Aspectos do Reino de Deus

 

Mensagem ministrada em 19 de junho de 2005


TEXTO BASE: (Mateus 4.17) Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”

INTRODUÇÃO: A grande maioria das pessoas pensa que o Reino dos Céus é algo distante, longe, focalizado na eternidade. O fato é que o Reino dos Céus é uma realidade hoje. E a Bíblia prova esta realidade atual. Vamos aprender alguns aspectos do Reino dos Céus:

1. O REINO DOS CÉUS É JUÍZO E JUSTIÇA: (Mateus 13.24-30) Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se. E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio. Então, vindo os servos do dono da casa, lhe disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio? Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio? Não! Replicou ele, para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo. Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro”. O joio é uma planta que no seu aspecto parece com o trigo, só que não dá fruto. Hoje dentro das Igrejas, existe o joio, semeado pelo inimigo. Só que não compete a nós o arrancarmos, mas sim a Deus. Ele é o agricultor e os anjos são os Seus ceifeiros. O que nos compete a fazer é crescermos juntos, mas sem nos contaminar por ele. Outro fato importante é que chegará a colheita em que o juízo e a justiça de Deus prevalecerá. Você acha que no céu haverá o joio? Claro que não! Isso prova que o Reino dos Céus é uma realidade para hoje.

2. O REINO DOS CÉUS É CRESCIMENTO: (Mateus 13.31-32) Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e plantou no seu campo; o qual é, na verdade, a menor de todas as sementes, e, crescida, é maior do que as hortaliças, e se faz árvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos”. Outra realidade acerca do Reino dos Céus é que ele está em pleno crescimento. Isto é uma realidade hoje. O Povo de Deus em todo mundo está se desenvolvendo de uma forma espantosa. E ninguém dava valor a este povo à vinte anos atrás. E o seu crescimento não é só quantitativo, mas também qualitativo.

3. O REINO DOS CÉUS TEM PODER TRANSFORMADOR: (Mateus 13.33) Disse-lhes outra parábola: O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado”. Outro aspecto do Reino dos Céus é o seu poder transformador. Lá no céu não precisará haver transformações, é aqui que o Reino dos Céus se faz necessário agir com o seu poder transformador.

4. O REINO DOS CÉUS É UM TESOURO ESCONDIDO AOS HOMENS: (Mateus 13.44) O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo”. A riqueza do Reino dos Céus é algo profundo em que somente quem o acha sabe lhe dar o devido reconhecimento. Ele é um tesouro em que é preciso se entregar completamente para obtê-lo, e isto é feito aqui, e não no céu.

5. O REINO DOS CÉUS É DE UM VALOR INCOMPARÁVEL: (Mateus 13.45) O reino dos céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas; e, tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra”. O valor do Reino dos Céus é algo incomparável, a ponto de se fazer de tudo para tê-lo, e este é outro aspecto que prova que o Reino dos Céus começa aqui, pois se busca e se alcança este Reino aqui.

6. O REINO DOS CÉUS É SEPARAÇÃO E SELEÇÃO: (Mateus 13.47-50) “O reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. E, quando já está cheia, os pescadores arrastam-na para a praia e, assentados, escolhem os bons para os cestos e os ruins deitam fora. Assim será na consumação do século: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos, e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes”. O Reino dos Céus é separação e seleção, e isto não será feito no céu, mas aqui, provando mais uma vez que o Reino dos Céus é uma realidade para hoje.

CONCLUSÃO: Estes aspectos revelados sobre o Reino dos Céus, nos dão algumas certezas. A primeira é que o Reino dos Céus é uma realidade para hoje. A segunda é que precisamos vivê-lo em sua plenitude, e terceira esta vivência do Reino dos Céus é feita por cada um. E você? Você tem vivido o Reino dos Céus aqui, hoje? Gostaria de vivê-lo? Aceite Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, e o seu Reino será uma realidade hoje para a sua vida.

Se a sua resposta for positiva em aceitar a Jesus como Senhor de sua vida, entre em contato conosco. Fale de sua de decisão, e faça seu pedido de oração: {Clique aqui}


Mensagem anterior - Próxima mensagem -

Outras Mensagens


Dê a sua Opinião sobre esta Mensagem - Imprima esta Mensagem