Idéia Fixa

 

Mensagem ministrada em 2 de Outubro de 2005


TEXTO BASE: (Josué 17.16-18) Então, disseram os filhos de José: A região montanhosa não nos basta; e todos os cananeus que habitam na terra do vale têm carros de ferro, tanto os que estão em Bete-Seã e suas vilas como os que estão no vale de Jezreel. Falou Josué à casa de José, a Efraim e a Manassés, dizendo: Tu és povo numeroso e forte; não terás uma sorte apenas; porém a região montanhosa será tua. Ainda que é bosque, cortá-lo-ás, e até às suas extremidades será todo teu; porque expulsarás os cananeus, ainda que possuem carros de ferro e são fortes”.

INTRODUÇÃO: Muitas vezes sabemos conduzir bem a nossa vida! Sabemos nos “virar” com sabedoria! Sabemos ser práticos quando somos exigidos por algumas circunstâncias! Sabemos dar jeito em tudo... até o momento onde nos deparamos com algo que tememos de verdade! Algo que nos traz “pavor” até mesmo em apenas ouvir o nome ou o acontecido! Algo que não queremos enfrentar ou porque temos medo da derrota, ou porque já fomos derrotados diante desta mesma situação! Algum tipo de “trauma”, “pânico”, “inquietação”, “desconforto”!

1. ALGO QUE NOS ATORMENTA: Os filhos de José estavam preocupados, pois a região montanhosa não lhes era suficiente e os cananeus habitam no vale e possuíam “carros de ferro”! E embora Josué os havia motivado de que eram um povo numeroso e que o Senhor estaria com eles para destruir os cananeus ainda que possuíssem estes carros de ferro, isso não tirou a “idéia fixa” da mente deles! Estes “carros de ferro” eram um tormento para os israelitas! Todos os seus planos, projetos e sonhos, esbarravam nos “carros de ferro” do inimigo!  Mesmo diante de grandes conquistas, quando se deparavam com os “carros de ferro” do inimigo, o povo desanimava e esmorecia! (Juízes 1.19) Esteve o SENHOR com Judá, e este despovoou as montanhas; porém não expulsou os moradores do vale, porquanto tinham carros de ferro.

2. DEUS É DEUS: E Ele é fiel! Se Ele nos promete vitória em nossa vida, Ele cumpre! Mesmo diante de “idéias fixas” como as dos “carros de ferro”! (Juízes 4.1-7) Os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau perante o SENHOR, depois de falecer Eúde. Entregou-os o SENHOR nas mãos de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor. Sísera era o comandante do seu exército, o qual, então, habitava em Harosete-Hagoim. Clamaram os filhos de Israel ao SENHOR, porquanto Jabim tinha novecentos carros de ferro e, por vinte anos, oprimia duramente os filhos de Israel. Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela atendia debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo. Mandou ela chamar a Baraque, filho de Abinoão, de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura, o SENHOR, Deus de Israel, não deu ordem, dizendo: Vai, e leva gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom? E farei ir a ti para o ribeiro Quisom a Sísera, comandante do exército de Jabim, com os seus carros e as suas tropas; e o darei nas tuas mãos”. Era o exército inimigo há 20 anos oprimindo o povo de Israel! Eram 900, os famigerados “carros de ferro” que atormentavam a mente e o coração do povo de Israel, mas Deus é Deus!

3. SE DEUS É POR NÓS QUEM SERÁ CONTRA NÓS?: Aquilo precisava ter um fim! E Deus providenciou este fim! Só a Palavra de Deus pode “quebrar” todo tipo de trauma, medo, receio, pavor em nossas vidas! (Juízes 4.12-16) Anunciaram a Sísera que Baraque, filho de Abinoão, tinha subido ao monte Tabor. Sísera convocou todos os seus carros, novecentos carros de ferro, e todo o povo que estava com ele, de Harosete-Hagoim para o ribeiro Quisom. Então, disse Débora a Baraque: Dispõe-te, porque este é o dia em que o SENHOR entregou a Sísera nas tuas mãos; porventura, o SENHOR não saiu adiante de ti? Baraque, pois, desceu do monte Tabor, e dez mil homens, após ele. E o SENHOR derrotou a Sísera, e todos os seus carros, e a todo o seu exército a fio de espada, diante de Baraque; e Sísera saltou do carro e fugiu a pé. Mas Baraque perseguiu os carros e os exércitos até Harosete-Hagoim; e todo o exército de Sísera caiu a fio de espada, sem escapar nem sequer um”. Se Deus é por nós, realmente quem será contra nós?

CONCLUSÃO: Eu não sei quais são os “carros de ferro” que atormentam sua vida! Eu não sei quais são os “carros de ferro” que estão te oprimindo! Mas hoje, esta “palavra” é para tua vida! Quebre em nome de Jesus, esta “idéia fixa” de que você não consegue, de que você não agüenta, de que você não resiste! Quebre em nome de Jesus, a “idéia fixa” de que os “carros de ferro” da sua vida, são imbatíveis, são indestrutíveis! Quebre em nome de Jesus, a “idéia fixa” de que os seus planos, seus projetos e seus sonhos, nunca se realizarão por causa dos “carros de ferro”! O Senhor lhe traz a promessa: “Eu lhes dou na sua mão! Você só tem que ir para batalha!”. E a primeira batalha é realizada em seu coração! Tire a “idéia fixa” dos “carros de ferro”! Tire os olhos destes famigerados “carros de ferro” e comece a olhar para o “Senhor dos Exércitos”! Receba Jesus em sua vida e quebre esta idéia fixa e comece a viver uma nova vida.

Você gostaria de aceitá-lo em sua vida? Se você está decidido em aceitar a Jesus como Senhor de sua vida, entre em contato conosco. Fale de sua de decisão, e faça seu pedido de oração: {Clique aqui}


Mensagem anterior - Próxima mensagem -

Outras Mensagens


Dê a sua Opinião sobre esta Mensagem - Imprima esta Mensagem