossas amizades, nossos relacionamentos sentimentais e até familiares, são um empecilho em nossa vida. Estamos tão ligados a estes sentimentos que não enxergamos mais nada. Estamos ligados de uma forma tão doentia com estas pessoas, que não respiramos e também não deixamos os outros respirar. Esse tipo de sentimento doentio, dependente de outra pessoa, é uma ponte que precisa ser destruída para que possamos viver.

2. PONTES EMOCIONAIS: A idéia de que “eu nasci assim e vou morrer assim”, “eu sou assim mesmo”,  são pontes emocionais que envolvem orgulho, temperamento descontrolado, falta de domínio próprio, e que precisam ser destruídas. Pessoas que não dão o braço a torcer por nada neste mundo; pessoas que esbravejam por qualquer coisa; pessoas que não sabem dizer “não”; pessoas que concordam com tudo. São pessoas que estão ligadas a pontes emocionais. E para que se possa viver de forma digna, é preciso que estas pontes sejam também destruídas.

3. PONTES MATERIAIS: Pessoas que estão demasiadamente apegadas a bens materiais (carro, casa, emprego, dinheiro), embora até mesmo possuem estes bens, elas não vivem. E isso também são pontes que precisam ser destruídas para que se possa viver a vida que Deus tem para nós.

4. PONTES ESPIRITUAIS: Existem pessoas que seguem uma determinada religião sem saber porque o faz. Quando são indagadas do propósito de sua crença, elas respondem: “Meu bisavô era, meu avô era, meu pai era, eu também sou”. Isso são pontes espirituais que envolvem uma tradição sem sentido. Outras pessoas são ligadas por pactos e por acharem que não têm mais jeito, ficam presas. Outras ainda se prendem à religiosidade, à um comprimento de uma obrigação. Tudo isso são pontes que precisam ser destruídas.

CONCLUSÃO: Da mesma forma que Deus por intermédio de Elias, chamou a Eliseu, Ele está fazendo o mesmo hoje. Deus tem para você uma nova vida por meio de Jesus Cristo. Deus hoje lança a capa dobre você, te dando a esperança de um novo recomeço, de uma nova expectativa de vida. Mas é preciso que você destrua as pontes que te ligam com o passado. O novo surge diante de você, mas ele não pode ser obscurecido pela sombra do seu passado. Deus te mostra um caminho novo à sua frente, mas é preciso deixar de olhar para trás.

Que pontes precisam ser destruídas em sua vida? Tenha coragem, assuma a responsabilidade que Deus está te dando hoje. Comece a trilhar um novo caminho, um novo começo com Jesus em sua vida, e deixe o passado no passado. Você quer entregar a sua vida para Jesus, e deixar que Ele te ajude a destruir pontes inconvenientes do seu passado?

Se a sua resposta for positiva em aceitar a Jesus como Senhor de sua vida, entre em contato conosco. Fale de sua de decisão, e faça seu pedido de oração: {Clique aqui}


Mensagem anterior - Próxima mensagem -

Outras Mensagens


Dê a sua Opinião sobre esta Mensagem - Imprima esta Mensagem