Libertação Completa

 

Mensagem ministrada em 16 de Setembro de 2005


TEXTO BASE: (Deuteronômio 7.1-4) Quando o SENHOR, teu Deus, te introduzir na terra a qual passas a possuir, e tiver lançado muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; e o SENHOR, teu Deus, as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas; nem contrairás matrimônio com os filhos dessas nações; não darás tuas filhas a seus filhos, nem tomarás suas filhas para teus filhos; pois elas fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós outros e depressa vos destruiria”.

INTRODUÇÃO: A ordem de Deus é que todos os inimigos fossem destruídos! A libertação fosse completa! Quando Deus atua em nossa vida, precisamos nos dar conta de que Ele quer nos libertar por completo. Não podem existir coisas inacabadas, é preciso que tudo seja entregue nas mãos de Deus, e realizado segundo as suas ordenanças. Mas para alcançar essa libertação completa precisamos estar cientes de alguns pontos que podem emperrar a nossa libertação:

1. O MEDO EMPERRA A LIBERTAÇÃO: (Números 13.25-28) “Ao cabo de quarenta dias, voltaram de espiar a terra, caminharam e vieram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, a Cades; deram-lhes conta, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque”. Diante do inimigo, os israelitas tremeram! Demoraram a ter coragem para enfrentá-los! Isso não pode acontecer se queremos libertação completa. O medo emperra e impede a nossa libertação.

2. AS COISAS INACABADAS EMPERRAM A LIBERTAÇÃO: Somente depois de alguns anos que a tribo de Judá conseguiu expulsar de Hebrom os três filhos de Enaque! Os chamados gigantes da terra! (Josué 15.14) “Dali expulsou Calebe os três filhos de Anaque: Sesai, Aimã e Talmai, gerados de Anaque”. (Juizes 1.10) “Partiu Judá contra os cananeus que habitavam em Hebrom, cujo nome, outrora, era Quiriate-Arba, e Judá feriu a Sesai, a Aimã e a Talmai”. Mas os mesmos filhos de Judá não puderam, ou não conseguiram, expulsar os “jebuseus” de Jerusalém: (Josué 15.63) “Não puderam, porém, os filhos de Judá expulsar os jebuseus que habitavam em Jerusalém; assim, habitam os jebuseus com os filhos de Judá em Jerusalém até ao dia de hoje”. Isto emperrou o desenvolvimento da nação. E é isso que as coisas inacabadas fazem: emperram a libertação completa.

3. LIBERTAÇÃO COMPLETA: O povo de Israel foi obrigado a conviver com os jebuses até que os homens de Davi os derrotaram: (1º Crônicas 11.4-7) “Partiu Davi e todo o Israel para Jerusalém, que é Jebus, porque ali estavam os jebuseus que habitavam naquela terra. Disseram os moradores de Jebus a Davi: Tu não entrarás aqui. Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a Cidade de Davi. Porque disse Davi: Qualquer que primeiro ferir os jebuseus será chefe e comandante. Então, Joabe, filho de Zeruia, subiu primeiro e foi feito chefe. Assim, habitou Davi na fortaleza, pelo que se chamou a Cidade de Davi”. Somente aqui houve a libertação completa, ou seja, quando o que precisa ser feito realmente se fez, quando se cumpriu o que Deus havia ordenado.

CONCLUSÃO: É maravilhoso quando conseguimos nos libertar por completo de certos problemas que afligem a nossa alma. Mas a dificuldade é chegar neste ponto. No caso do povo de Israel, entre a ordem dada por Deus em Deuteronômio 7, e a vitória completa em 1º Crônicas 11, houve um espaço de tempo muito grande, de quase “400 anos”.

O mesmo pode estar acontecendo com muitos filhos de Deus hoje em dia! Eles vencem o pecado de modo geral, caminham das trevas para a luz e experimentam vitórias admiráveis. Mas ainda não conseguiram vencer certos defeitos de caráter, certos pecados, certos vícios. Estes pecados e vícios podem ser a inveja, a ira, a ganância, a porfia, a impudicícia, o desejo de vingança e outros males. A vitória é parcial, e não total! A vitória é mais no sentido geral, e menos no sentido particular. É o caso dos cristãos de Corinto, que creram na pregação do Evangelho, converteram-se, eram Templos do Espírito Santo, mas são chamados de carnais, e não de espirituais: (1ª Coríntios 3.1) “Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo”. Eles eram crentes, mas crentes carnais! Eles conseguiram expulsar alguma coisa, mas não tudo! Se esse é o seu caso, procure derrotar os ”jebuseus” que ainda habitam com você! Se você expulsou os gigantes, expulse também os “jebuseus” e seja um cristão, mas um cristão espiritual!

É só deixar que Jesus entre como Senhor e Salvador em sua vida. Se você está decidido em aceitar a Jesus como Senhor de sua vida, entre em contato conosco. Fale de sua de decisão, e faça seu pedido de oração: {Clique aqui}


Mensagem anterior - Próxima mensagem -

Outras Mensagens


Dê a sua Opinião sobre esta Mensagem - Imprima esta Mensagem