• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 180

180º Dia – 29 de Junho

O REINO DIVIDIDO: ISRAEL AO NORTE E JUDÁ AO SUL

CENÁRIO HISTÓRICO: Convocação em todo o Israel para a Celebração da Páscoa (Reino do Sul) (Aproximadamente 725 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jezreel com 45 anos (filho do Profeta Oséias)
  • Lo-Ruama com 43 anos (filha do Profeta Oséias)
  • Lo-Ami com 41 anos (filho do Profeta Oseías)
  • Isaías com 40 anos (Profeta do Reino do Sul)
  • Ezequias com 31 anos (filho de Acaz) (Reino do Sul)
  • 6º ano do reinado de Ezequias (co-regente) (filho de Acaz) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 3º ano do reinado de Oséias sobre Israel (Reino do Norte)
  • De 14 a 21 de maio do 1º ano do reinado de Ezequias (oficial) sobre Judá (Reino do Sul)

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉM

(2Cr 30.1) 1Depois disto, Ezequias enviou mensageiros por todo o Israel e Judá. Escreveu também cartas para as tribos de Efraim e de Manassés para que viessem à Casa do Senhor Yahweh , em Jerusalém, para celebrarem a Páscoa ao Senhor Yahweh , Deus de Israel (NAA).

(2Cr 30.2-4) 2O rei, seus oficiais e toda a comunidade de Jerusalém decidiram celebrar a Páscoa no segundo mês. 3Não tinha sido possível celebrá-la na data prescrita, pois não havia número suficiente de Sacerdotes consagrados, e o povo não estava reunido em Jerusalém (NVI). 4E isto foi aprovado pelo rei e por toda a congregação (NAA).

(2Cr 30.5) 5Assim, fizeram uma proclamação em todo o Israel, desde Berseba, ao sul, até Dã, ao norte, convidando todos a virem a Jerusalém para celebrar a Páscoa do Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel. Fazia tempo que essa festa não era celebrada por um grande número de pessoas, como a Lei exigia (NVT).

(2Cr 30.6-9) 6Por ordem do rei, mensageiros foram enviados a todo o Israel e Judá. Levavam cartas que diziam: “Ó israelitas, voltem para o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Abraão, Isaque e Israel, para que ele se volte para nós, os poucos que sobrevivemos à conquista pelos reis assírios (NVT). 7Não sejam como os seus pais e como os seus irmãos, que foram infiéis ao Senhor Yahweh , Deus Elohym de seus pais. Foi por isso que ele os entregou à desolação, como vocês estão vendo. 8Não sejam teimosos como os seus pais. Entreguem-se ao Senhor Yahweh e venham ao seu Santuário, que ele santificou para sempre. Sirvam ao Senhor Yahweh , o Deus Elohym de vocês, para que o furor da sua ira se afaste de vocês (NAA). 9Se vocês voltarem para o Senhor Yahweh , os que capturaram os seus irmãos e os seus filhos terão misericórdia deles, e eles voltarão a esta terra, pois o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , é bondoso e compassivo. Ele não os rejeitará, se vocês se voltarem para ele” (NVI).

(2Cr 30.10-11) 10Os mensageiros foram de cidade em cidade, em Efraim e em Manassés, e até em Zebulom, mas o povo zombou deles e os expôs ao ridículo. 11No entanto, alguns homens de Aser, de Manassés e de Zebulom humilharam-se e foram para Jerusalém (NVI).

(2Cr 30.12-14) 12Já em Judá a mão de Deus Elohym esteve sobre o povo dando-lhes unidade de pensamento para executarem o que o rei e os seus oficiais haviam ordenado, conforme a palavra do Senhor Yahweh (NVI). 13Assim, uma grande multidão se reuniu em Jerusalém no segundo mês, para comemorar a Festa dos Pães sem Fermento. 14Começaram a trabalhar e removeram os santuários idólatras de Jerusalém. Também removeram todos os altares de incenso e os jogaram no vale de Cedrom (NVT).

Povo de Judá e de Israel se unem para Celebração da Páscoa

(2Cr 30.15-16) 15No décimo quarto dia do segundo mês, o povo abateu o cordeiro pascal. Isso deixou os Sacerdotes e Levitas envergonhados, por isso se purificaram e trouxeram holocaustos ao Templo do Senhor Yahweh . 16Tomaram seus lugares no Templo, conforme a instrução da Lei de Moisés, homem de Deus Elohym . Os Levitas trouxeram sangue dos sacrifícios para os Sacerdotes, que o aspergiram sobre o altar (NVT).

(2Cr 30.17-20) 17Visto que muitos na multidão não haviam se consagrado, os Levitas tiveram que matar cordeiros da Páscoa para todos os que não estavam cerimonialmente puros e que por isso não podiam consagrar os seus cordeiros ao Senhor Yahweh (NVI). 18A maioria dos que vieram de Efraim, Manassés, Issacar e Zebulom não havia se purificado. Mas o rei Ezequias orou por eles e foi permitido que comessem a refeição pascal, embora isso fosse contrário aos requisitos da Lei. Pois Ezequias orou: “Que o Senhor Yahweh , que é bondoso, perdoe 19aqueles que resolveram buscar o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de seus antepassados, mesmo que não estejam devidamente purificados conforme os padrões do Santuário”. 20E o Senhor Yahweh ouviu a oração de Ezequias e perdoou o povo (NVT).

(2Cr 30.21-22) 21Então os israelitas que estavam em Jerusalém comemoraram com grande alegria durante sete dias a Festa dos Pães sem Fermento. A cada dia, os Levitas e os Sacerdotes louvavam o Senhor Yahweh com instrumentos ressoantes (NVT). 22Ezequias dirigiu palavras animadoras a todos os Levitas, que mostraram boa disposição para com o serviço do Senhor Yahweh . Durante os sete dias eles comeram suas porções das ofertas, apresentaram sacrifícios de comunhão e louvaram o Senhor Yahweh , o Deus Elohym dos seus antepassados (NVI).

(2Cr 30.23-25) 23Toda a comunidade resolveu continuar com a festa por mais sete dias, de modo que celebraram com alegria por mais uma semana. 24Ezequias, rei de Judá, deu à comunidade mil novilhos e sete mil ovelhas para as ofertas, e os oficiais deram mil novilhos e dez mil ovelhas e cabras. Nesse meio-tempo, muitos outros Sacerdotes se purificaram. 25Toda a comunidade de Judá se alegrou, incluindo os Sacerdotes, os Levitas, todos que vieram da terra de Israel, os estrangeiros residentes em Israel que vieram para a festa e todos que moravam em Judá (NVT).

(2Cr 30.26-27) 26Houve grande alegria em Jerusalém, pois a cidade não via uma celebração como essa desde os dias de Salomão, filho do rei Davi. 27Então os Sacerdotes e os Levitas se levantaram e abençoaram o povo, e Deus, de sua santa habitação nos céus, ouviu sua oração (NVT).

Os Ídolos são Destruídos

(2Cr 31.1) 1Quando a festa terminou, os israelitas que haviam participado saíram pelas cidades de Judá, Benjamim, Efraim e Manassés e despedaçaram todas as colunas sagradas, derrubaram os postes de Aserá e removeram os santuários e altares idólatras. Depois disso, voltaram para suas cidades e casas (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: O rei Ezequias continua com Reformas Religiosas (Reino do Sul) (Aproximadamente 725 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jezreel com 45 anos (filho do Profeta Oséias)
  • Lo-Ruama com 43 anos (filha do Profeta Oséias)
  • Lo-Ami com 42 anos (filho do Profeta Oseías)
  • Isaías com 40 anos (Profeta do Reino do Sul)
  • Ezequias com 31 anos (filho de Acaz) (Reino do Sul)
  • 6º ano do reinado de Ezequias (co-regente) (filho de Acaz) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 3º ano do reinado de Oséias sobre Israel (Reino do Norte)
  • Junho a Outubro do 1º ano do reinado de Ezequias (oficial) sobre Judá (Reino do Sul)

(2Cr 31.2) 2Ezequias designou os Sacerdotes e os Levitas por turnos, cada um de acordo com os seus deveres, para apresentarem holocaustos e sacrifícios de comunhão, ministrarem, darem graças e cantarem louvores junto às portas da habitação do Senhor Yahweh (NVI).

(2Cr 31.3-4) 3O rei também contribuiu pessoalmente com animais para os holocaustos diários da manhã e da tarde e para os holocaustos do Shabat, das Festas da Lua Nova e das Festas Anuais prescritas pela Lei do Senhor Yahweh . 4Além disso, ordenou ao povo que morava em Jerusalém que contribuísse com sua parte devida aos Sacerdotes e aos Levitas, para que estes pudessem dedicar-se à Lei do Senhor Yahweh (NVT).

(2Cr 31.5-7) 5Quando os israelitas souberam dessa exigência, responderam generosamente e trouxeram a primeira porção de seus cereais, do vinho novo, do azeite, do mel e de tudo que os campos produziam. Trouxeram uma grande quantidade, o dízimo de tudo que haviam produzido. 6Os habitantes de Israel que tinham se mudado para Judá, e os próprios habitantes de Judá, trouxeram o dízimo do gado, das ovelhas, bem como das coisas que haviam sido consagradas ao Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , e juntaram tudo em vários montões. 7Começaram a amontoar as ofertas no terceiro mês e terminaram no sétimo (NVT).

(2Cr 31.8-12) 8Quando Ezequias e os seus oficiais chegaram e viram as pilhas de ofertas, louvaram o Senhor Yahweh e abençoaram Israel, o seu povo. 9Ezequias perguntou aos Sacerdotes e aos Levitas sobre essas ofertas (NVI); 10Azarias, o Sumo Sacerdote, da família de Zadoque, respondeu: “Desde que o povo começou a trazer ofertas para o Templo do Senhor Yahweh , temos alimento suficiente e ainda tem sobrado muito. O Senhor Yahweh abençoou seu povo, e tudo isto é o que sobra” (NVT). 11Então Ezequias ordenou que preparassem depósitos na Casa do Senhor Yahweh . 12Uma vez preparados, recolheram neles fielmente as ofertas, os dízimos e as coisas consagradas. Quem estava encarregado disto era Conanias, o Levita, e Simei, seu irmão, era o seu auxiliar (NAA).

(2Cr 31.13-14) 13Os supervisores subordinados a eles eram Jeiel, Azazias, Naate, Asael, Jerimote, Jozabade, Eliel, Ismaquias, Maate e Benaia. As nomeações foram feitas pelo rei Ezequias e por Azarias, o principal encarregado do Templo de Deus Elohym . 14Coré, filho do Levita Imna, guarda da porta do Leste, foi encarregado de distribuir as ofertas voluntárias feitas a Deus Elohym , as contribuições e os objetos consagrados ao Senhor Yahweh (NVT).

(2Cr 31.15-16) 15Sob o comando dele estavam Éden, Miniamim, Jesua, Semaías, Amarias e Secanias, que, nas cidades dos Sacerdotes, com toda a fidelidade distribuíam ofertas aos seus colegas Sacerdotes de acordo com seus turnos, tanto aos idosos quanto aos jovens. 16Eles as distribuíram aos homens e aos meninos de três anos para cima, cujos nomes estavam nos registros genealógicos, também a todos os que entravam no Templo do Senhor Yahweh para realizar suas várias tarefas diárias, de acordo com suas responsabilidades e seus turnos (NVI).

(2Cr 31.17-18) 17Os registros genealógicos dos Sacerdotes eram feitos segundo suas famílias, o dos Levitas de vinte anos para cima, de acordo com suas responsabilidades e seus turnos (NVI). 18Também entregavam porções de alimento às famílias de todos que estavam listados nos registros genealógicos, incluindo as crianças pequenas, as esposas, os filhos e as filhas, pois toda a comunidade havia sido fiel ao se purificar (NVT).

(2Cr 31.19) 19Entre os Sacerdotes, descendentes de Arão, que viviam nas terras de pastagem ao redor de suas cidades, foram nomeados alguns deles, de cidade em cidade, para distribuírem as ofertas a todos os Sacerdotes e a todos os que estavam registrados nas genealogias dos Levitas (NVI).

(2Cr 31.20-21) 20Foi isso o que Ezequias fez em todo o Judá; fez o que era bom, reto e verdadeiro aos olhos do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym . 21Em toda a obra que Ezequias realizou no serviço da Casa de Deus Elohym , na Lei e nos mandamentos, para buscar o seu Deus Elohym , ele o fez de todo o coração e foi bem-sucedido (NAA).

Vitórias do rei Ezequias

(2Rs 18.7-8) 7Assim, o Senhor Yahweh estava com Ezequias, e ele era bem-sucedido em tudo que fazia. Rebelou-se contra o rei da Assíria e não lhe pagou tributo (NVT). 8Derrotou os filisteus até Gaza e o seu território, desde a torre dos vigias até a cidade fortificada (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.