Você Pode ser Usado por Deus

 

Mensagem ministrada em 28 de agosto de 2005


TEXTO BASE: (2º Reis 7.3-11)Quatro homens leprosos estavam à entrada da porta, os quais disseram uns aos outros: Para que estaremos nós aqui sentados até morrermos? Se dissermos: entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos lá; se ficarmos sentados aqui, também morreremos. Vamos, pois, agora, e demos conosco no arraial dos siros; se nos deixarem viver, viveremos; se nos matarem, tão-somente morreremos. Levantaram-se ao anoitecer para se dirigirem ao arraial dos siros; e, tendo chegado à entrada do arraial, eis que não havia lá ninguém. Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos siros ruído de carros e de cavalos e o ruído de um grande exército; de maneira que disseram uns aos outros: Eis que o rei de Israel alugou contra nós os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem contra nós. Pelo que se levantaram, e, fugindo ao anoitecer, deixaram as suas tendas, os seus cavalos, e os seus jumentos, e o arraial como estava; e fugiram para salvar a sua vida. Chegando, pois, aqueles leprosos à entrada do arraial, entraram numa tenda, e comeram, e beberam, e tomaram dali prata, e ouro, e vestes, e se foram, e os esconderam; voltaram, e entraram em outra tenda, e dali também tomaram alguma coisa, e a esconderam. Então, disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas-novas, e nós nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, seremos tidos por culpados; agora, pois, vamos e o anunciemos à casa do rei. Vieram, pois, e bradaram aos porteiros da cidade, e lhes anunciaram, dizendo: Fomos ao arraial dos siros, e eis que lá não havia ninguém, voz de ninguém, mas somente cavalos e jumentos atados, e as tendas como estavam. Então, os porteiros gritaram e fizeram anunciar a nova no interior da casa do rei”.

INTRODUÇÃO: Este texto tem algumas lições a nos ensinar:

1. EXISTE UMA GRANDE FOME NA TERRA (v. 4): “Há fome na cidade”. As pessoas que estão à nossa volta estão morrendo de fome pela falta de Deus em suas vidas. Alguém precisa fazer alguma coisa!

2. DEUS QUER NOS USAR, APESAR DAS NOSSAS LIMITAÇÕES (v. 3): “Quatro homens leprosos“. Ele usou quatro leprosos, homens doentes e rejeitados pela sociedade. Você se sente fraco e sem condições? Pois Deus quer usar você! (1ª Coríntios 1.26-29) Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus”.

3. NÓS PRECISAMOS NOS DISPOR (v. 3-4): Para que estaremos nós aqui sentados até morrermos? Se dissermos: entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos lá; se ficarmos sentados aqui, também morreremos. Vamos, pois, agora, e demos conosco no arraial dos siros; se nos deixarem viver, viveremos; se nos matarem, tão-somente morreremos”. Aqueles leprosos fizeram uma pergunta sábia: “Para que ficaremos aqui assentados até morrer?” (Muitas pessoas vivem assim...) Mas eles se dispuseram a tentar fazer alguma coisa para mudar a situação. Nós precisamos tomar a mesma decisão!

4. QUANDO EXISTE DISPOSIÇÃO, DEUS AGE SOBRENATURALMENTE (v. 5-7): Levantaram-se ao anoitecer para se dirigirem ao arraial dos siros; e, tendo chegado à entrada do arraial, eis que não havia lá ninguém. Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos siros ruído de carros e de cavalos e o ruído de um grande exército; de maneira que disseram uns aos outros: Eis que o rei de Israel alugou contra nós os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem contra nós. Pelo que se levantaram, e, fugindo ao anoitecer, deixaram as suas tendas, os seus cavalos, e os seus jumentos, e o arraial como estava; e fugiram para salvar a sua vida”. Se nós começarmos a ir ao terreno do inimigo para buscar vidas, Deus vai abrir as portas diante de nós.

5. QUANDO NOS DISPOMOS, SOMOS OS PRIMEIROS A SEREM ABENÇOADOS (v. 8): Chegando, pois, aqueles leprosos à entrada do arraial, entraram numa tenda, e comeram, e beberam, e tomaram dali prata, e ouro, e vestes, e se foram, e os esconderam; voltaram, e entraram em outra tenda, e dali também tomaram alguma coisa, e a esconderam”. Aqueles leprosos experimentaram a fartura num tempo de escassez porque foram corajosos e ousados. É isso que vai acontecer conosco.

6. NÃO PODEMOS GUARDAR A BÊNÇÃO SÃO PARA NÓS (v. 9): Então, disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas-novas, e nós nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, seremos tidos por culpados; agora, pois, vamos e o anunciemos à casa do rei”. Deus tem prazer em abençoar aqueles que desejam abençoar. Não podemos ficar pensando só em nós, nos alimentando na igreja, enquanto tanta gente está morrendo de fome espiritual, sem Cristo.

CONCLUSÃO: Talvez você esteja vivendo numa grande escassez (infelicidade, problemas financeiros, lutas na família, etc...) e nem sabe que Deus pode mudar tudo isso através do seu poder. Ele quer fazer fugir os seus inimigos! Nós somos pessoas simples como você. Não passamos de “leprosos” diante de Deus. Mas descobrimos abundância e sustento Nele. Você não quer vir conosco e entrar na fartura do Pai? Receba Jesus em sua vida.

Se você deseja ser usado por Deus e partir para uma nova vida com Jesus, se dispor a ser abençoado e estar debaixo das promessas do Senhor Nosso Deus. É só aceitar a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida. Se a sua resposta for positiva em aceitar a Jesus como Senhor de sua vida, entre em contato conosco. Fale de sua de decisão, e faça seu pedido de oração: {Clique aqui}


Mensagem anterior - Próxima mensagem -

Outras Mensagens


Dê a sua Opinião sobre esta Mensagem - Imprima esta Mensagem