• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 077

77º Dia – 18 de Março

A CONQUISTA DE CANAÃ

CENÁRIO HISTÓRICO: A Divisão das Terras (Aproximadamente 1.392 a.C.)CURIOSIDADES

  • Calebe com 109 anos
  • Eleazar com 100 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 90 anos
  • Finéias com 75 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

CIDADE DE SILÓAs Demais Divisões das Terras

(Js 18.1-6) 1Agora que a terra estava sob o controle dos israelitas, toda a comunidade se reuniu em Siló e ali armou a Tenda do Encontro (NVT)2E dentre os filhos de Israel ficaram sete tribos que ainda não tinham repartido a sua herança (ARC)3Então Josué disse aos israelitas: “Até quando vocês vão negligenciar a posse da terra que o Senhor Yahweh , o Deus Elohym dos seus antepassados, lhes deu? (NVI) 4Escolham três homens de cada tribo, e eu os enviarei para fazer o reconhecimento da terra e mapeá-la. Eles voltarão a mim com um relatório escrito das divisões propostas de sua herança. 5Dividirão a terra em sete partes, sem incluir o território de Judá, ao sul, e o território de José, ao norte (NVT)6Depois que fizerem um mapa das sete partes da terra, tragam-no para mim, e eu farei sorteio para vocês na presença do Senhor Yahweh , do nosso Deus Elohym (NVI).

(Js 18.7) 7“Os levitas, porém, não receberão porção alguma de terra entre vocês, pois seu serviço como sacerdotes do Senhor Yahweh será a sua herança. E as tribos de Gade e Rúben e a meia tribo de Manassés não receberão mais terras, pois já receberam como herança a porção de terra que Moisés, servo do Senhor Yahweh , lhes deu a leste do Jordão” (NVT).

(Js 18.8-10) 8Quando os homens estavam de partida para mapear a terra, Josué lhes ordenou: “Vão, façam o reconhecimento da terra e tragam uma descrição dela por escrito. Depois, voltem e eu distribuirei a terra entre as tribos por sorteio na presença do Senhor Yahweh , aqui em Siló”. 9Os homens partiram, atravessaram a terra e traçaram um mapa de todo o território, dividindo-o em sete partes e relacionando as cidades em cada parte. Registraram tudo por escrito e voltaram a Josué, no acampamento em Siló. 10E, ali em Siló, Josué fez o sorteio na presença do Senhor Yahweh , determinando qual tribo receberia cada parte (NVT).

A Herança da Tribo de Benjamim

(Js 18.11-14) 11Saiu a sorte da tribo dos filhos de Benjamim, segundo as suas famílias; e o território sorteado ficava entre os filhos de Judá e os filhos de José. 12O seu limite foi para o lado norte desde o Jordão; subia ao lado de Jericó, para o norte, e subia pela região montanhosa, para o oeste, para terminar no deserto de Bete-Áven. 13E dali o limite passava a Luz, ao lado de Luz, que é Betel, para o sul; descia a Atarote-Adar, ao pé do monte que está do lado sul de Bete-Horom-de-Baixo. 14O limite seguia e voltava ao lado oeste, para o sul do monte que está diante de Bete-Horom, para o sul, e terminava em Quiriate-Baal, que é Quiriate-Jearim, cidade dos filhos de Judá; este era o lado oeste (NAA).

(Js 18.15-19) 15O lado do sul começava na extremidade leste de Quiriate-Jearim e seguia até a fonte das águas de Neftoa; 16o limite descia até a extremidade do monte que está diante do vale de Ben-Hinom, ao norte do vale dos Refains, e descia pelo vale de Hinom do lado dos jebuseus, para o sul; e baixava a En-Rogel; 17volvia-se para o norte, chegava a En-Semes, de onde passava para Gelilote, que está diante da subida de Adumim, e descia à pedra de Boã, filho de Rúben; 18passava pela vertente norte, diante da planície, e descia à planície. 19Depois, o limite passava até o lado de Bete-Hogla, para o norte, para terminar na baía do mar Salgado, na desembocadura do Jordão, ao sul; este era o limite do sul (NAA).

(Js 18.20-28) 20Do lado leste, o Jordão era o seu limite. Esta era a herança dos filhos de Benjamim nos seus limites ao redor, segundo as suas famílias. 21As cidades da tribo dos filhos de Benjamim, segundo as suas famílias, eram Jericó, Bete-Hogla, Emeque-Quesis, 22Bete-Arabá, Zemaraim, Betel, 23Avim, Pará, Ofra, 24Quefar-Amonai, Ofni e Gaba. Ao todo, doze cidades com as suas aldeias. 25Gibeom, Ramá, Beerote, 26Mispa, Cefira, Mosa, 27Requém, Irpeel, Tarala, 28Zela, Elefe, Jebus, que é Jerusalém, Gibeá e Quiriate. Ao todo, catorze cidades com as suas aldeias. Esta era a herança dos filhos de Benjamim, segundo as suas famílias (NAA).

(Jz 1.21) 21Porém os filhos de Benjamim não expulsaram os jebuseus que moravam em Jerusalém. Assim, os jebuseus vivem com os filhos de Benjamim em Jerusalém até o dia de hoje (NAA).

A Herança da Tribo de Simeão

(Js 19.1-9) 1Saiu a segunda sorte a Simeão, à tribo dos filhos de Simeão, segundo as suas famílias, e a herança deles ficava no meio da herança dos filhos de Judá. 2Na herança receberam Berseba, Seba, Molada, 3Hazar-Sual, Balá, Ezém, 4Eltolade, Betul, Horma, 5Ziclague, Bete-Marcabote, Hazar-Susa, 6Bete-Lebaote e Saruém. Ao todo, treze cidades com as suas aldeias. 7Aim, Rimom, Eter e Asã; ao todo, quatro cidades com as suas aldeias. 8E todas as aldeias que havia ao redor destas cidades, até Baalate-Ber, que é Ramá do Neguebe. Esta era a herança da tribo dos filhos de Simeão, segundo as suas famílias. 9A herança dos filhos de Simeão foi tirada da porção dos filhos de Judá, pois a herança destes era demasiadamente grande para eles. Por isso os filhos de Simeão receberam a sua herança no meio dos filhos de Judá (NAA).

A Herança da Tribo de Zebulom

(Js 19.10-16) 10Saiu a terceira sorte aos filhos de Zebulom, segundo as suas famílias. O limite da sua herança ia até Saride. 11O seu limite subia, pelo oeste, a Marala, tocava em Dabesete e chegava até o ribeiro que está diante de Jocneão. 12De Saride, voltava para o leste, para o nascente do sol, até o limite de Quislote-Tabor, saía a Daberate, e ia subindo a Jafia; 13dali, passava, para o nascente, a Gate-Hefer, a Ete-Cazim, ia a Rimom, que se estendia até Neá, 14e, rodeando-a, o limite passava, para o norte, a Hanatom e terminava no vale de Ifta-El. 15Ainda Catate, Naalal, Sinrom, Idala e Belém, completando doze cidades com as suas aldeias. 16Esta era a herança dos filhos de Zebulom, segundo as suas famílias; estas cidades com as suas aldeias (NAA).

A Herança da Tribo de Issacar

(Js 19.17-23) 17A quarta sorte saiu a Issacar, aos filhos de Issacar, segundo as suas famílias. 18O seu território incluía Jezreel, Quesulote, Suném, 19Hafaraim, Siom, Anacarate, 20Rabite, Quisião, Ebes, 21Remete, En-Ganim, En-Hada e Bete-Pasês. 22O limite tocava o Tabor, Saazima e Bete-Semes e terminava no Jordão. Ao todo, dezesseis cidades com as suas aldeias. 23Esta era a herança da tribo dos filhos de Issacar, segundo as suas famílias; estas cidades com as suas aldeias (NAA).

A Herança da Tribo de Aser

(Js 19.24-31) 24Saiu a quinta sorte à tribo dos filhos de Aser, segundo as suas famílias. 25O seu território incluía Helcate, Hali, Béten, Acsafe, 26Alameleque, Amade e Misal; e tocava o Carmelo, para o oeste, e Sior-Libnate; 27voltava para o nascente do sol, Bete-Dagom, e tocava Zebulom e o vale de Ifta-El, ao norte de Bete-Emeque e de Neiel, e vinha sair a Cabul, pela esquerda, 28Ebrom, Reobe, Hamom e Caná, até a grande Sidom. 29O limite voltava a Ramá e até a cidade fortificada de Tiro; então tornava a Hosa, para terminar no mar, na região de Aczibe; 30também Umá, Afeca e Reobe, completando vinte e duas cidades com as suas aldeias. 31Esta era a herança da tribo dos filhos de Aser, segundo as suas famílias; estas cidades com as suas aldeias (NAA).

A Herança da Tribo de Naftali

(Js 19.32-39) 32Saiu a sexta sorte aos filhos de Naftali, segundo as suas famílias. 33O seu limite ia desde Helefe, do carvalho em Zaananim, Adami-Nequebe, Jabneel, até Lacum e terminava no Jordão. 34O limite voltava, pelo oeste, a Aznote-Tabor, de onde passava a Hucoque; tocava Zebulom, ao sul, e Aser, a oeste, e Judá, pelo Jordão, ao nascente do sol. 35As cidades fortificadas eram Zidim, Zer, Hamate, Racate, Quinerete, 36Adamá, Ramá, Hazor, 37Quedes, Edrei, En-Hazor, 38Irom, Migdal-El, Horém, Bete-Anate e Bete-Semes. Ao todo, dezenove cidades com as suas aldeias. 39Esta era a herança da tribo dos filhos de Naftali, segundo as suas famílias; estas cidades com as suas aldeias (NAA).

A Herança da Tribo de Dã

(Js 19.40-48) 40A sétima sorte saiu à tribo dos filhos de Dã, segundo as suas famílias. 41O território da sua herança incluía Zorá, Estaol, Ir-Semes, 42Saalabim, Aijalom, Itla, 43Elom, Timna, Ecrom, 44Elteque, Gibetom, Baalate, 45Jeúde, Benê-Beraque, Gate-Rimom, 46Me-Jarcom e Racom, com o território diante de Jope. 47Mas o território dos filhos de Dã era pequeno demais para eles. Por isso os filhos de Dã foram e atacaram Lesém, e a tomaram, matando os moradores a fio de espada. E tomando posse da cidade, foram morar nela e lhe chamaram Dã, segundo o nome de Dã, seu pai. 48Esta era a herança da tribo dos filhos de Dã, segundo as suas famílias; estas cidades com as suas aldeias (NAA).

A Herança Dada a Josué

(Js 19.49-50) 49Depois que todo o território havia sido repartido entre as tribos, os israelitas deram a Josué uma porção de terra como herança no meio deles, 50pois o Senhor Yahweh tinha dito que ele poderia receber qualquer cidade que quisesse. Ele escolheu Timnate-Sera, na região montanhosa de Efraim. Ali reconstruiu a cidade e habitou nela (NVT).

(Js 19.51) 51Foram esses os territórios que o sacerdote Eleazar, Josué, filho de Num, e os chefes das tribos designaram como herança para as tribos de Israel, por sorteio na presença do Senhor Yahweh , à entrada da Tenda do Encontro em Siló. Assim, concluíram a distribuição da terra (NVT).

As Cidades de Refúgio

(Js 20.1-6) 1O Senhor Yahweh disse a Josué: 2“Diga aos israelitas que designem as cidades de refúgio, de acordo com as instruções que dei a Moisés. 3Qualquer um que matar alguém acidentalmente e sem intenção poderá fugir para uma dessas cidades; serão lugares de proteção contra os parentes da vítima que quiserem vingar sua morte. 4Ao chegar a uma dessas cidades, a pessoa que tirou a vida de alguém comparecerá diante das autoridades à porta da cidade e apresentará seu caso. Eles permitirão que essa pessoa entre na cidade e lhe darão um lugar para habitar no meio deles. 5Se os parentes da vítima forem até lá para vingar sua morte, as autoridades não entregarão o acusado, pois ele matou alguém sem intenção e sem hostilidade anterior. 6O acusado, porém, deve permanecer na cidade e ser julgado pela comunidade, que dará o veredicto. Continuará a viver na cidade até a morte daquele que era o Sumo Sacerdote na época do acidente. Depois disso, terá liberdade de voltar para sua casa na cidade de onde fugiu” (NVT).

(Js 20.7-9) 7Estas foram as cidades designadas como cidades de refúgio: Quedes, na Galileia, na região montanhosa de Naftali; Siquém, na região montanhosa de Efraim; e Quiriate-Arba (isto é, Hebrom), na região montanhosa de Judá. 8Estas foram as cidades designadas no lado leste do rio Jordão, em frente de Jericó: Bezer, no planalto desértico da tribo de Rúben; Ramote, em Gileade, no território da tribo de Gade; e Golã, em Basã, no território da tribo de Manassés. 9Essas cidades foram separadas para todos os israelitas, e também para os estrangeiros que viviam entre eles. Qualquer um que matasse alguém acidentalmente poderia se refugiar numa dessas cidades. Assim, não seria morto por vingança antes de comparecer a julgamento perante a comunidade (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...

Você não pode copiar o conteúdo desta página.