Bíblia Cronológica – Versões | Dia 020
20º Dia – 20 de Janeiro
A HISTÓRIA DE JOSÉ
- Isaque com 167 anos
- Rebeca com 147 anos
- Esaú com 107 anos
- Jacó com 107 anos
- Rubén com 29 anos
- Simeão com 27 anos
- Levi com 25 anos
- Judá com 23 anos
- Dã com 23 anos
- Naftali com 21 anos
- Gade com 21 anos
- Aser com 19 anos
- Issacar com 19 anos
- Zebulom com 17 anos
- José com 17 anos
- Diná com 16 anos
- Er com 3 anos (1ª Filho de Judá com uma Cananeia)
- Onã com 2 anos (2º Filho de Judá com uma Cananeia)
- Selá com 1 ano (3º Filho de Judá com uma Cananeia)
- Benjamim (Recém-nascido)
REGIÃO DE HEBROM
(Gn 37.1-4) 1Habitou Jacó na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã (ARA). 2Este é o relato de Jacó e sua família. Quando José tinha dezessete anos, cuidava dos rebanhos de seu pai. Trabalhava com seus meios-irmãos, os filhos de Bila e Zilpa, mulheres de seu pai, e contava para seu pai algumas das coisas erradas que seus irmãos faziam. 3Ora, Israel gostava mais de José do que de qualquer outro filho, porque lhe havia nascido em sua velhice (NVI). Jacó mandou fazer para José uma túnica longa, de mangas compridas (NTLH). 4Quando os seus irmãos viram que o pai gostava mais dele do que de qualquer outro filho, odiaram-no e não conseguiam falar com ele amigavelmente (NVI).
Os Sonhos de José e o Ciúmes de seus Irmãos
(Gn 37.5-8) 5Certa noite, José teve um sonho e, quando o contou a seus irmãos, eles o odiaram ainda mais (NVT). 6Ele lhes disse: “Ouvi o sonho que eu tive (BJ): 7‘Sonhei que estávamos no campo amarrando feixes de trigo. De repente, o meu feixe ficou de pé, e os feixes de vocês se colocaram em volta do meu e se curvavam diante dele’” (NTLH). 8Então os irmãos lhe disseram: “Você pensa que vai mesmo reinar sobre nós? Pensa que realmente dominará sobre nós?” E com isso o odiavam ainda mais, por causa dos seus sonhos e de suas palavras (NAA).
(Gn 37.9-11) 9Pouco tempo depois, José teve outro sonho e, mais uma vez, contou-o a seus irmãos. “Ouçam, tive outro sonho”, disse ele. “O sol, a lua e onze estrelas se curvavam diante de mim!” 10Dessa vez, contou o sonho não apenas aos irmãos, mas também ao pai, que o repreendeu, dizendo: “Que sonho é esse? Por acaso eu, sua mãe e seus irmãos viremos e nos curvaremos até o chão diante de você? (NVT) 11Assim seus irmãos tiveram ciúmes dele; o pai, no entanto, refletia naquilo (NVI).
REGIÃO DE SIQUÉM – José é vendido pelos seus Irmãos e é levado para o Egito
(Gn 37.12-17) 12Pouco depois, os irmãos de José levaram os rebanhos de seu pai para pastar junto de Siquém (NVT). 13E Israel disse a José: “Como você sabe, seus irmãos estão apascentando os rebanhos perto de Siquém. Quero que você vá até lá”. “Sim, senhor”, respondeu ele. 14Disse-lhe o pai: “Vá ver se está tudo bem com os seus irmãos e com os rebanhos, e traga-me notícias”. Jacó o enviou quando estava no vale de Hebrom. Mas José se perdeu quando se aproximava de Siquém (NVI). 15Quando José chegou a Siquém, um homem da região notou que ele andava perdido pelos campos. “O que você está procurando?”, perguntou o homem. 16“Estou procurando meus irmãos”, respondeu José. “O senhor sabe onde eles estão cuidando dos rebanhos?” 17O homem lhe disse: “Sim, eles foram embora daqui, mas eu os ouvi dizer: ‘Vamos a Dotã’”. Então José foi atrás de seus irmãos e os encontrou em Dotã (NVT).
(Gn 37.18-22) 18De longe eles o viram e, antes que chegasse, conspiraram contra ele para o matar. 19Disseram uns aos outros: “Lá vem o grande sonhador!” (NAA) 20“Vamos matá-lo e jogá-lo numa dessas cisternas. Diremos a nosso pai: ‘Um animal selvagem o devorou’. Então veremos o que será dos seus sonhos!” (NVT) 21Mas Rúben, ouvindo isso, livrou-o das mãos deles e disse: “Não lhe tiremos a vida” (NAA). 22“Por que derramar sangue? Joguem-no nesta cisterna vazia aqui no deserto e não toquemos nele”. Rúben planejava resgatar José e levá-lo de volta ao pai (NVT).
(Gn 37.23-30) 23Quando José chegou ao lugar onde os seus irmãos estavam, eles arrancaram dele a túnica longa, de mangas compridas, que ele estava vestindo. 24Depois o pegaram e o jogaram no poço, que estava vazio e seco (NTLH). 25Mais tarde, quando se sentaram para comer, viram ao longe uma caravana de camelos vindo em sua direção. Era um grupo de negociantes ismaelitas, que transportavam especiarias, bálsamo e mirra de Gileade para o Egito (NVT). 26Aí Judá disse aos irmãos: “O que vamos ganhar se matarmos o nosso irmão e depois escondermos a sua morte? (NTLH) 27Em vez de matá-lo, vamos vendê-lo aos negociantes ismaelitas. Afinal, ele é nosso irmão, sangue do nosso sangue!” Seus irmãos concordaram. 28Então, quando os ismaelitas, que eram negociantes midianitas, se aproximaram, os irmãos de José o tiraram da cisterna e o venderam para eles por vinte peças de prata. E os negociantes o levaram para o Egito (NVT). 29Quando Rúben voltou ao poço e viu que José não estava lá dentro, rasgou as suas roupas em sinal de tristeza (NTLH). 30E, voltando aos seus irmãos, disse: “O rapaz não está mais lá! E agora, o que eu vou fazer?” (NAA)
(Gn 37.31-35) 31Então os irmãos mataram um bode e mergulharam a túnica de José no sangue do animal (NVT). 32E enviaram a túnica de mangas compridas ao pai com este recado: “Achamos isto. Veja se é ou não a túnica de seu filho?” (NAA) 33O pai a reconheceu de imediato e disse: “Sim, é a túnica de meu filho. Um animal selvagem o deve ter devorado. Com certeza José morreu despedaçado!” (NVT) 34Então Jacó rasgou as suas roupas, vestiu-se de pano de saco e lamentou o filho durante muitos dias (NAA). 35Todos os seus filhos e filhas vieram consolá-lo, mas ele recusou ser consolado, dizendo: “Não! Chorando descerei ao Sheol Sheol é frequentemente utilizado para se referir à sepultura, ao mundo dos mortos ou à região após a morte. É geralmente concebido como um lugar onde as almas dos mortos residem, independentemente de sua justiça ou pecado durante a vida. para junto de meu filho”. E continuou a chorar por ele (NVI).
(Gn 37.36) 36Enquanto isso, no Egito, os midianitas venderam José a Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda (NVT).
EGITO – José na Casa de Potifar
(Gn 39.1-6) 1Quando José foi levado para o Egito pelos negociantes ismaelitas, eles o venderam a Potifar, um oficial egípcio. Potifar era capitão da guarda do Faraó, o rei do Egito (NVT). 2O Senhor Yahweh estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio (NVI). 3Potifar viu que o Senhor Yahweh estava com José e que tudo o que ele fazia o Senhor Yahweh prosperava em suas mãos (NAA). 4Assim José foi favorecido por ele. Pouco tempo depois, já estava na posição de administrador da casa de Potifar, o egípcio, e de todos os bens que ele tinha (BV). 5A partir do dia em que José foi encarregado de toda a casa e de todas as propriedades de Potifar, o Senhor Yahweh começou a abençoar a casa do egípcio por causa de José. Tudo corria bem na casa, as plantações e os animais prosperavam (NVT). 6Potifar confiou tudo o que tinha às mãos de José, de maneira que não se preocupava com nada, a não ser com o pão que comia. José tinha um belo porte e boa aparência (NAA).
- Isaque com 177 anos
- Rebeca com 157 anos
- Esaú com 117 anos
- Jacó com 117 anos
- Rubén com 39 anos
- Simeão com 37 anos
- Levi com 35 anos
- Judá com 33 anos
- Dã com 33 anos
- Naftali com 31 anos
- Gade com 31 anos
- Aser com 29 anos
- Issacar com 29 anos
- Zebulom com 27 anos
- José com 27 anos
- Diná com 26 anos
- Er com 13 anos (1ª Filho de Judá com uma Cananeia)
- Onã com 12 anos (2º Filho de Judá com uma Cananeia)
- Selá com 11 anos (3º Filho de Judá com uma Cananeia)
- Benjamim com 10 anos
(Gn 39.7-9) 7Assim, depois de algum tempo, a mulher de Potifar pôs os olhos em José e lhe disse: “Venha para a cama comigo” (NAA). 8Ele recusou, dizendo assim: “Escute! O meu dono não precisa se preocupar com nada nesta casa, pois eu estou aqui. Ele me pôs como responsável por tudo o que tem (NTLH). 9Não há ninguém nesta casa que esteja acima de mim. Ele não me vedou nada, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus Elohym ? (NAA)
(Gn 39.10-20) 10A mulher continuava a assediar José diariamente, mas ele se recusava a deitar-se com ela (NVT). 11Aconteceu, porém, que, certo dia, José entrou na casa para fazer o seu serviço, e ninguém dos de casa se achava presente (NAA). 12Ela o agarrou pelo manto e voltou a convidá-lo: “Vamos, deite-se comigo!” Mas ele fugiu da casa, deixando o manto na mão dela. 13Quando ela viu que, ao fugir, ele tinha deixado o manto em sua mão, 14chamou os empregados e lhes disse: “Vejam, este hebreu nos foi trazido para nos insultar! Ele entrou aqui e tentou abusar de mim, mas eu gritei (NVI). 15Quando ele me ouviu gritar, saiu correndo e escapou, mas largou seu manto comigo” (NVT). 16Ela conservou o manto consigo até que o senhor de José chegasse em casa (NVI). 17Então, contou-lhe sua versão da história. “O escravo hebreu que você trouxe para nossa casa tentou aproveitar-se de mim”, disse ela (NVT). 18“Mas, quando gritei por socorro, ele largou seu manto ao meu lado e fugiu” (NVI). 19Ao ouvir a mulher contar como José a havia tratado, Potifar se enfureceu (NVT). 20 Mandou buscar José e lançou-o na prisão em que eram postos os prisioneiros do rei. José ficou na prisão (NVI).
(Gn 39.21-23) 21Mas o Senhor Yahweh estava com ele na prisão e o tratou com bondade. Fez José conquistar a simpatia do carcereiro, que, 22em pouco tempo, encarregou José de todos os outros presos e de todas as tarefas da prisão (NVT). 23O carcereiro não se preocupava com nada do que tinha sido entregue às mãos de José, porque o Senhor Yahweh estava com ele, e tudo o que ele fazia o Senhor Yahweh prosperava (NAA).
- Isaque com 178 anos
- Rebeca com 158 anos
- Esaú com 118 anos
- Jacó com 118 anos
- Rubén com 40 anos
- Simeão com 38 anos
- Levi com 36 anos
- Judá com 34 anos
- Dã com 34 anos
- Naftali com 32 anos
- Gade com 32 anos
- Aser com 30 anos
- Issacar com 30 anos
- Zebulom com 28 anos
- José com 28 anos
- Diná com 27 anos
- Er com 14 anos (1ª Filho de Judá com uma Cananeia)
- Onã com 13 anos (2º Filho de Judá com uma Cananeia)
- Selá com 12 anos (3º Filho de Judá com uma Cananeia)
- Benjamim com 11 anos
(Gn 40.1-4) Algum tempo depois, o chefe dos copeiros e o chefe dos padeiros do Faraó ofenderam seu senhor, o rei do Egito (NVT). 2O Faraó indignou-se contra os seus dois oficiais, o copeiro-chefe e o padeiro-chefe, 3e mandou prendê-los na casa do comandante da guarda, no cárcere onde José estava. 4O comandante da guarda os deixou aos cuidados de José, para que os servisse; e por algum tempo estiveram na prisão (NAA).
(Gn 40.5-15) 5Certa noite, enquanto estavam presos, o copeiro e o padeiro tiveram, cada um, um sonho, e cada sonho tinha o seu significado (NVT). 6Quando José foi vê-los na manhã seguinte, notou que estavam abatidos (NVI). 7Por isso perguntou aos oficiais do Faraó que também estavam presos na casa do seu senhor: “Por que hoje vocês estão com o semblante triste? (NVI) 8Eles responderam: “Tivemos um sonho, e não há quem o interprete”. José lhes disse: “Não pertencem a Deus Elohym as interpretações? Contem-me o sonho que tiveram”. 9Então o copeiro-chefe contou o seu sonho a José. Ele disse: “Em meu sonho havia uma videira diante de mim. 10E na videira havia três ramos. Ao brotar a videira, havia flores, e seus cachos produziam uvas maduras. 11O copo de Faraó estava na minha mão. Peguei as uvas e as espremi no copo de Faraó, e o entreguei a Faraó”. 12Então José disse: “Esta é a interpretação do sonho: os três ramos são três dias. 13Dentro de três dias, Faraó vai reabilitar você e reintegrá-lo no seu cargo, e você lhe dará o copo na mão dele, segundo o costume antigo, quando era seu copeiro. 14Porém lembre-se de mim, quando tudo lhe correr bem. Peço que você seja bondoso para comigo e fale a meu respeito com Faraó, e me tire desta prisão (NAA); 15pois fui trazido à força da minha terra natal, a terra dos hebreus, e agora estou nesta prisão, onde fui lançado sem motivo justo” (NVT).
(Gn 40.16-19) 16Ao ouvir a interpretação favorável de José para o primeiro sonho, o chefe dos padeiros lhe disse: “Também tive um sonho. Nele, havia três cestos de pães brancos empilhados sobre a minha cabeça. 17No cesto de cima, havia pães e doces de todo tipo para o Faraó, mas as aves vieram e comeram do cesto que estava sobre a minha cabeça”. 18Então José disse: “Esta é a interpretação do sonho: os três cestos são três dias. 19Dentro de três dias, o Faraó pendurará sua cabeça em um poste, e as aves comerão sua carne” (NVT).
(Gn 40.20-23) 20Três dias depois, era o aniversário do Faraó, e ele preparou um banquete para todos os seus oficiais e funcionários. Convocou o chefe dos copeiros e o chefe dos padeiros para comparecerem à festa (NVT). 21Restaurou à sua posição o chefe dos copeiros, de modo que ele voltou a ser aquele que servia a taça do Faraó, 22mas ao chefe dos padeiros mandou enforcar, como José lhes dissera em sua interpretação. 23 O chefe dos copeiros, porém, não se lembrou de José; ao contrário, esqueceu-se dele (NVI).
- Rebeca com 160 anos
- Esaú com 120 anos
- Jacó com 120 anos
- Rubén com 42 anos
- Simeão com 40 anos
- Levi com 38 anos
- Judá com 36 anos
- Dã com 36 anos
- Naftali com 34 anos
- Gade com 34 anos
- Aser com 32 anos
- Issacar com 32 anos
- Zebulom com 30 anos
- José com 30 anos
- Diná com 29 anos
- Er com 16 anos (1ª Filho de Judá com uma Cananeia)
- Onã com 15 anos (2º Filho de Judá com uma Cananeia)
- Selá com 14 anos (3º Filho de Judá com uma Cananeia)
- Benjamim com 13 anos
REGIÃO DE HEBROM
(Gn 35.28-29) 28Foram os dias de Isaque cento e oitenta anos (ARA). 29Após uma longa velhice, Isaque expirou e morreu, sendo reunido ao seu povo; e Esaú e Jacó, seus filhos, o sepultaram (NAA).