• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 275

275º Dia – 2 de Outubro

POVO DE JUDÁ E O IMPÉRIO PERSA

CENÁRIO HISTÓRICO: Morte de Dario II (Aproximadamente 404 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 131º ano do Retorno dos judeus à Jerusalém
  • Malaquias com 20 anos (Profeta de Judá)
  • 19º e último ano do reinado de Dario II sobre a Pérsia
  • 6º ano de Joanã como Sumo Sacerdote em Jerusalém

CENÁRIO HISTÓRICO: Início do reinado de Artaxerxes II (filho de Dario II) (Aproximadamente 404 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 131º ano do Retorno dos judeus à Jerusalém
  • Malaquias com 20 anos (Profeta de Judá)
  • 6º ano de Joanã como Sumo Sacerdote em Jerusalém

IMPÉRIO PERSA

CENÁRIO HISTÓRICO: Início do Ministério Profético de Malaquias (Aproximadamente 394 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 141º ano do Retorno dos judeus à Jerusalém
  • Malaquias com 30 anos (Profeta de Judá)
  • 16º ano de Joanã como Sumo Sacerdote em Jerusalém
  • 10º ano do reinado de Artaxerxes II sobre a Pérsia

CIDADE DE JERUSALÉMProfeta Malaquias: O Amor do Senhor por Israel

(Ml 1.1) 1Esta é a mensagem que o Senhor Yahweh anunciou a Israel por meio do Profeta Malaquias (NVT).

(Ml 1.2-3) 2O Senhor Yahweh diz: “Eu sempre os amei”. Mas vocês perguntam: “Como é que nos amou?” E o Senhor Yahweh responde: “Esaú era irmão de Jacó, mas eu amei Jacó (NAA), 3mas rejeitei Esaú. Transformei suas montanhas em terra devastada e as terras de sua herança em morada de chacais do deserto” (NVI).

(Ml 1.4-5) 4Se Edom disser: “Fomos destruídos, mas vamos reconstruir o que está em ruínas”, o Senhor Yahweh dos Exércitos responderá: “Eles podem até reconstruir, mas eu vou derrubar outra vez”. E a terra deles será chamada de ‘Terra da Maldade’ e ‘Povo Contra Quem o Senhor Yahweh Está Irado para Sempre’. 5Vocês verão isso com os seus olhos e dirão: “O Senhor Yahweh é grande também fora das fronteiras de Israel” (NAA).

Profeta Malaquias: O Senhor Reprova os Sacerdotes

(Ml 1.6) 6“O filho honra o pai, e o servo respeita o seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? Eu, o Senhor Yahweh dos Exércitos, pergunto isso a vocês, Sacerdotes que desprezam o meu nome. Mas vocês perguntam: ‘Como desprezamos o teu nome?’(NAA)

(Ml 1.7-9) 7Vocês oferecem pão impuro sobre o meu altar e ainda perguntam: ‘Em que te havemos profanado?’ Nisso de pensarem que a mesa do Senhor Yahweh pode ser desprezada. 8Quando vocês oferecem em sacrifício um animal cego, será que isso não está errado? E, quando trazem um animal coxo ou doente, será que isso não está errado? Ora, experimentem oferecer um animal desses ao seu governador! Será que ele se agradará de vocês ou será favorável a vocês?”, diz o Senhor Yahweh dos Exércitos. 9E agora, Sacerdotes, supliquem o favor de Deus El , para que nos conceda a sua graça. Mas, com tais ofertas nas mãos, será que ele será favorável a vocês?, diz o Senhor Yahweh dos Exércitos (NAA).

(Ml 1.10-12) 10“Quem dera houvesse entre vocês alguém que fechasse as portas do Templo, para que não acendessem em vão o fogo do meu altar! Eu não tenho prazer em vocês”, diz o Senhor Yahweh dos Exércitos, “nem aceitarei as suas ofertas (NAA). 11Contudo, meu nome é honrado de manhã até a noite por pessoas de outras nações. Em todo o mundo oferecem incenso e sacrifícios puros em minha honra, pois meu nome é grande entre as nações”, diz o Senhor Yahweh dos Exércitos. 12“Mas vocês, com suas ações, desonram meu nome. Ao trazer alimentos desprezíveis, declaram que não há nada de errado em contaminar a mesa do Senhor Yahweh (NVT).

(Ml 1.13-14) 13“Vocês dizem: ‘Já estamos cansados de tudo isso!’ e riem de mim e me tratam com desprezo. E ainda me oferecem um animal roubado ou um animal aleijado ou doente. Vocês acham que eu, o Senhor Yahweh , vou aceitar isso? (NTLH) 14Maldito seja o trapaceiro que promete um carneiro forte de seu rebanho, mas depois sacrifica ao Senhor Adonai um animal defeituoso. “Pois eu sou o grande Rei”, diz o Senhor Yahweh dos Exércitos, “e meu nome é temido entre as nações!” (NVT)

Profeta Malaquias: A Sentença sobre os Sacerdotes

(Ml 2.1-2) 1“Ouçam, Sacerdotes! Este mandamento é para vocês. 2Escutem-me e decidam honrar meu nome”, diz o Senhor Yahweh dos Exércitos, “pois, do contrário, enviarei maldição sobre vocês. Amaldiçoarei até mesmo as bênçãos que receberem. Na verdade, já as amaldiçoei, pois vocês não levaram a sério minha advertência” (NVT).

(Ml 2.3-4) 3“Castigarei seus descendentes, esfregarei em seu rosto o esterco dos sacrifícios que vocês ofereceram em suas Festas Sagradas e os lançarei no monte de esterco. 4Assim, vocês saberão que enviei este mandamento para que minha aliança com os Levitas continue”, diz o Senhor Yahweh dos Exércitos (NVT).

(Ml 2.5-7) 5“Minha aliança com ele foi de vida e de paz, e foi isso que eu lhe dei, para que me temesse; e, de fato, ele me temeu e tremeu por causa do meu nome. 6A verdadeira instrução esteve na sua boca, e nenhuma injustiça se achou em seus lábios. Ele andou comigo em paz e em retidão, e afastou muitos da iniquidade. 7Porque os lábios do Sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca todos devem buscar a instrução, porque ele é mensageiro do Senhor Yahweh dos Exércitos” (NAA).

(Ml 2.8-9) 8“Mas vocês se desviaram do caminho e, por meio de sua instrução, levaram muitos a tropeçar; vocês violaram a aliança de Levi”, diz o Senhor Yahweh dos Exércitos. 9“Por isso, também eu os fiz desprezíveis e indignos diante de todo o povo, na medida em que vocês não guardaram os meus caminhos e se mostraram parciais na aplicação da Lei” (NAA).

Profeta Malaquias: Advertência contra a Infidelidade Conjugal

(Ml 2.10) 10Não temos nós todos o mesmo Pai? Não nos criou o mesmo Deus El ? Por que, então, seremos desleais uns para com os outros, profanando a aliança de nossos pais? (NAA)

(Ml 2.11-12) 11Judá foi infiel, e uma coisa detestável foi feita em Israel e em Jerusalém. Os homens de Judá contaminaram o Santuário que o Senhor Yahweh ama ao se casarem com mulheres que adoram deuses estrangeiros (NVT). 12Que o Senhor Yahweh lance fora das tendas de Jacó o homem que faz isso, seja ele quem for, mesmo que esteja trazendo ofertas ao Senhor Yahweh dos Exércitos (NVI).

(Ml 2.13-14) 13Há outra coisa que vocês fazem: cobrem de lágrimas o altar do Senhor Yahweh , com choro e gemidos, porque ele já não olha para a oferta nem a aceita com prazer. 14E vocês perguntam: “Por quê?” Porque o Senhor Yahweh foi testemunha da aliança entre você e a mulher da sua mocidade, a quem você foi infiel, sendo ela a sua companheira e a mulher da sua aliança (NAA).

(Ml 2.15-16) 15Acaso o Senhor não o fez um só com sua esposa? Em corpo e em espírito vocês pertencem a ele. E o que ele quer? Dessa união, quer filhos dedicados a ele. Portanto, guardem seu coração; permaneçam fiéis à esposa de sua mocidade. 16“Pois eu odeio o divórcio”, diz o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel. “Divorciar-se de sua esposa é cobri-la de crueldade”, diz o Senhor Yahweh dos Exércitos. “Portanto, guardem seu coração; não sejam infiéis” (NVT).

Profeta Malaquias: O Mensageiro do Senhor

(Ml 2.17) 17Vocês cansaram o Senhor Yahweh com suas palavras. “De que maneira o cansamos?”, vocês perguntam. Vocês o cansaram dizendo que todos que praticam o mal são bons aos olhos do Senhor Yahweh e que ele se agrada deles, e também ao perguntar: “Onde está o Deus Elohym da justiça?” (NVT)

(Ml 3.1-2) 1“Vejam! Envio meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim”. Então, de repente, o Senhor Adon a quem vocês buscam virá a seu Templo. “O mensageiro da aliança, por quem vocês anseiam, certamente virá”, diz o Senhor Yahweh dos Exércitos (NVT). 2Mas quem suportará o dia da sua vinda? Quem ficará de pé quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão do lavandeiro (NVI).

(Ml 3.3-4) 3Ele se sentará como um refinador e purificador de prata; purificará os Levitas e os refinará como ouro e prata. Assim trarão ao Senhor Yahweh ofertas com justiça. 4Então as ofertas de Judá e de Jerusalém serão agradáveis ao Senhor Yahweh , como nos dias passados, como nos tempos antigos (NVI).

(Ml 3.5) 5“Naquele dia, eu julgarei vocês. Não demorarei para testemunhar contra todos os feiticeiros, adúlteros e mentirosos. Falarei contra aqueles que roubam o salário de seus empregados, que oprimem as viúvas e os órfãos, ou que privam os estrangeiros de seus direitos, pois essas pessoas não me temem”, diz o Senhor Yahweh dos Exércitos (NVT).

Profeta Malaquias: O Roubo nos Dízimos e nas Ofertas

(Ml 3.6-7) 6“Porque eu, o Senhor Yahweh , não mudo; por isso, vocês, filhos de Jacó, não foram destruídos. 7Desde os dias dos seus pais, vocês se afastaram dos meus estatutos e não os guardaram. Voltem para mim, e eu voltarei para vocês”, diz o Senhor Yahweh dos Exércitos. Mas vocês perguntam: “Como havemos de voltar?” (NAA)

(Ml 3.8-9) 8“Será que alguém pode roubar a Deus Elohym ? Mas vocês estão me roubando e ainda perguntam: ‘Em que te roubamos?’ Nos dízimos e nas ofertas. 9Com maldição vocês são amaldiçoados, porque estão me roubando, vocês, a nação toda” (NAA).

(Ml 3.10-12) 10“Tragam todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa. Ponham-me à prova nisto”, diz o Senhor Yahweh dos Exércitos, “se eu não lhes abrir as janelas do céu e não derramar sobre vocês bênção sem medida. 11Por causa de vocês, repreenderei o devorador, para que não consuma os produtos da terra, e não deixarei que as suas videiras nos campos fiquem sem frutos”, diz o Senhor Yahweh dos Exércitos (NAA). 12“Então todas as nações os chamarão de abençoados, pois sua terra será cheia de alegria”, diz o Senhor Yahweh dos Exércitos (NVT).

Profeta Malaquias: A Diferença entre o Justo e o Perverso

(Ml 3.13-15) 13“Vocês falaram coisas terríveis contra mim”, diz o Senhor Yahweh . “Mas vocês perguntam: ‘O que falamos contra ti?’ (NVT) 14Vocês dizem: ‘É inútil servir a Deus Elohym . De que nos adianta guardar os seus preceitos e andar de luto diante do Senhor Yahweh dos Exércitos? (NAA) 15De agora em diante, chamaremos de abençoados os arrogantes. Pois os que praticam maldades enriquecem, e os que provocam a ira de Deus Elohym nenhum mal sofrem’(NVT).

(Ml 3.16) 16Então os que temiam o Senhor Yahweh falavam uns aos outros. O Senhor Yahweh escutou com atenção o que diziam. Havia um memorial escrito diante dele para os que temem o Senhor Yahweh e para os que se lembram do seu nome (NAA).

(Ml 3.17-18) 17“Eles serão meu povo”, diz o Senhor Yahweh dos Exércitos. “No dia em que eu agir, eles serão meu tesouro especial. Terei compaixão deles como o pai tem compaixão de seu filho obediente” (NVT). 18Então vocês verão mais uma vez a diferença entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus Elohym e o que não o serve (NAA).

Profeta Malaquias: O Grande Dia do Senhor

(Ml 4.1-3) 1“Pois eis que vem o dia, queimando como fornalha. Todos os soberbos e todos os que praticam o mal serão como a palha; o dia que vem os queimará”, diz o Senhor Yahweh dos Exércitos, “de modo que não lhes deixará nem raiz nem ramo (NAA). 2Mas para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros soltos do curral (NVI). 3Vocês pisarão os ímpios, pois eles se farão cinzas debaixo das plantas dos pés de vocês, naquele dia que prepararei”, diz o Senhor Yahweh dos Exércitos (NAA).

(Ml 4.4-6) 4“Lembrem-se da Lei de Moisés, meu servo, a qual lhe prescrevi em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos. 5Eis que eu lhes enviarei o Profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor Yahweh (NAA). 6Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais; do contrário eu virei e castigarei a terra com maldição” (NVI).

PERÍODO INTERBÍBLICO

Com os escritos de Malaquias encerra-se o Antigo Testamento, e inicia-se um período chamado de “Silêncio Profético”, que se estende por quase 400 anos.

Esse período é chamado também de “Período Interbíblico” onde os principais acontecimentos são:

  • O declínio do Império Persa;
  • A ascensão de Alexandre, o Grande formando o Império Grego-Macedônio;
  • As guerras entre os generais de Alexandre após sua morte;
  • A revolta dos Macabeus;
  • O desenvolvimento crescente de Roma até se tornar uma potência mundial.

Neste período embora não houvesse diretamente nenhuma ação divina ou profética, fica claro que Deus estava no controle preparando a vinda de Jesus Cristo e o começo da Igreja. Para efeito de conhecimento, deixamos um Apêndice Cronológico dos principais acontecimentos deste período. Este apêndice não faz parte da Leitura Cronológica da Bíblia, mas nos auxilia a termos um panorama espiritual, político e social nos tempos de Jesus e do início da Igreja.

 Período Interbíblico – Apêndice Cronológico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...

Você não pode copiar o conteúdo desta página.