• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 173

173º Dia – 22 de Junho

O REINO DIVIDIDO: ISRAEL AO NORTE E JUDÁ AO SUL

CENÁRIO HISTÓRICO: Continuação do Ministério Profético de Amós (Reino do Norte) (Aproximadamente 763 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Jeroboão II com 63 anos (filho de Jeoás) (Reino do Norte)
  • Uzias com 52 anos (filho de Amazias) (Reino do Sul)
  • 39º ano do reinado de Jeroboão II (co-regente) (filho de Jeoás) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 36º ano do reinado de Uzias (co-regente) (filho de Amazias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 35º ano do reinado de Jeroboão II (oficial) (filho de Jeoás) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Jotão com 26 anos (filho de Uzias) (Reino do Sul)
  • 21º ano do reinado de Uzias (oficial) (filho de Amazias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Jezreel com 7 anos (filho do Profeta Oséias)
  • Lo-Ruama com 5 anos (filha do Profeta Oséias)
  • Lo-Ami com 3 anos (filho do Profeta Oseías)
  • Isaías com 2 anos (Reino do Sul)
  • 1º ano do reinado de Jotão (co-regente) (filho de Uzias) sobre Judá (Reino do Sul)

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SAMARIAProfeta Amós: Buscar a Deus para Viver

(Am 5.4-6) 4Pois assim diz o Senhor à casa de Israel: “Busquem a mim e vocês viverão (NAA). 5Não adorem nos altares em Betel, não vão aos santuários em Gilgal ou Berseba. Pois os habitantes de Gilgal serão levados para o exílio, e os de Betel serão reduzidos a nada” (NVT). 6Busquem o Senhor Yahweh e terão vida, do contrário, ele irromperá como um fogo entre os descendentes de José, e a devastará, e não haverá ninguém em Betel para apagá-lo (NVI).

(Am 5.7-9) 7Vocês que transformam o juízo em veneno e lançam por terra a justiça (NAA), 8pois ele criou as estrelas, as Plêiades e o Órion. Transforma a escuridão em manhã e o dia em noite. Tira água dos oceanos e a derrama sobre a terra; seu nome é Senhor Yahweh ! (NVT) 9É ele que faz vir súbita destruição sobre o forte e ruína contra a fortaleza (NAA).

(Am 5.10-13) 10Vocês odeiam quem os repreende no tribunal e detestam quem fala com sinceridade. 11Portanto, visto que pisam os pobres e deles exigem tributo de trigo, vocês não habitarão nas casas de pedras lavradas que construíram, nem beberão o vinho das belas videiras que plantaram (NAA). 12Pois sei quantas são as suas transgressões e quão grandes são os seus pecados. Vocês oprimem o justo, recebem suborno e impedem que se faça justiça ao pobre nos tribunais (NVI). 13Por isso, numa época de tanta corrupção, quem é prudente prefere ficar calado (NAA).

(Am 5.14-15) 14Busquem o bem, não o mal, para que tenham vida. Então o Senhor Yahweh , o Deus Elohym dos Exércitos, estará com vocês, conforme vocês afirmam (NVI). 15Odeiem o mal e amem o bem. Promovam a justiça nos tribunais. Talvez o Senhor Yahweh , o Deus Elohym dos Exércitos, se compadeça do remanescente de José (NAA).

(Am 5.16-17) 16Portanto, assim diz o Senhor Adonay Soberano Yahweh , o Deus Elohym dos Exércitos: “Haverá choro nas praças públicas e angústia nas ruas. Chamem os lavradores para chorar com vocês, convoquem pranteadores para lamentar (NVT). 17Em todas as vinhas haverá pranto, porque passarei pelo meio de vocês”, diz o Senhor Yahweh (NAA).

Profeta Amós: O Dia do Senhor (O Julgamento de Deus)

(Am 5.18-20) 18Ai dos que desejam o Dia do Senhor Yahweh ! Para que vocês desejam o Dia do Senhor Yahweh ? Será um dia de trevas e não de luz (NAA). 19Será como se um homem fugisse de um leão, e encontrasse um urso; como alguém que entrasse em sua casa e, encostando a mão na parede, fosse picado por uma serpente. 20O Dia do Senhor Yahweh será de trevas e não de luz. Uma escuridão total, sem um raio de claridade (NVI).

Profeta Amós: A Falsidade no Serviço ao Senhor

(Am 5.21-24) 21“Sinto imenso desprezo de suas festas religiosas, não suporto suas reuniões solenes. 22Não aceitarei seus holocaustos nem suas ofertas de cereal. Não darei a mínima atenção para suas melhores ofertas de paz. 23Chega de seus ruidosos cânticos de louvor! Não ouvirei a música de suas harpas. 24Em vez disso, quero ver uma grande inundação de justiça, um rio inesgotável de retidão” (NVT).

(Am 5.25-27) 25“Foi a mim que vocês trouxeram sacrifícios e ofertas durante os quarenta anos no deserto, povo de Israel? (NAA) 26Não! Vocês carregaram o seu rei Sicute, e Quium, imagens dos deuses astrais, que vocês fizeram para si mesmos (NVI). 27Por isso eu os enviarei para o exílio, para uma terra a leste de Damasco”, diz o Senhor Yahweh , cujo nome é Deus Elohym dos Exércitos (NVT).

REINOS DE ISRAEL E JUDÁ – Profeta Amós: A Soberba de Israel e Judá

(Am 6.1-3) 1Que aflição espera vocês que vivem sossegados em Jerusalém e vocês que se sentem seguros em Samaria! São líderes famosos em Israel, e as pessoas recorrem a vocês (NVT). 2Vão à cidade de Calné e olhem. Dali, vão à grande cidade de Hamate e, depois, desçam até Gate dos filisteus. Será que eles são melhores do que os reinos de vocês? Ou será que o território deles é maior do que o de vocês? 3Vocês imaginam que o dia mau está longe, mas estão fazendo com que o trono da violência se aproxime (NAA).

(Am 6.4-7) 4Vocês se deitam em camas de marfim e se espreguiçam em seus sofás. Comem os melhores cordeiros e os novilhos mais gordos (NVI). 5Ficam cantando à toa ao som da lira e, como Davi, inventam instrumentos musicais (NAA). 6Vocês bebem vinho em grandes taças e se ungem com os mais finos óleos, mas não se entristecem com a ruína de José (NVI). 7Portanto, vocês estarão entre os primeiros que serão levados para o cativeiro, e cessarão as festanças dos que gostam de se espreguiçar (NAA).

(Am 6.8-10) 8O Senhor Soberano Yahoweh jurou por si mesmo! Assim declara o Senhor Yahweh , o Deus Elohym dos Exércitos: “Eu detesto o orgulho de Jacó e odeio os seus palácios; entregarei a cidade e tudo que nela existe” (NVI). 9Se numa casa ficarem dez homens, também esses morrerão (NAA). 10E, quando um parente responsável por sepultar os mortos entrar na casa para tirá-los de lá, perguntará ao que restou: “Há mais alguém com você?” E, quando o sobrevivente começar a responder: “Não, eu juro pelo…”, o parente o interromperá e dirá: “Pare! Nem sequer mencione o nome do Senhor Yahweh (NVT).

(Am 6.11-14) 11Pois eis que o Senhor Yahweh ordena, e será destroçada a casa grande, e a pequena será feita em pedaços (NAA). 12“Acaso os cavalos podem galopar sobre as rochas? Alguém pode ará-las com bois? Vocês transformam a retidão em veneno e o fruto da justiça, em amargura (NVT). 13Vocês se alegram por terem conquistado Lo-Debar, e dizem: ‘Não é fato que, com as nossas próprias forças, nos apoderamos de Carnaim?’ 14Pois eis que trarei contra vocês, ó casa de Israel, uma nação que os oprimirá, desde a entrada de Hamate até o ribeiro da Arabá”, diz o Senhor Yahweh , o Deus Elohym dos Exércitos (NAA).

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE BETELProfeta Amós: As Visões do Profeta

(Am 7.1-3) 1Foi isto que o Senhor Soberano Yahoweh me mostrou numa visão: Ele se preparava para enviar sobre a terra um exército de gafanhotos. Isso foi depois que a porção do rei havia sido colhida dos campos, quando brotava a colheita principal (NVT). 2Depois que eles devoraram todas as plantas dos campos, eu clamei: Senhor Soberano Yahoweh , perdoa! Como Jacó poderá sobreviver? Ele é tão pequeno!” (NVI) 3Então o Senhor Yahweh mudou de ideia em relação a isso e falou: “Isso não vai acontecer” (NAA).

(Am 7.4-6) 4Depois, o Senhor Deus Yahoweh me mostrou o seguinte: Eis que o Senhor Deus Yahoweh chamou o fogo para exercer a sua justiça. Este fogo consumiu o grande abismo e começava a devorar a Terra (NAA). 5Então eu clamei: Senhor Soberano Yahoweh , eu te imploro que pare! Como Jacó poderá sobreviver? Ele é tão pequeno!” (NVI) 6E o Senhor Yahweh mudou de ideia em relação a isso e falou: “Também isso não vai acontecer” (NAA).

(Am 7.7-9) 7Foi isto que ele me mostrou em outra visão: O Senhor Adonay estava em pé, junto a um muro que havia sido construído usando-se um prumo, e segurava o prumo em sua mão (NVT). 8E o Senhor Yahweh me perguntou: “O que você está vendo, Amós?” “Um prumo”, respondi. Então disse o Senhor Adonay : “Veja! Estou pondo um prumo no meio de Israel, o meu povo; não vou poupá-lo mais (NVI). 9Os lugares altos de Isaque serão assolados, e os santuários de Israel serão destruídos. E eu me levantarei com a espada contra a casa de Jeroboão” (NAA).

Profeta Amós: O Profeta e o Sacerdote Amazias

(Am 7.10-17) 10Então Amazias, o sacerdote de Betel, mandou dizer a Jeroboão II, rei de Israel: “Amós está conspirando contra o rei no meio da casa de Israel. A terra não pode suportar todas as suas palavras (NAA). 11Amós está dizendo o seguinte: ‘Jeroboão morrerá à espada, e certamente Israel irá para o exílio, para longe da sua terra natal’” (NVI). 12Então Amazias ordenou a Amós: “Vá embora daqui, Profeta! Volte para a terra de Judá e ganhe a vida profetizando ali! 13Não nos incomode com suas profecias aqui em Betel. Este é o santuário do rei e o lugar de adoração de todo o reino!” 14Amós respondeu: “Não sou Profeta e nunca fui treinado para ser Profeta. Sou apenas um boiadeiro e colhedor de figos. 15Mas o Senhor Yahweh me tirou de junto de meu rebanho e disse: ‘Vá e profetize a meu povo, Israel’ (NVT). 16Portanto, agora ouça a palavra do Senhor Yahweh . Você diz: ‘Não profetize contra Israel nem fale contra a casa de Isaque’ (NAA). 17Mas assim diz o Senhor Yahweh : ‘Sua esposa se tornará prostituta nesta cidade, e seus filhos e filhas serão mortos pela espada. Sua terra será dividida, e você morrerá em terra estrangeira. E o povo de Israel certamente será levado para o exílio, para longe de sua terra natal’(NVT).

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SAMARIAProfeta Amós: As Visões do Profeta Continuam

(Am 8.1-3) 1Em outra visão, o Senhor Soberano Yahoweh me mostrou um cesto cheio de frutas maduras 2e perguntou: “Amós, o que você vê?” Respondi: “Um cesto cheio de frutas maduras”. Então o Senhor Yahweh disse: “Assim como essas frutas, o povo de Israel já está maduro; não voltarei a adiar seu castigo. 3Naquele dia, os cânticos no Templo se transformarão em lamentos. Haverá cadáveres espalhados por toda parte, e serão levados em silêncio para fora da cidade. Eu, o Senhor Soberano Yahoweh , falei!” (NVT).

(Am 8.4-10) 4Ouçam, vocês que pisam os pobres e arruínam os necessitados da terra, 5dizendo: “Quando acabará a lua nova para que vendamos o cereal? E quando terminará o Shabat para que comercializemos o trigo, diminuindo a medida, aumentando o preço, enganando com balanças desonestas e 6comprando o pobre com prata e o necessitado por um par de sandálias, vendendo até palha com o trigo?” (NVI) 7O Senhor Yahweh jurou pela glória de Jacó, dizendo: “Nunca me esquecerei de nenhuma das suas obras! (NAA) 8A terra tremerá por causa de suas maldades, e todos que nela habitam lamentarão. A terra se levantará como o Nilo, o rio do Egito, na época das enchentes; ela se erguerá e depois afundará. 9Naquele dia”, diz o Senhor Soberano Yahoweh , “farei o sol se pôr ao meio-dia e em plena luz do dia escurecerei a terra. 10Transformarei suas festas em tempos de lamento e seus cânticos, em canções fúnebres. Vocês se vestirão de luto e rasparão a cabeça, como se seu único filho tivesse morrido; será um dia de muita amargura!” (NVT)

(Am 8.11-14) 11“Estão chegando os dias”, declara o Senhor, o Soberano Yahoweh , “em que enviarei fome a toda esta terra; não fome de comida nem sede de água, mas fome e sede de ouvir as palavras do Senhor Yahweh (NVI). 12Andarão de mar a mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, procurando a palavra do Senhor Yahweh , mas não a acharão (NAA). 13Naquele dia, moças belas e rapazes fortes desmaiarão de sede (NVT). 14Os que agora juram pelo ídolo de Samaria e dizem: ‘Tão certo como vive o seu deus, ó Dã!’ E: ‘Tão certo como vive o culto de Berseba!’ Esses mesmos cairão e nunca mais se levantarão” (NAA).

Profeta Amós: A Destruição de Israel

(Am 9.1-4) 1Vi o Senhor Adonay junto ao altar, e ele disse: “Bata no topo das colunas para que tremam os umbrais. Faça que elas caiam sobre todos os presentes; e os que sobrarem matarei à espada. Ninguém fugirá, ninguém escapará (NVI). 2Ainda que cavem para chegar ao mais profundo Sheol, a minha mão os tirará de lá. Se subirem ao céu, de lá os farei descer (NAA). 3Ainda que se escondam no topo do monte Carmelo, os buscarei e de lá os tirarei. Ainda que se escondam no fundo do mar, enviarei a serpente marinha para que os morda (NVT). 4Se forem levados para o cativeiro pelos seus inimigos, ali darei ordem à espada, e ela os matará; porei os meus olhos sobre eles para o mal e não para o bem” (NAA).

(Am 9.5-6) 5Porque o Senhor Adonay , o Senhor Yahoweh dos Exércitos, é o que toca na Terra, e ela se derrete, e todos os seus moradores estarão de luto. Toda a terra subirá como o Nilo e abaixará como o rio do Egito. 6Deus é o que edifica as suas câmaras no céu e firmou a sua abóbada sobre a terra. Ele é o que chama as águas do mar e as derrama sobre a terra; Senhor Yahweh é o seu nome (NAA).

(Am 9.7-8) 7“Filhos de Israel, não é verdade que vocês são para mim como os filhos dos etíopes?”, diz o Senhor Yahweh . “Não é fato que eu tirei Israel da terra do Egito, os filisteus de Caftor, e os sírios de Quir? 8Eis que os olhos do Senhor Deus Yahoweh estão contra este reino pecador, e eu o destruirei da face da terra. Mas não destruirei por completo a casa de Jacó”, diz o Senhor Yahweh (NAA).

(Am 9.9-10) 9“Porque eis que darei ordens e sacudirei a casa de Israel entre todas as nações, assim como se sacode trigo na peneira, sem que um só grão caia na terra (NAA). 10Todos os pecadores que há no meio do meu povo morrerão à espada, todos os que dizem: ‘A desgraça não nos atingirá nem nos encontrará’(NVI).

Profeta Amós: A Restauração de Israel (Alusão à Era Messiânica)

(Am 9.11-12) 11“Naquele dia, restaurarei a tenda caída de Davi e consertarei seus muros quebrados. Das ruínas a reconstruirei e restaurarei sua antiga glória. 12Israel possuirá o que restar de Edom e de todas as nações que chamei para serem minhas”. O Senhor Yahweh falou e fará essas coisas (NVT).

(Am 9.13-15) 13“Virá o tempo”, diz o Senhor Yahweh , “em que o trigo e as uvas crescerão tão rápido que o povo não dará conta de colhê-los. Vinho doce gotejará das videiras no alto das colinas de Israel (NVT). 14Mudarei a sorte do meu povo de Israel. Eles reedificarão as cidades destruídas e nelas habitarão. Plantarão vinhas e beberão o seu vinho; farão pomares e comerão dos seus frutos. 15Eu os plantarei na sua terra, e, dessa terra que lhes dei, nunca mais serão arrancados”, diz o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: O Grande Terremoto (Amós 1.1) (Reino do Norte) (Aproximadamente 762 a.C.) a.C.) CURIOSIDADES:

  • Jeroboão II com 64 anos (filho de Jeoás) (Reino do Norte)
  • Uzias com 53 anos (filho de Amazias) (Reino do Sul)
  • 40º ano do reinado de Jeroboão II (co-regente) (filho de Jeoás) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 37º ano do reinado de Uzias (co-regente) (filho de Amazias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 36º ano do reinado de Jeroboão II (oficial) (filho de Jeoás) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Jotão com 27 anos (filho de Uzias) (Reino do Sul)
  • 22º ano do reinado de Uzias (oficial) (filho de Amazias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Jezreel com 8 anos (filho do Profeta Oséias)
  • Lo-Ruama com 6 anos (filha do Profeta Oséias)
  • Lo-Ami com 4 anos (filho do Profeta Oseías)
  • Isaías com 3 anos (Reino do Sul)

2º ano do reinado de Jotão (co-regente) (filho de Uzias) sobre Judá (Reino do Sul)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.