Fraqueza: Vitamina ou Veneno?

 

Mensagem ministrada em 9 de Setembro de 2005


TEXTO BASE: (2ª Coríntios 12.9-10) Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte”.

INTRODUÇÃO: Olhando para este texto temos a impressão que o apóstolo Paulo não “batia muito bem dos pinos”. “Se gloriar nas fraquezas”; “Sentir prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias?”. Isso é tudo o contrário daquilo que se prega por aí. Ensina-se que somos fortes, imbatíveis, determinantes; a prosperidade tem que fazer parte da vida do cristão, senão, ele é fraco, derrotado, miserável. Então alguma coisa não está batendo. Ou estão ensinando errado, ou a Bíblia está desatualizada.

Todos nós estamos sujeitos a passarmos por momentos de fraqueza. Ninguém é forte o tempo todo, como também ninguém pode permanecer na fraqueza o tempo todo. Mas afinal, a fraqueza é um veneno ou um remédio? É o que vamos descobrir:

1. NÃO DEVEMOS NOS DEIXAR DOMINAR PELA FRAQUEZA: (Provérbios 24.10) Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena”. Como foi dito, todos nós estamos sujeitos a passarmos por momentos de fraqueza, mas isso não significa que devemos nos manter neste estado. Se no dia da angústia você se mostra sem qualquer reação, você será dominado pela fraqueza e isso será um desastre em sua vida. Então nunca permita se deixar dominar pela fraqueza, por mais que você se sinta fraco.

2. TEMOS BONS EXEMPLOS A SEREM SEGUIDOS: (Hebreus 11.32-34) E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros”. Nas páginas da Bíblia temos inúmeros exemplos de pessoas que mesmo em meio a momentos de fraqueza, souberam tirar forças das fraquezas. Na carta aos Hebreus no capítulo 11, temos todos estes bons exemplos a serem seguidos. Se eles conseguiram, nós também conseguiremos.

3. TEMOS PROMESSAS DE DEUS: (1ª Coríntios 15.43) “Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder”. Esta é a promessa quando nos encontramos fracos. É preciso tão somente entregar nossas fraquezas como “sementes” nas mãos de Deus, e Ele é poderoso para transformá-las em força para a nossa vida.

4. TEMOS AINDA ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL: (Romanos 8.26) Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis”. Além das promessas de Deus, temos ainda a assistência do Espírito Santo em nossa vida quando nos encontramos fracos.

5. TEMOS QUE USAR O QUE DEUS NOS DÁ EM NOSSAS MÃOS: (Joel 3.10) Forjai espadas das vossas relhas de arado e lanças, das vossas podadeiras; diga o fraco: Eu sou forte”. Podemos ter bons exemplos a serem seguidos. Podemos ter as promessas de Deus. Podemos ter a assistência do Espírito Santo. Mas se não deixarmos Deus usar o que temos em nossas mãos, a fraqueza nos dominará. Agora se tomamos a postura de levantarmos a cabeça e olharmos para Deus e deixarmos que Ele nos conduza com aquilo que temos em nossas mãos, a fraqueza se tornará em força, como disse o apóstolo Paulo.

CONCLUSÃO: Longe de ser um veneno, a fraqueza dentro do conceito bíblico se torna uma vitamina para vencermos as dificuldades. O verdadeiro cristão, quando envolvido em meio às injúrias, às necessidades, às perseguições, às angústias, às fraquezas, em Cristo Jesus encontra disposição para vencê-las. As dificuldades são vitaminas em seu coração e em sua fé, pois ele sabe em que confia e em quem crê. O mesmo deve acontecer conosco. Não deixe as dificuldades te vencer, pelo contrário, busque a Jesus Cristo e você receberá vitamina espiritual para se tornar forte, mesmo em meio à fraqueza.

Se sua resposta em buscar a Jesus for sim. É só deixar que Jesus entre como Senhor e Salvador em sua vida. Se você está decidido em aceitar a Jesus como Senhor de sua vida, entre em contato conosco. Fale de sua de decisão, e faça seu pedido de oração: {Clique aqui}


Mensagem anterior - Próxima mensagem -

Outras Mensagens


Dê a sua Opinião sobre esta Mensagem - Imprima esta Mensagem