• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 206

206º Dia – 25 de Julho

REINO DE JUDÁ

CENÁRIO HISTÓRICO: Continuação do Ministério do Profeta Jeremias (Aproximadamente 627 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jeremias com 23 anos (Profeta dos Remanescentes de Judá)
  • Josias com 21 anos (filho de Amom)
  • 13º ano do reinado de Josias (filho de Amom) sobre Judá
  • Jeoaquim com 9 anos (filho de Josias)
  • Jeoacaz com 7 anos (filho de Josias)
  • Daniel com 1 ano (Profeta do Exílio Babilônico)

CIDADE DE JERUSALÉM: Profeta Jeremias: Israel adorou Baal

(Jr 2.20-22) 20“Porque há muito tempo quebrei o seu jugo e rompi as ataduras que o prendiam, mas você disse: ‘Não quero te servir’. Pois, em todos os montes altos e debaixo de todas as árvores frondosas, você se deitava e se prostituía. 21Eu mesmo a plantei como videira excelente, da semente mais pura. Como, então, você se tornou uma planta degenerada, como de videira brava? (NAA) 22Mesmo que você se lave com soda e com muito sabão, a mancha da sua iniquidade permanecerá diante de mim”, diz o Soberano Adonay Senhor Yahoweh (NVI).

(Jr 2.23-25) 23“Você diz: ‘Não tenho mancha nenhuma! Não adorei as imagens de Baal!’. Mas como pode dizer isso? Vá a qualquer vale da terra e veja como agiu! Reconheça o que fez! Você é como a fêmea do camelo, inquieta e desesperada para encontrar um macho. 24É como a jumenta selvagem, que fareja o vento na época do acasalamento. Quem é capaz de conter seu desejo? Os que a desejam não precisam procurá-la, pois você vai correndo até eles! 25Quando parará de correr? Quando deixará de ofegar por outros deuses? Mas você diz: ‘Não adianta falar comigo; estou apaixonada pelos deuses estrangeiros e irei atrás deles’(NVT).

(Jr 2.26-28) 26“Como um ladrão se envergonha quando o apanham, assim ficarão envergonhados os da casa de Israel: eles, os seus reis, os seus príncipes, os seus sacerdotes e os seus profetas. 27Eles dizem a um pedaço de madeira: ‘Você é o meu pai’, e à pedra: ‘Você me deu à luz’. Pois me viraram as costas e não o rosto; mas, na hora da angústia, dizem: ‘Levanta-te e salva-nos!’ 28Onde estão os deuses que vocês fizeram para vocês mesmos? Eles que se levantem, se é que podem salvá-los na hora da calamidade! Porque os seus deuses, ó Judá, são tantos quantas as suas cidades” (NAA).

(Jr 2.29-32) 29“Por que me acusam de fazer o mal? Foram vocês que se rebelaram”, diz o Senhor Yahweh (NVT). 30“Em vão castiguei os filhos de vocês; eles não aceitaram a minha disciplina. Como leão destruidor, a espada que está na mão de vocês devorou os seus Profetas. 31Vocês, desta geração, considerem a palavra do Senhor Yahweh . Será que eu tenho sido um deserto para Israel? Ou uma terra da mais espessa escuridão? Por que, então, o meu povo diz? ‘Somos livres para fazer o que quisermos! Jamais voltaremos para ti’. 32Por acaso, uma virgem se esquece dos seus enfeites? Ou uma noiva se esquece do seu véu? Mas o meu povo se esqueceu de mim por dias sem fim” (NAA).

(Jr 2.33-37) 33“Como você sabe dispor bem os seus caminhos, para buscar o amor! Pois você poderia ensinar até as mulheres perdidas. 34Nas bordas das suas roupas se achou também o sangue de pobres e inocentes, que não foram surpreendidos no ato de roubar. Apesar de todas estas coisas, 35você ainda diz: ‘Estou inocente. Certamente a sua ira se desviou de mim’. Eis que entrarei em juízo contra você, porque você diz: ‘Não pequei’. 36Por que você é tão leviana e fica sempre mudando de rumo? Também pelo Egito você será envergonhada, assim como foi envergonhada pela Assíria (NAA). 37Em desespero, será levada para o exílio com as mãos sobre a cabeça, pois o Senhor Yahweh rejeitou as nações em que você confia; elas em nada a ajudarão” (NVT).

Profeta Jeremias: A Infidelidade do Povo

(Jr 3.1) 1“Se um homem se divorciar de sua mulher, e, se ela, depois de deixá-lo, casar-se com outro homem, poderá o primeiro marido voltar para ela? Não seria a terra totalmente contaminada? Mas você tem se prostituído com muitos amantes e, agora, quer voltar para mim?”, pergunta o Senhor Yahweh (NVI).

(Jr 3.2-5) 2“Olhe para o alto dos montes: existe um só lugar em que você não tenha se contaminado pelo adultério com outros deuses? Senta-se à beira do caminho, como uma prostituta à espera de um cliente, sozinha, como um nômade no deserto. Contaminou a terra com sua prostituição e sua perversidade. 3Por isso não vieram as chuvas de primavera, pois você é uma prostituta descarada, que não tem vergonha alguma (NVT). 4E agora você me diz: ‘O Senhor é o meu pai, o Senhor me tem amado desde que eu era criança (NTLH). 5Certamente não ficará irado para sempre! Certamente se esquecerá do que aconteceu!’ Você fala desse modo, mas continua a praticar todo o mal possível” (NVT).

Profeta Jeremias: A Necessidade de Arrependimento

(Jr 3.6-10) 6Nos dias do rei Josias, o Senhor Yahweh me disse: “Você viu o que fez a rebelde Israel? Foi a todos os montes altos e ficou debaixo de todas as árvores frondosas para entregar-se à prostituição (NAA). 7Depois de ter feito tudo isso, pensei que ela voltaria para mim, mas não voltou. E a sua irmã traidora, Judá, viu essas coisas. 8Viu também que dei à infiel Israel uma certidão de divórcio e a mandei embora, por causa de todos os seus adultérios. Entretanto, a sua irmã Judá, a traidora, também se prostituiu, sem temor algum. 9E por ter feito pouco caso da imoralidade, Judá contaminou a terra, cometendo adultério com ídolos de pedra e madeira. 10Apesar de tudo isso, sua irmã Judá, a traidora, não voltou para mim todo o coração, mas sim com fingimento”, declara o Senhor Yahweh (NVI).

(Jr 3.11-13) 11O Senhor Yahweh me disse: “A rebelde Israel se mostrou mais justa do que a traiçoeira Judá. 12Vá, pois, e proclame estas palavras para o lado do Norte, dizendo: ‘Volte, ó rebelde Israel’”, diz o Senhor Yahweh , “e não farei cair a minha ira sobre você, porque eu sou compassivo”, diz o Senhor, “e não manterei para sempre a minha ira. 13Tão somente reconheça a sua iniquidade, reconheça que você transgrediu contra o Senhor, seu Deus Elohym , e que você se prostituiu com os estranhos debaixo de todas as árvores frondosas e não deu ouvidos à minha voz”, diz o Senhor Yahweh (NAA).

(Jr 3.14-18) 14“Voltem para mim, ó filhos rebeldes”, diz o Senhor Yahweh . “Porque eu é que sou o esposo de vocês. Eu os tomarei, um de cada cidade e dois de cada família, e os levarei a Sião. 15Darei a vocês pastores segundo o meu coração, que os apascentem com conhecimento e com inteligência. 16E, quando vocês se multiplicarem e se tornarem fecundos na terra, então”, diz o Senhor Yahweh , “nunca mais se exclamará: ‘A Arca da Aliança do Senhor Yahweh !’ Ela não lhes virá à mente, não se lembrarão dela nem dela sentirão falta; e não se fará outra (NAA). 17Então Jerusalém será conhecida como ‘O Trono do Senhor Yahweh ’. Todas as nações irão até lá para honrar o Senhor Yahweh . Não seguirão mais os desejos teimosos de seu coração perverso (NVT). 18Naqueles dias, a casa de Judá andará com a casa de Israel, e elas virão juntas da terra do Norte para a terra que dei em herança aos pais de vocês” (NAA).

Profeta Jeremias: Convite ao Arrependimento

(Jr 3.19-20) 19“Eu disse a mim mesmo: ‘Como eu gostaria de colocá-la entre os filhos e dar-lhe a terra desejável, a mais bela herança das nações!’ Pensei que você me chamaria de ‘pai’ e não se desviaria de mim. 20Mas, assim como a mulher que, com traição, se afasta do seu marido, assim você foi infiel para comigo, ó casa de Israel”, diz o Senhor Yahweh (NAA).

(Jr 3.21-25) 21Nos lugares altos, se ouve uma voz: o pranto e as súplicas dos filhos de Israel. Porque eles perverteram o seu caminho e se esqueceram do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym (NAA). 22“Meus filhos rebeldes”, diz o Senhor, “voltem para mim, e eu curarei a rebeldia de seu coração”. “Sim, nós voltaremos”, o povo responde, “pois o Senhor é o Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym . 23Nossa idolatria nas colinas e as orgias religiosas nos montes não passam de ilusão. Somente no Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , Israel encontrará salvação (NVT). 24Mas, desde a nossa juventude, a coisa vergonhosa devorou o trabalho de nossos pais: as suas ovelhas e o seu gado, os seus filhos e as suas filhas (NAA). 25Seja a vergonha a nossa cama e a desonra, o nosso cobertor. Pecamos contra o Senhor Yahweh , o nosso Deus Elohym , tanto nós como os nossos antepassados, desde a nossa juventude até ao dia de hoje; e não temos obedecido ao Senhor Yahweh , ao nosso Deus Elohym (NVI).

(Jr 4.1-2) 1“Se você voltar, ó Israel, volte para mim”, diz o Senhor Yahweh . “Se você afastar para longe de minha vista os seus ídolos detestáveis, e não se desviar (NVI), 2e se jurar em verdade, em juízo e em justiça, dizendo: ‘Tão certo como vive o Senhor Yahweh ’, então nele serão benditas as nações e nele se gloriarão” (NAA).

(Jr 4.3-4) 3Assim diz o Senhor Yahweh ao povo de Judá e de Jerusalém: “Passem o arado na terra endurecida! Não desperdicem sementes entre os espinhos! (NVT) 4Deixem-se circuncidar para o Senhor Yahweh ; circuncidem o seu coração, ó homens de Judá e moradores de Jerusalém, para que o meu furor não saia como fogo, por causa da maldade do que vocês fazem, e queime, sem que haja quem o possa apagar” (NAA).

Profeta Jeremias: O Destruidor vem do Norte

(Jr 4.5-8) 5“Anunciem em Judá! Proclamem em Jerusalém: ‘Toquem a trombeta por toda esta terra!’ Gritem bem alto e digam: ‘Reúnam-se! Fujamos para as cidades fortificadas!’ (NVI) 6Levantem a bandeira para advertir Sião: ‘Fujam agora mesmo! Não demorem!’ Pois, do Norte, trago sobre vocês terrível destruição!” 7Um leão saiu de seu abrigo, um destruidor de nações. Saiu de sua toca e se encaminha até vocês; ele devastará sua terra. Suas cidades serão arruinadas, e ninguém viverá nelas (NVT). 8Por isso, vistam roupa feita de pano de saco, lamentem e uivem, porque o furor da ira do Senhor Yahweh não se desviou de nós (NAA).

(Jr 4.9-12) 9“Naquele dia”, diz o Senhor Yahweh , “o rei e os seus oficiais perderão a coragem, os Sacerdotes ficarão horrorizados e os Profetas, perplexos” (NVI). 10Então eu disse: “Ó Soberano Adonay Senhor Yahoweh , o povo foi enganado por aquilo que disseste, pois prometeste paz a Jerusalém, mas a espada está em nossa garganta!” (NVT). 11Naquele tempo, se dirá a este povo e à cidade de Jerusalém: “Um vento abrasador, vindo dos lugares altos do deserto, sopra na direção da filha do meu povo, não para peneirar nem para limpar. 12Um vento mais forte do que este virá ainda de minha parte, e, então, também eu pronunciarei a sentença contra eles” (NAA).

(Jr 4.13-14) 13Eis que o destruidor avança como as nuvens; os seus carros de guerra são como a tempestade; os seus cavalos são mais ligeiros do que as águias. Ai de nós! Estamos perdidos! 14Lave a maldade do seu coração, ó Jerusalém, para que você seja salva! Até quando você abrigará esses seus maus pensamentos? (NAA)

(Jr 4.15-18) 15Sua destruição foi anunciada desde Dã até a região montanhosa de Efraim (NVT). 16“Relatem isso a esta nação e proclamem contra Jerusalém: ‘Um exército inimigo está vindo de uma terra distante, dando seu grito de guerra contra as cidades de Judá’ (NVI). 17Como os guardas de um campo, eles cercam Jerusalém, porque ela se rebelou contra mim”, diz o Senhor Yahweh (NAA). 18A sua própria conduta e as suas ações trouxeram isso sobre você. Como é amargo este seu castigo! Ele atinge até o seu coração! (NVI)

Profeta Jeremias: Angústia sobre a Desolação de Judá

(Jr 4.19-21) 19Meu coração, meu coração! Estou me contorcendo de dor! Meu coração bate forte dentro de mim; não consigo me aquietar! Pois ouvi o som das trombetas dos inimigos e o rugido de seus gritos de guerra (NVT). 20Um desastre depois do outro; toda a minha terra foi devastada. Num instante as minhas tendas foram destruídas, e os meus abrigos num momento (NVI). 21Até quando terei de ver as bandeiras e ouvir o som das trombetas? (NVT)

(Jr 4.22) 22“Meu povo é tolo e não me conhece”, diz o Senhor. “São crianças sem juízo, que não entendem coisa alguma. São astutos para fazer o mal, mas não têm ideia de como fazer o bem” (NVT).

Profeta Jeremias: A Destruição Futura (Alusão ao Final dos Tempos)

(Jr 4.23-25) 23Olhei para a Terra, e eis que ela estava sem forma e vazia; olhei para os céus, e eles não tinham luz (NAA). 24Olhei para os montes, e eis que tremiam; e todas as colinas estremeciam. 25Olhei, e eis que não havia ninguém, e todas as aves dos céus haviam fugido (NAA).

(Jr 4.26-28) 26 Olhei ainda, e eis que a terra fértil era um deserto, e todas as suas cidades estavam derrubadas em ruínas diante do Senhor Yahweh , diante do furor da sua ira. 27Pois assim diz o Senhor Yahweh : “Toda a terra será devastada, porém não vou destrui-la completamente. 28Por isso, a terra pranteará, e os céus, lá em cima, escurecerão; porque falei, resolvi, não mudo de ideia nem volto atrás” (NAA).

(Jr 4.29-31) 29Ao clamor dos cavaleiros e dos flecheiros, todas as cidades fogem; entram pelas selvas e sobem pelos penhascos; todas as cidades ficam abandonadas, e já ninguém habita nelas (NAA). 30O que você está fazendo, ó cidade devastada? Por que se veste de vermelho e se enfeita com joias de ouro? Por que você passa sombra nos olhos? Você se embeleza em vão, pois os seus amantes a desprezam e querem tirar-lhe a vida (NVI). 31Ouvi um grito, como de mulher em trabalho de parto, como a agonia de uma mulher ao dar à luz o primeiro filho. É o grito da cidade de Sião, que está ofegante e estende as mãos, dizendo: “Ai de mim! Estou desfalecendo. Minha vida está nas mãos de assassinos!” (NVI)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...

Você não pode copiar o conteúdo desta página.