Bíblia Cronológica – Versões | Dia 354

354º Dia – 20 de Dezembro
O NOVO TESTAMENTO
CURIOSIDADES:
- 110º ano do domínio romano sobre a Judeia
- 38º ano após a Ressurreição de Jesus
- 12º ano do Reinado de Nero como Imperador Romano
- 3º ano de Perseguição do Império Romano aos Cristãos
- 1º ano da Primeira Guerra Judaico-Romana
CIDADE DE ROMA /span> – Saudação
(2Pe 1.1-2) 1Simão Pedro, servo e Apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus Theos e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa (NVI): 2“Que a graça e a paz lhes sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus Theos e de Jesus, nosso Senhor Kurios ” (NAA).
Chamado e Eleição
(2Pe 1.3-4) 3Deus, com seu poder divino, nos concede tudo de que necessitamos para uma vida de devoção, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para si por meio de sua glória e excelência. 4E, por causa de sua glória e excelência, ele nos deu grandes e preciosas promessas. São elas que permitem a vocês participarem da natureza divina e escapar da corrupção do mundo causada pelos desejos humanos (NVT).
(2Pe 1.5-9) 5Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento (NVI); 6ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a devoção a Deus; 7à devoção a Deus a fraternidade; e à fraternidade o amor (NVT). 8Porque essas qualidades, estando presentes e aumentando cada vez mais, farão com que vocês não sejam nem inativos, nem infrutíferos no pleno conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo Kurios Iesous Christos (NAA). 9Mas aqueles que não se desenvolvem desse modo são praticamente cegos, vendo apenas o que está perto, e se esquecem de que foram purificados de seus antigos pecados (NVT).
(2Pe 1.10-12) 10Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois, se agirem dessa forma, jamais tropeçarão (NVI). 11Porque assim lhes será amplamente concedida a entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo Kurios Sotêr Iesous Christos (ARC). 12Por esta razão, sempre estarei pronto para fazer com que vocês se lembrem destas coisas, embora já as conheçam e tenham sido confirmados na verdade que receberam (NAA).
(2Pe 1.13-15) 13Considero importante, enquanto estiver no tabernáculo deste corpo, despertar a memória de vocês, 14porque sei que em breve deixarei este tabernáculo, como o nosso Senhor Jesus Cristo Kurios Iesous Christos já me revelou (NVI). 15Por isso me esforçarei para garantir que vocês sempre se lembrem destas coisas depois de minha partida (NVT).
Glória e Palavra Profética de Cristo
(2Pe 1.16-18) 16Porque não lhes demos a conhecer o poder e a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo Kurios Iesous Christos seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade (NAA), 17quando ele recebeu honra e glória da parte de Deus Theos , o Pai Patêr . A voz da glória suprema de Deus lhe disse: “Este é meu Filho amado, que me dá grande alegria”. 18Nós mesmos ouvimos essa voz do céu quando estávamos com ele no monte santo (NVT).
(2Pe 1.19-21) 19Além disso, temos a mensagem que os Profetas proclamaram, que é digna de toda confiança. Prestem muita atenção ao que eles escreveram, pois suas palavras são como lâmpada que ilumina um lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da manhã brilhe no coração de vocês (NVT). 20Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, 21pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus Theos , impelidos pelo Espírito Santo (NVI).
Falsos Profetas e Mestres
(2Pe 2.1-2) 1No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. 2Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade (NVI).
(2Pe 2.3-8) 3Em sua ganância, inventarão mentiras astutas para explorar vocês, mas eles já foram condenados há muito tempo, e sua destruição não tardará (NVT). 4Pois Deus Theos não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo (NVI). 5Não poupou o mundo antigo, mas protegeu Noé, que proclamava a justiça, e sete pessoas de sua família, quando destruiu com um dilúvio o mundo dos perversos (NVT). 6Também condenou as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinzas, tornando-as exemplo do que acontecerá aos ímpios; 7mas livrou Ló, homem justo, que se afligia com o procedimento libertino dos que não tinham princípios morais (NVI). 8Sim, Ló era um homem justo, cuja alma justa era atormentada pela maldade que via e ouvia todos os dias (NVT).
(2Pe 2.9-13) 9Vemos, portanto, que o Senhor Kurios sabe resgatar das provações os que lhe são devotos e, ao mesmo tempo, manter os perversos sob castigo até o dia do julgamento (NVT). 10Especialmente os que seguem os desejos impuros da carne e desprezam a autoridade. Insolentes e arrogantes, tais homens não têm medo de difamar os seres celestiais; 11contudo, nem os anjos, embora sendo maiores em força e poder, fazem acusações injuriosas contra aqueles seres na presença do Senhor Kurios . 12Mas eles difamam o que desconhecem e são como criaturas irracionais, guiadas pelo instinto, nascidas para serem capturadas e destruídas; serão corrompidos pela sua própria corrupção (NVI). 13Praticam o mal e receberão o mal como recompensa. Gostam de se entregar à imoralidade em plena luz do dia. São uma vergonha e uma mancha no meio de vocês, sentindo prazer em enganá-los enquanto participam de suas refeições (NVT).
(2Pe 2.14-16) 14Eles têm os olhos cheios de adultério e são insaciáveis no pecado. Enganam almas inconstantes e têm o coração exercitado na avareza, essa gente maldita! (NAA) 15Desviaram-se do caminho reto e seguem os passos de Balaão, filho de Beor, que amou a recompensa que receberia por fazer o mal (NVT). 16Balaão, porém, foi refreado em sua loucura quando uma jumenta, que não fala, o repreendeu com voz humana (NAA).
(2Pe 2.17-19) 17Esses tais são fontes sem água, névoas levadas pela tempestade, para os quais está reservada a mais profunda escuridão (NAA). 18Com palavras vazias, proclamam sua grandeza imaginária e apelam para desejos carnais distorcidos a fim de atrair de volta ao pecado aqueles que mal escaparam de uma vida enganosa (NVT). 19Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina (NVI).
(2Pe 2.20-22) 20Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo Kurios Sotêr Iesous Christos , se deixam enredar de novo e são vencidos, o seu último estado se tornou pior do que o primeiro (NAA). 21Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido. 22Confirma-se neles que é verdadeiro o provérbio: “O cão voltou ao seu vômito” e ainda: “A porca lavada voltou a revolver-se na lama” (NVI).
O Dia do Senhor Virá
(2Pe 3.1-2) 1Amados, esta é agora a segunda carta que escrevo a vocês. Em ambas quero despertar com estas lembranças a sua mente sincera para que vocês se recordem 2das palavras proferidas no passado pelos santos Profetas e do mandamento de nosso Senhor e Salvador Kurios Sotêr que os Apóstolos ensinaram a vocês (NVI).
(2Pe 3.3-7) 3Acima de tudo, quero alertá-los de que nos últimos dias surgirão escarnecedores que zombarão da verdade e seguirão os próprios desejos, 4dizendo: “O que houve com a promessa de que ele voltaria? Desde antes do tempo de nossos antepassados, tudo permanece igual, como desde a criação do mundo” (NVT). 5Acontece que, de propósito, esquecem que os céus existem desde muito tempo, e que a terra surgiu da água e através da água pela palavra de Deus Theos (NAA); 6pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio. 7Pela mesma palavra os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpios (NVI).
(2Pe 3.8-10) 8Mas há uma coisa, amados, que vocês não devem esquecer: “Que, para o Senhor Kurios , um dia é como mil anos, e mil anos são como um dia”. 9O Senhor Kurios não retarda a sua promessa, ainda que alguns a julguem demorada. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. 10Porém, o Dia do Senhor Kurios virá como um ladrão. Naquele dia os céus passarão com grande estrondo, e os elementos se desfarão pelo fogo. Também a terra e as obras que nela existem desaparecerão (NAA).
(2Pe 3.11-13) 11Visto, portanto, que tudo ao redor será destruído, a vida de vocês deve ser caracterizada por santidade e devoção (NVT), 12esperando e apressando a vinda do Dia de Deus Theos . Por causa desse dia, os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos se derreterão pelo calor. 13Nós, porém, segundo a promessa de Deus, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça (NVI).
Palavras Finais
(2Pe 3.14-18) 14Portanto, amados, enquanto esperam que essas coisas aconteçam, esforcem-se para levar uma vida pacífica, pura e sem culpa aos olhos de Deus. 15E lembrem-se de que a paciência de nosso Senhor Kurios permite que as pessoas sejam salvas. Foi isso que nosso amado irmão Paulo lhes escreveu, com a sabedoria que lhe foi concedida. 16Ele trata dessas questões em todas as suas cartas. Alguns de seus comentários são difíceis de entender, e os ignorantes e instáveis distorceram suas cartas, como fazem com outras partes das Escrituras. Como resultado, eles próprios serão destruídos (NVT). 17Portanto, vocês, meus amados, visto que já sabem disso, tenham cuidado para que não sejam arrastados pelo erro desses insubordinados e caiam da posição segura em que se encontram (NAA). 18Antes, cresçam na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo Kurios Sotêr Iesous Christos . A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém! (NVT)
CURIOSIDADES:
- 110º ano do domínio romano sobre a Judeia
- 38º ano após a Ressurreição de Jesus
- 12º ano do Reinado de Nero como Imperador Romano
- 3º ano de Perseguição do Império Romano aos Cristãos
- 1º ano da Primeira Guerra Judaico-Romana
CURIOSIDADES:
- 111º ano do domínio romano sobre a Judeia
- 39º ano após a Ressurreição de Jesus
- 13º e último ano do Reinado de Nero como Imperador Romano
- 4º ano de Perseguição do Império Romano aos Cristãos
- 2º ano da Primeira Guerra Judaico-Romana
- Início dos reinados de Galba, Oto, Vitélio como Imperadores Romanos. Estes três imperadores governaram durante o tumultuoso “Ano dos Quatro Imperadores”, onde a luta pelo poder foi intensa após a morte de Nero. Cada um teve um reinado curto e foi derrubado rapidamente.
LOCAL INCERTO – A CARTA DE JUDAS
Saudação
(Jd 1-2) 1Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos que foram chamados, amados por Deus Theos Pai Patêr e guardados por Jesus Cristo (NVI): 2“Que a misericórdia, a paz e o amor lhes sejam multiplicados” (NAA).
Julgamento dos Falsos Mestres
(Jd 3-4) 3Amados, quando eu me empenhava para escrever-lhes a respeito da salvação que temos em comum, senti que era necessário corresponder-me com vocês, para exortá-los a lutar pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos. 4Pois certos indivíduos, cuja sentença de condenação foi promulgada há muito tempo, se infiltraram no meio de vocês sem serem notados. São pessoas ímpias, que transformam em libertinagem a graça do nosso Deus Theos e negam o nosso único Soberano e Senhor Theos , Jesus Cristo (NAA).
(Jd 5-7) 5Ainda que já saibam dessas coisas, desejo lembrar a vocês que o Senhor Kurios libertou o povo de Israel do Egito, mas depois destruiu aqueles que não permaneceram fiéis (NVT). 6E aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade, mas abandonaram sua própria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia. 7De modo semelhante a estes, Sodoma e Gomorra e as cidades em redor se entregaram à imoralidade e a relações sexuais antinaturais. Estando sob o castigo do fogo eterno, elas servem de exemplo (NVI).
(Jd 8-10) 8Da mesma forma, essas pessoas, afirmando ter autoridade com base em sonhos, vivem de modo imoral, desprezam a autoridade e zombam dos seres sobrenaturais (NVT). 9Contudo, nem mesmo o Arcanjo Miguel, quando entrou em conflito com o Diabo e discutia a respeito do corpo de Moisés, ousou pronunciar sentença difamatória contra ele. Pelo contrário, disse: “O Senhor Kurios repreenda você!” (NAA) 10Todavia, esses tais difamam tudo o que não entendem; e as coisas que entendem por instinto, como animais irracionais, nessas mesmas coisas se corrompem (NVI).
(Jd 11) 11Ai deles! Seguem o mesmo caminho de Caim. Por causa de dinheiro, eles se entregam ao mesmo erro de Balaão. E, como Corá se revoltou e foi destruído, eles também se revoltam e serão destruídos (NTLH).
(Jd 12-13) 12Esses homens são rochas submersas nas festas de fraternidade que vocês fazem, comendo com vocês de maneira desonrosa. São pastores que só cuidam de si mesmos. São nuvens sem água, impelidas pelo vento; árvores de outono, sem frutos, duas vezes mortas, arrancadas pela raiz. 13São ondas bravias do mar, espumando seus próprios atos vergonhosos; estrelas errantes, para as quais estão reservadas para sempre as mais densas trevas (NVI).
(Jd 14-16) 14Foi a respeito deles que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: “Eis que o Senhor Kurios vem com milhares de seus santos (NAA), 15para julgar a todos e convencer todos os ímpios a respeito de todos os atos de impiedade que eles cometeram impiamente e acerca de todas as palavras insolentes que os pecadores ímpios falaram contra ele” (NVI). 16Esses tais são murmuradores, pessoas descontentes que andam segundo as suas paixões. A sua boca vive falando grandes arrogâncias; adulam os outros por motivos interesseiros (NAA).
Um Chamado à Perseverança
(Jd 17-19) 17Mas vocês, meus amados, lembrem-se das palavras anteriormente proferidas pelos Apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo Kurios Iesous Christos (NAA). 18Eles diziam a vocês: “Nos últimos tempos, haverá zombadores, andando segundo suas ímpias paixões” (NAA). 19Estes são os que causam divisões entre vocês, os quais seguem a tendência da sua própria alma e não têm o Espírito (NVI).
(Jd 1.20-23) 20Mas vocês, meus amados, edificando-se na fé santíssima que vocês têm, orando no Espírito Santo (NAA), 21mantenham-se no amor de Deus Theos , enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo Kurios Iesous Christos os leve para a vida eterna (NVI). 22Tenham compaixão daqueles que vacilam na fé. 23Resgatem outros, tirando-os das chamas do julgamento. De outros ainda, tenham misericórdia, mas façam isso com grande cautela, odiando os pecados que contaminam a vida deles (NVT).
Doxologia
(Jd 24-25) 24E ao Deus que é poderoso para evitar que vocês tropecem e que pode apresentá-los irrepreensíveis diante da sua glória, com grande alegria (NAA), 25toda a glória seja àquele que é o único Deus Theos , nosso Salvador por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor. Glória, majestade, poder e autoridade lhe pertencem desde antes de todos os tempos, agora e para sempre! Amém! (NVT)