• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 171

171º Dia – 20 de Junho

O REINO DIVIDIDO: ISRAEL AO NORTE E JUDÁ AO SUL

CENÁRIO HISTÓRICO: Início do Ministério Profético de Jonas (Aproximadamente 766 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Jeroboão II com 60 anos (filho de Jeoás) (Reino do Norte)
  • Uzias com 49 anos (filho de Amazias) (Reino do Sul)
  • 36º ano do reinado de Jeroboão II (co-regente) (filho de Jeoás) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 33º ano do reinado de Uzias (co-regente) (filho de Amazias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 32º ano do reinado de Jeroboão II (oficial) (filho de Jeoás) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Jotão com 23 anos (filho de Uzias) (Reino do Sul)
  • 18º ano do reinado de Uzias (oficial) (filho de Amazias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Jezreel com 4 anos (filho do Profeta Oséias)
  • Lo-Ruama com 2 anos (filha do Profeta Oséias)
  • Lo-Ami (Recém-nascido) (filho do Profeta Oséias)

 

REINO DE ISRAEL: CIDADES DE SAMARIA E JOPEProfeta Jonas: A Missão do Profeta e sua Fuga

(Jn 1.1-3) 1A palavra do Senhor Yahweh veio a Jonas, filho de Amitai com esta ordem: 2“Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença” (NVI). 3Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor Yahweh , para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor Yahweh (ARA).

OUTRAS NAÇÕES: MAR MEDITERRÂNEOProfeta Jonas: Tempestade em Alto Mar

(Jn 1.4-6) 4Mas o Senhor Yahweh lançou sobre o mar um forte vento, e levantou-se uma tempestade tão violenta, que parecia que o navio estava a ponto de se despedaçar. 5Então os marinheiros ficaram com medo e clamavam cada um ao seu deus. Lançaram no mar a carga que estava no navio, para que ele ficasse mais leve. Jonas, porém, havia descido ao porão do navio; ali havia se deitado, e dormia profundamente (NAA). 6O capitão dirigiu-se a ele e disse: “Como você pode ficar aí dormindo? Levante-se e clame ao seu Deus Elohym ! Talvez ele tenha piedade de nós e não morramos” (NVI).

Profeta Jonas: O Profeta é jogado no Mar

(Jn 1.7-10) 7Os marinheiros diziam uns aos outros: “Vamos lançar sortes para descobrir quem é o culpado desse mal que caiu sobre nós”. Lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas. 8Então lhe disseram: “Agora nos diga: ‘Quem é o culpado por este mal que nos aconteceu? Qual é a sua ocupação? De onde você vem? Qual a sua terra? E de que povo você é?’” 9Jonas respondeu: “Eu sou hebreu e temo o Senhor Yahweh , o Deus Elohym do céu, que fez o mar e a terra”. 10Então os homens ficaram com muito medo e lhe perguntaram: “O que é isso que você fez?” Pois aqueles homens sabiam que Jonas estava fugindo da presença do Senhor Yahweh , porque ele lhes havia contado (NAA).

(Jn 1.11-16) 11Visto que o mar estava cada vez mais agitado, eles lhe perguntaram: “O que devemos fazer com você, para que o mar se acalme?” 12Respondeu ele: “Peguem-me e joguem-me ao mar, e ele se acalmará. Pois eu sei que é por minha causa que esta violenta tempestade caiu sobre vocês”. 13Ao invés disso, os homens se esforçaram ao máximo para remar de volta à terra. Mas não conseguiram, porque o mar tinha ficado ainda mais violento (NVI). 14Então clamaram ao Senhor Yahweh e disseram: “Ó Senhor Yahweh , não nos deixe morrer por causa deste homem, e não nos responsabilize pela morte dele! Ó Senhor Yahweh , o Senhor sabe os motivos por que enviou esta tempestade sobre ele!” 15Depois, os marinheiros pegaram Jonas e o lançaram ao mar e, no mesmo instante, a furiosa tempestade se aquietou. 16Espantados com o grande poder do Senhor Yahweh , os marinheiros lhe ofereceram um sacrifício e firmaram o compromisso de servi-lo (NVT).

Profeta Jonas: O Profeta e o Grande Peixe

(Jn 1.17) 17Então o Senhor Yahweh fez com que um grande peixe engolisse Jonas, e ele ficou dentro do peixe três dias e três noites (NVI).

(Jn 2.1-10) 1Então Jonas, do ventre do peixe, orou ao Senhor Yahweh , seu Deus Elohym (NAA). 2Ele disse: “Em meu desespero clamei ao Senhor Yahweh , e ele me respondeu. Do ventre do Sheol gritei por socorro, e ouviu o meu clamor (NVI). 3Nas profundezas do oceano me lançou, e afundei até o coração do mar. As águas me envolveram; fui encoberto por tuas tempestuosas ondas (NVT). 4Eu disse: ‘Fui expulso da tua presença; contudo, olharei de novo para o teu Santo Templo’ (NVI). 5Afundei debaixo das ondas, e as águas se fecharam sobre mim; algas marinhas se enrolaram em minha cabeça (NVT). 6Desci até os fundamentos dos montes; desci até a terra, cujos ferrolhos se fecharam atrás de mim para sempre. O Senhor, porém, fez a minha vida subir da sepultura, ó Senhor Yahweh , meu Deus Elohym ! 7Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor Yahweh ; e subiu a ti a minha oração, no teu Santo Templo (NAA). 8Os que adoram falsos deuses dão as costas para as misericórdias de Deus. 9Eu, porém, oferecerei sacrifícios a ti com cânticos de gratidão e cumprirei todos os meus votos, pois somente do Senhor Yahweh vem o livramento”. 10Então o Senhor Yahweh ordenou que o peixe vomitasse Jonas na praia (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Nascimento do Profeta Isaías (Reino do Sul) (Aproximadamente 765 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Jeroboão II com 61 anos (filho de Jeoás) (Reino do Norte)
  • Uzias com 50 anos (filho de Amazias) (Reino do Sul)
  • 37º ano do reinado de Jeroboão II (co-regente) (filho de Jeoás) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 34º ano do reinado de Uzias (co-regente) (filho de Amazias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 33º ano do reinado de Jeroboão II (oficial) (filho de Jeoás) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Jotão com 24 anos (filho de Uzias) (Reino do Sul)
  • 19º ano do reinado de Uzias (oficial) (filho de Amazias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Jezreel com 5 anos (filho do Profeta Oséias)
  • Lo-Ruama com 3 anos (filha do Profeta Oséias)
  • Lo-Ami com 1 ano (filho do Profeta Oseías)

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉM

OUTRAS NAÇÕES: CIDADE DE NÍNIVEProfeta Jonas: O Profeta na Grande Cidade

(Jn 3.1-5) 1Depois disso, o Senhor Yahweh falou com Jonas pela segunda vez (NVT): 2“Levante-se, vá à grande cidade de Nínive e pregue contra ela a mensagem que eu lhe darei” (NAA). 3E Jonas obedeceu à palavra do Senhor Yahweh e foi para Nínive. Era uma cidade muito grande; demorava-se três dias para percorrê-la. 4Jonas entrou na cidade e a percorreu durante um dia, proclamando: “Daqui a quarenta dias Nínive será destruída” (NVI). 5Os habitantes de Nínive creram em Deus Elohym e, desde o mais importante até o mais humilde, declararam um jejum e se vestiram de pano de saco (NVT).

(Jn 3.6-10) 6Quando o rei de Nínive ouviu o que Jonas dizia, desceu do trono, tirou as vestes reais, vestiu-se de pano de saco e sentou-se sobre um monte de cinzas (NVT). 7E mandou proclamar e divulgar em Nínive o seguinte: “Por mandado do rei e dos seus nobres, ninguém – nem mesmo os animais, bois e ovelhas – pode comer coisa alguma; não lhes deem pasto, nem deixem que bebam água (NAA). 8Tanto as pessoas como os animais devem se cobrir de pano de saco, e todos devem orar fervorosamente ao Senhor Elohym . Devem deixar seus maus caminhos e toda a sua violência (NVT). 9Quem sabe? Talvez Deus Elohym se volte e mude de ideia, e então se afaste do furor da sua ira, para que não pereçamos” (NAA). 10 Deus Elohym viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então Deus Elohym se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado (NVI).

Profeta Jonas: O Descontentamento do Profeta e a Compaixão de Deus

(Jn 4.1-4) 1Por causa disso, Jonas ficou com raiva e muito aborrecido (NTLH). 2Ele orou ao Senhor Yahweh e disse: “Ah! Senhor Yahweh ! Não foi isso que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que o Senhor é Deus El bondoso e compassivo, tardio em irar-se e grande em misericórdia, e que muda de ideia quanto ao mal que anunciou (NAA). 3Agora, Senhor Yahweh , tira a minha vida, eu imploro, porque para mim é melhor morrer do que viver” (NVI). 4O Senhor Yahweh respondeu: “Você acha certo ficar tão irado assim?” (NVT)

(Jn 4.5-11) 5Então Jonas foi até um lugar a leste de Nínive e construiu um abrigo para sentar-se à sua sombra enquanto esperava para ver o que aconteceria à cidade (NVT). 6Então o Senhor Yahweh Deus Elohym fez crescer uma planta por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu desconforto. E Jonas ficou muito contente por causa da planta. 7Mas no dia seguinte, ao amanhecer, Deus Elohym enviou um verme, que atacou a planta, e ela secou (NAA). 8Ao nascer do sol, Deus Elohym trouxe um vento oriental muito quente, e o sol bateu na cabeça de Jonas, a ponto de ele quase desmaiar. Com isso ele desejou morrer, e disse: “Para mim seria melhor morrer do que viver” (NVI). 9Mas Deus Elohym disse a Jonas: “Você tem alguma razão para estar tão furioso por causa da planta?” Respondeu ele: “Sim, tenho! E estou furioso a ponto de querer morrer”. 10Mas o Senhor Yahweh lhe disse: “Você tem pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a tenha feito crescer. Ela nasceu numa noite e numa noite morreu. 11Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. Não deveria eu ter pena dessa grande cidade?” (NVI)

CENÁRIO HISTÓRICO: O Orgulho e o Castigo do rei Uzias (Reino do Sul) (Aproximadamente 764 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Jeroboão II com 62 anos (filho de Jeoás) (Reino do Norte)
  • Uzias com 51 anos (filho de Amazias) (Reino do Sul)
  • 38º ano do reinado de Jeroboão II (co-regente) (filho de Jeoás) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 35º ano do reinado de Uzias (co-regente) (filho de Amazias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 34º ano do reinado de Jeroboão II (oficial) (filho de Jeoás) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Jotão com 25 anos (filho de Uzias) (Reino do Sul)
  • 20º ano do reinado de Uzias (oficial) (filho de Amazias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Jezreel com 6 anos (filho do Profeta Oséias)
  • Lo-Ruama com 4 anos (filha do Profeta Oséias)
  • Lo-Ami com 2 anos (filho do Profeta Oseías)
  • Isaías com 1 ano (Reino do Sul)

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉM

(2Cr 26.16-18) 16Quando Uzias se tornou poderoso, também se encheu de orgulho, o que o levou à ruína. Pecou contra o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , ao entrar no Santuário do Templo do Senhor Yahweh para queimar incenso no altar de incenso (NVT). 17Porém o Sacerdote Azarias entrou atrás dele, acompanhado de oitenta Sacerdotes do Senhor Yahweh , homens da maior firmeza. 18Eles enfrentaram o rei Uzias e lhe disseram: “Não compete a você, Uzias, queimar incenso diante do Senhor Yahweh , mas aos Sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para esse serviço. Saia do Santuário, porque você cometeu uma transgressão e isso não lhe trará honra da parte do Senhor Yahweh Deus Elohym (NAA).

(2Cr 26.19-20) 19Uzias, que estava com um incensário na mão, pronto para queimar o incenso, irritou-se e indignou-se contra os Sacerdotes; e na mesma hora, na presença deles, diante do altar de incenso no Templo do Senhor Yahweh , surgiu lepra em sua testa (NVI). 20Quando o Sumo Sacerdote Azarias e todos os Sacerdotes se voltaram para ele, eis que ele estava leproso na testa. Então apressadamente o tiraram dali, e até ele mesmo se apressou em sair, visto que o Senhor Yahweh o havia ferido (NAA).

(2Rs 15.5) 5O Senhor Deus Yahweh feriu o rei Uzias, e ele ficou sofrendo de uma terrível doença da pele até o fim da sua vida. Ele morava numa casa separada, e era o seu filho Jotão quem cuidava das coisas do governo e reinava no país (NTLH).

(2Cr 26.21) 21O rei Uzias sofreu de lepra até o dia em que morreu. Durante todo esse tempo morou numa casa separada, leproso e excluído do Templo do Senhor. Seu filho Jotão tomava conta do palácio e governava o povo (NVI).

(2Cr 27.8) 8aTinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar (NVI).

(2Rs 15.33) 33aEle tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar (NVI).

(2Cr 27.1) 1aJotão tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: Reformas no Reinado de Jotão em corregência com seu pai Uzias (Reino do Sul) (Aproximadamente 763 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Jeroboão II com 63 anos (filho de Jeoás) (Reino do Norte)
  • Uzias com 52 anos (filho de Amazias) (Reino do Sul)
  • 39º ano do reinado de Jeroboão II (co-regente) (filho de Jeoás) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 36º ano do reinado de Uzias (co-regente) (filho de Amazias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 35º ano do reinado de Jeroboão II (oficial) (filho de Jeoás) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Jotão com 26 anos (filho de Uzias) (Reino do Sul)
  • 21º ano do reinado de Uzias (oficial) (filho de Amazias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Jezreel com 7 anos (filho do Profeta Oséias)
  • Lo-Ruama com 5 anos (filha do Profeta Oséias)
  • Lo-Ami com 3 anos (filho do Profeta Oseías)
  • Isaías com 2 anos (Reino do Sul)
  • 1º ano do reinado de Jotão (co-regente) (filho de Uzias) sobre Judá (Reino do Sul)

(2Cr 27.2) 2Jotão fez o que era certo aos olhos do Senhor Yahweh , como seu pai, Uzias, mas não cometeu o pecado de entrar no Templo do Senhor Yahweh . Mesmo assim, o povo continuou com suas práticas perversas (NVT).

(2Rs 15.34-35) 34Jotão fez o que era certo aos olhos do Senhor Yahweh , como seu pai, Uzias. 35Contudo, não destruiu os santuários idólatras, e o povo continuou a oferecer sacrifícios e a queimar incenso nesse lugares. Jotão reconstruiu a porta superior do Templo do Senhor Yahweh (NVT).

(2Cr 27.3-4) 3Jotão reconstruiu a porta superior do Templo do Senhor Yahweh . Também realizou trabalhos extensos de reparo no muro, sobre o monte Ofel. 4Construiu cidades na região montanhosa de Judá e edificou fortalezas e torres nos bosques (NVT).

(2Cr 27.5-6) 5Jotão guerreou contra o rei dos amonitas e o derrotou. Então os amonitas pagaram-lhe três toneladas e meia de prata, dez mil barris de trigo e dez mil de cevada durante três anos seguidos (NVI). 6O rei Jotão se tornou poderoso porque teve o cuidado de viver em obediência ao Senhor Yahweh , seu Deus Elohym (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.