• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 202

202º Dia – 21 de Julho

REINO DE JUDÁ

CIDADE DE JERUSALÉMProfeta Isaías: O Senhor conforta a Sião (Alusão à Era Messiânica)

(Is 51.1-3) 1Escutem, vocês que procuram a justiça, vocês que buscam o Senhor: “Olhem para a rocha da qual vocês foram cortados e para a pedreira de onde foram tirados. 2Olhem para Abraão, seu pai, e para Sara, que os deu à luz. Porque Abraão era um só, quando eu o chamei, o abençoei e o multipliquei”. 3Porque o Senhor terá piedade de Sião; terá piedade de todos os seus lugares desolados. Fará o seu deserto como o Éden, e os seus lugares áridos, como o jardim do Senhor. Ali haverá júbilo e alegria, ações de graças e som de música (NAA).

Profeta Isaías: A Necessidade de uma Fé Responsiva (Alusão ao Final dos Tempos)

(Is 51.4-6) 4“Preste atenção, meu povo, e escute, minha nação! Porque de mim sairá a Lei, e estabelecerei o meu direito como luz dos povos. 5Perto está a minha justiça, a minha salvação já aparece, e os meus braços dominarão os povos. As terras do mar me aguardam e no meu braço esperam. 6Levantem os olhos para os céus e olhem para a terra, aqui embaixo! Porque os céus desaparecerão como a fumaça, e a terra envelhecerá como a roupa; os seus moradores morrerão como mosquitos, mas a minha salvação durará para sempre, e a minha justiça não será anulada” (NAA).

(Is 51.7-8) 7“Escutem, vocês que conhecem a justiça, vocês, povo em cujo coração está a minha Lei: não temam os insultos dos homens, nem fiquem assustados por causa das suas zombarias. 8Porque as traças os roerão como fazem com a roupa, e os bichos os comerão como fazem com a lã. Mas a minha justiça durará para sempre, e a minha salvação, de geração em geração” (NAA).

(Is 51.9-11) 9Desperta! Desperta, braço do Senhor, e arma-se de força! Desperta como nos dias passados, como nas gerações antigas! Não é o Senhor, aquele que cortou Raabe em pedaços e feriu o monstro marinho? 10Não é o Senhor, aquele que secou o mar, as águas do grande abismo? Não abriu um caminho no fundo do mar, para que passassem os remidos? 11Os resgatados do Senhor voltarão e entrarão em Sião com cânticos de júbilo. Alegria eterna coroará a sua cabeça. Ficarão tomados de júbilo e alegria, e deles fugirão a tristeza e o gemido (NAA).

(Is 51.12-16) 12“Eu, eu sou aquele que os consola; quem, então, é você, para que tenha medo do homem, que é mortal, ou do filho do homem, que não passa de erva? 13Por que você se esquece do Senhor , que o criou, que estendeu os céus e fundou a terra, e todo o dia, sem cessar, teme a fúria do opressor, que se prepara para destruir? Onde está a fúria do opressor? 14O exilado cativo depressa será libertado, lá não morrerá, lá não descerá à sepultura; o seu pão não lhe faltará. 15Pois eu sou o Senhor, seu Deus, que agito o mar, de modo que bramem as suas ondas. O meu nome é Senhor dos Exércitos (NAA). 16Pus minhas palavras em sua boca e o cobri com a sombra da minha mão, eu que pus os céus no lugar, que lancei os alicerces da terra, e que digo a Sião: ‘Você é o meu povo’” (NVI).

(Is 51.17-19) 17Desperte, desperte! Levante-se, ó Jerusalém, você que bebeu da mão do Senhor o cálice da ira dele, você que engoliu até a última gota, a taça que faz os homens cambalearem (NVI). 18De todos os filhos que ela teve não houve nenhum para guiá-la; de todos os filhos que criou não houve nenhum para tomá-la pela mão (NVI). 19Estas duas coisas lhe sobrevieram, mas quem teve compaixão de você? Houve destruição e ruína, fome e espada, mas quem veio consolar você? (NAA)

(Is 51.20-23) 20Seus filhos desmaiaram e estão caídos pelas ruas, indefesos como antílopes pegos numa rede. O Senhor derramou sua ira, sim, Deus os repreendeu (NVT). 21Por isso, agora escute isto, você que está aflita e embriagada, mas não de vinho. 22Assim diz o seu Senhor, o Senhor, seu Deus, que defenderá a causa do seu povo: “Eis que eu tiro da sua mão o cálice de atordoamento, o cálice da minha ira. Você nunca mais beberá dele. 23Eu o porei nas mãos dos que a atormentaram, dos que lhe disseram: ‘Abaixe-se, para que passemos por cima de você!’ E você pôs as suas costas como chão e como rua para os que passavam” (NAA).

Profeta Isaías: A Salvação vinda do Senhor (Alusão à Era Messiânica)

(Is 52.1-2) 1Acorde! Acorde, ó Sião, e revista-se de força! Vista as suas roupas finas, ó Jerusalém, cidade santa, porque os incircuncisos e imundos nunca mais entrarão em você (NAA). 2Sacuda para longe a sua poeira; levante-se, sente-se entronizada, ó Jerusalém. Livre-se das correntes em seu pescoço, ó cidade cativa de Sião (NVI).

(Is 52.3) 3Pois assim diz o Senhor: “Vocês foram vendidos por nada, e sem dinheiro vocês serão resgatados” (NVI).

(Is 52.4-6) 4Pois assim diz o Soberano Senhor: “No início o meu povo desceu para morar no Egito; ultimamente a Assíria os tem oprimido. 5E agora o que tenho aqui?”, pergunta o Senhor. “Pois o meu povo foi levado por nada, e aqueles que os dominam zombam”, diz o Senhor. “E o dia inteiro o meu nome é constantemente blasfemado (NVI). 6Por isso, o meu povo saberá o meu nome; por isso, naquele dia, saberá que sou eu quem diz: ‘Eis-me aqui’” (NAA).

(Is 52.7-8) 7Quão formosos são sobre os montes os pés do que anuncia boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: “O seu Deus reina!” 8Eis o grito dos seus atalaias! Eles erguem a voz e juntos gritam de alegria, porque com os seus próprios olhos veem o retorno do Senhor a Sião (NAA).

(Is 52.9-12) 9Que as ruínas de Jerusalém gritem de alegria, pois o Senhor consolou seu povo; ele resgatou Jerusalém (NVT). 10O Senhor desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações, e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus (NAA). 11Saiam! Saiam e deixem para trás o cativeiro, não toquem no que é impuro. Saiam daí e purifiquem-se, vocês que levam de volta os objetos sagrados do Senhor (NVT). 12Porque vocês não sairão às pressas, nem partirão como quem foge. Porque o Senhor irá adiante de vocês, e o Deus de Israel será a sua retaguarda (NAA).

Profeta Isaías: O Sofrimento e a Vitória do Servo do Senhor (Alusão ao 1º Advento do Messias)

(Is 52.13-15) 13“Vejam, o meu servo agirá com sabedoria; será levantado e erguido e muitíssimo exaltado (NVI). 14Muitos, porém, ficaram espantados quando o viram: seu rosto estava tão desfigurado que mal parecia humano; por seu aspecto, quase não era possível reconhecê-lo como homem. 15Ele causará assombro em muitas nações; reis ficarão mudos diante dele, pois verão aquilo que ninguém lhes havia falado, entenderão aquilo que nunca tinham ouvido” (NVT).

(Is 53.1-3) 1Quem creu em nossa mensagem e a quem foi revelado o braço do Senhor? (NVI) 2Meu servo cresceu em sua presença, como tenro broto verde, como raiz em terra seca. Não havia nada de belo nem majestoso em sua aparência, nada que nos atraísse. 3Foi desprezado e rejeitado, homem de dores, que conhece o sofrimento mais profundo”. Demos as costas para ele e desviamos o olhar; ele foi desprezado, e não nos importamos (NVT).

(Is 53.4-5) 4No entanto, era o nosso sofrimento que ele estava carregando, era a nossa dor que ele estava suportando. E nós pensávamos que era por causa das suas próprias culpas que Deus o estava castigando, que Deus o estava maltratando e ferindo (NTLH). 5Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos sarados (NAA).

(Is 53.6-9) 6Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós (NAA). 7Ele foi oprimido e afligido, contudo, não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca (NVI). 8Condenado injustamente, foi levado embora. Ninguém se importou de ele morrer sem deixar descendentes, de sua vida ser cortada no meio do caminho. Mas ele foi ferido mortalmente por causa da rebeldia do meu povo. 9Não havia cometido nenhuma injustiça e jamais havia enganado alguém. Ainda assim, foi sepultado como criminoso, colocado no túmulo de um homem rico (NVT).

(Is 53.10-12) 10Fazia parte do plano do Senhor esmagá-lo e causar-lhe dor. Quando, porém, sua vida for entregue como oferta pelo pecado, ele terá muitos descendentes. Terá vida longa, e o plano do Senhor prosperará em suas mãos. 11“Quando ele vir tudo que resultar de sua angústia, ficará satisfeito. E, por causa de tudo que meu servo justo passou, ele fará que muitos sejam considerados justos, pois levará sobre si os pecados deles (NVT). 12Por isso, eu lhe darei a sua parte com os grandes, e com os poderosos ele repartirá o despojo, pois derramou a sua alma na morte e foi contado com os transgressores. Contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu” (NAA).

Profeta Isaías: Uma Aliança Eterna (Alusão à Era Messiânica)

(Is 54.1) 1“Cante, ó estéril, você que não deu à luz; exulte e grite de alegria, você que nunca sentiu dores de parto! Porque os filhos da mulher solitária são mais numerosos do que os filhos da casada”, diz o Senhor (NAA).

(Is 54.2-3) 2Alargue o espaço de sua tenda e aumente o toldo de sua habitação; não o impeça; alongue as cordas e firme bem as estacas. 3Porque você se expandirá para a direita e para a esquerda; a sua posteridade possuirá as nações e fará com que se povoem as cidades arrasadas (NAA).

(Is 54.4-5) 4Não tenha medo, porque você não será envergonhada; não tenha vergonha, porque você não sofrerá humilhação. Você se esquecerá da vergonha da sua mocidade e não mais se lembrará da desgraça da sua viuvez. 5Porque o seu Criador é o seu marido; Senhor dos Exércitos é o seu nome. O Santo de Israel é o seu Redentor; ele é chamado “O Deus de toda a terra” (NAA).

(Is 54.6-8) 6Porque o Senhor chamou você como se chama a mulher abandonada e de espírito abatido, como se chama a mulher da mocidade, que havia sido repudiada, diz o seu Deus (NAA). 7“Por um breve tempo eu a abandonei, mas com grande compaixão a receberei de volta. 8Num ímpeto de fúria, escondi meu rosto de você por um momento, mas com amor eterno terei compaixão de você”, diz o Senhor, seu Redentor (NVT).

(Is 54.9-10) 9“Assim como jurei no tempo de Noé que nunca mais cobriria a terra com um dilúvio, agora juro que nunca mais ficarei irado com você nem a castigarei. 10Pois, ainda que os montes se movam e as colinas desapareçam, meu amor por você permanecerá. A aliança de minha bênção jamais será quebrada”, diz o Senhor, que tem compaixão de você (NVT).

Profeta Isaías: A Nova Jerusalém

(Is 54.11-15) 11“Você, oprimida, arrojada com a tormenta e desconsolada, eis que eu assentarei as tuas pedras com todo o ornamento, e te fundarei sobre as safiras (ACF). 12As suas torres serão de rubis, os seus portões serão de esmeraldas e toda a sua muralha será de pedras preciosas. 13Todos os seus filhos serão ensinados pelo Senhor, e será grande a paz de seus filhos. 14Você será estabelecida em justiça. Ficará longe da opressão, porque não temerá; ficará longe do terror, porque ele não chegará perto de você. 15Se alguém a atacar, isso não procederá de mim; mas quem a atacar cairá diante de você” (NAA).

(Is 54.16-17) 16Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo e que produz a arma para o seu devido fim; também criei o assolador, para destruir (ARA). 17Nenhuma arma forjada contra você prosperará; e você condenará toda língua que quiser acusá-la em juízo. Esta é a herança dos servos do Senhor e a sua justiça que procede de mim”, diz o Senhor (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.