Bíblia Cronológica – Versões | Dia 068
68º Dia – 9 de Março
ACAMPAMENTO DO POVO DE ISRAEL NAS CAMPINAS DE MOABE
- Moisés com 120 anos
- Gérson com 78 anos (Filho de Moisés)
- Calebe com 78 anos
- Eliézer com 75 anos (Filho de Moisés)
- Eleazar com 69 anos (Filho de Arão)
- Itamar com 66 anos (Filho de Arão)
- Josué com 59 anos
- Finéias com 44 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)
SITIM
Instruções sobre Julgamentos e Sentenças
(Dt 17.8-13) 8“Se um caso muito difícil de resolver chegar a um tribunal local, como, por exemplo, uma decisão sobre que tipo de homicídio aconteceu, ou entre diferentes ações judiciais, ou entre tipos diferentes de agressão, levem esse caso ao lugar que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , escolher. 9Apresentem o caso aos Sacerdotes Levitas ou aos juízes que estiverem de serviço na ocasião, e eles ouvirão o caso e declararão o veredicto. 10Executem o veredicto que eles declararem no lugar que o Senhor Yahweh escolher. Façam exatamente o que eles mandarem (NVT). 11Façam segundo o mandado da Lei que eles ensinarem e de acordo com o juízo que eles disserem. Da sentença que eles anunciarem vocês não devem se desviar, nem para a direita nem para a esquerda. 12A pessoa que se mostrar orgulhosa e não der ouvidos ao Sacerdote, que está ali a serviço do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , nem ao juiz, essa será morta. E assim vocês eliminarão o mal de Israel, 13para que todo o povo ouça, tema e jamais se encha de orgulho” (NAA).
Julgamentos e Sentenças: Leis acerca das Testemunhas
(Dt 19.15-21) 15“Não condenem alguém por um crime ou delito com base no depoimento de apenas uma testemunha. Os fatos a respeito do caso devem ser confirmados pelo depoimento de duas ou três testemunhas (NVT). 16Quando se levantar testemunha falsa contra alguém, para o acusar de alguma transgressão (NAA), 17tanto o acusador como o acusado comparecerão diante do Senhor Yahweh , apresentando-se aos Sacerdotes e juízes que estiverem de serviço na ocasião (NVT). 18Os juízes examinarão o caso com cuidado e, se a testemunha for falsa e tiver testemunhado falsamente contra o seu irmão (NAA), 19será condenado, e o castigo dele será o mesmo que ele queria para o outro. Assim vocês tirarão o mal do meio do povo (NTLH). 20O restante do povo ficará sabendo disso e terá medo de cometer tamanha maldade. 21Não tenham pena do culpado. Sua regra deve ser: vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé” (NVT).
Julgamentos e Sentenças: Leis acerca da Sentença por Açoites
(Dt 25.1-3) 1“Quando dois homens se envolverem numa briga, terão que levar a causa ao tribunal, e os juízes decidirão a questão, absolvendo o inocente e condenando o culpado (NVI). 2Se a pessoa que está errada for sentenciada a receber açoites, o juiz ordenará que ela se deite e seja açoitada na presença dele, com um número de açoites proporcional ao crime (NVT). 3Nunca, porém, serão dados mais de quarenta açoites. Isto para evitar que, recebendo açoites demais, você veja o seu irmão ficar desmoralizado” (BV).
Julgamentos e Sentenças: Leis acerca de Assassinatos
(Nm 35.16-19) 16“Se um homem ferir alguém com um objeto de ferro de modo que esta pessoa morra, ele é assassino; o assassino terá que ser executado (NVI). 17Ou, se alguém com uma pedra na mão atacar e matar outra pessoa, é assassinato e o assassino deverá ser executado. 18Ou ainda, se alguém atacar outra pessoa e matá-la com um pedaço de madeira, é assassinato e o assassino deverá ser executado. 19O parente mais próximo da vítima é responsável pela execução do assassino. Quando o encontrar, o vingador deverá executar o assassino” (NVT).
(Nm 35.20-21) 20“Se alguém empurrar uma pessoa com ódio ou com má intenção lançar contra ela alguma coisa, e essa pessoa morrer, 21ou, por inimizade, a ferir com a mão, e essa pessoa vier a morrer, aquele que feriu essa pessoa será morto; é homicida; o vingador do sangue, ao encontrar o homicida, deverá matá-lo” (NAA).
(Nm 35.30-31) 30“Todos os assassinos deverão ser executados, mas apenas se mais de uma testemunha apresentar provas. Ninguém será executado com base no depoimento de apenas uma testemunha. 31Jamais aceitem resgate pela vida de alguém que foi declarado culpado de assassinato e condenado à morte. Os assassinos deverão sempre ser executados” (NVT).
(Nm 35.33-34) 33Essa medida garantirá que a terra em que vivem não seja contaminada, pois o assassinato contamina a terra. O único sacrifício que fará expiação pela terra em caso de assassinato é a execução do assassino (NVT). 34Portanto, não contaminem a terra na qual vocês vivem, no meio da qual eu habito; pois eu, o Senhor Yahweh , habito no meio dos filhos de Israel” (NAA).
Julgamentos e Sentenças: Leis acerca de Mortes Causadas Involuntariamente
(Nm 35.22-25) 22 “Se, contudo, alguém empurrar outra pessoa sem ter demonstrado anteriormente nenhuma hostilidade, ou jogar algo que acerte a pessoa acidentalmente (NVT), 23ou, sem vê-la, deixar cair sobre ela alguma pedra que possa causar-lhe a morte, e essa pessoa morrer, não sendo sua inimiga, nem tendo a intenção de causar-lhe mal (NAA), 24a comunidade usará as seguintes normas para julgar entre o acusado e o vingador, o parente mais próximo da vítima: 25a comunidade protegerá o acusado do vingador e cuidará para que ele chegue à cidade de refúgio para onde fugiu. Ali ele ficará até a morte do Sumo Sacerdote, que foi ungido com o óleo sagrado” (NVT).
(Nm 35.26-28) 26“Se, contudo, o acusado sair alguma vez dos limites da cidade de refúgio 27e o vingador o encontrar fora da cidade e o executar, essa morte não será considerada assassinato. 28O acusado deveria ter ficado dentro da cidade de refúgio até a morte do Sumo Sacerdote. Depois da morte do Sumo Sacerdote, porém, o acusado poderá voltar à sua propriedade” (NVT).
(Nm 35.32) 32E jamais aceitem resgate de alguém que fugiu para uma cidade de refúgio, permitindo, com isso, que o acusado volte à sua propriedade antes da morte do Sumo Sacerdote” (NVT).
(Nm 35.29) 29“Essas são as prescrições legais a serem cumpridas de geração em geração, onde quer que morarem” (NVT).
Julgamentos e Sentenças: Leis acerca de Morte sem a Identificação do Culpado
(Dt 21.1-9) 1“Quando estiverem na terra que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , lhes dá, e alguém for encontrado morto no campo e não se saiba quem o matou, 2as autoridades e os juízes medirão a distância do local onde está o cadáver até as cidades vizinhas. 3Quando se determinar qual é a cidade mais próxima, as autoridades da cidade escolherão do rebanho uma novilha que nunca tenha sido usada para trabalhar no campo e nunca tenha puxado um arado. 4Levarão a novilha a um vale que não tenha sido lavrado nem semeado e pelo qual passe um ribeiro. Ali, no vale, quebrarão o pescoço da novilha. 5Os Sacerdotes Levitas se aproximarão, pois o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , os escolheu para servirem diante dele e pronunciarem bênçãos em seu nome. Cabe a eles decidir todos os casos legais e criminais. 6As autoridades daquela cidade lavarão as mãos sobre a novilha cujo pescoço foi quebrado (NVT) 7e dirão: ‘As nossas mãos não derramaram este sangue, e os nossos olhos não viram quem o derramou (NAA). 8Portanto, ó Senhor Deus Yahweh , perdoa o teu povo de Israel, o povo que o Senhor Yahweh livrou do Egito. Não culpe o teu povo pela morte desse homem inocente’. Assim o povo não será culpado por aquela morte (NTLH). 9Desse modo, vocês removerão do seu meio a culpa pela morte da vítima e farão o que é certo aos olhos do Senhor Yahweh ” (NVT).
Julgamentos e Sentenças: Leis acerca do Sentenciado Pendurado no Madeiro
(Dt 21.22-23) 22“Se alguém tiver cometido um pecado que é passível da pena de morte, e tiver sido morto, e vocês o pendurarem num madeiro, 23o seu cadáver não deve permanecer no madeiro durante a noite. É preciso sepultá-lo no mesmo dia, pois o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus Elohym . Assim vocês não contaminarão a terra que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , lhes dá por herança” (NAA).
Julgamentos e Sentenças: Leis acerca de Estupros
(Dt 22.23-27) 23“Se um homem encontrar uma moça virgem, prometida em casamento, e tiver relações sexuais com ela dentro da cidade, 24levem os dois para a porta da cidade e executem-nos por apedrejamento. A mulher é culpada porque não gritou por socorro, e o homem deverá morrer porque humilhou a esposa de outro homem. Desse modo, vocês eliminarão o mal do seu meio. 25Mas, se o homem encontrar a moça prometida em casamento no campo e a violentar, somente o homem deverá ser morto. 26Não façam nada à moça; não cometeu crime algum que mereça a pena de morte. É tão inocente quanto uma vítima de homicídio. 27Uma vez que o homem a violentou no campo, deve-se presumir que ela gritou, mas não houve quem a socorresse” (NVT).
(Dt 22.28-29) 28“Se um homem encontrar uma moça virgem, que não tem casamento contratado, e a pegar à força, e tiver relações com ela, e eles forem apanhados, 29então o homem que teve relações com ela pagará ao pai da moça cinquenta barras de prata; e, uma vez que a humilhou, terá de recebê-la por esposa; não poderá mandá-la embora durante a sua vida” (NAA).
(Dt 25.11-12) 11“Se dois israelitas brigarem e a esposa de um deles, na tentativa de livrar o marido de quem o agride, agarrar os órgãos genitais do outro homem (NVT), 12a mão dela terá de ser cortada sem dó nem piedade” (BV).
Julgamentos e Sentenças: Leis acerca de Sequestros
(Dt 24.7) 7“Se alguém sequestrar um irmão israelita e o tratar como escravo ou o vender, o sequestrador terá de morrer. Desse modo, vocês eliminarão o mal do seu meio” (NVT).
Instruções sobre os Excluídos das Reuniões Sagradas
(Dt 23.1-6) 1“Se um homem tiver os testículos esmagados ou o membro amputado, não terá permissão de entrar nas reuniões sagradas do Senhor Yahweh . 2Se alguém for filho ilegítimo, nem ele nem seus descendentes, até a décima geração, terão permissão de entrar nas reuniões sagradas do Senhor Yahweh . 3Nenhum amonita ou moabita, e nenhum de seus descendentes, até a décima geração, terá permissão de participar das reuniões sagradas do Senhor Yahweh . 4Essas nações não os receberam com alimento e água quando vocês saíram do Egito. Em vez disso, contrataram Balaão, filho de Beor, nascido em Petor, na Mesopotâmia, para amaldiçoá-los. 5Mas o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , se recusou a ouvir Balaão e transformou a maldição em bênção, pois o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , os ama. 6Enquanto viverem, jamais promovam o bem-estar e a prosperidade dos amonitas ou moabitas” (NVT).
Exortação à Obediência
(Dt 26.16-19) 16“Hoje o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , ordena que vocês cumpram estes estatutos e juízos; portanto, vocês devem guardar e cumpri-los de todo o seu coração e de toda a sua alma. 17Hoje vocês declararam que o Senhor Yahweh será o seu Deus Elohym , e que vocês andarão nos seus caminhos, guardarão os seus estatutos, os seus mandamentos e os seus juízos e que darão ouvidos à sua voz (NAA). 18O Senhor Yahweh declarou hoje que vocês são seu povo, sua propriedade especial, conforme ele havia prometido, e que devem obedecer a todos os seus mandamentos. 19Se o fizerem, ele os colocará muito acima de todas as outras nações que ele fez, e vocês receberão louvores, honra e fama. Serão uma nação santa ao Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , exatamente como ele prometeu” (NVT).