• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 268

268º Dia – 25 de Setembro

POVO DE JUDÁ E O IMPÉRIO PERSA

CENÁRIO HISTÓRICO: Início do Ministério de Neemias (Aproximadamente 445 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 90º ano do Retorno dos judeus à Jerusalém
  • Neemias com 30 anos (Reino da Persa)
  • 20º ano do reinado de Artaxerxes I sobre a Pérsia

CIDADE DE SUSÔ allow=”autoplay”>Neemias recebe Notícias de Jerusalém

(Ne 1.1-3) 1Esta é a história de Neemias, filho de Hacalias. No mês de quisleu, no ano vinte do reinado de Artaxerxes, rei da Pérsia, eu, que me chamo Neemias, estava em Susã, a capital do país (NTLH). 2Hanani, um de meus irmãos, veio me visitar com alguns homens que haviam chegado de Judá. Perguntei-lhes a respeito dos judeus que haviam regressado do cativeiro e da situação em Jerusalém (NVT). 3E eles me responderam: “Os restantes, os que sobreviveram ao exílio e se encontram lá na província, estão em grande miséria e humilhação. As muralhas de Jerusalém continuam em ruínas, e os seus portões foram destruídos pelo fogo” (NAA).

Neemias intercede pelo seu Povo

(Ne 1.4-7) 4Quando ouvi estas palavras, eu me sentei, chorei e lamentei por alguns dias. Fiquei jejuando e orando diante do Deus Elohym dos céus. 5Eu disse: “Ah! Senhor Yahweh , Deus Elohym dos céus, Deus El grande e temível, que guarda a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos! 6Estejam atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para que atenda a oração do teu servo, que hoje faço diante de ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos. Faço confissão dos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti. Eu e a casa de meu pai pecamos. 7Temos procedido de forma totalmente corrupta contra ti e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenou a Moisés, teu servo” (NAA).

(Ne 1.8-10) 8“Lembra-se agora do que disse a Moisés, teu servo: ‘Se vocês forem infiéis, eu os espalharei entre as nações (NVI), 9mas, se vocês se converterem a mim e guardarem os meus mandamentos, e os cumprirem, então, ainda que os seus desterrados estejam nos lugares mais distantes da Terra, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que escolhi para fazer habitar o meu nome’. 10Estes ainda são teus servos e o teu povo que resgatou com o teu grande poder e com a tua mão poderosa” (NAA).

(Ne 1.11) 11“Ah! Senhor Adonay , estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à oração dos teus servos que se agradam de temer o teu nome. Faça com que o teu servo seja bem-sucedido hoje e encontre misericórdia diante desse homem”. Nesse tempo eu era copeiro do rei (NAA).

Neemias perante o rei Artaxerxes I

(Ne 2.1-6) 1No mês de nisã, no vigésimo ano do reinado de Artaxerxes, uma vez posto o vinho diante dele, eu o peguei e ofereci ao rei. Ora, nunca antes eu tinha estado triste diante dele. 2Então o rei me disse: “Por que o seu rosto está triste, se você não está doente? Isso tem de ser tristeza do coração!” Então fiquei com muito medo 3e lhe respondi: “Que o rei viva para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, se a cidade onde estão sepultados os meus pais está em ruínas e os seus portões foram queimados?” (NAA) 4“O que você deseja que eu faça?”, perguntou o rei. Depois de orar ao Deus Elohym dos céus (NVT), 5e disse ao rei: “Se for do agrado do rei, e se este seu servo encontrou favor em sua presença, peço que o rei me envie a Judá, à cidade onde estão os túmulos dos meus pais, para que eu a reconstrua”. 6Então o rei, que tinha a rainha sentada ao seu lado, me perguntou: “Quanto vai durar a sua ausência? Quando você voltará?” Marquei certo prazo, e o rei se deu por satisfeito e me deixou ir (NAA).

(Ne 2.7-8) 7Disse também: “Se lhe parecer bem, gostaria que o rei me desse cartas para levar aos governadores da província a oeste do rio Eufrates, com instruções para que eles permitam que eu viaje em segurança por seus territórios até chegar a Judá. 8Peço ainda que o rei me dê uma carta para levar a Asafe, administrador da floresta real, com instruções para que me forneça madeira. Precisarei desse material para as vigas das portas da fortaleza junto ao Templo, para o muro da cidade e para minha própria casa”. O rei atendeu a esses pedidos, pois a bondosa mão de Deus Elohym estava sobre mim (NVT).

Neemias é enviado para Jerusalém

(Ne 2.9-10) 9Fui aos governadores da província a oeste do rio Eufrates e lhes entreguei as cartas do rei. Além disso, o rei enviou oficiais do exército e cavaleiros para me protegerem. 10Mas, quando Sambalate, o horonita, e Tobias, o oficial amonita, souberam de minha chegada, ficaram muito irritados porque alguém veio promover o bem dos israelitas (NVT).

CIDADE DE JERUSALÉMNeemias Inspeciona a Muralha

(Ne 2.11-15) 11Cheguei a Jerusalém e, depois de três dias de permanência ali (NVI), 12saí discretamente durante a noite, levando comigo uns poucos homens. Não havia contado a ninguém os planos para Jerusalém que Deus Elohym tinha colocado em meu coração. Não levamos nenhum animal de carga além daquele que eu montava (NVT). 13De noite, saí pelo Portão do Vale, em direção à Fonte do Dragão e ao Portão do Monturo, e inspecionei as muralhas de Jerusalém, que estavam em ruínas e cujos portões tinham sido destruídos pelo fogo (NAA). 14Em seguida, fui à Porta da Fonte e ao Tanque do Rei, mas, por causa do entulho, não havia espaço para meu animal passar. 15Por isso, embora ainda estivesse escuro, subi pelo vale de Cedrom e inspecionei os muros ali, antes de voltar e entrar de novo pela Porta do Vale (NVT).

Neemias anima o Povo a Reedificar a Muralha

(Ne 2.16-18) 16Os oficiais não sabiam aonde eu tinha ido ou o que eu estava fazendo, pois até então eu não tinha dito nada aos judeus, aos Sacerdotes, aos nobres, aos oficiais e aos outros que iriam realizar a obra (NVI). 17Então eu lhes disse: “Vocês estão vendo a miséria em que nós estamos: ‘Jerusalém em ruínas e os seus portões destruídos pelo fogo’. Venham, vamos reconstruir as muralhas de Jerusalém, para nos livrarmos desta vergonha. 18E lhes declarei como a mão bondosa do meu Deus Elohym havia estado sobre mim e também as palavras que o rei me havia falado. Então disseram: “Vamos nos preparar e começar a reconstrução!” Então se prepararam para fazer esta boa obra (NAA).

A Oposição de Sambalate, Tobias e Gesém

(Ne 2.19-20) 19Porém, quando Sambalate, o horonita, Tobias, o servo amonita, e um árabe chamado Gesém souberam disso, zombaram de nós e nos desprezaram, dizendo: “O que é isso que vocês estão fazendo? Querem se rebelar contra o rei?” (NAA) 20Eu lhes respondi: “O Deus Elohym dos céus fará que sejamos bem-sucedidos. Nós, os seus servos, começaremos a reconstrução, mas, no que lhes diz respeito, vocês não têm parte nem direito legal sobre Jerusalém, e em sua história não há nada de memorável que favoreça vocês!” (NVI)

As Equipes na Reconstrução dos Muros de Jerusalém

(Ne 3.1-2) 1Então o Sumo Sacerdote Eliasibe se levantou com os seus irmãos, os Sacerdotes, e reconstruíram o Portão das Ovelhas. Eles o consagraram, colocaram os portões no seu lugar e continuaram a reconstrução até a Torre dos Cem e a Torre de Hananel (NAA). 2Os homens de Jericó construíram o trecho seguinte, e Zacur, filho de Inri, construiu logo adiante (NVT).

(Ne 3.3-5) 3A Porta do Peixe foi reconstruída pelos filhos de Hassenaá. Eles puseram as vigas e colocaram as portas, os ferrolhos e as trancas no lugar (NVI). 4Meremote, filho de Urias e neto de Hacoz, consertou o trecho seguinte do muro. Ao seu lado estava Mesulão, filho de Berequias e neto de Mesezabel, e mais adiante, Zadoque, filho de Baaná (NVT). 5O trecho seguinte foi reparado pelos homens de Tecoa, mas os nobres dessa cidade não quiseram se juntar ao serviço, rejeitando a orientação de seus supervisores (NVI).

(Ne 3.6-12) 6A Porta Jesaná foi consertada por Joiada, filho de Paséia, e por Mesulão, filho de Besodias. Eles puseram as vigas e colocaram as portas, os ferrolhos e as trancas no lugar (NVI). 7Ao lado deles estavam Melatias, de Gibeom, Jadom, de Meronote, homens de Gibeom e homens de Mispá, cidades sob a autoridade do governador da província a oeste do rio Eufrates (NVT). 8Ao seu lado, quem fez os reparos foi Uziel, filho de Haraías, um dos ourives, e, ao lado dele, Hananias, um dos perfumistas. Eles restauraram Jerusalém até a Muralha Larga (NAA). 9Refaías, filho de Hur, governador da metade do distrito de Jerusalém, fez os reparos do trecho seguinte. 10Ao seu lado, Jedaías, filho de Harumafe, fez os reparos em frente da sua casa, e Hatus, filho de Hasabnéias, fez os reparos ao lado dele. 11Malquias, filho de Harim, e Hassube, filho de Paate-Moabe, repararam outro trecho e a Torre dos Fornos. 12Salum, filho de Haloés, governador da outra metade do distrito de Jerusalém, fez os reparos do trecho seguinte com a ajuda de suas filhas (NVI).

(Ne 3.13-14) 13Hanum e os moradores de Zanoa repararam o Portão do Vale. Eles o reconstruíram, colocaram os portões no seu lugar, com os seus ferrolhos e as trancas, e ainda consertaram quinhentos metros da muralha, até o Portão do Monturo. 14O Portão do Monturo foi reparado por Malquias, filho de Recabe, governador do distrito de Bete-Haquerém. Ele o reconstruiu, colocou os portões no seu lugar, com os seus ferrolhos e as trancas (NAA).

(Ne 3.15-16) 15A Porta da Fonte foi reparada por Salum, filho de Col-Hozé, governador do distrito de Mispá. Ele a reconstruiu, cobriu-a e colocou as portas, os ferrolhos e as trancas no lugar. Também fez os reparos do muro do Tanque de Siloé, junto ao Jardim do Rei, até os degraus que descem da Cidade de Davi (NVI). 16Ao lado dele estava Neemias, filho de Azbuque, governador de metade do distrito de Bete-Zur. Ele reconstruiu o muro desde o lugar em frente dos túmulos da família de Davi até o reservatório de água e até a Casa dos Guerreiros (NVT).

(Ne 3.17-18) 17Os reparos do trecho seguinte foram realizados por um grupo de Levitas que trabalharam sob a supervisão de Reum, filho de Bani. Depois deles vinha Hasabias, governador de metade do distrito de Queila, representando seu distrito. 18No trecho seguinte trabalharam seus parentes, liderados por Binui, filho de Henadade, governador da outra metade do distrito de Queila (NVT).

(Ne 3.19-21) 19Ézer, filho de Jesua, governador do distrito de Mispá, consertou o trecho seguinte do muro, desde o lugar em frente da subida para a Casa das Armas até a esquina do muro. 20Mais adiante, Baruque, filho de Zabai, consertou com grande zelo o trecho desde a esquina do muro até a entrada da Casa do Sumo Sacerdote Eliasibe. 21Meremote, filho de Urias e neto de Hacoz, reconstruiu o trecho do muro desde a entrada da casa de Eliasibe até o fim da casa (NVT).

(Ne 3.22-24) 22Depois dele, quem fez os reparos foram os Sacerdotes que moravam na campina. 23Depois, Benjamim e Hassube fizeram os reparos, em frente da sua casa. Depois deles, Azarias, filho de Maaseias, filho de Ananias, reparou junto à sua casa. 24Depois dele, Binui, filho de Henadade, reparou outro trecho, desde a casa de Azarias até a esquina (NAA).

(Ne 3.25-27) 25Palal, filho de Uzai, reparou em frente da esquina e da torre que sai do Palácio Real superior, que está junto ao Pátio da Prisão. Depois dele, Pedaías, filho de Parós, 26e os servos do Templo que moravam em Ofel fizeram os reparos até em frente do Portão das Águas, na direção do leste, e até a Torre Alta. 27Depois, os tecoítas repararam outro trecho, em frente da torre grande e alta, e até a Muralha de Ofel (NAA).

(Ne 3.28-32) 28Para cima do Portão dos Cavalos, os Sacerdotes fizeram os reparos, cada um em frente da sua casa. 29Depois deles, Zadoque, filho de Imer, reparou em frente da sua casa e, depois dele, Semaías, filho de Secanias, guarda do Portão Leste, reparou o trecho seguinte. 30Depois dele, Hananias, filho de Selemias, e Hanum, o sexto filho de Zalafe, repararam outro trecho. Depois deles, Mesulão, filho de Berequias, fez os reparos em frente de sua residência. 31Depois dele, Malquias, filho de um ourives, fez os reparos até a casa dos servos do Templo e dos mercadores, em frente do Portão da Guarda, até o terraço da esquina. 32Entre o terraço da esquina e o Portão das Ovelhas, os reparos foram feitos pelos ourives e pelos mercadores (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...

Você não pode copiar o conteúdo desta página.