Reflexões Bíblicas
Mensagens ministradas no Programa Tempo de Festa
Rádio Popular FM e Rádio Água Viva On-Line

Espere e Verás


Ele era um jovem e muito bonito. Fruto de uma longa espera por um grande amor, o favorito de seu pai.

Sonhou que seria grande, mas foi humilhado quando compartilhou seu sonho com aqueles que amava. Então ele perguntou: “Por que, Senhor?”. E o Senhor respondeu: “Espere... e verás”.

Os dias se passaram. Um novo sonho foi o bastante para que tentassem calar a sua voz e matar suas ambições. Vendido como escravo, levado para uma terra desconhecida, afastado de seu lar, ele perguntou mais uma vez: “Por que, Senhor?”. E mais uma vez o Senhor respondeu: “Espere... e verás”.

Adquirindo a confiança de seu dono, tudo pareceu melhorar. Afinal, mesmo em terra estranha, ele havia prosperado. Mas ele não sabia que seus encantos iriam levá-lo a uma nova humilhação. Assediado por sua senhora, ele se recusou a pecar contra Deus e pagou alto preço. Desta vez, a prisão. Sem direito a nada, nem ao menos se defender, ele não se desespera, mas pergunta: “Por que, Senhor?”. A resposta ainda é a mesma: “Espere... e verás”.

Seu dom de interpretar sonhos é o instrumento que Deus usa para livrá-lo daquela situação. Frente a frente com o rei, ele é então promovido a governador, como prova de confiança e agradecimento pelos serviços prestados. Mas, mesmo diante de tanta glória, não se envaidece, e humildemente ele muda a pergunta: “Para que, Senhor?”. Só para ouvir ainda mais uma vez a voz do Senhor dizendo: “Espere... e verás”.

Chega o dia do confronto: de um lado, aqueles que o desprezaram e o humilharam, do outro ele, homem feito, com o poder nas mãos... mas, nada mais importa. O passado é esquecido, a outra face é dada. A esperança renasce com a alegria da reconciliação. Os questionamentos têm fim com uma única certeza: “Foi para salvar vidas que o Senhor me enviou”.

Na Bíblia Sagrada, no Antigo Testamento, no Livro de Gênesis essa é a história que mais me encanta. Fico fascinado ao perceber que José tinha um propósito: agradar a Deus, não importa o que acontecesse. Ele não sabia do propósito de Deus, mas descansava Nele, confiando sempre que o Senhor Deus o estava direcionando para o cumprimento desse propósito.

Muitas vezes, ou quase sempre, nós nos desesperamos, queremos respostas imediatas, soluções “pra ontem”. Descarregamos em Deus toda nossa frustração por não obter tudo no tempo que é hoje, que é do agora.

Mas Deus, pacientemente, nos responde: “Espere... e verás”. Essa espera depende de confiança plena. Crer que o Senhor Deus usará tudo para o nosso bem, muito embora as circunstâncias provem o contrário.

Que o exemplo de José do Egito nos inspire a confiar em Deus em todo o tempo, certos de que Ele sempre nos ouve e responde, seja SIM, seja NÃO, ou, simplesmente... ESPERE!!!

A Bíblia diz: (Salmos 40.1) "Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro".

Se esta mensagem tocou em seu coração e você quer conhecer mais acerca de Deus, de Jesus, do Espírito Santo e da Igreja, entre em contato conosco. Fale de sua de decisão, e faça seu pedido de oração: {Clique aqui}


Reflexão anterior - Próxima reflexão -

Outras reflexões


Dê a sua Opinião sobre esta reflexão - Imprima esta reflexão