• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 029

29º Dia – 29 de Janeiro

A JORNADA DO POVO DE ISRAEL

CENÁRIO HISTÓRICO: O Início da Jornada do Povo de Israel (Aproximadamente 1.462 a.C.)CURIOSIDADES

  • Anrão com 137 anos (Pai de Moisés)
  • Miriã com 94 anos (Irmã de Moisés)
  • Arão com 84 anos (Irmão de Moisés)
  • Moisés com 81 anos
  • Gérson com 39 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 39 anos
  • Eliézer com 36 anos (Filho de Moisés)
  • Nadabe com 36 anos (Filho de Arão)
  • Abiú com 33 anos (Filho de Arão)
  • Eleazar com 30 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 27 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 20 anos
  • Finéias com 5 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

RAMESSÉS

(Ex 12.40-42) 40Os israelitas tinham vivido no Egito quatrocentos e trinta anos Essa quantidade de anos, remonta ao chamado de Abraão em Gênesis 12, conforme exposto em Gálatas 3.15-17. Aqui devemos levar em consideração o tempo de permanência, a começar por Abraão, em Canaã e no Egito, já que é impossível ter-se passado 430 anos entre a vinda de José para o Egito e a saída do povo de Israel. (NTLH). 41E aconteceu que, passados os quatrocentos e trinta anos, naquele mesmo dia, todos os exércitos do Senhor Yahweh saíram da terra do Egito (ACF). 42O Senhor Yahweh passou a noite toda em vigília para tirar seu povo do Egito. Essa, portanto, é a noite do Senhor Yahweh e deverá ser celebrada por todos os israelitas, de geração em geração (NVT).

A Consagração dos Primogênitos

(Ex 13.1-2) 1E disse o Senhor Yahweh a Moisés (NVI): 2“Consagre a mim todos os primeiros filhos homens dos israelitas. O primeiro filho de cada família e a primeira cria dos animais me pertencem” (NVT).

(Ex 13.11-16) 11“Quando o Senhor Yahweh os tiver introduzido na terra dos cananeus, como jurou a vocês e aos seus pais, quando ele lhes tiver dado essa terra (NAA), 12separe para o Senhor Yahweh todos os primeiros filhos. Todo primeiro filho, do sexo masculino, e toda primeira cria dos animais, que seja macho, pertencem ao Senhor Yahweh . 13O primeiro macho nascido da jumenta terá de ser resgatado com cordeiro. Isto é, em vez do jumento, será consagrado a mim um cordeiro. Agora, se não for possível resgatar o jumento, ele terá de ser morto. Quanto aos homens, todo primeiro filho terá de ser resgatado (BV). 14No futuro, seus filhos lhes perguntarão: ‘O que significa tudo isso?’, e vocês responderão: ‘Com a força de sua mão poderosa, o Senhor Yahweh nos tirou do Egito, onde éramos escravos. 15O Faraó se recusou teimosamente a nos deixar sair, por isso o Senhor Yahweh matou todos os primeiros filhos homens da terra do Egito, e também os machos das primeiras crias dos animais. É por isso que hoje sacrificamos todos os machos das primeiras crias ao Senhor Yahweh , mas sempre resgatamos os primeiros filhos homens. 16Essa cerimônia será como uma marca gravada na mão ou um símbolo colocado na testa. É uma lembrança de que a força da mão poderosa do Senhor Yahweh nos tirou do Egito’” (NVT).

(Nm 33.3-4) 3Os israelitas partiram da cidade de Ramessés no décimo quinto dia do primeiro mêsEste é o primeiro mês do calendário religioso. É chamado de Nisã ou Abibe e geralmente corresponde ao nosso março/abril. , na manhã seguinte à primeira celebração da Páscoa. Partiram triunfantemente, à vista de todos os egípcios. 4Enquanto isso, os egípcios sepultavam o filho mais velho de suas famílias que o Senhor Yahweh havia ferido mortalmente na noite anterior. Naquela noite, o Senhor Yahweh derrotou os deuses do Egito com grandes atos de julgamento (NVT).

A Jornada do Povo de Israel

(Nm 33.1-2) 1Estas são as jornadas dos israelitas quando saíram do Egito, organizados segundo as suas divisões, sob a liderança de Moisés e Arão (NVI). 2Por ordem do Senhor Yahweh , Moisés guardou um registro escrito Nesta época, os registros eram escritos em rolos de pergaminho ou em tábuas de argila. Os pergaminhos eram feitos de peles de animais, geralmente de cabra, que eram preparadas e tratadas para se tornarem uma superfície durável para a escrita. As tábuas de argila eram outra forma de registro comum, especialmente na antiguidade, e eram escritas usando uma ponta afiada ou um estilete, e depois secadas ao sol ou cozidas em fornos. de seu progresso. Estas são as etapas da jornada, identificadas pelos lugares onde pararam ao longo do caminho (NVT).

SUCOTE

(Ex 12.37) 37Naquela mesma noite, os israelitas partiram de Ramessés rumo a Sucote. Havia cerca de seiscentos mil homens, além das mulheres e crianças (NVT).

(Nm 33.5) 5Depois de saírem de Ramessés, os israelitas acamparam em Sucote (NTLH).

(Ex 13.21-22) 21Durante o dia o Senhor Yahweh ia na frente deles numa coluna de nuvem, para lhes mostrar o caminho. Durante a noite ele ia na frente deles numa coluna de fogo, para iluminar o caminho, a fim de que pudessem andar de dia e de noite (NTLH). 22A coluna de nuvem não se afastava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite (NVI).

DESERTO DE ETÃ

(Ex 13.20) 20Os israelitas saíram de Sucote e acamparam em Etã, na entrada do deserto (BV).

(Nm 33.6) 6Partiram de Sucote e acamparam em Etã, nos limites do deserto (NVI).

(Ex 13.17-18) 17Quando Faraó deixou o povo ir, Deus Elohym não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, embora fosse mais perto, pois disse: “Para não acontecer que, vendo a guerra, o povo se arrependa e queira voltar para o Egito” (NAA). 18Por isso, Deus Elohym fez o povo dar a volta pelo deserto, rumo ao mar Vermelho. Assim, os israelitas saíram do Egito como um exército preparado para marchar (NVT).

(Ex 14.1-4) 1Disse o Senhor Yahweh a Moisés: 2“Diga aos israelitas que mudem o rumo e acampem perto de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar. Acampem à beira-mar, defronte de Baal-Zefom. 3O Faraó pensará que os israelitas estão vagando confusos, cercados pelo deserto (NVI). 4Eu farei com que o rei continue teimoso e persiga vocês. Então eu derrotarei o rei e o seu exército, mostrando assim o meu poder. E os egípcios ficarão sabendo que eu sou Deus, o Senhor Yahweh “. E os israelitas obedeceram (NTLH).

PI-HAIROTE

(Nm 33.7) 7Partiram de Etã, voltaram para Pi-Hairote, a leste de Baal-Zefom, e acamparam perto de Migdol (NVI).

Faraó persegue o Povo de Israel

(Ex 14.5-9) 5Quando foi anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, ele e os seus oficiais mudaram de ideia a respeito do povo. Disseram: “Que é isto que fizemos, permitindo que Israel nos deixasse de servir?” (NAA) 6Então o Faraó mandou aprontar a sua carruagem, e levou consigo o seu exército. 7Levou todos os carros de guerra do Egito, inclusive seiscentos dos melhores desses carros, cada um com um oficial no seu comando (NVI). 8O Senhor Yahweh fez com que Faraó, rei do Egito, continuasse teimando, e ele foi atrás dos israelitas, que estavam saindo de maneira vitoriosa (NTLH). 9Os egípcios, com todos os cavalos e carros de guerra do Faraó, os cavaleiros e a infantaria, saíram em perseguição aos israelitas e os alcançaram quando estavam acampados à beira-mar, perto de Pi-Hairote, defronte de Baal-Zefom (NVI).

(Ex 14.10-14) 10Ao aproximar-se o Faraó, os israelitas olharam e avistaram os egípcios que marchavam na direção deles. E, aterrorizados, clamaram ao Senhor Yahweh . 11Disseram a Moisés: “Foi por falta de túmulos no Egito que você nos trouxe para morrermos no deserto? O que você fez conosco, tirando-nos de lá? (NVI) 12Quando ainda estávamos no Egito, não lhe avisamos que isso aconteceria? Dissemos: ‘Deixe-nos em paz! Continuaremos a servir os egípcios. Afinal, é melhor ser escravo no Egito que ser um cadáver no deserto!’” (NVT). 13Moisés, porém, respondeu ao povo: “Não tenham medo; fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor Yahweh lhes fará no dia de hoje, porque vocês nunca mais verão esses egípcios que hoje vocês estão vendo (NAA). 14O próprio Senhor Yahweh lutará por vocês. Fiquem calmos!” (NVT).

(Ex 14.15-18) 15O Senhor Yahweh disse a Moisés: “Por que você está clamando a mim? Diga aos filhos de Israel que marchem (NAA). 16Erga a sua vara e estenda a mão sobre o mar, e as águas se dividirão para que os israelitas atravessem o mar em terra seca. 17Eu, porém, endurecerei o coração dos egípcios e eles os perseguirão. E serei glorificado com a derrota do Faraó e de todo o seu exército, com seus carros de guerra e seus cavaleiros. 18Os egípcios saberão que eu sou o Senhor Yahweh quando eu for glorificado com a derrota do Faraó, com seus carros de guerra e seus cavaleiros” (NVI).

(Ex 14.19-20) 19A seguir o Anjo de Deus Elohym que ia à frente dos exércitos de Israel retirou-se, colocando-se atrás deles. A coluna de nuvem também saiu da frente deles e se pôs atrás (NVI), 20e ficou entre o acampamento egípcio e o acampamento de Israel. A nuvem escura trouxe trevas para os egípcios, mas luz para os israelitas. Com isso, os dois grupos não se aproximaram durante toda a noite (NVT).

MAR VERMELHOA Travessia do Mar Vermelho

(Ex 14.21-23) 21Então Moisés estendeu a mão sobre o mar e, com um forte vento leste, o Senhor Yahweh abriu caminho no meio das águas. O vento soprou a noite toda, transformando o fundo do mar em terra seca (NVT). 22E os israelitas atravessaram pelo meio do mar em terra seca, tendo uma parede de água à direita e outra à esquerda. 23Os egípcios os perseguiram, e todos os cavalos, carros de guerra e cavaleiros do Faraó foram atrás deles até o meio do mar (NVI).

(Ex 14.24-31) 24No fim da madrugada, do alto da coluna de fogo e de nuvem, o Senhor Yahweh viu o exército dos egípcios e o pôs em confusão. 25Fez que as rodas dos seus carros começassem a soltar-se, de forma que tinham dificuldades em conduzi-los. E os egípcios gritaram: “Vamos fugir dos israelitas! O Senhor Yahweh está lutando por eles contra o Egito” (NVI). 26Então o Senhor Yahweh disse a Moisés: “Estenda a mão sobre o mar outra vez, e as águas correrão fortemente de volta a seu lugar e cobrirão os egípcios, seus carros de guerra e seus cavaleiros”. 27Assim, ao amanhecer, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e as águas voltaram fortemente a seu lugar. Quando os egípcios tentaram escapar, foram de encontro às águas, e o Senhor Yahweh os arrastou para dentro do mar. 28As águas voltaram e cobriram todos os carros de guerra e cavaleiros, todo o exército do Faraó. Nenhum dos egípcios que havia perseguido os israelitas até o meio do mar sobreviveu. 29O povo de Israel, por sua vez, atravessou pelo meio do mar, em terra seca, enquanto as águas formavam uma parede de cada lado (NVT). 30Assim o Senhor Yahweh livrou Israel, naquele dia, das mãos dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar (NAA). 31Israel viu o grande poder do Senhor Yahweh contra os egípcios, temeu ao Senhor Yahweh e pôs nele a sua confiança, como também em Moisés, seu servo (NVI).

A Canção de Moisés

(Ex 15.1-19) 1Então Moisés e os israelitas entoaram este cântico ao Senhor Yahweh : “Cantarei ao Senhor Yahweh , pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro! 2O Senhor Yahweh é a minha força e a minha canção; ele é a minha salvação! Ele é o meu Deus Elohym e eu o louvarei, é o Deus Elohym de meu pai, e eu o exaltarei! 3O Senhor Yahweh é guerreiro, o seu nome é Senhor Yahweh . 4Ele lançou ao mar os carros de guerra e o exército do Faraó. Os seus melhores oficiais afogaram-se no mar Vermelho. 5Águas profundas os encobriram; como pedra desceram ao fundo. 6 Senhor Yahweh , a tua mão direita foi majestosa em poder. Senhor Yahweh , a tua mão direita despedaçou o inimigo. 7Em teu triunfo grandioso, derrubou os teus adversários. Enviou o teu furor flamejante, que os consumiu como palha. 8Pelo forte sopro das tuas narinas as águas se amontoaram. As águas turbulentas firmaram-se como muralha; as águas profundas congelaram-se no coração do mar. 9O inimigo se gloriava: ‘Eu os perseguirei e os alcançarei, dividirei o despojo e os devorarei. Com a espada na mão, eu os destruirei’ (NVI). 10Mas o Senhor soprou com teu fôlego, e o mar os encobriu. Afundaram como chumbo nas águas poderosas. 11Quem entre os deuses é semelhante a ti, ó Senhor Yahweh , glorioso em santidade, temível em esplendor, autor de grandes maravilhas? 12Estendeu tua mão direita, e a terra engoliu nossos inimigos (NVT). 13Com o teu amor conduziu o povo que resgatou; com a tua força o Senhor o leva à tua santa habitação. 14As nações ouvem e estremecem; angústia se apodera do povo da Filístia. 15Os chefes de Edom ficam aterrorizados, os poderosos de Moabe são tomados de tremor, o povo de Canaã esmorece; 16terror e medo caem sobre eles; pelo poder do teu braço ficam paralisados como pedra, até que passe o teu povo, ó Senhor Yahweh , até que passe o povo que o Senhor comprou. 17O Senhor Yahweh o fará entrar e o plantará no monte da tua herança, no lugar, ó Senhor Adonay , que o Senhor fez para a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram. 18O Senhor Yahweh reinará eternamente. 19Quando os cavalos, os carros de guerra e os cavaleiros do Faraó entraram no mar, o Senhor Yahweh fez que as águas do mar se voltassem sobre eles, mas os israelitas atravessaram o mar pisando em terra seca” (NVI).

(Ex 15.20-21) 20Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando (NVI). 21E Miriã entoava esta canção: “Cantem ao Senhor Yahweh , pois ele triunfou gloriosamente; lançou no mar o cavalo e seu cavaleiro” (NVT).

DESERTO DE SURTrês Dias sem Água

(Ex 15.22) 22Depois Moisés conduziu Israel desde o mar Vermelho até o deserto de Sur. Durante três dias caminharam no deserto sem encontrar água (NVI).

MARAAs Águas Amargas tornam-se Potáveis

(Nm 33.8) 8Partiram de Pi-Hairote, passaram pelo meio do mar em direção ao deserto e, depois de terem caminhado três dias no deserto de Etã, acamparam em Mara (NAA).

(Ex 15.23-26) 23Por fim, chegaram a Mara. No entanto, não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas. Por isso aquele lugar foi chamado de Mara (NAA).24O povo começou a se queixar e se voltou contra Moisés. “O que beberemos?”, perguntavam. 25Então Moisés clamou ao Senhor Yahweh , e o Senhor Yahweh lhe mostrou um pedaço de madeira. Moisés o jogou na água, e ela se tornou boa para beber. Foi em Mara que o Senhor instituiu o seguinte decreto como norma, para provar a fidelidade do povo. 26Ele disse: “Se ouvirem com atenção a voz do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , e fizerem o que é certo aos olhos dele, obedecendo a seus mandamentos e cumprindo todos os seus decretos, não os farei sofrer nenhuma das doenças que enviei sobre o Egito, pois eu sou o Senhor Yahweh que os cura” (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Morte de Anrão aos 137 anos (Pai de Miriã, Arão e Moisés) (Aproximadamente 1.462 a.C.)CURIOSIDADES

  • Miriã com 94 anos (Irmã de Moisés)
  • Arão com 84 anos (Irmão de Moisés)
  • Moisés com 81 anos
  • Gérson com 39 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 39 anos
  • Eliézer com 36 anos (Filho de Moisés)
  • Nadabe com 36 anos (Filho de Arão)
  • Abiú com 33 anos (Filho de Arão)
  • Eleazar com 30 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 27 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 20 anos
  • Finéias com 5 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

(Ex 6.20) 20bAnrão viveu cento e trinta e sete anos (NVI).

1 thoughts on “Bíblia Cronológica – Versões | Dia 029”

  1. Maicon França disse:

    🙌🏽🙌🏽🙌🏽

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.