• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 136

136º Dia – 16 de Maio

REINADO DE SALOMÃO

CENÁRIO HISTÓRICO: A Construção do Palácio Real (Aproximadamente 974 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Salomão com 29 anos
  • 11º ano do Reinado de Salomão
  • Roboão com 12 anos (Filho de Salomão)

CIDADE DE JERUSALÉM

(1Rs 7.1) 1Salomão também construiu para si um palácio e levou treze anos para terminá-lo (NVT).

(1Rs 7.2-5) 2Um dos edifícios que Salomão construiu se chamava Palácio da Floresta do Líbano. Media quarenta e cinco metros de comprimento, vinte e dois metros e meio de largura e treze metros e meio de altura. Nele havia quatro fileiras de colunas de cedro, com grandes vigas de cedro assentadas sobre as colunas (NVT). 3O forro que ficava sobre as vigas que se apoiavam nas colunas era de cedro, eram quarenta e cinco vigas, quinze por fileira. 4Havia janelas dispostas de três em três, uma em frente da outra. 5Todas as portas tinham estrutura retangular; ficavam na parte da frente, dispostas de três em três, uma em frente da outra (NVI).

(1Rs 7.6-8) 6Salomão também construiu o Salão das Colunas, que media vinte e dois metros e meio de comprimento e treze metros e meio de largura. Tinha na frente uma varanda com colunas e uma cobertura acima delas. 7Salomão construiu ainda a Sala do Trono, conhecida como Salão do Julgamento, onde se sentava para ouvir as questões a serem julgadas. A sala era revestida de madeira de cedro desde o piso até o teto. 8A residência onde ele morava ficava em torno de um pátio atrás do Salão do Julgamento e era construída da mesma forma. Ele também construiu uma residência semelhante para a filha do Faraó, com quem havia se casado (NVT).

(1Rs 7.9-11) 9Todos esses edifícios foram construídos com grandes blocos de pedra de alta qualidade, cortados na medida exata de todos os lados, do alicerce até o beiral do telhado, desde o lado externo até o grande pátio (NVT). 10Os alicerces foram lançados com pedras grandes de qualidade superior, algumas medindo quatro metros e meio e outras três metros e sessenta centímetros (NVI). 11Por cima dos alicerces foram colocados blocos de pedra de alta qualidade, cortados sob medida, e vigas de cedro (NVT).

(1Rs 7.12) 12O pátio do palácio, o pátio interno do Templo e a sala de entrada do Templo tinham paredes feitas com uma carreira de vigas de cedro para cada três carreiras de pedras cortadas (NTLH).

CENÁRIO HISTÓRICO: O Nascimento de Abias (Filho de Roboão e neto de Salomão) (Aproximadamente 962 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Salomão com 41 anos de idade (Filho de Davi)
  • 23º ano do reinado de Salomão
  • Roboão com 24 anos de idade (Filho de Salomão com a amonita Naama)
CENÁRIO HISTÓRICO: O Término da Construção do Palácio Real (Aproximadamente 961 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Salomão com 42 anos
  • 24º ano do Reinado de Salomão
  • Roboão com 25 anos (Filho de Salomão com a amonita Naama)
  • Abias com 1 ano (Filho de Roboão e neto de Salomão)

(2Cr 7.11) 11Assim, Salomão acabou de construir a Casa do Senhor Yahweh e o palácio real. Tudo o que Salomão tinha planejado fazer na Casa do Senhor Yahweh e no seu palácio ele efetuou com sucesso (NAA).

(1Rs 9.1) 1Salomão terminou de construir o Templo do Senhor Yahweh e o palácio real. Concluiu tudo que havia planejado fazer (NVT).

(2Cr 8.1) 1Ao fim de vinte anos, Salomão havia terminado a Casa do Senhor Yahweh e o seu próprio palácio.

(1Rs 9.10) 10Salomão levou vinte anos para construir o Templo e o seu palácio (NTLH).

A Esposa de Salomão muda-se para o Palácio Real

(2Cr 8.11) 11Salomão transferiu a residência de sua esposa, a filha do Faraó, da Cidade de Davi para o novo palácio que ele havia construído para ela. Disse: “Minha esposa não deve morar no palácio de Davi, rei de Israel, pois a Arca do Senhor Yahweh esteve ali, e é lugar sagrado” (NVT).

(1Rs 9.24) 24aO rei Salomão fez a mudança da filha de Faraó da cidade de Davi, o antigo setor de Jerusalém, para a nova residência que ele havia construído para ela no palácio (BV).

Recrutamento de Trabalhadores

(2Cr 8.7-10) 7Todos os não israelitas, descendentes dos heteus, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus, 8que não tinham sido mortos pelos israelitas, Salomão recrutou para o trabalho forçado, como continuam até hoje. 9Mas Salomão não obrigou nenhum israelita a trabalhos forçados; eles eram seus homens de guerra, chefes de seus capitães, comandantes dos seus carros e condutores de carros. 10Também eram israelitas os principais funcionários do rei Salomão, duzentos e cinquenta funcionários que supervisionavam os trabalhadores (NVI).

(1Rs 9.20-23) 20Ainda havia na terra habitantes que não eram israelitas: amorreus, heteus, ferezeus, heveus e jebuseus. 21Eram descendentes das nações que os israelitas não haviam destruído completamente. Salomão os recrutou para trabalhos forçados, e é nessa condição que trabalham até hoje. 22Mas Salomão não recrutou nenhum israelita para trabalhos forçados; eles o serviram como soldados, funcionários do governo, oficiais e capitães de seu exército, comandantes de carros de guerra e cavaleiros. 23Nomeou quinhentos e cinquenta israelitas para supervisionarem os trabalhadores de seus vários projetos (NVT).

(1Rs 9.15) 15Este é o relato do trabalho forçado que o rei Salomão impôs para a construção do Templo do Senhor Yahweh , do palácio real, do aterro e do muro de Jerusalém, além das cidades de Hazor, Megido e Gezer (NVT).

Construção e Reconstrução de Cidades

(1Rs 9.14) 14Hirão tinha enviado ao rei quatro mil e duzentos quilos de ouro! (NVI)

(1Rs 9.11-13) 11Como Hirão, rei de Tiro, havia trazido a Salomão madeira de cedro e de cipreste e ouro, tanto quanto ele precisava, este lhe deu vinte cidades na terra da Galileia (NAA). 12Contudo, quando Hirão veio de Tiro para ver as cidades que Salomão lhe tinha dado, não ficou nada satisfeito com elas (NVT). 13Por isso disse a Salomão: “Que cidades são essas que você me deu, meu irmão?” E lhes deram o nome de Terra de Cabul, que é usado até o dia de hoje (NAA).

(2Cr 8.2-3) 2Ele também reconstruiu as cidades que Hirão lhe tinha dado e fez habitar nelas os filhos de Israel (NAA). 3Salomão também lutou contra a cidade de Hamate-Zobá e a conquistou (NAA).

(1Rs 9.24) 24bDepois ele construiu a Fortaleza Milo (BV).

(1Rs 9.16-18) 16O Faraó, rei do Egito, havia atacado e conquistado Gezer. Incendiou a cidade e matou os seus habitantes, que eram cananeus, e a deu como presente de casamento à sua filha, mulher de Salomão (NVI). 17Assim, Salomão reconstruiu a cidade de Gezer. Também construiu Bete-Horom Baixa (NVT), 18Baalate, e Tadmor, no deserto dessa região (NVI).

(2Cr 8.4-6) 4Também reconstruiu Tadmor, no deserto, e todas as cidades-armazéns que havia construído em Hamate (NVI). 5Fortificou as cidades de Bete-Horom Alta e Bete-Horom Baixa, reconstruindo seus muros e colocando portões com trancas (NVT), 6e também Baalate e todas as cidades-armazéns que possuía, e todas as cidades onde ficavam os seus carros e os seus cavalos. Construiu tudo o que desejou em Jerusalém, no Líbano e em todo o território que governou (NVI).

(1Rs 9.19) 19Construiu cidades para servirem como centros de armazenamento e também cidades para seus carros de guerra e cavalos. Construiu tudo que desejou em Jerusalém, no Líbano e em todo o reino (NVT).

Os Navios e a Riqueza de Salomão

(2Cr 8.17-18) 17Depois Salomão foi a Eziom-Geber e a Elate, no litoral de Edom (NVI). 18Hirão lhe enviou embarcações comandadas por seus próprios oficiais, com uma tripulação de marinheiros experientes. Essas embarcações navegaram com os marinheiros de Salomão para Ofir e trouxeram de volta para o rei Salomão quinze mil e setecentos e cinquenta quilos de ouro (NVT).

(1Rs 9.26-28) 26O rei Salomão também construiu uma frota de navios em Eziom-Geber, que fica perto de Elate, na praia do mar Vermelho, na terra de Edom. 27Hirão enviou, com aquela frota, os seus servos, marinheiros conhecedores do mar, para acompanharem os servos de Salomão (NAA). 28Navegaram até Ofir, e de lá trouxeram catorze toneladas e setecentos quilos de ouro para o rei Salomão (NVI).

(2Cr 9.10-11) 10Também os servos de Hirão e os servos de Salomão, que tinham trazido ouro de Ofir, trouxeram madeira de sândalo e pedras preciosas (NAA). 11O rei utilizou a madeira para fazer a escadaria do Templo do Senhor Yahweh e a do palácio real, além de harpas e liras para os músicos. Nunca se havia visto algo semelhante em Judá (NVI).

(1Rs 10.11-12) 11Os navios de Hirão, que carregavam ouro de Ofir, também trouxeram de lá grande quantidade de madeira de junípero (sândalo) e pedras preciosas (NVI). 12Desta madeira de sândalo, fez o rei balaústres para a Casa do Senhor Yahweh e para a casa real, como também harpas e alaúdes para os cantores; tal madeira nunca se havia trazido para ali, nem se viu mais semelhante madeira até ao dia de hoje (ARA).

(2Cr 9.21) 21De três em três anos o rei mandava seus navios a Társis a fim de trazerem ouro, prata, marfim, macacos e pavões. Nessas viagens ele empregava marinheiros enviados pelo rei Hirão (BV).

(1Rs 10.22) 22Com efeito, o rei tinha no mar uma frota de Társis com a frota de Hirão e de três em três anos a frota de Társis voltava carregada de ouro, prata, marfim, macacos e pavões (BJ).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Rainha de Sabá (Aproximadamente 960 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Salomão com 43 anos
  • 25º ano do Reinado de Salomão
  • Roboão com 26 anos (Filho de Salomão com a amonita Naama)
  • Abias com 2 anos (Filho de Roboão e neto de Salomão)

(2Cr 9.1-2) 1Quando a rainha de Sabá ouviu falar da fama de Salomão, foi até Jerusalém para pô-lo à prova com perguntas difíceis. Chegou à cidade com uma comitiva numerosa e uma imensa caravana de camelos carregados de especiarias, grande quantidade de ouro e pedras preciosas. Quando se encontrou com Salomão, conversou com ele a respeito de tudo que tinha em mente. 2Salomão respondeu a todas as suas perguntas; nada era difícil demais para ele explicar (NVT).

(1Rs 10.1-3) 1Tendo a rainha de Sabá ouvido a fama de Salomão, com respeito ao nome do Senhor Yahweh , veio prová-lo com perguntas difíceis (ARA). 2Chegou a Jerusalém com uma enorme comitiva, com camelos carregados de especiarias, grande quantidade de ouro e pedras preciosas. Ela se apresentou diante de Salomão e lhe expôs tudo o que trazia em sua mente. 3Salomão respondeu todas as perguntas que ela fez, e não houve nada profundo demais que o rei não pudesse explicar (NAA).

(2Cr 9.3-4) 3Quando a rainha de Sabá percebeu quanto Salomão era sábio e viu o palácio que ele havia construído (NVT), 4o que era servido em sua mesa, o lugar de seus oficiais, os criados e copeiros, todos uniformizados, e os holocaustos que ele fazia no Templo do Senhor Yahweh , ela ficou impressionada (NVI).

(1Rs 10.4-5) 4Vendo toda a sabedoria de Salomão, bem como o palácio que ele havia construído (NVI), 5a comida que era servida às mesas do rei, os alojamentos e a organização de seus oficiais e servos, os trajes esplêndidos que vestiam, os copeiros da corte e os holocaustos que Salomão oferecia no Templo do Senhor Yahweh , ficou muito admirada (NVT).

(2Cr 9.5-8) 5E disse ao rei: “É verdade o que ouvi na minha terra a respeito de você e a respeito da sua sabedoria. 6Eu, porém, não acreditava no que se falava, até que vim e vi com os meus próprios olhos. Eis que não me contaram nem a metade da grandeza da sua sabedoria; você supera a fama que ouvi. 7Felizes os homens à sua volta e felizes estes seus servos que estão sempre diante de você e que ouvem a sua sabedoria! (NAA) 8Louvado seja o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , que se agradou de você e o fez rei para governar para ele. Por causa do amor de Deus Elohym por Israel, e porque ele deseja estabelecer para sempre este reino, ele o fez rei para governar com justiça e retidão” (NVT).

(1Rs 10.6-9) 6Disse ela então ao rei: “Tudo o que ouvi em meu país acerca de tuas realizações e de tua sabedoria era verdade. 7Mas eu não acreditava no que diziam, até ver com os meus próprios olhos. Na realidade, não me contaram nem a metade; você ultrapassa em muito o que ouvi, tanto em sabedoria como em riqueza (NVI). 8Como deve ser feliz o seu povo! Que privilégio para seus oficiais estarem em sua presença todos os dias, ouvindo sua sabedoria! (NVT) 9Bendito seja o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , que se agradou de você e o colocou no trono de Israel. O Senhor Yahweh ama Israel para sempre e, por isso, ele o constituiu rei, para que você execute o juízo e a justiça” (NAA).

(2Cr 9.9) 9E ela deu ao rei quatro toneladas e duzentos quilos de ouro e grande quantidade de especiarias e de pedras preciosas. Nunca se viu tantas especiarias tais como aquelas que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão (NVI).

(1Rs 10.10) 10Então ela presenteou o rei com quatro mil e duzentos quilos de ouro, especiarias em grande quantidade e pedras preciosas. Nunca mais foram recebidas tantas especiarias quanto as que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão (NVT).

(2Cr 9.12) 12O rei Salomão deu à rainha de Sabá tudo o que ela desejou e pediu; muito mais do que ela lhe tinha trazido. Então ela e seus servos voltaram para o seu país (NVI).

(1Rs 10.13) 13O rei Salomão deu à rainha de Sabá tudo que ela pediu, além dos presentes costumeiros que ele já havia entregado com generosidade. Então ela e sua comitiva regressaram para sua terra (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.