Atividades Funcionais

 

Mensagem ministrada em 17 de julho de 2005


TEXTO BASE: (Atos 2.42-43) E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos".

INTRODUÇÃO: Temos aprendido que para sermos bem sucedidos é preciso que tenhamos um alvo claro, um propósito certo, seja em nossa família, trabalho, relacionamentos e empreendimentos. Temos visto também que para alcançar o alvo maior, é preciso que tenhamos metas, objetivos menores, que iremos alcançando dia a dia até chegar no grande propósito. Vimos que estes objetivos envolvem “duas pernas”: quantidade (produção) e qualidade (formação). Agora para que os objetivos sejam alcançados é preciso se mexer (as pernas têm que andar), ou seja, temos que desenvolver atividades para que as metas sejam alcançadas dia a dia. Por exemplo: No meu casamento o objetivo maior é alcançar a paz e a harmonia familiar: Este é o meu alvo. Os meus objetivos menores para alcançar este alvo, as minhas pernas que me movimentam para alcançar este alvo, envolve produção da comunicação (quantidade), e qualidade nesta comunicação (formação para comunicar). Eu tenho que produzir comunicação e também aprender como me comunicar. E para que estes objetivos sejam práticos e alcançados em minha família, eu preciso desenvolver atividades que facilitam essa comunicação. E é sobre estas atividades que iremos aprender. No texto que lemos temos quatro atividades básicas que nos ajudarão a alcançar os objetivos, dando movimento às “pernas” quantidade e qualidade:

1. ENSINO: (v.42) “E perseveraram na doutrina dos apóstolos”. O ensino e o aprendizado são fundamentais para que as coisas andem. Sem eles não há com seguir adiante. Investir no ensino e no aprendizado, seja em que área for é importantíssimo para o bom desenvolvimento. Invista em ensinar e também em aprender. As coisas não são automáticas, é preciso desempenho e e dedicação para que as metas menores nos levem para o alvo principal

2. CUIDADOS: (v.42) “e na comunhão”. Estar na comunhão entre irmãos foi um ponto crucial para o desenvolvimento da Igreja primitiva. No cuidar uns dos outros, em zelar pela integridade do grupo é que as coisas fluíram. O mesmo processo envolve o alcançar dos nossos propósitos. Se não dedicarmos tempo e cuidados nas pequenas metas, o nosso alvo maior nunca será alcançado. Dedique atenção e cuidados em tudo que envolva a sua vida.

3. CELEBRAÇÃO: (v.43) “Em cada alma havia temor”. O temor a Deus envolve não somente o respeito e a reverência, mas também envolve o louvor, a adoração e a celebração. Em nosso objetivo de alcançar as metas para atingirmos os nossos objetivo, a celebração é também muito importante, pois é na celebração que nós somos motivados a prosseguir com bom ânimo. As pequenas metas em nossa vida sevem ser conquistadas com celebração.

4. PROCLAMAÇÃO: (v.43) “e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos”. Esta era a forma como os apóstolos proclamavam o Reino de Deus, através dos sinais e prodígios. A proclamação e o anúncio das verdades precisam ser realizadas. A proclamação é fundamental dentro dos nossos objetivos. Ela será a nossa declaração, os nossos decretos de bênçãos e também de confiança em Deus.

5. BASES SÓLIDAS: Estas são as bases de atividades que precisam ser desenvolvidas para se alcançar os objetivos e metas diárias. Vamos voltar ao casamento. O alvo maior é alcançar a paz e harmonia em minha família. Um dos meus objetivos menores é desenvolver a comunicação entre os membros da família. Esta comunicação tem que ser produzida (quantidade), mas também tenho que saber como produzi-la (qualidade). Temos aqui as duas pernas. Que tipos de atividades produzem comunicação em uma família? Educação dos filhos e de si mesmo (ensino); Orçamento familiar (cuidados); Passeios e Lazer (celebração); Parentes e amigos (proclamação). Todos os alvos de sua vida podem ser alcançados desenvolvendo estas atividades para atingir os objetivos e metas que você precisa.

ESCOLA: Alvo Maior: Se formar.
Objetivos Menores: (quantidade) passar de ano; (qualidade) aprender devidamente.
Atividades para se alcançar estes objetivos: estudar (ensino); trabalho em grupo (cuidados); notas boas (celebração); incentivar outros colegas de classe a prosseguirem (proclamação);

TRABALHO: Alvo Maior: Salário.
Objetivos Menores: (quantidade) trabalhar os trinta dias; (qualidade) corresponder como profissional.
Atividades para se alcançar estes objetivos: saber fazer o serviço (ensino); companheirismo (cuidados); serviço realizado (celebração); ser exemplo como profissional (proclamação);

NAMORO: Alvo Maior: casamento.
Objetivos Menores: (quantidade) adquirir recursos; (qualidade) respeito mútuo.
Atividades para se alcançar estes objetivos: conhecer um ao outro de maneira respeitosa (ensino); preocupação e afeto mútuo (cuidados); compra de cada peça de enxoval ou móveis (celebração); respeito entre os familiares (proclamação).

Praticamente cada área de nossa vida pode ser desenvolvida com estes princípios para se alcançar os alvos que sonhamos.

CONCLUSÃO: E de onde tiramos estes princípios? Da Bíblia. Se a Bíblia pode nos ensinar estas coisas, em apenas dois versículos, imagine em todas as suas páginas. Mas para se aprender mais da Bíblia é preciso querer atingir o alvo maior, o alvo principal, que é ter Jesus em nosso coração. Pois é através de Jesus, que podemos ter o Espírito Santo em nossa vida, e é o Espírito Santo que nos ensina: (João 14.26) “Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”. Para ter o Espírito Santo nos ensinando todas as coisas é preciso ter Jesus Cristo em nossa vida. Você gostaria de recebê-lo em seu coração como Senhor e Salvador?

Se a sua resposta for positiva em aceitar a Jesus como Senhor de sua vida, entre em contato conosco. Fale de sua de decisão, e faça seu pedido de oração: {Clique aqui}


Mensagem anterior - Próxima mensagem -

Outras Mensagens


Dê a sua Opinião sobre esta Mensagem - Imprima esta Mensagem