• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 183

183º Dia – 2 de Julho

O REINO DE JUDÁ

CENÁRIO HISTÓRICO: Continuação do Ministério Profético de Isaías (Aproximadamente 722 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Isaías com 45 anos (Profeta do Reino de Judá)
  • Ezequias com 36 anos (filho de Acaz)
  • 11º ano do reinado de Ezequias (co-regente) (filho de Acaz) sobre Judá
  • 5º ano do reinado de Ezequias (oficial) sobre Judá

OUTROS REINOS: Profeta Isaías: Mensagem contra Moabe

(Is 15.1-4) 1Sentença contra Moabe. Certamente numa noite Ar de Moabe foi arrasada, e ela está destruída; certamente numa noite Quir de Moabe foi arrasada, e ela está destruída (NAA). 2Seu povo irá ao templo em Dibom para lamentar, aos lugares de culto nos montes para chorar. Chorarão pelo destino de Nebo e Medeba, rasparão a cabeça e cortarão a barba. 3Vestirão pano de saco e vagarão pelas ruas; de todas as casas e praças públicas virão gemidos de lamento. 4Os habitantes de Hesbom e Eleale clamarão; suas vozes serão ouvidas até em Jaaz. Os guerreiros mais valentes de Moabe gritarão de terror; indefesos, tremerão de medo (NVT).

(Is 15.5-9) 5O meu coração clama por causa de Moabe. Os seus fugitivos vão até a região de Zoar e Eglate-Selisia; vão chorando pela subida de Luíte e no caminho de Horonaim levantam gritos de desespero. 6Porque as águas de Ninrim desapareceram; seca-se o pasto, acaba-se o capim, e não há mais nada que esteja verde (NAA). 7Por isso, a riqueza que adquiriram e armazenaram eles levam para além do riacho dos Salgueiros. 8Com efeito, seu clamor espalha-se por todo o território de Moabe; sua lamentação até Eglaim, até Beer-Elim. 9Ainda que as águas de Dimom estejam cheias de sangue, trarei mais mal sobre Dimom; um leão sobre os fugitivos de Moabe e sobre aqueles que permanecem na terra (NVI).

(Is 16.1-7) 1Enviem cordeiros como tributo ao governante da terra, desde Selá, atravessando o deserto, até o monte Sião (NVI). 2As mulheres de Moabe foram abandonadas, como aves sem ninho, nas partes rasas do rio Arnom. 3“Ajudem-nos!”, elas clamam. “Defendam-nos como uma sombra ao meio-dia! Protejam os fugitivos; não nos traiam agora que escapamos. 4Deixem que o povo de Moabe more com vocês; escondam nossos refugiados do inimigo, até que passe o terror”. Quando a opressão e a destruição tiverem terminado, quando os invasores inimigos tiverem partido, 5Deus estabelecerá como rei um dos descendentes de Davi. Ele reinará com misericórdia e verdade, julgará sempre com imparcialidade e buscará fazer o que é justo (NVT). 6Ouvimos acerca da soberba de Moabe: da sua arrogância exagerada, de todo o seu orgulho e do seu ódio; mas tudo isso não vale nada (NVI). 7Toda a terra de Moabe chora, sim, todos em Moabe lamentam ao lembrar dos bolos de passas de Quir-Haresete; não resta um sequer (NVT).

(Is 16.8-10) 8As plantações de Hesbom estão abandonadas, os vinhedos de Sibma, desertos. Os governantes das nações derrubaram Moabe, essa bela videira. Seus ramos se estendiam para o norte, até a cidade de Jazar, e se espalhavam para o leste, até o deserto. Seus brotos se estendiam tão longe para o Oeste que atravessavam o mar Morto. 9Por isso, agora choro por Jazar e pelos vinhedos de Sibma; minhas lágrimas correrão por Hesbom e por Eleale. Não há mais gritos de alegria por seus frutos de verão e suas colheitas (NVT). 10Foram-se a alegria e a exultação dos pomares; ninguém canta nem grita nas vinhas; ninguém pisa as uvas nos lagares, pois fiz cessar os gritos de alegria (NVI).

(Is 16.11-12) 11O clamor de meu coração por Moabe é como o lamento de uma harpa; estou cheio de angústia por Quir-Haresete (NVT). 12O povo de Moabe adorará em seus santuários idólatras, mas de nada lhe adiantará. Clamarão aos deuses em seus templos, mas ninguém poderá salvá-los (NVT).

(Is 16.13-14) 13Esta é a palavra que o Senhor Yahweh há muito pronunciou contra Moabe (NAA). 14Mas agora o Senhor Yahweh diz: “Dentro de três anos, e nem um dia a mais, o esplendor de Moabe e toda a sua grande população serão desprezados, e os seus sobreviventes serão poucos e fracos” (NVI).

(Is 25.10-12) 10Porque a mão do Senhor Yahweh repousará neste monte; mas Moabe será pisoteado no seu lugar, como se pisa a palha na esterqueira. 11No meio disto Moabe estenderá os braços, como o nadador os estende para nadar; mas o Senhor lhe abaterá o orgulho, apesar da perícia dos seus braços (NAA). 12Os muros altos de Moabe serão demolidos; serão derrubados por terra, até o pó (NVT).

Profeta Isaías: Mensagem contra Edom

(Is 21.11-12) 11Advertência contra Dumá: Alguém de Seir me pergunta: “Guarda, quanto ainda falta para acabar a noite? Guarda, quanto falta para acabar a noite?” (NVI) 12O guarda responde: “O amanhecer está próximo, mas logo a noite voltará; se quiser perguntar de novo, volte e pergunte” (NVT).

Profeta Isaías: Mensagem contra a Arábia

(Is 21.13-17) 13Recebi esta mensagem acerca da Arábia: Ó caravanas de Dedã, escondam-se nos bosques da Arábia (NVT). 14Levem água para os sedentos. Ó moradores da terra de Temá, levem pão aos fugitivos. 15Porque eles fogem da espada, da espada desembainhada, do arco entesado e do furor da guerra (NAA). 16Assim me diz o Senhor Adonay : “Dentro de um ano, e nem um dia a mais, toda a pompa de Quedar chegará ao fim. 17Poucos serão os sobreviventes dos flecheiros, dos guerreiros de Quedar”. O Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel, falou (NVI).

Profeta Isaías: O Dia do SenhorJulgamento sobre toda a Terra

(Is 24.1-3) 1Vejam! O Senhor Yahweh vai arrasar a terra e devastá-la; arruinará sua superfície e espalhará seus habitantes. 2Será o mesmo para o sacerdote e o povo, para o senhor e o servo, para a senhora e a serva, para o vendedor e o comprador, para quem toma emprestado e quem empresta, para o devedor e o credor. 3A Terra será completamente arrasada e totalmente saqueada. Quem falou esta palavra foi o Senhor Yahweh (NVI).

(Is 24.4-6) 4A Terra lamenta e seca, sim, o mundo definha e murcha; até mesmo os mais nobres da Terra definham (NVT). 5A Terra está contaminada por causa dos seus moradores, porque transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna. 6Por isso, a maldição consome a Terra, e os que habitam nela se tornam culpados. Por isso, os moradores da Terra serão queimados, e poucas pessoas restarão (NAA).

(Is 24.7-12) 7O vinho novo seca, e as videiras murcham; os que festejavam agora gemem. 8O som animado dos tamborins cessou, e já não se ouvem os gritos alegres de celebração; os acordes melodiosos da harpa se calaram. 9Acabaram-se as alegrias do vinho e das canções; a bebida forte tem gosto amargo. 10A cidade se contorce em meio ao caos; todas as casas estão trancadas, para que ninguém entre. 11Nas ruas, multidões clamam por vinho; a alegria se transformou em tristeza, a celebração foi expulsa da Terra. 12A cidade foi deixada em ruínas; seus portões foram despedaçados (NVT).

(Is 24.13-16) 13Assim é em toda a Terra: sobrou apenas um remanescente, como as azeitonas que sobram quando a árvore é sacudida, como as uvas que restam na videira depois da colheita (NVT). 14Os que ficarem com vida cantarão de alegria; os que moram no Oeste proclamarão a grandeza do Senhor Yahweh (NTLH). 15Por isso, no Oriente deem glória ao Senhor Yahweh e, nas terras do mar, glorifiquem o nome do Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel (NAA). 16Ouvimos cânticos de louvor desde os confins da Terra, cânticos que glorificam o Justo! Meu coração, porém, está pesado de angústia; chorem por mim, pois desfaleço. O engano ainda prevalece; há traição por toda parte (NVT).

(Is 24.17-23) 17Terror, armadilhas e laços esperam por vocês, habitantes da Terra. 18Os que fogem apavorados cairão numa armadilha; os que escaparem da armadilha serão pegos num laço. Destruição cai dos céus como chuva; os alicerces da terra estremecem. 19A Terra se despedaçou; está totalmente destruída e é sacudida com violência. 20A Terra cambaleia como um bêbado, estremece como uma tenda na tempestade. Cai e não voltará a se levantar, pois a culpa de sua rebelião é pesada demais. 21Naquele dia, o Senhor Yahweh castigará os poderes celestiais nos céus e os governantes das nações na Terra (NVT). 22Serão ajuntados como presos em masmorra e encerrados num cárcere; e, depois de muitos dias, serão castigados. 23A lua ficará corada de vergonha e o sol se envergonhará quando o Senhor Yahweh dos Exércitos reinar no monte Sião e em Jerusalém; e diante dos seus anciãos haverá glória (NAA).

(Is 34.1-4) 1Aproximem-se, ó nações, para ouvir, e vocês, povos, escutem! Que a Terra e a sua plenitude ouçam; que o mundo e tudo o que ele produz escutem (NAA): 2Pois é grande a ira do Senhor Yahweh com as nações; está furioso com todos os seus exércitos. Ele as destruirá por completo, ele as condenará à matança. 3Seus mortos não serão sepultados; o fedor de seus cadáveres encherá a Terra, e o sangue escorrerá pelos montes (NVT). 4Todo o exército dos céus se dissolverá, e os céus se enrolarão como um pergaminho; todo o exército dos céus cairá, como cai a folha da videira e a folha da figueira (NAA).

Profeta Isaías: Deus tragará a morte para sempreA Alegria dos Redimidos

(Is 25.1-5) 1Ó Senhor Yahweh , o Senhor é o meu Deus Elohym ; eu te exaltarei e louvarei o teu nome, porque tem feito maravilhas e tem executado os teus conselhos antigos, fiéis e verdadeiros (NAA). 2Fez da cidade um monte de entulho, da cidade fortificada uma ruína, da cidadela dos estrangeiros uma cidade inexistente, que jamais será reconstruída. 3Por isso um povo forte te honrará; a cidade das nações cruéis te temerá. 4Tem sido refúgio para os pobres, refúgio para o necessitado em sua aflição, abrigo contra a tempestade e sombra contra o calor quando o sopro dos cruéis é como tempestade contra um muro (NVI), 5como o calor implacável do deserto. O Senhor, porém, cala o rugido das nações estrangeiras; como a sombra de uma nuvem diminui o calor implacável, assim os cânticos de soberba dos cruéis são silenciados (NVT).

(Is 25.6-9) 6Neste monte o Senhor Yahweh dos Exércitos preparará um farto banquete para todos os povos, um banquete de vinho envelhecido, com carnes suculentas e o melhor vinho (NVI). 7Neste monte ele acabará com o pano que cobre todos os povos e com o véu que está posto sobre todas as nações. 8Tragará a morte para sempre, e, assim, o Senhor Yahoweh Deus Adonay enxugará as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a Terra o vexame do seu povo, porque o Senhor Yahweh falou. 9Naquele dia, se dirá: “Eis que este é o nosso Deus Elohym , em quem esperávamos, e ele nos salvará; este é o Senhor Yahweh , a quem aguardávamos; na sua salvação exultaremos e nos alegraremos” (NAA).

(Is 35.1-2) 1E os lugares secos se alegrarão naqueles dias. O deserto vibrará de alegria e se cobrirá de flores (BV). 2Haverá muitas flores, cânticos e alegria! Os desertos se tornarão verdes como os montes do Líbano, belos como o monte Carmelo e a planície de Sarom. Ali o Senhor Yahweh mostrará sua glória, o esplendor de nosso Deus Elohym (NVT).

(Is 35.3-4) 3Fortaleçam os de mãos cansadas, apoiem os de joelhos fracos. 4Digam aos de coração temeroso: “Sejam fortes e não temam, pois seu Deus Elohym vem para vingar-se de seus inimigos; ele vem para salvá-los” (NVT).

(Is 35.5-7) 5Então se abrirão os olhos dos cegos e se destaparão os ouvidos dos surdos (NVI). 6Os aleijados pularão como o cervo, e os mudos cantarão de alegria. Fontes brotarão no deserto, e rios correrão na região desolada (NVT). 7A areia escaldante se transformará em lagos, e a terra seca, em mananciais de água. Onde os chacais costumavam viver, crescerá a erva com canas e juncos (NAA).

(Is 35.8-10) 8E ali haverá uma estrada, um caminho que será chamado de Caminho Santo. Os impuros não passarão por ele, pois será somente para o povo de Deus. Quem passar por esse caminho, mesmo que seja um tolo, não se perderá (NAA). 9Ao longo desse trajeto, leões não ficarão à espreita, nem qualquer outro animal feroz. Não haverá nenhum perigo; somente os redimidos andarão por ele. 10Os que foram resgatados pelo Senhor Yahweh voltarão; entrarão cantando em Sião, coroados com alegria sem fim. A tristeza e o lamento desaparecerão, e eles ficarão cheios de alegria e felicidade (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.