Pessimismo ou Otimismo?

 

Mensagem ministrada em 9 de Outubro de 2005


TEXTO BASE: (Mateus 24.10-12) E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares; porém tudo isto é o princípio das dores. Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros; levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos”.
(Lucas 21.10-11) “Então, lhes disse: Levantar-se -á nação contra nação, e reino, contra reino; haverá grandes terremotos, epidemias e fome em vários lugares, coisas espantosas e também grandes sinais do céu”.

INTRODUÇÃO: A mensagem de Deus é pessimista ou otimista? Diante destes quadros apresentados na Bíblia, muitos poderiam dizer que a mensagem é terrivelmente pessimista:

Paulo ainda capricha em sua previsão futura: (2ª Timóteo 3.1-5) “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes”.

Será que o cristão só tem como esperança a volta de Cristo ou a vida eterna? Será que a nossa vida depois de aceitar a Cristo, se resume somente em “esperar o fim” e depois “viver no céu”? Não é o que a Bíblia diz! Não temos que ficar “limitados” somente com as esperanças do céu! Nos é dado o poder de “transformar” as situações, aqui, nesta Terra, neste planeta, neste mundo! É claro que nunca traremos o céu para aqui na Terra, mas podemos levar a vida abundante que Cristo promete aos habitantes desse planeta!

1. SOMOS BEM-AVENTURADOS EM MEIO AOS SOFRIMENTOS: (Mateus 5.11) Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós”. Não importa o quando nos perseguem, as bem-aventuranças são nossas. O verdadeiro cristão não se deixa abater com facilidade.

2. SOMOS SAL DA TERRA: (Mateus 5.13) Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens”. Em meio a tanto destempero e falta de conservação de bons princípios, o papel do verdadeiro cristão é dar gosto aos verdadeiros prazeres da vida. O mundo pode condenar, satirizar e denegrir a imagem do verdadeiro cristão, mas as pessoas sabem que na hora do aperto, é o crente que está com a bênção e com a razão.

3. SOMOS A LUZ DO MUNDO: Somos luz do mundo em meio a tamanha trevas: (Mateus 5.14-16) “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”. Todos acham o verdadeiro cristão careta, quadrado, ultrapassado, mas na hora da escuridão, na hora black-out são os crentes que são procurados para orar, para interceder.

4. SOMOS TESTEMUNHA DE CRISTO: (Lucas 24.45-48) Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém. Vós sois testemunhas destas coisas”. Somos testemunhas do que Cristo pode fazer na vida as pessoas. A sua vida transformada por Cristo pode gerar nas pessoas a mesma transformação, desde que você testemunhe sobre isso.

5. SOMOS DISCÍPULOS DE CRISTO: (João 8.31-32) “Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Muitas pessoas pensam que a vida cristã é uma prisão, mas na verdade somos discípulos do maior de todos os mestres, desfrutando de completa liberdade dada por Ele.

6. SOMOS AMIGOS DE CRISTO: (João 15.14-15) Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer”. Sendo amigos de Cristo temos acesso livre ao Trono de Deus e podemos conhecer os segredos de Deus.

7. SOMOS COOPERADORES DE DEUS: (1ª Coríntios 3.9) Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós. Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica”. Podemos edificar vidas por meio desta cooperação.

8. SOMOS DE DEUS: (1ª Pedro 2.9) Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. Pertencemos a Deus, é isso é maravilhoso para a nossa vida hoje.

CONCLUSÃO: Achar que a mensagem do Evangelho é pessimista, é negar tudo isso. Você é a esperança deste mundo através da sua fé em Cristo Jesus! A sua vida eterna ao lado de Cristo começa aqui, agora, hoje! Nós que somos a esperança, não tivermos esperança, quão terrível será este mundo.  

Tenha Jesus como o Senhor e Salvador de sua vida! Você gostaria de aceitá-lo em sua vida? Se você está decidido em aceitar a Jesus como Senhor de sua vida, entre em contato conosco. Fale de sua de decisão, e faça seu pedido de oração: {Clique aqui}


Mensagem anterior - Próxima mensagem -

Outras Mensagens


Dê a sua Opinião sobre esta Mensagem - Imprima esta Mensagem