Reflexões Bíblicas
Mensagens ministradas no Programa Tempo de Festa
Rádio Popular FM e Rádio Água Viva On-Line

Fique em Casa


Muitas vezes uma pequena conquista é suficiente para deixar você um tanto vaidoso. Foi o que aconteceu com Amazias, rei de Judá. Ele venceu os edomitas; então, cheio de si, enviou mensageiros ao rei de Israel com o seguinte recado: “Vem, meçamos armas” (2º Reis 14.8). Ele estava provocando uma guerra por deleitamento, sem se importar com o número de vítimas de ambos os lados. Amazias queria demonstrar outra vez seu poder, sua coragem, suas armas, suas estratégias e sua suposta superioridade.

Embora o rei de Judá estivesse mais perto de Deus que o rei de Israel, foi o rei de Israel que se mostrou mais sábio e maduro. Jeoás rei de Israel, acusou Amazias de infantilidade: “Na verdade feriste os edomitas, e o teu coração se ensoberbeceu; gloria-te, disse, e fica em casa; por que provocarias o mal para caíres tu e Judá contigo?”.

Todavia o rei de Judá não deu ouvidos ao rei de Israel e os dois se enfrentaram. Amazias foi derrotado e preso por Jeoás, que ainda derrubou cerca de 200 metros da muralha de Jerusalém e pilhou os tesouros que estavam no Templo e na casa do rei (2º Reis 14.8-14). Foi uma humilhação pública e desnecessária, provocada por um cego processo de envaidecimento. Se Amazias tivesse ficado em casa, como aconselhou Jeoás, nada disso teria acontecido.

Nós precisamos aprender a ficar em casa e não nos expormos perigosa e inutilmente. Ficar em casa no contexto da história significa conter-se, controlar a euforia, controlar a língua, não se embriagar com o sucesso.

A vaidade faz parte da natureza humana. É sempre atiçada por ocasião de um empreendimento bem sucedido. Cumpre a cada um de nós dominar o desejo de aparecer, dominar o desejo de medir armas, dominar o desejo de chamar a atenção do mundo inteiro.

A humildade sempre foi e será o padrão dos céus, e devemos nos render a isso! 

A Bíblia diz: (Lucas 14.11) “Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado”.

Se esta mensagem tocou em seu coração e você quer conhecer mais acerca de Deus, de Jesus, do Espírito Santo e da Igreja, entre em contato conosco. Fale de sua de decisão, e faça seu pedido de oração: {Clique aqui}


Reflexão anterior - Próxima reflexão -

Outras reflexões


Dê a sua Opinião sobre esta reflexão - Imprima esta reflexão