• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 028

28º Dia – 28 de Janeiro

O POVO DE ISRAEL NO EGITO

CENÁRIO HISTÓRICO: A Ameaça da Praga Final (Aproximadamente 1.462 a.C.)CURIOSIDADES

  • Anrão com 137 anos (Pai de Moisés)
  • Miriã com 94 anos (Irmã de Moisés)
  • Arão com 84 anos (Irmão de Moisés)
  • Moisés com 81 anos
  • Gérson com 39 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 39 anos
  • Eliézer com 36 anos (Filho de Moisés)
  • Nadabe com 36 anos (Filho de Arão)
  • Abiú com 33 anos (Filho de Arão)
  • Eleazar com 30 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 27 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 20 anos
  • Finéias com 5 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

EGITO

(Ex 11.1) 1Disse então o Senhor Yahweh a Moisés: “Enviarei ainda mais uma praga sobre o Faraó e sobre o Egito. Somente depois desta ele os deixará sair daqui e até os expulsará totalmente” (NVI).

(Ex 11.4-7) 4Disse, pois, Moisés ao Faraó: “‘Assim diz o Senhor Yahweh ’: “Por volta da meia-noite, passarei por todo o Egito (NVI). 5Morrerão todos os filhos mais velhos do sexo masculino, em todas as famílias do Egito, desde o filho mais velho do Faraó, sentado em seu trono, até o filho mais velho da serva mais humilde que trabalha no moinho. Até mesmo os primeiros machos dentre todos os animais morrerão (NVT). 6Haverá grande pranto em todo o Egito, como nunca houve antes nem jamais haverá (NVI). 7Porém contra nenhum dos filhos de Israel, desde os homens até os animais, nem mesmo um cão rosnará, para que vocês saibam que o Senhor Yahweh fez distinção entre os egípcios e os israelitas” (NAA).

(Ex 11.8) 8a“Todos os oficiais do Egito virão até mim e se curvarão, suplicando: ‘Por favor, vá embora! Saia logo do Egito e leve com você todo este povo que o segue!’ Só então eu sairei!” (NVT)

(Ex 10.28-29) 28Disse o Faraó a Moisés: “Saia da minha presença! Trate de não aparecer nunca mais diante de mim! No dia em que vir a minha face, você morrerá” (NVI). 29Moisés respondeu: “Como queira! Nunca mais tornarei a ver o seu rosto” (NAA).

(Ex 11.8) 8bE, ardendo de ira, Moisés saiu da presença do Faraó (NVT).

(Ex 11.9-10) 9O Senhor Yahweh tinha avisado a Moisés: “O Faraó não lhe dará ouvidos, por isso farei milagres ainda mais poderosos na terra do Egito” (NVT). 10Moisés e Arão fizeram todas essas coisas espantosas diante do rei do Egito. Porém o Senhor Yahweh fez com que o rei continuasse teimando, e este não deixou que os israelitas saíssem do país (NTLH).

A Instituição da Páscoa

(Ex 12.1-6) 1Então o Senhor Yahweh disse a Moisés e a Arão no Egito (NVT): 2“Este mês passa a ser o mais importante para Israel. Será o primeiro mês do ano, no calendário religioso (BV). 3Falem a toda a congregação de Israel, dizendo: ‘No dia dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família. 4Mas, se a família for pequena para um cordeiro, então o chefe da família convidará o seu vizinho mais próximo, conforme o número de pessoas. Conforme o que cada um puder comer, por aí vocês calcularão quantos são necessários para o cordeiro. 5O cordeiro será sem defeito, macho de um ano, podendo também ser um cabrito (NAA). 6Guardem bem o animal escolhido até a tarde do décimo quarto dia do primeiro mês. Nesse dia, toda a comunidade de Israel sacrificará seu cordeiro ou cabrito ao anoitecer’” (NVT).

(Ex 12.7-12) 7“‘Pegarão um pouco do sangue e o passarão nos batentes dos lados e de cima das portas das casas onde os animais vão ser comidos (NTLH). 8Naquela mesma noite comerão a carne assada no fogo, juntamente com ervas amargas e pão sem fermento (NVI). 9A carne não deverá ser comida crua nem cozida; o animal inteiro, incluindo a cabeça, as pernas e os miúdos, será assado na brasa (NTLH). 10Não deixem sobrar nada até pela manhã; caso isso aconteça, queimem o que restar (NVI). 11Estas são as instruções para quando fizerem a refeição: Estejam vestidos para a viagem, de sandálias nos pés e cajado na mão. Façam a refeição apressadamente, pois é a Páscoa do Senhor Yahweh (NVT). 12Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e matarei na terra do Egito todos os primogênitos, tanto das pessoas como dos animais, e executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor Yahweh (NAA).

(Ex 12.13-14) 13“O sangue nos batentes das portas será um sinal para marcar as casas onde vocês moram. Quando estiver castigando o Egito, eu verei o sangue e então passarei por vocês sem parar, para que não sejam destruídos por essa praga. 14Comemorem esse dia como festa religiosa para lembrar que eu, o Senhor Yahweh , fiz isso. Vocês e os seus descendentes devem comemorar a Festa da Páscoa para sempre” (NTLH).

(Ex 12.15-17) 15“Durante sete dias vocês comerão pão sem fermento. Por isso, no primeiro dia tirem o fermento das suas casas. Pois qualquer pessoa que comer pão feito com fermento, desde o primeiro até o sétimo dia, será expulsa do meio do povo de Israel (NTLH). 16Convoquem uma reunião santa no primeiro dia e outra no sétimo. Não façam nenhum trabalho nesses dias, exceto o da preparação da comida para todos. É só o que poderão fazer. 17Celebrem a Festa da Páscoa, porque foi nesse mesmo dia que eu tirei os exércitos de vocês do Egito. Celebrem esse dia como decreto perpétuo por todas as suas gerações” (NVI).

(Ex 12.18-20) 18“Desde a tarde do dia catorze do primeiro mês até a tarde do dia vinte e um do mesmo mês, o pão que vocês comerem será feito sem fermento (NTLH). 19Durante sete dias vocês não deverão ter fermento em casa. Quem comer qualquer coisa fermentada será eliminado da comunidade de Israel, seja estrangeiro, seja natural da terra (NVI). 20Durante esses dias, não comam coisa alguma preparada com fermento. Onde quer que morarem, comam apenas pão sem fermento” (NVT).

A Preparação para a Páscoa

(Ex 12.21-23) 21Então Moisés convocou todas as autoridades de Israel e lhes disse: “Escolham um cordeiro ou um cabrito para cada família. Sacrifiquem-no para celebrar a Páscoa! (NVI) 22Deixem o sangue escorrer para uma vasilha. Tomem um feixe de ramos de hissopo e molhem-no com o sangue. Usando o hissopo, passem o sangue nos batentes laterais e no alto da porta das casas. Ninguém saia de casa até o amanhecer, 23pois o Senhor Yahweh passará pela terra para ferir mortalmente os egípcios. Mas, quando ele vir o sangue nas laterais e no alto da porta, passará por sobre aquela casa. Não permitirá que o anjo da morte entre em suas casas para matar vocês” (NVT).

(Ex 12.24-28) 24“Lembrem-se de que estas instruções são uma lei que vocês e seus descendentes deverão cumprir para sempre (NVT). 25Quando entrarem na terra que o Senhor Yahweh prometeu lhes dar, continuarão a realizar essa cerimônia. 26Quando os seus filhos lhes perguntarem: ‘O que significa esta cerimônia?’ (NVI) 27Vocês responderão: ‘É o sacrifício da Páscoa em honra do Senhor Deus Yahweh , pois no Egito ele passou pelas casas dos israelitas e não parou. O Senhor Yahweh matou os egípcios, mas não matou as nossas famílias’”. Então os israelitas se ajoelharam e adoraram a Deus, o Senhor Yahweh (NTLH). 28Depois os israelitas se retiraram e fizeram conforme o Senhor Yahweh tinha ordenado a Moisés e a Arão (NVI).

Instruções sobre a Páscoa

(Ex 12.43-51) 43Então o Senhor Yahweh disse a Moisés e a Arão: “Estas são as instruções para a Festa da Páscoa. Nenhum estrangeiro poderá comer a Ceia de Páscoa (NVT). 44Porém todo escravo comprado por dinheiro, depois de ser circuncidado, comerá da Páscoa (NAA). 45Mas o residente temporário e o trabalhador contratado dela não comerão (NVI). 46Cada cordeiro de Páscoa será comido em uma só casa. Nenhum pedaço de carne será levado para fora, e nenhum osso do cordeiro será quebrado (NVT). 47Toda a comunidade de Israel terá que celebrar a Páscoa (NVI). 48Não poderão tomar parte nela os homens que não tiverem sido circuncidados. Porém, se algum estrangeiro estiver morando com vocês e quiser comemorar a Páscoa em honra do Senhor Yahweh , vocês deverão primeiro circuncidá-lo e também todos os outros homens e meninos da sua família. Depois ele poderá tomar parte na comemoração e será como se fosse uma pessoa nascida em Israel. 49A mesma lei será para os israelitas nascidos no país e para os estrangeiros que vivem entre vocês”. 50Todos os israelitas obedeceram e fizeram o que o Senhor Yahweh havia ordenado a Moisés e a Arão (NTLH). 51No mesmo dia o Senhor Yahweh tirou os israelitas do Egito, organizados segundo as suas divisões (NVI).

10ª PRAGA: A Morte dos Primogênitos

(Ex 12.29-30) 29À meia-noite, o Senhor Deus Yahweh matou os filhos mais velhos de todas as famílias do Egito, desde o filho do rei, que era o herdeiro do trono, até o filho do prisioneiro que estava na cadeia; e matou também a primeira cria dos animais (NTLH). 30No meio da noite o Faraó, todos os seus conselheiros e todos os egípcios se levantaram. E houve grande pranto no Egito, pois não havia casa que não houvesse um morto (NVI).

(Ex 12.31-32) 31Naquela mesma noite o Faraó mandou chamar Moisés e Arão e lhes disse: “Saiam imediatamente do meio do meu povo, vocês e os israelitas! Vão prestar culto ao Senhor Yahweh , como vocês pediram (NVI). 32E podem levar as suas ovelhas e o seu gado, como queiram. Vão embora de uma vez, e me abençoem também!” (BV)

O ÊXODO – A Saída dos Israelitas do Egito

(Ex 12.33-34) 33Os egípcios insistiram com os israelitas para que saíssem do país o mais depressa possível. Eles diziam: “Se vocês não saírem, todos nós morreremos!” (NTLH) 34Então o povo tomou a massa de pão ainda sem fermento e a carregou nos ombros, nas amassadeiras embrulhadas em suas roupas (NVI).

(Ex 11.2) 2“Porém agora diga aos israelitas, homens e mulheres, que peçam aos seus vizinhos e vizinhas joias de prata e de ouro” (NTLH).

(Ex 12.35) 35Os israelitas fizeram como Moisés havia ordenado e pediram aos egípcios joias de prata e de ouro e roupas (NTLH).

(Ex 11.3) 3E o Senhor Yahweh fez com que o seu povo encontrasse favor da parte dos egípcios. Além disso, o próprio Moisés era homem famoso na terra do Egito, aos olhos dos oficiais de Faraó e aos olhos do povo (NAA).

(Ex 12.36) 36O Senhor Deus Yahweh fez com que os egípcios dessem de boa vontade aos israelitas tudo o que eles pediam. Assim o povo de Israel tomou as riquezas dos egípcios (NTLH).

(Ex 12.38-39) 38Grande multidão de estrangeiros de todo tipo seguiu com eles, além de grandes rebanhos, tanto de bois como de ovelhas e cabras (NVI). 39Com a massa sem fermento que haviam levado do Egito, assaram pães achatados. A massa era sem fermento, pois foram expulsos do Egito com tanta pressa que não tiveram tempo de preparar alimento para a viagem (NVT).

Os Ossos de José são levados do Egito

(Ex 13.19) 19Moisés levou consigo também os ossos de José, pois este havia feito com que os filhos de Israel jurassem solenemente, dizendo: Deus Elohym certamente visitará vocês. Quando isso acontecer, levem os meus ossos daqui” (NAA).

A Festa da Páscoa (A Festa dos Pães Asmos – Pães sem Fermento)

(Ex 13.3-7) 3Então disse Moisés ao povo: “Comemorem esse dia em que vocês saíram do Egito, da terra da escravidão, porque o Senhor Yahweh os tirou dali com mão poderosa. Não comam nada fermentado (NVI). 4Vocês estão saindo do Egito neste dia, no primeiro mês, o mês de abibe (NTLH). 5Quando o Senhor Yahweh os fizer entrar na terra dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos heveus e dos jebuseus; terra que ele jurou aos seus antepassados que daria a vocês, terra onde manam leite e mel; vocês deverão celebrar esta cerimônia neste mesmo mês. 6Durante sete dias comam pão sem fermento e, no sétimo dia façam uma festa ao Senhor Yahweh . 7Comam pão sem fermento durante os sete dias; não haja nada fermentado entre vocês, nem fermento algum dentro do seu território” (NVI).

(Ex 13.8-10) 8“Nesse dia vocês contarão aos seus filhos que estão fazendo isso por causa daquilo que o Senhor Yahweh fez por vocês quando saíram do Egito (NTLH). 9Essa festa anual será um sinal visível para vocês, como uma marca gravada na mão ou um símbolo colocado na testa. Ela servirá para lembrá-los sempre de manter as instruções do Senhor Yahweh em seus lábios, pois o Senhor Yahweh os resgatou do Egito com mão poderosa. 10Portanto, cumpram a ordem de realizar a festa a cada ano na data estabelecida (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.