Nosso Alvo

 

Mensagem ministrada em 3 de julho de 2005


TEXTO BASE: (Romanos 11.36) “Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém!”.

INTRODUÇÃO: Todos nós queremos acertar na vida. E não precisa muito: uma família estável, um emprego sustentável, relacionamentos sadios; tempo disponível; sucesso nos empreendimentos e coisas deste tipo. Só que na busca de alcançar estes propósitos, ficamos meio que confusos, pois são vários os propósitos, e muitas vezes não sabemos por onde começar. E por onde começar? Você pode responder: “Pelo começo, é claro!”. Não, não é pelo começo. Nós erramos justamente por pensar que tudo se começa pelo começo. Então por onde começar? É o que vamos aprender através desta ministração:

1. SE COMEÇA PELO ALVO QUE QUEREMOS ACERTAR: (Filipenses 3.13-14) “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. O que motivava Paulo a se esquecer das coisas que para trás ficavam era o alvo a ser alcançado; o que motivava Paulo prosseguir avançando para as coisas que diante dele surgiam, era o alvo. Um alvo bem definido é o começo de uma vida bem sucedida. Um sonho bem definido, é o começo de tudo. E qual é o alvo que nós devemos acertar? “O prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. A Bíblia na Linguagem de hoje nos dá uma explicação melhor: “Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus”. Agora, que vida é essa?

2. UMA VIDA QUE SEJA LOUVOR PARA A GLÓRIA DE DEUS: (Efésios 1.12) “A fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo”. O ser humano foi criado para o louvor da glória de Deus. Nós expressamos a coroa da criação. Deus quando criou o homem, Ele o fez à sua imagem e conforme a sua semelhança. E soprou nele o fôlego de vida. Todas as coisas Deus falou e elas surgiram, mas com o ser humano não. Deus o moldou com suas próprias mãos. Então dentro do plano maior de Deus, qual é o nosso principal alvo?

3. GLORIFICAR A DEUS ETERNAMENTE: (Romanos 11.36) “Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém!”. Este é o nosso alvo: Glorificar a Deus. Dar glórias a Deus. Todos os nossos propósitos devem ter o fim de “glorificar a Deus”. Foi para isso que fomos criados. Família, emprego, relacionamentos, tempo, empreendimentos, tudo deve ter como alvo “o glorificar a Deus”. Pois tudo se finaliza em Deus: Ele é a origem (por que Dele), a sustentação (por meio Dele) e a finalização (para Ele), tudo está em Deus. Então conseguimos esclarecer o nosso alvo. Sabemos onde queremos chegar! Mas ainda tem um grande detalhe! Toda tentativa de acertar um alvo tem uma margem de erros e acertos. Então vamos entender um pouco melhor essa questão:

TEXTO INSPIRATIVO: (Romanos 12.1-2) “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

1a. ACERTAR O ALVO: O primeiro desafio que encontramos é acertar o alvo. Muitos querem chegar ao centro do alvo, mas nem sequer conseguem acertar o alvo. Para acertar o alvo é preciso ter as atitudes e os sentimentos transformados. O alvo só será acertado se houver entrega de si em sacrifício, em santidade e em amor. O alvo só será acertado se houver renúncia e transformação da nossa vontade, dos nossos sentimentos e dos nossos pensamentos. Com isso você acerta o alvo, você glorifica o nome de Deus. Mas tem mais!

2a. A BOA VONTADE DE DEUS: Quando se acerta o alvo é uma grande vitória, mas Deus quer que você esteja em meio à Sua boa vontade. Ele quer que você seja útil, saudável, prático. O próprio Deus desenvolve estas qualidades em nós quando acertamos o alvo em cumprir a Sua boa vontade. Boa vontade envolve disposição, disponibilidade, o querer e o realizar (Filipenses 2.13) "porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade".  Isso é muito bom, mas Deus tem mais para nós!

3a. A AGRADÁVEL VONTADE DE DEUS: Quando acertamos a boa vontade de Deus é maravilhoso, mas podemos chegar mais perto do nosso propósito, e quando acertamos no alvo da agradável vontade de Deus, muita coisa muda. Nesta marca, somos aceitos por Deus em sua intimidade, em sua comunhão. A agradável vontade de Deus envolve reverência da nossa parte e aceitação por parte de Deus, é como se entrássemos no Santíssimo e ali, ministrássemos ao Senhor. É quando Deus se agrada de nossa vida e a Sua direção é mais consistente no relacionamento do que na prática.

4a. A PERFEITA VONTADE DE DEUS: Este é o centro do alvo, é o coração de Deus, é o propósito maior: A perfeita vontade de Deus. Isto significa estar no centro da Sua vontade. É quando Cristo em sua plenitude habita no coração do crente. É quando se atinge a estatura de Cristo (Efésios 4.13) "Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo". É quando não mais vivemos, mas Cristo vive em nós (Gálatas 2.20) "Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim".  E isso não é uma ficção, ou algo inatingível. Paulo viveu assim, e nos dá o exemplo que é possível. Estar no centro da vontade de Deus deve ser o nosso alvo maior seja em que área for. O seu casa-mento, a sua família, o seu trabalho, os seus relacionamentos, o seu tempo, os seus empreendimentos, sonhos e planos futuros, tudo fica diferente quando se tem o propósito de glorificar a Deus, e atingir o Seu coração.

CONCLUSÃO: Talvez diante do que foi exposto você diga: “Estou longe de atingir o centro da vontade de Deus”. Pode ser, mas comece a olhar para o alvo, comece se contentando em acertar o alvo. O demais, Deus se encarregará de te melhorar. Firme o propósito de acertar o alvo, de correr para o alvo, de aceitar a Cristo em sua vida entregando-se de corpo e alma. Acertando o alvo, você estará apto a deixar que Deus comece a aperfeiçoar a sua pontaria.

Se a sua resposta for positiva em aceitar a Jesus como Senhor de sua vida, entre em contato conosco. Fale de sua de decisão, e faça seu pedido de oração: {Clique aqui}


Mensagem anterior - Próxima mensagem -

Outras Mensagens


Dê a sua Opinião sobre esta Mensagem - Imprima esta Mensagem