Reflexões Bíblicas
Mensagens ministradas no Programa Tempo de Festa
Rádio Popular FM e Rádio Água Viva On-Line

Normal e Anormal


O que é normal? O que é anormal? Quem vai fazer a diferença entre o normal e o anormal? Quem vai preparar a lista do que é normal? Quem vai preparar a lista do que é anormal? Precisamos mesmo dessas listas?

O normal é aquilo que gostamos de fazer? O normal é aquilo que os formadores de opiniões dizem que é? O normal é aquilo que a mídia espalha? O normal é aquilo que a sociedade aprova? O normal é aquilo que o governo oficializa? O normal é aquilo que a Igreja tolera?

É normal engravidar uma adolescente que mal saiu da puberdade? É normal gerar filhos sem a proteção de um lar? É normal abandonar o esposo ou a esposa por causa de outro homem ou de outra mulher? É normal deixar o filhinho só com a mãe ou só com o pai, depois da separação?

É normal seduzir um homem casado ou solteiro e levá-lo para cama? É normal violentar uma mulher casada ou solteira? É normal abusar sexualmente de uma criança, maltratando-a para sempre? É normal deixar o homem o contato natural de mulher e se inflamar com outro homem? É normal deixar a mulher o contato natural do homem e se inflamar com outra mulher? É normal o casamento de homem com homem e de mulher com mulher?

É normal o porte individual de armas de fogo? É normal o crime organizado? É normal a matança organizada? É normal o ódio? É normal a vingança? É normal deixar livre o criminoso de colarinho branco e pôr na cadeia o ladrão de galinha? É normal deixar livre o assassino e pôr na cadeia aquele que maltratou um animal ou derrubou uma árvore?

É normal a concentração de riquezas? É normal a concentração de pobreza? É normal a política econômica do “salve-se quem puder”? É normal os bloqueios econômicos? É normal o imperialismo? É normal a lentidão da reforma agrária? É normal a construção de favelas? É normal morar debaixo da ponte e das marquises?

É normal o consumismo? É normal o desperdício? É normal a proliferação de médicos na orla marítima e nas grandes cidades em detrimento do interior pobre e das nações pobres?

É normal a mentira? É normal a calúnia? É normal a exploração sensacionalista da vida privada? É normal a tortura? É normal a ditadura? É normal a opressão? É normal a discriminação social, política, racial e religiosa? É normal o fanatismo religioso?

No texto lido não existem afirmativas. Só perguntas. Cinqüenta perguntas ao todo. Responda você mesmo. Uma por uma. Vai ser um exercício formidável de avaliação. E de introspecção.

Lembre-se que Deus usa muitas vezes esse método. Ele perguntou a Adão: “Onde estás?” “Quem te fez saber que estavas nu?” “Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses” (Gênesis 3.9-11).

Deus perguntou a Caim: “Por que andas irado?” “Onde está Abel, teu irmão?” “Que fizeste” (Gênesis 4.6-10).

Deus perguntou ao profeta Elias: “Que fazes aqui, Elias?” (1º Reis 19.9).

Deus perguntou ao profeta Jonas: “É razoável essa tua ira?” (Jonas 4.4).

Jesus perguntou à mulher adúltera: “Onde estão aqueles teus acusadores?” “Ninguém te condenou?” (João 8.10).

Jesus perguntou a Saulo de Tarso: “Saulo, Saulo, por que me persegues” (Atos 9.4).

Deus quer que você pense e avalie o que é normal e o que é anormal!

A Bíblia diz: (João 8.31-32) "Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará".

Se esta mensagem tocou em seu coração e você quer conhecer mais acerca de Deus, de Jesus, do Espírito Santo e da Igreja, entre em contato conosco. Fale de sua de decisão, e faça seu pedido de oração: {Clique aqui}


Reflexão anterior - Próxima reflexão -

Outras reflexões


Dê a sua Opinião sobre esta reflexão - Imprima esta reflexão