• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 252

252º Dia – 9 de Setembro

EXÍLIO BABILÔNIO

CENÁRIO HISTÓRICO: Profeta Daniel: A Visão do Carneiro e do Bode (Aproximadamente 550 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Daniel com 77 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Ezequiel com 73 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Joaquim com 66 anos (filho de Jeoaquim e neto de Josias)
  • 55º ano da 1ª Deportação para a Babilônia
  • Dario com 51 anos (Reino da Média)
  • Ciro com 49 anos (Reino da Pérsia)
  • 48º ano da 2ª Deportação para a Babilônia
  • 9º ano do reinado de Ciro sobre a Pérsia
  • 6º ano do reinado de Nabonido sobre a Babilônia
  • 3º ano do reinado de Belsazar (co-regente) (filho de Nabonido) sobre a Babilônia

REINO DA BABILÔNIA

(Dn 8.1) 1No terceiro ano do reinado do rei Belsazar, eu, Daniel, tive uma visão. Isto aconteceu depois daquela visão que eu tive anteriormente (NAA).

(Dn 8.2-4) 2Quando tive a visão, parecia que eu estava na cidadela de Susã, que fica na província de Elão. Nessa visão, eu estava junto ao rio Ulai. 3Levantei os olhos e eis que, diante do rio, estava um carneiro, que tinha dois chifres. Os dois chifres eram compridos, mas um era mais comprido do que o outro; e o mais comprido apareceu por último. 4Vi que o carneiro dava chifradas para o Oeste, para o Norte e para o Sul, e nenhum animal podia resistir a ele, nem havia quem pudesse livrar-se do seu poder. Ele fazia o que bem queria e, assim, se engrandeceu cada vez mais (NAA).

(Dn 8.5-7) 5Enquanto eu procurava entender isso, eis que um bode vinha do Oeste percorrendo toda a terra, mas sem tocar no chão. Esse bode tinha um chifre bem visível entre os olhos (NAA), 6foi na direção do carneiro de dois chifres que eu tinha visto em pé junto ao rio, e avançou sobre ele cheio de fúria (NVT). 7Eu vi quando o bode chegou perto do carneiro e, enfurecido contra ele, o atacou e lhe quebrou os dois chifres. O carneiro não tinha força para resistir ao bode. O bode jogou o carneiro no chão e o pisou com os pés, e não houve quem pudesse livrar o carneiro do poder do bode (NAA).

(Dn 8.8-9) 8O bode se engrandeceu cada vez mais. Porém, quando estava no auge do seu poder, o seu grande chifre foi quebrado, e em seu lugar saíram quatro chifres bem visíveis, que cresceram na direção dos quatro ventos do céu (NAA). 9De um deles saiu um outro chifre, que começou pequeno, mas cresceu em poder na direção do Sul, do Leste e da Terra Magnífica (NVI).

(Dn 8.10-12) 10Ele se engrandeceu tanto, que alcançou o exército dos céus. Lançou por terra alguns desse exército e das estrelas e os pisou com os pés. 11Ele se engrandeceu tanto, que chegou a desafiar o Príncipe desse exército. Tirou dele o sacrifício diário e destruiu o lugar do seu Santuário (NAA). 12Ao exército celestial não foi permitido reagir a essa rebelião. Portanto, o sacrifício diário foi interrompido, e a verdade, derrotada. O chifre teve êxito em tudo que fez (NVT).

(Dn 8.13-14) 13Então ouvi dois anjos conversando, e um deles perguntou ao outro: “Quanto tempo durarão os acontecimentos anunciados por esta visão? Até quando será suprimido o sacrifício diário e a rebelião devastadora prevalecerá? Até quando o Santuário e o exército ficarão entregues ao poder do chifre e serão pisoteados?” 14Ele me disse: “Isso tudo levará duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o Santuário será reconsagrado” (NVI).

Profeta Daniel: A Interpretação da Visão

(Dn 8.15-22) 15Enquanto eu, Daniel, tentava entender o significado dessa visão, alguém que parecia um homem parou diante de mim (NVI). 16E ouvi uma voz humana vinda do rio Ulai gritar: “Gabriel, explique a este homem o significado da visão!” 17Quando Gabriel se aproximou de onde eu estava, fiquei tão aterrorizado que me prostrei com o rosto no chão. Ele disse: “Filho de homem, você precisa entender que os acontecimentos da visão se referem ao tempo do fim” (NVT). 18Ele ainda falava comigo quando caí sem sentidos, com o rosto em terra. Ele, porém, me tocou, me pôs em pé 19e disse: “Eis que vou lhe contar o que há de acontecer no último tempo da ira, porque esta visão se refere ao tempo determinado do fim. 20Aquele carneiro com dois chifres, que você viu, são os reis da Média e da Pérsia. 21O bode peludo é o rei da Grécia, e o chifre grande entre os olhos é o primeiro rei (NAA). 22Os quatro chifres proeminentes que apareceram no lugar do chifre grande mostram que o império grego se dividirá em quatro reinos, mas nenhum deles será tão grande quanto o primeiro” (NVT).

(Dn 8.23-25) 23“No final de seu reinado, quando o pecado estiver no auge, subirá ao poder um rei feroz, mestre de intrigas (NVT). 24Grande será o seu poder, mas não por sua própria força. Causará destruições terríveis, e prosperará naquilo que fizer. Destruirá os poderosos e o povo santo. 25Por sua astúcia, fará prosperar o engano. No seu coração ele se engrandecerá, e destruirá muitos que vivem despreocupadamente. Ele se levantará contra o Príncipe dos príncipes, mas será destruído sem intervenção humana” (NAA).

(Dn 8.26-27) 26“A visão das tardes e das manhãs, que lhe foi dada, é verdadeira. Mas guarde a visão em segredo, porque se refere a dias ainda bem distantes” (NAA). 27Então eu, Daniel, fiquei abatido e doente por vários dias. Depois, levantei-me e voltei a tratar dos negócios do rei, mas a visão me deixou muito perturbado e não consegui entendê-la (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Unificação Medo-Persa (Aproximadamente 550 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Daniel com 77 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Ezequiel com 73 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Joaquim com 66 anos (filho de Jeoaquim e neto de Josias)
  • 55º ano da 1ª Deportação para a Babilônia
  • Dario com 51 anos (Reino da Média)
  • Ciro com 49 anos (Reino da Pérsia)
  • 48º ano da 2ª Deportação para a Babilônia
  • 9º ano do reinado de Ciro sobre a Pérsia
  • 6º ano do reinado de Nabonido sobre a Babilônia
  • 3º ano do reinado de Belsazar (co-regente) (filho de Nabonido) sobre a Babilônia

OUTRAS NAÇÕES: REINO MEDO-PERSA

CENÁRIO HISTÓRICO: CENÁRIO HISTÓRICO: Profeta Daniel: O Banquete do rei Belsazar (Aproximadamente 539 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Daniel com 88 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Ezequiel com 84 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Joaquim com 77 anos (filho de Jeoaquim e neto de Josias)
  • 66º ano da 1ª Deportação para a Babilônia
  • Dario com 62 anos (Reino da Média)
  • Ciro com 60 anos (Reino da Pérsia)
  • 59º ano da 2ª Deportação para a Babilônia
  • 20º ano do reinado de Ciro sobre a Pérsia
  • 17º e último ano do reinado de Nabonido sobre a Babilônia
  • 14º e último ano do reinado de Belsazar (co-regente) (filho de Nabonido) sobre a Babilônia

REINO DA BABILÔNIA

(Dn 5.1-4) 1Certa vez o rei Belsazar deu um grande banquete para mil dos seus nobres, e eles beberam muito vinho. 2Enquanto Belsazar bebia vinho, deu ordens para trazerem as taças de ouro e de prata que o seu predecessor, Nabucodonosor, tinha tomado do Templo de Jerusalém, para que o rei e os seus nobres, as suas mulheres e as suas concubinas bebessem nessas taças. 3Então trouxeram as taças de ouro que tinham sido tomadas do Templo de Deus Elah em Jerusalém; e o rei e os seus nobres, as suas mulheres e as suas concubinas, beberam nas taças. 4Enquanto bebiam o vinho, louvaram os deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra (NVI).

Profeta Daniel: A Inscrição na Parede do Palácio de Belsazar

(Dn 5.5-7) 5De repente, viram dedos de mão humana escreverem no reboco da parede do palácio real, perto do candelabro. O próprio rei viu a mão enquanto ela escrevia. 6Então o semblante do rei empalideceu, e os seus pensamentos o deixaram perturbado; as suas pernas bambearam, e os seus joelhos batiam um no outro (NAA). 7Aos gritos, o rei mandou chamar os encantadores, os astrólogos e os adivinhos e disse a esses sábios da Babilônia: “Aquele que ler essa inscrição e interpretá-la, revelando-me o seu significado, vestirá um manto vermelho, terá uma corrente de ouro no pescoço e será o terceiro em importância no governo do reino” (NVI).

(Dn 5.8-9) 8Quando todos os sábios do rei chegaram, nenhum deles foi capaz de ler a inscrição nem de dizer o que ela significava (NVT). 9Com isto, o rei Belsazar ficou muito perturbado e o seu semblante se tornou cada vez mais pálido. Os homens importantes do reino estavam perplexos (NAA).

(Dn 5.10-12) 10A rainha-mãe, que tinha ouvido os gritos do rei e dos homens importantes do reino, entrou na sala do banquete e disse: “Que o rei viva eternamente! Não deixe que os seus pensamentos o perturbem, nem fique assim tão pálido (NAA). 11Há em seu reino um homem que tem nele o espírito dos santos deuses. Durante o reinado de Nabucodonosor, esse homem demonstrou percepção, entendimento e sabedoria como a dos deuses. Seu antecessor, o rei Nabucodonosor, o nomeou chefe de todos os magos, encantadores, astrólogos e adivinhos da Babilônia. 12Esse homem, Daniel, a quem o rei deu o nome de Beltessazar, tem inteligência extraordinária e é cheio de conhecimento e entendimento. É capaz de interpretar sonhos, explicar enigmas e resolver problemas difíceis. Mande chamar Daniel, e ele lhe dirá o que significa a inscrição” (NVT).

Profeta Daniel: O Profeta Interpreta a Escritura na Parede

(Dn 5.13-16) 13Daniel foi levado à presença do rei, que lhe perguntou: “Você é Daniel, um dos exilados trazidos de Judá por meu antecessor, o rei Nabucodonosor? (NVT) 14Soube que o espírito dos deuses está em você e que você possui percepção, inteligência e uma sabedoria fora do comum (NVI). 15Acabam de ser trazidos à minha presença os sábios e os encantadores, para lerem o que está escrito na parede e me darem a sua interpretação. Mas eles não puderam dar a interpretação dessas palavras (NAA). 16Eu, porém, tenho ouvido dizer que você é capaz de dar interpretações e solucionar casos difíceis. Portanto, se você puder ler o que está escrito e me revelar a sua interpretação, você será vestido de púrpura, receberá uma corrente de ouro para pôr no pescoço e será o terceiro homem mais importante do meu reino” (NVT).

(Dn 5.17) 17Então Daniel respondeu e disse na presença do rei: “O senhor pode ficar com os seus presentes e dar as suas recompensas a outra pessoa. No entanto, vou ler para o rei o que está escrito na parede e lhe darei a interpretação”.

(Dn 5.18-21) 18“Ó rei, o Deus Altíssimo Elah Yllay deu o reino a Nabucodonosor, seu pai, bem como grandeza, glória e majestade. 19Por causa da grandeza que lhe deu, pessoas de todos os povos, nações e línguas tremiam e temiam diante dele. Matava a quem queria e a quem queria deixava com vida; exaltava uns e humilhava outros (NAA). 20Mas, quando o seu coração se tornou arrogante e endurecido por causa do orgulho, ele foi deposto de seu trono real e despojado da sua glória (NVI). 21Foi expulso do convívio humano. Sua mente se tornou como a de um animal, e ele viveu entre os jumentos selvagens. Passou a comer capim, como os bois, e foi molhado pelo orvalho do céu, até entender que o Deus Altíssimo Elah Yllay domina sobre todos os reinos do mundo e nomeia quem ele quer para governar sobre eles” (NVT).

(Dn 5.22-25) 22“Ó Belsazar, o senhor é sucessor dele e sabia de tudo isso, mas, mesmo assim não se humilhou (NVT). 23Pelo contrário, se levantou contra o Senhor Mârê do céu, mandando trazer os utensílios do Templo dele, para que o senhor, ó rei, as suas mulheres e concubinas, juntamente com os homens importantes do reino, bebessem vinho neles. Além disso, o senhor deu louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não veem, não ouvem e não sabem nada. Mas o senhor não deu glória a Deus Elah , em cuja mão estão a sua vida e todos os seus caminhos. 24É por isso que ele enviou aquela mão que escreveu na parede. 25E o que está escrito é isto: ‘MENE, MENE, TEQUEL E PARSIM’(NAA).

(Dn 5.26-29) 26“E este é o significado dessas palavras: ‘MENE: Deus contou os dias do teu reinado e determinou o seu fim (NVI). 27 TEQUEL: Você foi pesado na balança e achado em falta. 28PERES: O seu reino foi dividido e entregue aos medos e aos persas’” (NAA). 29Então, por ordem de Belsazar, vestiram Daniel com um manto vermelho, colocaram em seu pescoço uma corrente de ouro e o declararam o terceiro em importância no reino (NVT).

Profeta Daniel: A Morte do rei Belsazar e a Queda da Babilônia

(Dn 5.30) 30Naquela mesma noite, Belsazar, rei dos caldeus, foi morto (NAA).

(Dn 5.31) 31E Dario, o medo, apoderou-se do reino, com a idade de sessenta e dois anos (NVI).

REINO MEDO-PERSASALMOS Saudades da Pátria

(Sl 137.1-2) 1Junto aos rios da Babilônia nós nos sentamos e choramos com saudade de Sião (NVI). 2Pusemos de lado nossas harpas e as penduramos nos galhos dos salgueiros (NVT).

(Sl 137.3-4) 3Os que nos levaram cativos queriam que cantássemos; nossos opressores exigiam uma canção alegre: “Cantem para nós uma das canções de Sião!” 4Mas como poderíamos cantar as canções do Senhor Yahweh estando em terra estrangeira? (NVT)

(Sl 137.5-6) 5Se eu me esquecer de você, ó Jerusalém, que a minha mão direita se resseque (NAA). 6Que minha língua se prenda ao céu da boca se eu não me lembrar de ti, se não fizer de Jerusalém minha maior alegria (NVT).

(Sl 137.7) 7Lembra-te, Senhor Yahweh , dos edomitas e do que fizeram quando Jerusalém foi destruída, pois gritavam: “Arrasem-na! Arrasem-na até aos alicerces!” (NVI)

(Sl 137.8-9) 8Ó cidade de Babilônia, destinada à destruição, feliz aquele que lhe retribuir o mal que você nos fez! 9Feliz aquele que pegar os seus filhos e os despedaçar contra a rocha! (NVI)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...

Você não pode copiar o conteúdo desta página.