• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 182

182º Dia – 1º de Julho

O REINO DIVIDIDO: ISRAEL AO NORTE E JUDÁ AO SUL

CENÁRIO HISTÓRICO: A Capital do Reino de Israel é Sitiada (Reino do Norte) (Aproximadamente 724 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jezreel com 48 anos (filho do Profeta Oséias)
  • Lo-Ruama com 46 anos (filha do Profeta Oséias)
  • Lo-Ami com 44 anos (filho do Profeta Oseías)
  • Isaías com 43 anos (Profeta do Reino do Sul)
  • Ezequias com 34 anos (filho de Acaz) (Reino do Sul)
  • 9º ano do reinado de Ezequias (co-regente) (filho de Acaz) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 6º ano do reinado de Oséias sobre Israel (Reino do Norte)
  • 3º ano do reinado de Ezequias (oficial) sobre Judá (Reino do Sul)

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SAMARIAProfeta Oseias: O Amor do Senhor por Israel e a Ingratidão do Povo

(Os 11.1-4) 1“Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho (NAA). 2Mas, quanto mais o chamava, mais ele se afastava de mim; oferecia sacrifícios às imagens de Baal e queimava incenso aos ídolos (NVT). 3Mas fui eu que ensinei Efraim a andar; tomei-os nos meus braços, mas eles não entenderam que era eu que os curava (NAA). 4Guiei Israel com meus laços de amor. Tirei o jugo de seu pescoço e eu mesmo me inclinei para alimentá-lo” (NVT).

(Os 11.5-7) 5“Mas, porque meu povo não quer voltar para mim, voltará para o Egito e será obrigado a viver na Assíria. 6A guerra devastará suas cidades, e os inimigos derrubarão suas portas. Destruirão os israelitas, por causa de suas tramas. 7Pois meu povo está decidido a me abandonar; eles me chamam Altíssimo, mas não me honram de verdade” (NVT).

(Os 11.8-9) 8“Como eu poderia desistir de você, Israel? Como poderia deixá-lo? Como poderia destruí-lo como Admá ou arrasá-lo como Zeboim? Meu coração está dilacerado, e minha compaixão transborda (NVT). 9Não executarei o furor da minha ira; não voltarei para destruir Efraim. Porque eu sou Deus El e não homem; sou o Santo no meio de vocês. Não virei com ira” (NAA).

(Os 11.10-11) 10“Pois, um dia, meu povo me seguirá; eu, o Senhor Yahweh , rugirei como leão, e, quando eu rugir, meu povo retornará, tremendo, desde o Oeste. 11Como um bando de aves, virão do Egito; tremendo como pombas, voltarão da Assíria. Eu os trarei de volta para casa”, diz o Senhor Yahweh (NVT).

(Os 11.12) 12“Efraim me cercou com mentiras, e a casa de Israel, com engano; mas Judá ainda está do lado de Deus El e permanece fiel ao Santo Kadosh (NAA).

(Os 12.1) 1Efraim apascenta o vento e persegue o vento Leste o dia inteiro. Multiplica mentiras e destruição. Faz aliança com a Assíria, mas o azeite é levado para o Egito (NAA).

(Os 12.8-9) 8“Efraim orgulha-se e exclama: ‘Como fiquei rico e abastado! Em todos os trabalhos que realizei, não encontrarão em mim nenhum crime ou pecado’. 9Mas eu sou o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , desde a terra do Egito; farei vocês voltarem a morar em tendas, como no dia de suas Festas Fixas” (NVI).

(Os 12.10-11) 10Enviei meus Profetas para adverti-los com muitas visões e parábolas. 11Mas os habitantes de Gileade não valem nada, por causa de seu pecado. Em Gilgal também sacrificam bois; seus altares são enfileirados como montes de pedras à beira de um campo arado” (NVT).

(Os 12.12-14) 12Jacó fugiu para a terra de Arã e ali cuidou de ovelhas para obter uma esposa (NVT). 13O Senhor Yahweh usou um Profeta para tirar Israel do Egito, e por meio de um Profeta cuidou dele (NVI). 14Efraim amargamente o provocou à ira; por isso, o seu Senhor fará com que ele pague pelo sangue que derramou e lhe retribuirá pelas suas afrontas (NAA).

Profeta Oseias: O Castigo Definitivo contra Israel

(Os 13.1-3) 1Quando Efraim falava, os homens tremiam; ele era exaltado em Israel. Mas tornou-se culpado da adoração de Baal e começou a morrer. 2Agora eles pecam cada vez mais; com sua prata fazem ídolos de metal para si, imagens modeladas com muita inteligência, todas elas obras de artesãos. Dizem desse povo: “Eles oferecem sacrifício humano e beijam os ídolos feitos em forma de bezerro”. 3Por isso serão como a neblina da manhã, como o orvalho que bem cedo evapora, como palha que num redemoinho vai-se de uma eira, como a fumaça que sai pela chaminé (NVI).

(Os 13.4-8) 4“Mas eu sou o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , desde a terra do Egito. Vocês não reconhecerão nenhum outro deus além de mim, nenhum outro Salvador senão a mim (NVI). 5Cuidei de vocês no deserto, naquela terra seca e sedenta (NVT). 6Quando tinham comida, eles se fartaram, e, uma vez fartos, seu coração se encheu de orgulho; por isso, se esqueceram de mim. 7Portanto, serei para eles como um leão; como um leopardo, ficarei espreitando no caminho (NAA). 8Como uma ursa da qual roubaram os filhotes, arrancarei seu coração. Como uma leoa faminta os devorarei, e como um animal selvagem os despedaçarei” (NVT).

(Os 13.9-11) 9“A sua ruína, ó Israel, vem de você, e só de mim, o seu socorro. 10Onde está, agora, o seu rei, para que o salve em todas as suas cidades? E os seus juízes, dos quais você disse: ‘Dê-me um rei e príncipes?’ 11Eu lhe dei um rei na minha ira, e o tirei de você no meu furor” (NAA).

(Os 13.12-14) 12A culpa de Efraim foi acumulada, e seu pecado, armazenado para o castigo. 13O povo sentiu dores, como as dores do parto, mas é insensato como uma criança que não quer nascer. A hora do nascimento chegou, mas ele fica no ventre. 14Devo resgatá-los do Sheol? Devo redimi-los da morte? Ó morte, traga seus horrores! Ó Sheol, traga suas pragas! Pois não terei compaixão deles” (NVT).

(Os 13.15-16) 15Efraim é o mais próspero de seus irmãos, mas um vento leste, uma rajada do Senhor Yahweh , se levantará no deserto. Suas fontes se esgotarão, e seus poços secarão. Todas as suas riquezas serão saqueadas e levadas embora (NVT). 16Samaria levará sobre si a sua culpa, porque se rebelou contra o seu Deus Elohym ; cairá à espada, seus filhos serão despedaçados, e as suas mulheres grávidas serão abertas pelo meio (NAA).

Profeta Oseias: Um chamado para voltar ao Senhor

(Os 14.1-3) 1Volte, ó Israel, para o Senhor Yahweh , para o seu Deus Elohym . Seus pecados causaram sua queda! (NVI) 2Tragam palavras de arrependimento e convertam-se ao Senhor Yahweh , dizendo: “Perdoa toda a nossa iniquidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios (NAA). 3A Assíria não nos pode salvar; não montaremos cavalos de guerra. Nunca mais diremos: ‘Nossos deuses’ àquilo que as nossas próprias mãos fizeram, porque o Senhor Elohym ama o órfão” (NVI).

(Os 14.4-7) 4“Eu curarei a infidelidade deles e os amarei de todo o meu coração, pois a minha ira desviou-se deles (NVI). 5Serei para Israel como o orvalho refrescante. Israel florescerá como o lírio; lançará raízes profundas no solo, como os cedros do Líbano (NVT). 6Os seus ramos se estenderão, o seu esplendor será como o da oliveira, e a sua fragrância, como a do cedro do Líbano (NAA). 7Os que habitavam à sua sombra voltarão. Reviverão como o trigo. Florescerão como a videira, e a fama de Israel será como o do vinho do Líbano” (NVI).

Profeta Oseias: Apelo Final

(Os 14.8-9) 8“Ó Efraim, que tenho eu a ver com os ídolos? Sou eu que ouço as suas orações e cuido de você! Eu sou como o cipreste verde; de mim procede o seu fruto” (NAA). 9Quem for sábio, entenda estas coisas; quem tiver discernimento, ouça com atenção. Os caminhos do Senhor Yahweh são retos, e neles andam os justos. Mas, nesses mesmos caminhos, os pecadores tropeçam e caem (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Capital do Reino de Israel é Atacada (Reino do Norte) (Aproximadamente 724 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jezreel com 48 anos (filho do Profeta Oséias)
  • Lo-Ruama com 46 anos (filha do Profeta Oséias)
  • Lo-Ami com 44 anos (filho do Profeta Oseías)
  • Isaías com 43 anos (Profeta do Reino do Sul)
  • Ezequias com 34 anos (filho de Acaz) (Reino do Sul)
  • 9º ano do reinado de Ezequias (co-regente) (filho de Acaz) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 6º ano do reinado de Oséias sobre Israel (Reino do Norte)
  • 3º ano do reinado de Ezequias (oficial) sobre Judá (Reino do Sul)

(2Rs 18.9) 9No quarto ano (incompleto) do reinado do rei Ezequias, o sétimo ano (incompleto) do reinado de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, Salmaneser, rei da Assíria, marchou contra Samaria e a cercou (NVI).

(2Rs 17.5) 5O rei da Assíria ocupou todo o território de Israel e, durante três anos (incompletos), cercou a cidade de Samaria (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Fim do Reino de Israel ao Norte – A Cidade de Samaria é Invadida (Reino do Norte) (Aproximadamente 722 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jezreel com 50 anos (filho do Profeta Oséias)
  • Lo-Ruama com 48 anos (filha do Profeta Oséias)
  • Lo-Ami com 46 anos (filho do Profeta Oseías)
  • Isaías com 45 anos (Profeta do Reino do Sul)
  • Ezequias com 36 anos (filho de Acaz) (Reino do Sul)
  • 11º ano do reinado de Ezequias (co-regente) (filho de Acaz) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 8º e último ano do reinado de Oséias sobre Israel (Reino do Norte)
  • 5º ano do reinado de Ezequias (oficial) sobre Judá (Reino do Sul)

(2Rs 18.10-11) 10Ao fim de três anos (incompletos), a cidade foi conquistada. Sim, no ano sexto (incompleto) do reinado de Ezequias, que era o nono ano (incompleto) do reinado de Oseias, rei de Israel, Samaria foi conquistada (NAA). 11O rei assírio deportou os israelitas para a Assíria e os colocou em assentamentos em Hala, ao longo das margens do rio Habor, em Gozã, e nas cidades da Média (NVT).

(2Rs 17.6) 6No nono ano (incompleto) do reinado de Oseias, o rei assírio conquistou Samaria e deportou os israelitas para a Assíria. Ele os colocou em Hala, em Gozã do rio Habor e nas cidades dos medos (NVI).

(2Rs 17.1) 1bReinou (Oseias) em Samaria por nove anos (incompletos) (NVT).

Exílio por causa da Apostasia

(2Rs 17.7-8) 7Tudo isso aconteceu porque os israelitas haviam pecado contra o Senhor Yahweh seu Deus Elohym , que os tirara do Egito, de sob o poder do Faraó, rei do Egito. Eles prestaram culto a outros deuses (NVI). 8Seguiram as práticas das nações que o Senhor Yahweh tinha expulsado de diante deles, bem como as práticas introduzidas pelos reis de Israel (NVT).

(2Rs 17.21-23) 21Pois quando o Senhor arrancou Israel do reino de Davi, os israelitas escolheram Jeroboão, filho de Nebate, como rei. Mas Jeroboão afastou Israel do Senhor Yahweh e os levou a cometer grande pecado. 22E os israelitas continuaram a seguir todos os caminhos maus de Jeroboão. Não se afastaram desses pecados (NAA), 23até que o Senhor Yahweh os afastou de sua presença, conforme havia advertido por meio de todos os seus servos, os Profetas. Assim, o povo de Israel foi tirado de sua terra e levado ao exílio na Assíria, onde ainda hoje permanecem (NVI).

(2Rs 17.16-17) 16Rejeitaram todos os mandamentos do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , e fizeram dois bezerros de metal. Ergueram um poste de Aserá e adoraram Baal e todos os astros do céu. 17Chegaram a sacrificar os próprios filhos e filhas no fogo. Consultaram adivinhos, praticaram feitiçaria, venderam-se para fazer o que é mau aos olhos do Senhor Yahweh e provocaram sua ira (NVT).

(2Rs 17.9-12) 9Os israelitas também fizeram, em segredo, muitas coisas que não eram corretas diante do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym . Construíram santuários idólatras em todas as cidades, desde o menor posto de vigilância até a maior cidade murada (NVT). 10Levantaram para si colunas e postes da deusa Aserá, em todas as colinas mais elevadas e debaixo de todas as árvores frondosas (NAA). 11Em todos os altares idólatras queimavam incenso, como fizeram as nações a quem o Senhor Yahweh havia expulsado de diante deles. Fizeram males que provocaram o Senhor Yahweh à ira (NVI), 12e serviram os ídolos, dos quais o Senhor Yahweh lhes tinha dito: “Não façam estas coisas” (NAA).

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉMProfeta Oseias: Palavra ao Reino de Judá

(Os 12.2) 2Agora o Senhor Yahweh apresenta acusações contra Judá; está prestes a castigar Jacó por sua conduta enganosa, e lhe retribuir por tudo que fez (NVT).

(Os 12.3-5) 3Ainda no ventre, Jacó agarrou o calcanhar de seu irmão; quando se tornou homem, lutou com Deus Elohym . 4Sim, lutou com o anjo e venceu; chorou e suplicou-lhe que o abençoasse. Ali em Betel, encontrou Deus, e Deus falou com ele (NVT). 5O Senhor Yahweh Deus Elohym dos Exércitos, o Senhor Yahweh é seu nome! (NAA)

(Os 12.6-7) 6Quanto a você, volte para o seu Deus Elohym , siga o amor e a justiça, e espere sempre no seu Deus Elohym (NAA). 7O povo, no entanto, se comporta como comerciantes astutos, que usam balanças desonestas e gostam de explorar (NVT).

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SAMARIAA Assíria reassenta Samaria (A origem dos Samaritanos)

(2Rs 17.24) 24O rei da Assíria trouxe gente da Babilônia, de Cuta, de Ava, de Hamate e de Sefarvaim e os estabeleceu nas cidades de Samaria para substituir os israelitas. Eles ocuparam Samaria e habitaram em suas cidades (NVI).

(2Rs 17.25-27) 25A princípio, quando passaram a morar ali, não temeram o Senhor Yahweh . Então o Senhor Yahweh mandou para o meio deles leões, que mataram alguns do povo (NAA). 26Por isso, enviaram uma mensagem ao rei da Assíria: “O povo que o senhor deportou para as cidades de Samaria não conhece os costumes do deus da terra. Ele mandou leões para destruí-los, porque não conhecem suas exigências”. 27Então o rei da Assíria deu esta ordem: “Enviem um dos sacerdotes exilados de volta a Samaria. Ele viverá ali e ensinará aos novos habitantes os costumes do deus da terra” (NVT).

(2Rs 17.28-31) 28Assim um dos sacerdotes que havia sido levado de Samaria foi e ficou morando em Betel. E lhes ensinava como deviam temer o Senhor Yahweh (NAA). 29Contudo, cada um desses povos estrangeiros continuou a fazer seus deuses e adorá-los. Em todas as cidades onde habitavam, colocaram seus ídolos nos santuários idólatras que o povo de Samaria havia construído. 30Os da Babilônia adoravam as imagens do deus Sucote-Benote. Os de Cuta adoravam o deus Nergal. Os de Hamate adoravam o deus Asima. 31Os aveus adoravam os deuses Nibaz e Tartaque. E o povo de Sefarvaim até queimava os próprios filhos como sacrifício aos deuses Adrameleque e Anameleque (NVT).

(2Rs 17.41) 41Mesmo enquanto esses povos adoravam o Senhor Yahweh , também prestavam culto aos seus ídolos. Até hoje seus filhos e netos continuam a fazer o que seus antepassados faziam (NVI).

(2Rs 17.32-34) 32Esses novos habitantes adoravam o Senhor Yahweh , mas também nomeavam qualquer pessoa como sacerdote para oferecer sacrifícios nos lugares de culto (NVT). 33E assim eles adoravam o Senhor Yahweh e, ao mesmo tempo, serviam os seus próprios deuses, segundo o costume das nações do meio das quais tinham sido trazidos. 34Até o dia de hoje fazem segundo os antigos costumes. Não temem o Senhor Yahweh , não fazem segundo os seus estatutos e juízos, nem segundo a Lei e o mandamento que o Senhor Yahweh ordenou aos filhos de Jacó, a quem deu o nome de Israel (NAA).

As Consequências por não obedecerem às Ordens do Senhor para com seu Povo

(2Rs 17.35-40) 35Quando o Senhor Yahweh fez uma aliança com os israelitas, ele lhes ordenou: “Não adorem a outros deuses, não se inclinem diante deles, não lhes prestem culto nem lhes ofereçam sacrifício”. 36Mas o Senhor Yahweh , que os tirou do Egito com grande poder e braço forte, é a quem vocês adorarão. Diante dele vocês se inclinarão e lhe oferecerão sacrifícios. 37Vocês sempre tomarão o cuidado de obedecer aos decretos, e às ordenanças, às leis e aos mandamentos que lhes prescreveu. Não adorem a outros deuses. 38“Não esqueçam a aliança que fiz com vocês e não adorem a outros deuses” (NVI). 39Mas adorem o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , e ele os livrará das mãos de todos os seus inimigos (NAA). 40Contudo, eles não deram atenção, mas continuaram em suas antigas práticas (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.