Transparência: Ser o que É

 

Mensagem ministrada em 21 de Outubro de 2005


TEXTO BASE: (1º Crônicas 29.1) Disse mais o rei Davi a toda a congregação: Salomão, meu filho, o único a quem Deus escolheu, é ainda moço e inexperiente, e esta obra é grande; porque o palácio não é para homens, mas para o Senhor Deus”.

INTRODUÇÃO: A transparência é a virtude que impede a ocultação de alguma vantagem pessoal, a ocultação de alguma fraqueza pessoal, a ocultação de alguma miséria pessoal. Por meio da transparência, a pessoa é o que é, nem melhor e nem pior! A transparência revela tanto o que a pessoa é, como o que a pessoa tem! A verdadeira transparência não exagera, não inventa vantagens e nem desvantagens! É um dos mais válidos recursos de prevenção contra o pecado. Sabe por que? Porque a transparência, obriga a pessoa a se conhecer e a tomar os devidos cuidados. Davi, foi transparente em seu discurso de despedida! Davi disse em público, não escondeu de Israel a imaturidade de seu sucessor. Isto é uma notável transparência!

1. TRANSPARÊNCIA NOS FRACASSOS: Davi confidenciou à nação: (1º Crônicas 28.2-3) “Pôs-se o rei Davi em pé e disse: Ouvi-me, irmãos meus e povo meu: Era meu propósito de coração edificar uma casa de repouso para a Arca da Aliança do Senhor e para o estrado dos pés do nosso Deus, e eu tinha feito o preparo para a edificar. Porém Deus me disse: Não edificarás Casa ao meu nome, porque és homem de guerra e derramaste muito sangue”. Uma das maiores frustrações de Davi foi não ter construído o Templo de Jerusalém! Foi ele quem teve a idéia, foi ele quem escolheu e comprou o terreno, foi ele quem mandou elaborar o projeto, foi ele quem ajuntou o material de construção, foi ele quem ofertou grande quantidade do mais puro ouro e de prata pura e ainda pediu o apoio e a colaboração do povo. Porém não teve a satisfação de levantar o Templo porque, ele mesmo conta, exagerou nas guerras e nas matanças! Davi poderia ter escondido isso do povo, mas não o fez! Aqui está outro impressionante exemplo de transparência!

2. ELIMINANDO RESÍDUOS DE HIPOCRISIAS: Se Davi sendo rei, sendo o “homem segundo o coração de Deus”, se mostrou ser igual a nós, seria muito bom se nos mostrássemos iguais a ele nessa questão de transparência! Assim estaríamos livres de qualquer “resíduo de hipocrisia”, o pecado que Jesus menos tolerava! Davi, o homem segundo o coração de Deus, se mostra igual a mim e igual a você! Em seus Salmos isso é evidente mais ainda: (Salmos 25.11) “Por causa do teu nome, Senhor, perdoa a minha iniqüidade, que é grande”. (Salmos 25.16-18) “Volta-te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito. Alivia-me as tribulações do coração; tira-me das minhas angústias. Considera as minhas aflições e o meu sofrimento”. (Salmos 40.17) “Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; tu és o meu amparo e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu!”. (Salmos 51.3) “Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim”.

CONCLUSÃO: Você quer se libertar de toda a hipocrisia que existe em você?  Você quer viver uma vida na verdade, sendo transparente em tudo? Você tem coragem de expor suas fraquezas, suas misérias e seus atos ocultos? Deus quer ver a transparência em seu coração, mostre-se a Ele! E Jesus em nosso coração realiza esta transformação.

Você gostaria de aceitá-lo em sua vida? Se você está decidido em aceitar a Jesus como Senhor de sua vida, entre em contato conosco. Fale de sua de decisão, e faça seu pedido de oração: {Clique aqui}


Mensagem anterior - Próxima mensagem -

Outras Mensagens


Dê a sua Opinião sobre esta Mensagem - Imprima esta Mensagem