Reflexões Bíblicas
Mensagens ministradas no Programa Tempo de Festa
Rádio Popular FM e Rádio Água Viva On-Line

Ousadia


Atualmente, de todas as ousadias possíveis, talvez a maior delas, seja seguir a Palavra de Deus. Parece que existe um grande espanto quando isso acontece.

Ninguém se espanta mais com a ousadia insana dos criminosos que estão transformando nossas cidades em praças de guerra, nos tornando prisioneiros em nossas próprias casas, reféns em nossos próprios carros protegidos por insulfilmes, ou pela blindagem, para aqueles que podem pagar por ela.

Também não existe espanto com a ousadia insana dos céticos que não sabem de onde vieram e nem para onde vão. Certas religiões orientais, por exemplo, acreditam na evolução e ensinam o devoto a atingir o tal "nirvana" – que literalmente significa extinção, o fim da insatisfação. Em outras palavras, crêem que vieram do macaco e estão evoluindo até atingir o nada. Que fantástico projeto de vida, este, hein!

A ousadia insana do tolo nem sequer é percebida num mundo massificado como o nosso. Ninguém atenta para as palavras do salmista: “Diz o tolo em seu coração: não há Deus” (Salmos 14.1).

A ousadia insana do idólatra não deixa por menos. Diz o idólatra em seu coração: Há Deus, mas prefiro um que eu possa carregar de um lado para o outro, transformar em estátua; ainda que ele não possa se movimentar, falar, sentir ou responder à minha oração.

Agora, o troféu ousadia insana, porém, vai para o religioso. O religioso quer matar aquilo que Deus ressuscita. Na época de Jesus, os religiosos não se contentaram em planejar a morte de Jesus, mas planejaram matar também a Lázaro – que Jesus acabara de ressuscitar – pois através do seu testemunho muitos judeus estavam crendo em Jesus (João 12.9-11). Isso que é ousadia insana!

Mas existe também a ousadia saudável, a ousadia edificante, uma ousadia que parte do coração de Deus a atinge o coração de quem está disposto a obedecê-Lo. E se você tem planos de ser ousado atente para alguns exemplos que poderão encorajá-lo:

Ouse construir uma arca, como fez Noé, mesmo que você não esteja vendo nenhuma nuvem de chuva no horizonte;

Ouse obedecer a Palavra de Deus oferecendo o seu Isaque, antes mesmo de ver o cordeiro para o sacrifício enroscado nos arbustos;

Ouse permanecer de pé, como fizeram os amigos de Daniel, mesmo que os instrumentos estejam tocando as conhecidas músicas do mundo para aqueles que se ajoelham;

Ouse bater com a vara na rocha, como fez Moisés, mesmo conhecendo o velho ditado que diz que “não se tira água de pedra”;

Ouse sair para a batalha com apenas 300 homens, como fez Gideão ao obedecer à Palavra de Deus. Ignore a sabedoria militar de que quanto maior o exército melhor;

Ouse orar três vezes ao dia ignorando o decreto do rei, como fez Daniel, confiando que não existe fome de leão que Deus não possa administrar;

Ouse ir para Nínive em fez de fugir para Társis. Poupe o grande peixe de um refluxo gástrico. Lembre-se de que o antiácido talvez ainda não tenha sido inventado;

Ouse acolher em paz um ou dois espias. Quem sabe a sua árvore genealógica não possa ser modificada para melhor, como aconteceu com a prostituta Raabe;

Ouse entrar na presença do rei para salvar o seu povo, como fez Ester. Provavelmente você foi levantado para um tempo como esse;

Ouse trazer os recursos para a Casa do Tesouro, como ordenou Malaquias. Prove e veja se o devorador resiste por muito tempo;

Ouse enfrentar o gigante à semelhança de Davi. Mas não se esqueça de confiar na “pedra” e não na sua capacitação;

Ouse cortar a cabeça do gigante usando a “espada” em vez de se contentar apenas em deixá-lo “meio tonto”;

Ouse se levantar contra o pecado como fez João Batista, mesmo correndo o risco de a sua foto 3x4 não sair tão boa;

Ouse entregar seus cinco pães e seus dois peixinhos Àquele que depois de alimentar uma multidão ainda faz sobrar doze cestos cheios de comida;

Ouse esperar o quarto dia para sair do túmulo, como fez Lázaro, mesmo que a sua teologia ensine que ousadia não é coisa para mortos;

Ouse passar mais tempo diante da Palavra de Deus do que diante da televisão, mesmo que ela não seja tão colorida;

Ouse orar durante três semanas inteiras como fez Daniel, mesmo achando que o anjo que vem trazendo a resposta teve problemas de transmissão;

Ouse lançar a rede de acordo com a Palavra de Jesus, em vez de perder a noite confiando nos seus dotes de pescador;

Ouse fazer a diferença em vez de, apenas, ser diferente.

A Bíblia diz: ( Crônicas 17.6) "Tornou-se-lhe ousado o coração em seguir os caminhos do Senhor, e ainda tirou os altos e os postes ídolos de Judá".

Com ousadia faça a diferença!

Se esta mensagem tocou em seu coração e você quer conhecer mais acerca de Deus, de Jesus, do Espírito Santo e da Igreja, entre em contato conosco. Fale de sua de decisão, e faça seu pedido de oração: {Clique aqui}


Reflexão anterior - Próxima reflexão -

Outras reflexões


Dê a sua Opinião sobre esta reflexão - Imprima esta reflexão