Reflexões Bíblicas
Mensagens ministradas no Programa Tempo de Festa
Rádio Popular FM e Rádio Água Viva On-Line

O Idoso


Grande número de pessoas têm medo da velhice. O próprio termo velhice vem sendo substituído pela expressão "terceira idade", para causar menos impacto.

É que, de um modo geral, as pessoas observam a velhice como o período da diminuição das forças físicas; da menor resistência do organismo à doenças, e em muitos casos, redução da capacidade mental; dependência de outros nas necessidades pessoais e proximidade da morte.

Ante a velhice que se aproxima, a pessoa fica matutando algumas perguntas como: O que será de mim? Será que vou ficar inútil? Será que me abandonarão em um asilo? Essas dúvidas, se alimentadas com freqüência, podem gerar angústia e infelicidade.

Por pensar que velhice é sinônimo de incapacidade é que um certo professor de violino ouviu, admirado, a pretensão daquele velhinho de setenta e sete anos: "Eu quero ser seu aluno!"

"Muito bem, senhor Antônio, seja feita sua vontade. Entretanto, é bom que o senhor saiba que não sendo jovem terá dificuldade no aprendizado. Além do mais, trata-se de um instrumento musical dos mais complexos".

O senhor idoso era lúcido e ágil. Por isso respondeu: "Não tem problema. Estou disposto a enfrentar essa barra. Mesmo com minhas limitações".

O professor de violino não se conformou e disse: "Senhor Antônio, já se deu conta de que para sua iniciação musical serão necessários anos dedicados a estudo e exercícios? Considerando sua idade, sua vida caminhando para o final, não lhe parece um desperdício estudar este instrumento?"

Foi aí que o senhor Antônio sorriu e deu uma lição fora de série ao jovem professor: "De forma alguma é um desperdício. O esforço do aprendizado me oferecerá motivações para a vida. Alegrará meu presente e também preparará o meu futuro. Tenho certeza de que, ao regressar ao mundo espiritual, estarei enriquecido com noções musicais. Isso facilitará minha reintegração na pátria verdadeira, que é a do espírito. Afinal, lá também há violinistas".

Esta é a verdadeira sabedoria. Não desistir nunca. Não se permitir parar de aprender. Afinal, a vida não acaba. São somente etapas de aprendizado que se completam. Etapas que devem ser aproveitadas integralmente, favorecendo o porvir.

Aprender em qualquer idade é o caminho mágico de realizações gloriosas. Quem realiza o aprendizado com perseverança, vai em frente, melhorando sempre, sem cansar nunca.

Bíblia diz: (Gênesis 15.15) “E tu irás para os teus pais em paz; serás sepultado em ditosa velhice”.

Se esta mensagem tocou em seu coração e você quer conhecer mais acerca de Deus, de Jesus, do Espírito Santo e da Igreja, entre em contato conosco. Fale de sua de decisão, e faça seu pedido de oração: {Clique aqui}


Reflexão anterior - Próxima reflexão -

Outras reflexões


Dê a sua Opinião sobre esta reflexão - Imprima esta reflexão