• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 076

76º Dia – 17 de Março

A CONQUISTA DE CANAÃ

CENÁRIO HISTÓRICO: A Divisão das Terras (Aproximadamente 1.392 a.C.)CURIOSIDADES

  • Calebe com 109 anos
  • Eleazar com 100 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 90 anos
  • Finéias com 75 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

ACAMPAMENTO EM GILGALA Divisão das Terras

A Herança a Leste do Jordão – A Transjordânia

(Js 13.8-13) 8As tribos de Rúben e de Gade e a outra metade da tribo de Manassés haviam recebido as suas terras, que ficam a leste do rio Jordão. Era isso que Moisés, servo do Senhor Yahweh , lhes tinha dado. 9As suas terras iam desde Aroer, na beira do vale do Arnom, e desde a cidade que ficava no meio daquele vale, até Dibom, incluindo todo o planalto de Medeba (NTLH)10Incluía também todas as cidades de Seom, rei dos amorreus que reinou em Hesbom, e chegava até às fronteiras de Amom (BV)11Também incluía Gileade, o território dos gesuritas e maacatitas, toda a região do monte Hermom e toda a Basã, até Salcá (NVI)12Incluíam finalmente o reino de Ogue. Ogue, que foi o último dos refains, reinava em Astarote e em Edrei. Moisés tinha derrotado e expulsado esse povo (NTLH)13Porém os filhos de Israel não expulsaram os gesureus, nem os maacateus; antes Gesur e Maacate ficaram habitando no meio de Israel até ao dia de hoje (ACF).

A Herança da Tribo de Rúben

(Js 13.15-23) 15Moisés deu herança à tribo dos filhos de Rúben, segundo as suas famílias, 16começando o seu território com Aroer, que está à borda do vale de Arnom, mais a cidade que está no meio do vale e todo o planalto até Medeba; 17Hesbom e todas as suas cidades, que estão no planalto: Dibom, Bamote-Baal e Bete-Baal-Meom, 18Jaza, Quedemote, Mefaate; 19Quiriataim, Sibma, Zerete-Saar, no monte do vale; 20Bete-Peor, as encostas do monte Pisga e Bete-Jesimote; 21e todas as cidades do planalto e todo o reino de Seom, rei dos amorreus, que reinou em Hesbom, a quem Moisés derrotou, bem como os príncipes de Midiã, Evi, Requém, Zur, Hur e Reba, príncipes de Seom, moradores da terra. 22Além de outros que foram mortos, os filhos de Israel também mataram à espada Balaão, filho de Beor, o adivinho. 23A fronteira dos filhos de Rúben é o Jordão e suas imediações; esta é a herança dos filhos de Rúben, segundo as suas famílias: as cidades com suas aldeias (NAA).

A Herança da Tribo de Gade

(Js 13.24-28) 24Moisés deu herança à tribo de Gade, a saber, a seus filhos, segundo as suas famílias. 25O seu território incluía Jazer, todas as cidades de Gileade e metade da terra dos filhos de Amom, até Aroer, que está diante de Rabá; 26desde Hesbom até Ramate-Mispa e Betonim; e desde Maanaim até o limite de Debir; 27e, no vale: Bete-Arã, Bete-Ninra, Sucote e Zafom, o resto do reino de Seom, rei de Hesbom, mais o Jordão e suas imediações, até a extremidade do mar de Quinerete, do outro lado do Jordão, na direção do leste. 28Esta é a herança dos filhos de Gade, segundo as suas famílias: as cidades com as suas aldeias (NAA).

A Herança da Tribo de Manassés do Leste

(Js 13.29-31) 29Moisés também deu herança à meia tribo de Manassés, segundo as suas famílias. 30O seu território começava com Maanaim e incluía todo o Basã, todo o reino de Ogue, rei de Basã, e todas as aldeias de Jair, que estão em Basã, sessenta cidades; 31e metade de Gileade, Astarote e Edrei, cidades do reino de Ogue, em Basã. Estas foram dadas aos filhos de Maquir, filho de Manassés, a saber, à metade dos filhos de Maquir, segundo as suas famílias (NAA).

(Js 13.32) 32São estas as heranças que Moisés repartiu nas campinas de Moabe, do outro lado do Jordão, na altura de Jericó, para o leste (NAA).

A Herança a Oeste do Jordão

(Js 14.1-2) 1São estas as heranças que os filhos de Israel receberam na terra de Canaã, e que Eleazar, o sacerdote, e Josué, filho de Num, e os chefes das famílias das tribos dos filhos de Israel repartiram entre eles. 2A distribuição da herança foi feita por sorteio, como o Senhor Yahweh havia ordenado por meio de Moisés, a respeito das nove tribos e meia (NAA).

(Js 14.3) 3aPois Moisés já tinha dado herança às duas tribos e meia a leste do Jordão (NVI).

(Js 14.4) 4aOs descendentes de José haviam se tornado duas tribos separadas: Manassés e Efraim (NVT).

(Js 14.3) 3bMas aos levitas não dera herança entre os demais (NVI)

(Js 14.4) 4bOs levitas não receberam porção alguma de terra, mas apenas cidades para morarem, com pastagens ao redor para seus animais e todos os seus bens (NVT).

(Js 14.5) 5Assim a distribuição das terras foi feita em rigorosa obediência às instruções dadas pelo Senhor Yahweh a Moisés (BV).

A Herança da Tribo de Judá

(Js 15.1-4) 1A sorte da tribo dos filhos de Judá, segundo as suas famílias, caiu para o sul, até o limite de Edom, até o deserto de Zim, até a extremidade do lado sul. 2O seu limite ao sul foi desde a extremidade do mar Salgado, desde a baía que olha para o sul; 3sai para o sul, até a subida de Acrabim, passa por Zim, sobe do sul a Cades-Barneia, 4passa por Hezrom, sobe a Adar e rodeia Carca; passa por Azmom e sai ao ribeiro do Egito; as saídas deste limite vão até o mar. Este será o limite de vocês do lado sul (NAA).

(Js 15.5-11) 5O limite para o leste será o mar Salgado, até a foz do Jordão; e o limite para o norte será da baía do mar, começando com a embocadura do Jordão, 6limite que sobe até Bete-Hogla e passa do norte a Bete-Arabá, subindo até a pedra de Boã, filho de Rúben, 7subindo ainda este limite a Debir desde o vale de Acor, olhando para o norte, rumo a Gilgal, a qual está à subida de Adumim, que está para o sul do ribeiro; daí, o limite passa até as águas de En-Semes; e as suas saídas estarão do lado de En-Rogel. 8Deste ponto sobe pelo vale de Ben-Hinom, do lado dos jebuseus do Sul, isto é, Jerusalém; e este limite sobe até o alto do monte que está diante do vale de Hinom, para o oeste, que está no fim do vale dos Refains, do lado norte. 9Então o limite vai desde o alto do monte até a fonte das águas de Neftoa; e sai até as cidades do monte Efrom; este limite vai ainda até Baalá, isto é, Quiriate-Jearim. 10Então o limite dá volta desde Baalá, para o oeste, até o monte Seir, passa ao lado do monte de Jearim do lado norte, isto é, Quesalom, e, descendo a Bete-Semes, passa por Timna. 11Segue mais ainda o limite ao lado de Ecrom, para o norte, e, indo a Siquerom, passa o monte de Baalá, saindo em Jabneel, para terminar no mar (NAA).

(Js 15.12) 12O limite do lado oeste é o mar Grande e as suas imediações. Estes são os limites dos filhos de Judá ao redor, segundo as suas famílias (NAA).

(Js 15.20-32) 20Esta é a herança da tribo dos filhos de Judá, segundo as suas famílias. 21As cidades no extremo sul da tribo dos filhos de Judá, na direção do território de Edom, eram estas: Cabzeel, Éder, Jagur, 22Quiná, Dimona, Adada, 23Quedes, Hazor, Itnã, 24Zife, Telém, Bealote, 25Hazor-Hadata, Queriote-Hezrom, que é Hazor, 26Amã, Sema, Molada, 27Hazar-Gada, Hesmom, Bete-Palete, 28Hazar-Sual, Berseba, Biziotiá, 29Baalá, Iim, Ezém, 30Eltolade, Quesil, Horma, 31Ziclague, Madmana, Sansana, 32Lebaote, Silim, Aim e Rimom. Ao todo, vinte e nove cidades com as suas aldeias (NAA).

(Js 15.33-36) 33Na Sefelá, as cidades eram Estaol, Zorá, Asná, 34Zanoa, En-Ganim, Tapua, Enã, 35Jarmute, Adulão, Socó, Azeca, 36Saaraim, Aditaim, Gedera e Gederotaim. Ao todo, catorze cidades com as suas aldeias (NAA).

(Js 15.37-41) 37Zenã, Hadasa, Migdal-Gade, 38Dileã, Mispa, Jocteel, 39Laquis, Boscate, Eglom, 40Cabom, Laamás, Quitlis, 41Gederote, Bete-Dagom, Naamá e Maquedá. Ao todo, dezesseis cidades com as suas aldeias (NAA).

(Js 15.42-47) 42Libna, Eter, Asã, 43Ifta, Asná, Nezibe, 44Queila, Aczibe e Maressa. Ao todo, nove cidades com as suas aldeias. 45Ecrom com as suas vilas e aldeias; 46desde Ecrom até o mar, todas as que estão do lado de Asdode, com as suas aldeias. 47Asdode, as suas vilas e aldeias; Gaza, as suas vilas e aldeias, até o rio do Egito e o mar Grande com as suas imediações (NAA).

(Js 15.48-60) 48Na região montanhosa, as cidades eram Samir, Jatir, Socó, 49Daná, Quiriate-Sana, que é Debir, 50Anabe, Estemoa, Anim, 51Gósen, Holom e Gilo. Ao todo, onze cidades com as suas aldeias. 52Arabe, Dumá, Esã, 53Janim, Bete-Tapua, Afeca, 54Hunta, Quiriate-Arba, que é Hebrom, e Zior. Ao todo, nove cidades com as suas aldeias. 55Maom, Carmelo, Zife, Jutá, 56Jezreel, Jocdeão, Zanoa, 57Caim, Gibeá e Timna. Ao todo, dez cidades com as suas aldeias. 58Halul, Bete-Zur, Gedor, 59Maarate, Bete-Anote e Eltecom. Ao todo, seis cidades com as suas aldeias. 60Quiriate-Baal, que é Quiriate-Jearim, e Rabá. Ao todo, duas cidades com as suas aldeias (NAA).

(Js 15.61-63) 61No deserto, as cidades eram Bete-Arabá, Midim, Secaca, 62Nibsã, Cidade do Sal e En-Gedi. Ao todo, seis cidades com as suas aldeias. 63Mas os filhos de Judá não puderam expulsar os jebuseus que viviam em Jerusalém. Assim, os jebuseus moram com os filhos de Judá em Jerusalém até o dia de hoje (NAA).

A Herança dos Filhos de José – Efraim e Manassés

(Js 16.1-4) 1O território que, por sorteio, caiu aos filhos de José ia desde o Jordão, na altura de Jericó e no lado leste das águas de Jericó, até o deserto que sobe de Jericó pela região montanhosa até Betel. 2De Betel ia até Luz, passava ao limite dos arquitas até Atarote 3e descia, na direção do oeste, para a divisa de Jaflete, até a região de  Bete-Horom-de-Baixo e até Gezer, terminando no mar. 4Assim, Manassés e Efraim, filhos de José, receberam a sua herança (NAA).

A Herança da Tribo de Efraim

(Js 16.5-10) 5O limite da herança dos filhos de Efraim, segundo as suas famílias, era, no leste, Atarote-Adar até Bete-Horom-de-Cima; 6e vai o limite para o mar com Micmetate, ao norte, de onde volta para o leste até Taanate-Siló, e passa por ela a leste de Janoa; 7desce desde Janoa a Atarote e a Naarate, toca em Jericó, terminando no Jordão. 8De Tapua o limite vai, para o oeste, ao ribeiro de Caná, terminando no mar. Esta é a herança da tribo dos filhos de Efraim, segundo as suas famílias, 9mais as cidades que foram separadas para os filhos de Efraim, que estavam no meio da herança dos filhos de Manassés; todas aquelas cidades com as suas aldeias. 10Não expulsaram os cananeus que viviam em Gezer. Assim, eles moram no meio dos efraimitas até o dia de hoje, mas estão sujeitos a trabalhos forçados (NAA).

A Herança da Tribo de Manassés do Oeste

(Js 17.1-2) 1Também caiu a sorte à tribo de Manassés, que era o primogênito de José. Maquir, o primogênito de Manassés, pai de Gileade, porque era homem de guerra, recebeu Gileade e Basã. 2Os outros filhos de Manassés também receberam a sua parte, segundo as suas famílias, a saber, os filhos de Abiezer, os filhos de Heleque, os filhos de Asriel, os filhos de Siquém, os filhos de Héfer, os filhos de Semida. Estes são os filhos de Manassés, filho de José, segundo as suas famílias (NAA).

(Js 17.3-6) 3Porém Zelofeade, filho de Héfer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, não teve filhos, mas só filhas, que se chamavam Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza. 4Estas chegaram diante de Eleazar, o sacerdote, e diante de Josué, filho de Num, e diante dos chefes, dizendo: “O Senhor Yahweh ordenou a Moisés que nos fosse dada uma herança no meio de nossos parentes”. Assim, segundo a ordem do Senhor Yahweh , Josué lhes deu herança no meio dos parentes de seu pai (NAA). 5Assim, a tribo de Manassés recebeu, no total, dez porções de terra, além de Gileade e Basã, do outro lado do Jordão (NVT), 6porque tanto as filhas de Manassés como os filhos dele receberam herança. Os outros filhos de Manassés receberam a terra de Gileade (NAA).

(Js 17.7-13) 7O limite de Manassés foi desde Aser até Micmetate, que está a leste de Siquém; e este limite vai, na direção do sul, até os moradores de En-Tapua. 8A terra de Tapua pertencia a Manassés, mas Tapua, ainda que situada no limite de Manassés, era dos filhos de Efraim. 9Então o limite desce ao ribeiro de Caná. As cidades, entre as de Manassés, ao sul do ribeiro, pertenciam a Efraim; então o limite de Manassés vai ao norte do ribeiro, terminando no mar. 10Efraim, ao sul, Manassés, ao norte, e o mar é seu limite; pelo norte, tocam em Aser e, pelo leste, em Issacar. 11Porque, nos territórios de Issacar e Aser, Manassés tinha Bete-Seã e as suas vilas, Ibleão e as suas vilas, os habitantes de Dor e as suas vilas, os habitantes de En-Dor e as suas vilas, os habitantes de Taanaque e as suas vilas e os habitantes de Megido e as suas vilas, a região das três colinas. 12E os filhos de Manassés não puderam expulsar os moradores daquelas cidades, porque os cananeus persistiam em morar nessa terra. 13Quando os filhos de Israel se tornaram fortes, sujeitaram os cananeus a trabalhos forçados, porém não os expulsaram totalmente (NAA).

(Js 17.14-18) 14Então o povo dos filhos de José disse a Josué: “Por que você nos deu por herança apenas uma sorte e uma porção, sendo nós um povo numeroso, visto que o Senhor Yahweh até aqui nos tem abençoado?” 15Josué respondeu: “Se vocês são um povo numeroso, subam à floresta e abram ali uma clareira na terra dos ferezeus e dos refains, visto que a região montanhosa de Efraim é estreita demais para vocês”. 16Então os filhos de José disseram: “A região montanhosa não nos basta. E todos os cananeus que vivem na planície têm carros de ferro, tanto os que estão em Bete-Seã e nas suas vilas como os que estão no vale de Jezreel”. 17Então Josué disse à casa de José, a Efraim e a Manassés: “Vocês são um povo numeroso e forte. Vocês não terão só uma parte, 18mas a região montanhosa será de vocês. Ainda que seja uma floresta, vocês poderão cortá-la, e até as suas extremidades será toda de vocês. Porque vocês expulsarão os cananeus, embora eles tenham carros de ferro e sejam fortes” (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.