• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 313

313º Dia – 9 de Novembro

O NOVO TESTAMENTO

CENÁRIO HISTÓRICO: Traição e Prisão de Jesus (Aproximadamente 29 d.C. (15 de abril de 29 d.C. – Sexta-Feira))

CURIOSIDADES:

  • 564º ano do retorno dos judeus à Jerusalém
  • 72º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • Tibério com 71 anos (2º Imperador Romano)
  • Herodes Filipe com 56 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Herodes Antipas com 49 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Caifás com 44 anos (Sumo Sacerdote)
  • Pôncio Pilatos com 41 anos (Procurador da Judeia)
  • Jesus com 33 anos
  • 33º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
  • 33º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
  • Paulo com 19 anos
  • 15º ano do reinado de Tibério César como Imperador de Roma
  • 11º ano do Sumo Sacerdócio de Caifás (Genro de Anás) em Jerusalém
  • 3º ano do governo de Poncio Pilatos como Procurador da Judeia

MONTE DAS OLIVEIRAS

(Lc 22.47) 47aEnquanto Jesus ainda falava, chegou uma multidão conduzida por Judas, um dos Doze (NVT).

(Mc 14.43) 43No mesmo instante, enquanto Jesus ainda falava, Judas, um dos Doze, chegou com uma multidão armada de espadas e pedaços de pau. Tinham sido enviados pelos principais Sacerdotes, Mestres da Lei e líderes do povo (NVT).

(Mt 26.47) 47Enquanto Jesus ainda falava, Judas, um dos Doze, chegou com uma grande multidão armada de espadas e pedaços de pau. Tinham sido enviados pelos principais Sacerdotes e líderes do povo (NVT).

(Jo 18.2-3) 2Judas, o traidor, também conhecia aquele lugar, porque Jesus muitas vezes havia se reunido ali com os seus discípulos. 3Tendo, pois, Judas recebido a escolta e alguns guardas da parte dos principais Sacerdotes e fariseus, chegou a esse lugar com lanternas, tochas e armas (NAA).

(Jo 18.4-9) 4Então Jesus, sabendo de tudo o que ia acontecer com ele, adiantou-se e perguntou-lhes: “A quem vocês estão procurando?” (NAA) 5“A Jesus de Nazaré”, responderam eles. “Sou eu”, disse Jesus. (E Judas, o traidor, estava com eles) (NVI). 6Quando Jesus disse: “Sou eu”, todos recuaram e caíram para trás, no chão (NVT). 7Novamente lhes perguntou: “A quem procuram?” E eles disseram: “A Jesus de Nazaré”. 8Respondeu Jesus: “Já disse a vocês que sou eu. Se vocês estão me procurando, deixem ir embora estes homens”. 9Isso aconteceu para que se cumprissem as palavras que ele dissera: “Não perdi nenhum dos que o Senhor me deu” (NVI).

(Mt 26.48-49) 48O traidor havia combinado com eles um sinal: “Vocês saberão a quem devem prender quando eu o cumprimentar com um beijo” (NVT). 49Dirigindo-se imediatamente a Jesus, Judas disse: “Salve, Mestre!”, e o beijou (NVI).

(Mc 14.44-45) 44O traidor havia combinado com eles um sinal: “Vocês saberão a quem devem prender quando eu o cumprimentar com um beijo. Então poderão levá-lo em segurança” (NVT). 45Dirigindo-se imediatamente a Jesus, Judas disse: “Mestre!”, e o beijou (NVI).

(Lc 22.47) 47bEle se aproximou de Jesus e o cumprimentou com um beijo (NVT).

(Lc 22.48) 48Jesus, porém, lhe disse: “Judas, com um beijo você trai o Filho do Homem? (NAA)

(Mt 26.50) 50Jesus, porém, lhe disse: “Amigo, o que você veio fazer? Nisto, aproximando-se eles, agarraram Jesus e o prenderam (NAA).

(Mc 14.46) 46Os homens agarraram Jesus e o prenderam (NVI).

(Jo 18.12) 12Assim, os soldados, seu comandante e os guardas do Templo prenderam Jesus e o amarraram (NVT).

(Lc 22.49-50) 49Os que estavam ao redor de Jesus, vendo o que estava por acontecer, perguntaram: Senhor Kurios , devemos atacar com as espadas?” 50Um deles golpeou o servo do Sumo Sacerdote e lhe cortou a orelha direita (NAA).

(Mt 26.51) 51E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, sacou da espada e, golpeando o servo do Sumo Sacerdote, lhe cortou a orelha (NAA).

(Mc 14.47) 47Mas um dos que estavam com Jesus puxou a espada e feriu o servo do Sumo Sacerdote, cortando-lhe a orelha (NVT).

(Jo 18.10-11) 10Então Simão Pedro puxou uma espada e cortou a orelha direita de Malco, o servo do Sumo Sacerdote (NVT). 11Mas Jesus disse a Pedro: “Guarde a espada na bainha! Por acaso não beberei o cálice que o Pai Patêr me deu?” (NAA)

(Mt 26.52-54) 52Então Jesus lhe disse: “Coloque a espada de volta no seu lugar, pois todos os que lançam mão da espada à espada perecerão (NAA). 53Você acha que eu não posso pedir a meu Pai Patêr , e ele não colocaria imediatamente à minha disposição mais de doze legiões de anjos? 54Como então se cumpririam as Escrituras que dizem que as coisas deveriam acontecer desta forma?” (NVI)

(Lc 22.51) 51Jesus, porém, respondeu: “Basta!” E tocando na orelha do homem, ele o curou (NVI).

(Mt 26.56) 56Mas tudo isso aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos Profetas. Então todos os discípulos o abandonaram e fugiram (NVI).

(Mc 14.50-52) 50Então todos os discípulos abandonaram Jesus e fugiram (NTLH). 51Um jovem, vestindo apenas um lençol de linho, estava seguindo Jesus. Quando tentaram prendê-lo, 52ele fugiu nu, deixando o lençol para trás (NVI).

(Mt 26.55) 55Naquele momento, Jesus disse às multidões: “Vocês vieram com espadas e porretes para prender-me, como se eu fosse um salteador? Todos os dias, no Templo, eu me assentava ensinando, e vocês não me prenderam” (NAA).

(Mc 14.48-49) 48Jesus perguntou: “Por acaso sou um revolucionário perigoso, para que venham me prender com espadas e pedaços de pau? (NVT) 49Por que não me prenderam no Templo? Todos os dias estive ali, no meio de vocês, ensinando. Mas estas coisas estão acontecendo para que se cumpra o que dizem as Escrituras” (NVT).

(Lc 22.52-53) 52Então Jesus disse aos chefes dos Sacerdotes, aos oficiais da guarda do Templo e aos líderes religiosos que tinham vindo procurá-lo: “Estou eu chefiando alguma rebelião, para que vocês tenham vindo com espadas e varas? (NVI) 53Por que não me prenderam no Templo? Todos os dias eu estava ali, ensinando. Mas esta é a hora de vocês, o tempo em que reina o poder das trevas” (NVT).

CASA DE CAIFÁSJesus Perante Anás e Caifás

(Jo 18.13-14) 13Então o levaram primeiramente a Anás, sogro de Caifás, Sumo Sacerdote naquele ano. 14Ora, Caifás era quem havia declarado aos judeus ser conveniente morrer um homem pelo povo (NAA).

(Lc 22.54) 54Então, prendendo Jesus, levaram-no e o introduziram na casa do Sumo Sacerdote. Pedro seguia de longe (NAA).

(Jo 18.24) 24Então Anás o enviou, amarrado, à presença de Caifás, o Sumo Sacerdote (NAA).

(Mt 26.57) 57Os que prenderam Jesus o levaram a Caifás, o Sumo Sacerdote, em cuja casa se haviam reunido os Mestres da Lei e os líderes religiosos (NVI).

(Mc 14.53) 53Levaram Jesus para a casa do Sumo Sacerdote, onde estavam reunidos os principais Sacerdotes, os líderes do povo e os Mestres da Lei (NVT).

Pedro Nega Conhecer Jesus

(Jo 18.15-16) 15Simão Pedro e outro discípulo estavam seguindo Jesus. Por ser conhecido do Sumo Sacerdote, este discípulo entrou com Jesus no pátio da casa do Sumo Sacerdote. 16Mas Pedro teve que ficar esperando do lado de fora da porta. O outro discípulo, que era conhecido do Sumo Sacerdote, voltou, falou com a moça encarregada da porta e fez Pedro entrar (NVI).

(Mt 26.58) 58E Pedro o seguiu de longe até o pátio do Sumo Sacerdote, entrou e sentou-se com os guardas, para ver o que aconteceria (NVI).

(Mc 14.54) 54Pedro seguiu Jesus de longe até o interior do pátio do Sumo Sacerdote e estava assentado entre os servos, aquentando-se ao fogo (NAA).

(Lc 22.55) 55Os guardas acenderam uma fogueira no meio do pátio e sentaram-se em volta, e Pedro sentou-se com eles (NVT).

(Jo 18.18) 18Fazia frio; os servos e os guardas estavam ao redor de uma fogueira que haviam feito para se aquecerem. Pedro também estava em pé com eles, aquecendo-se (NVI).

Pedro Nega Conhecer Jesus pela Primeira Vez

(Mc 14.66-68) 66Enquanto isso, Pedro estava lá embaixo, no pátio. Uma das criadas que trabalhava para o Sumo Sacerdote passou por ali 67e viu Pedro se aquecendo junto ao fogo. Olhou bem para ele e disse: “Você é um dos que estavam com Jesus de Nazaré”. 68Ele, porém, negou. “Não faço a menor ideia do que você está falando!”, disse, e caminhou em direção à saída. Naquele instante, o galo cantou (NVT).

(Lc 22.56-57) 56Uma criada o notou à luz da fogueira e começou a olhar fixamente para ele. Por fim, disse: “Este homem era um dos seguidores de Jesus!” 57Mas Pedro negou, dizendo: “Mulher, eu nem o conheço!” (NVT)

(Mt 26.69-70) 69Pedro estava sentado no pátio, e uma criada, aproximando-se dele, disse: “Você também estava com Jesus, o galileu”. 70Mas ele o negou diante de todos, dizendo: “Não sei do que você está falando” (NVI).

(Jo 18.17) 17Ela então perguntou a Pedro: “Você não é um dos discípulos desse homem?” Ele respondeu: “Não sou” (NVI).

Pedro Nega Conhecer Jesus pela Segunda Vez

(Mt 26.71-72) 71Mais tarde, junto ao portão, outra criada o viu e disse aos que estavam ali: “Este homem estava com Jesus de Nazaré” (NVT). 72E ele, jurando, o negou outra vez: “Não conheço esse homem! (NVI)

(Mc 14.69-70) 69Quando a criada o viu ali, começou a dizer aos outros: “Este homem com certeza é um deles!” 70aMas Pedro negou novamente (NVT).

(Jo 18.25) 25Enquanto Simão Pedro estava se aquecendo, perguntaram-lhe: “Você não é um dos discípulos dele?” Ele negou, dizendo: “Não sou” (NVI).

(Lc 22.58) 58Pouco depois, outro homem, ao ver Pedro, disse: “Você também é um deles”. Mas Pedro disse: “Homem, eu não sou um deles” (NAA).

Pedro Nega Conhecer Jesus pela Terceira Vez

(Lc 22.59-60) 59E, tendo passado cerca de uma hora, outro afirmou, dizendo: “Com certeza este também estava com ele, porque também é galileu”. 60Mas Pedro insistiu: “Homem, não sei do que você está falando”. E logo, enquanto Pedro ainda falava, o galo cantou (NAA).

(Jo 18.26-27) 26Mas um dos servos da casa do Sumo Sacerdote, parente do homem de quem Pedro havia cortado a orelha, perguntou: “Eu não vi você no bosque de oliveiras com Jesus? 27Mais uma vez, Pedro negou. E, no mesmo instante, o galo cantou (NVT).

(Mt 26.73-74) 73Pouco tempo depois, os que estavam por ali chegaram a Pedro e disseram: “Certamente você é um deles! O seu modo de falar o denuncia”. 74Aí ele começou a lançar maldições e a jurar: “Não conheço esse homem!” Imediatamente um galo cantou (NVI).

(Mc 14.70-72) 70bUm pouco mais tarde, alguns dos que estavam por lá confrontaram Pedro, dizendo: “Você deve ser um deles, pois é galileu” (NVT). 71Ele começou a se amaldiçoar e a jurar: “Não conheço o homem de quem vocês estão falando!” 72aE logo o galo cantou pela segunda vez (NVI).

(Mc 14.72) 72bEntão Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe tinha dito: “Antes que duas vezes cante o galo, você me negará três vezes”. E se pôs a chorar (NVI).

(Lc 22.61-62) 61Então, o Senhor Kurios voltou-se e fixou os olhos em Pedro. E Pedro se lembrou da palavra do Senhor Kurios , como lhe tinha dito: “Hoje, antes que o galo cante, você me negará três vezes”. 62E Pedro, saindo dali, chorou amargamente (NAA).

(Mt 26.75) 75Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe tinha dito: “Antes que o galo cante, você me negará três vezes”. E Pedro, saindo dali, chorou amargamente (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...

Você não pode copiar o conteúdo desta página.