Bíblia Cronológica – Versões | Dia 353
353º Dia – 19 de Dezembro
O NOVO TESTAMENTO
CURIOSIDADES:
- 108º ano do domínio romano sobre a Judeia
- Paulo com 55 anos
- 36º ano após a Ressurreição de Jesus
- 1º ano de Gésio Floro (Gessius Florus) como procurador da Judeia
- 10º ano do Reinado de Nero como Imperador Romano
- 1º ano de Perseguição do Império Romano aos Cristãos
CIDADE DE ROMA /span> – Bons Administradores da Graça de Deus
(1Pe 4.7-8) 7O fim de todas as coisas está próximo; portanto, sejam criteriosos e sóbrios para poderem orar. 8Acima de tudo, porém, tenham muito amor uns para com os outros, porque o amor cobre a multidão de pecados (NAA).
(1Pe 4.9-11) 9Sejam mutuamente hospitaleiros, sem murmuração. 10Sirvam uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como encarregados de administrar bem a multiforme graça de Deus Theos (NAA). 11Quem prega, pregue a palavra de Deus Theos ; quem serve, sirva com a força que Deus Theos dá. Façam assim para que em tudo Deus Theos seja louvado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o poder para todo o sempre! Amém! (NTLH)
Sofrimentos Cristãos
(1Pe 4.12-13) 12Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para prová-los, como se algo estranho estivesse acontecendo. 13Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria (NVI).
(1Pe 4.14-16) 14Se são insultados por causa do nome de Cristo, vocês são bem-aventurados, porque o Espírito da glória, que é o Espírito de Deus Theos , repousa sobre vocês. 15Que nenhum de vocês sofra como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se mete na vida dos outros. 16Mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe; pelo contrário, glorifique a Deus Theos por causa disso (NAA).
(1Pe 4.17-19) 17Porque chegou o tempo de começar o juízo pela Casa de Deus Theos ; e, se começa por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao Evangelho de Deus Theos ? 18E, “se é com dificuldade que o justo é salvo, que será do ímpio e do pecador?” (NAA) 19Portanto, se vocês sofrem porque cumprem a vontade de Deus Theos , continuem a fazer o que é certo e confiem sua vida àquele que os criou, pois ele é fiel (NVT).
Palavra aos Presbíteros
(1Pe 5.1-4) 1Portanto, apelo para os Presbíteros que há entre vocês e o faço na qualidade de Presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo como alguém que participará da glória a ser revelada: 2“Pastoreiem o rebanho de Deus Theos que está aos seus cuidados”. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. 3Não ajam como dominadores dos que foram confiados a vocês, mas como exemplos para o rebanho. 4Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória (NVI).
Palavra aos Jovens
(1Pe 5.5-6) 5Da mesma forma, jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “ Deus Theos se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes” (NVI). 6Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus Theos , para que ele, em tempo oportuno, os exalte (NAA).
(1Pe 5.7-9) 7Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês (NVI). 8Sejam sóbrios e vigilantes. O inimigo de vocês, o Diabo, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar (NAA). 9Permaneçam firmes contra ele e sejam fortes na fé. Lembrem-se de que seus irmãos em Cristo em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos (NVT).
(1Pe 5.10-11) 10 Deus Theos , em toda a sua graça, os chamou para participarem de sua glória eterna por meio de Cristo Jesus. Assim, depois que tiverem sofrido por um pouco de tempo, ele os restaurará, os sustentará e os fortalecerá, e os colocará sobre um firme alicerce. 11A ele seja o poder para sempre! Amém!
Saudações Finais
(1Pe 5.12) 12Escrevi e enviei esta breve carta com a ajuda de Silas, a quem lhes recomendo como irmão fiel. Meu objetivo ao escrever é encorajá-los e garantir-lhes que as experiências pelas quais vocês têm passado são, verdadeiramente, parte da graça de Deus Theos . Permaneçam firmes nessa graça (NVT).
(1Pe 5.13-14) 13Aquela que se encontra na Babilônia, também eleita, manda saudações, e o mesmo faz o meu filho Marcos. 14Saúdem uns aos outros com um beijo fraterno. Paz a todos vocês que estão em Cristo (NAA).
CURIOSIDADES:
- 109º ano do domínio romano sobre a Judeia
- Paulo com 56 anos
- 37º ano após a Ressurreição de Jesus
- 2º ano de Gésio Floro (Gessius Florus) como procurador da Judeia
- 11º ano do Reinado de Nero como Imperador Romano
- 2º ano de Perseguição do Império Romano aos Cristãos
- Segunda Prisão de Paulo em Roma: Durante a intensificação da perseguição aos cristãos sob o imperador Nero, Paulo foi preso novamente em Roma. Ao contrário de sua primeira prisão, esta segunda foi muito mais severa. Ele ficou confinado em uma prisão insalubre e sofreu grande solidão e abandono
CIDADE DE ROMA /span> – Saudação
(2Tm 1.1-2) 1Paulo, Apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus Theos , conforme a promessa da vida em Cristo Jesus, 2ao amado filho Timóteo. Que a graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Theos Pai Patêr e de Cristo Jesus, nosso Senhor Kurios , estejam com você (NAA).
Firmeza Até Aquele Dia
(2Tm 1.3-4) 3Dou graças por você ao Deus Theos que sirvo com a consciência limpa, como o serviram meus antepassados. Sempre me lembro de você em minhas orações, noite e dia (NVT). 4Lembro-me das suas lágrimas e desejo muito vê-lo, para que a minha alegria seja completa (NVI).
(2Tm 1.5-8) 5Lembro-me, de sua fé sincera, como era a de sua avó, Loide, e de sua mãe, Eunice, e sei que em você essa mesma fé continua firme (NVT). 6Por essa razão, torno a lembrá-lo de que mantenha viva a chama do dom de Deus Theos que está em você mediante a imposição das minhas mãos (NVI). 7Pois Deus Theos não nos deu um Espírito que produz temor e covardia, mas sim que nos dá poder, amor e autocontrole. 8Portanto, jamais se envergonhe de falar a outros sobre nosso Senhor Kurios . E também não se envergonhe de mim, que estou preso por causa dele. Com a força que Deus Theos lhe dá, esteja pronto para sofrer comigo por causa das boas-novas (NVT).
(2Tm 1.9-12) 9Pois Deus nos salvou e nos chamou para uma vida santa, não porque merecêssemos, mas porque este era seu plano desde os tempos eternos: “Mostrar sua graça por meio de Cristo Jesus”. 10E agora ele tornou tudo isso claro para nós com a vinda de Cristo Jesus, nosso Salvador, que destruiu o poder da morte e iluminou o caminho para a vida e a imortalidade por meio das boas-novas, 11das quais Deus me escolheu para ser Pregador, Apóstolo e Mestre (NVT). 12Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia (NVI).
(2Tm 1.13-14) 13Retenha, com fé e amor em Cristo Jesus, o modelo da sã doutrina que você ouviu de mim (NVI). 14Por meio do Espírito Santo, que habita em nós, guarde o bom tesouro que lhe foi confiado (NAA).
(2Tm 1.15-18) 15Como você sabe, todos os da província da Ásia me abandonaram, incluindo Fígelo e Hermógenes. 16Que o Senhor Kurios demonstre misericórdia a Onesíforo e sua família, pois muitas vezes me animou em suas visitas e nunca se envergonhou por eu estar na prisão (NVT). 17Pelo contrário, quando chegou a Roma, me procurou com persistência até me encontrar. 18O Senhor Kurios lhe conceda que, naquele Dia, ache misericórdia da parte do Senhor Kurios . Você sabe, melhor do que eu, quantos serviços ele me prestou em Éfeso (NAA).
Um Bom Servo de Cristo
(2Tm 2.1-2) 1Quanto a você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus (NAA). 2E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensiná-las a outros (NVI).
(2Tm 2.3-7) 3Suporte comigo os meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus (NVI). 4Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é agradar aquele que o recrutou (NAA). 5Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras. 6O lavrador que trabalha arduamente deve ser o primeiro a participar dos frutos da colheita (NVI). 7Pense bem no que acabo de dizer, porque o Senhor Kurios dará a você compreensão em todas as coisas (NAA).
(2Tm 2.8-10) 8Lembre-se de que Jesus Cristo, descendente do rei Davi, ressuscitou dos mortos. Essas são as boas-novas que eu anuncio (NVT). 9E, por causa disso, sofro e estou preso como um criminoso. Mas a palavra de Deus Theos não está presa (NAA). 10Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna (NVI).
(2Tm 2.11-13) 11Fiel é esta palavra: “Se já morremos com ele, também viveremos com ele (NAA); 12se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará (NVI); 13se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar a si mesmo” (NAA).
Aprovado por Deus
(2Tm 2.14-15) 14Continue a lembrar essas coisas a todos, advertindo-os solenemente diante de Deus Kurios , para que não se envolvam em discussões acerca de palavras; isso não traz proveito e serve apenas para perverter os ouvintes (NVI). 15Procure apresentar-se a Deus Theos aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (NAA).
(2Tm 2.16-18) 16Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade (NVI). 17Esse tipo de conversa se espalha como câncer, a exemplo do ocorrido com Himeneu e Fileto. 18Eles deixaram o caminho da verdade, afirmando que a ressurreição dos mortos já aconteceu, e com isso desviaram alguns da fé (NVT).
(2Tm 2.19) 19Entretanto, o firme fundamento de Deus Theos permanece inabalável e selado com esta inscrição: “O Senhor Kurios conhece quem lhe pertence” e “afaste-se da iniquidade todo aquele que confessa o nome do Senhor Christos ” (NVI).
(2Tm 2.20-21) 20Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra (NAA). 21Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra (NVI).
(2Tm 2.22-26) 22Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor Kurios . 23Digo mais uma vez: “Não se envolva em discussões tolas e ignorantes que só servem para gerar brigas” (NVT). 24Ao servo do Senhor Kurios não convém brigar, mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. 25Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus Theos lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, 26para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do Diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade (NVI).
Os Males dos Últimos Dias
(2Tm 3.1-5) 1Saiba que nos últimos dias haverá tempos muito difíceis. 2Porque as pessoas só amarão a si mesmas e ao dinheiro. Serão arrogantes e orgulhosas, zombarão de Deus, desobedecerão a seus pais e serão ingratas e profanas (NVT), 3sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, 4traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus philotheos (NVI). 5Serão religiosas apenas na aparência, mas rejeitarão o poder capaz de lhes dar a verdadeira devoção. Fique longe de gente assim! (NVT)
(2Tm 3.6-7) 6Pois entre estes se encontram os que se infiltram nas casas e conseguem cativar mulheres tolas, sobrecarregadas de pecados, que são levadas por todo tipo de desejos, 7que estão sempre aprendendo e nunca conseguem chegar ao conhecimento da verdade (NAA).
(2Tm 3.8-9) 8Como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, esses também resistem à verdade. A mente deles é depravada; são reprovados na fé (NVI). 9Contudo, não irão muito longe. Um dia, alguém verá como são insensatos, como aconteceu com Janes e Jambres (NVT).
Toda a Escritura é Inspirada por Deus
(2Tm 3.10-13) 10Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança (NAA), 11as perseguições e os sofrimentos que enfrentei, coisas que me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra. Quanta perseguição suportei! Mas, de todas essas coisas o Senhor Kurios me livrou! 12Sim, e todos que desejam ter uma vida de devoção em Cristo Jesus sofrerão perseguições (NVT). 13Contudo, os perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados (NVI).
(2Tm 3.14-17) 14Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. 15Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. 16Toda a Escritura é inspirada por Deus theospneustos e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça (NVI), 17a fim de que o servo de Deus Theos seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra (NAA).
Pregue a Palavra
(2Tm 4.1-5) 1Diante de Deus Theos e de Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu Reino, peço a você com insistência 2que pregue a palavra, insista, quer seja oportuno, quer não, corrija, repreenda, exorte com toda a paciência e doutrina (NAA). 3Pois virá o tempo em que as pessoas já não escutarão o ensino verdadeiro. Seguirão os próprios desejos e buscarão mestres que lhes digam apenas aquilo que agrada seus ouvidos (NVT). 4Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. 5Mas você seja sóbrio em todas as coisas, suporte as aflições, faça o trabalho de um Evangelista, cumpra plenamente o seu Ministério (NAA).
(2Tm 4.6-8) 6Quanto a mim, já estou sendo oferecido por libação. 7Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé (NAA). 8Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor Kurios , justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda (NVI).
Instruções Pessoais
(2Tm 4.9-11) 9Por favor, venha assim que puder (NVT), 10pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia e Tito para a Dalmácia. 11Só Lucas está comigo. Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o Ministério (NVI).
(2Tm 4.12-13) 12Quanto a Tíquico, mandei-o para Éfeso. 13Quando você vier, traga a capa que deixei em Trôade, na casa de Carpo. Traga também os livros, especialmente os pergaminhos (NAA).
(2Tm 4.14-15) 14Alexandre, o ferreiro, me causou muitos males; o Senhor Kurios dará a retribuição de acordo com o que ele fez (NAA). 15Tome cuidado com ele, porque se opôs fortemente a tudo que dissemos (NVT).
(2Tm 4.16-17) 16Na minha primeira defesa, ninguém apareceu para me apoiar; todos me abandonaram. Que isso não lhes seja cobrado. 17Mas o Senhor Kurios permaneceu ao meu lado e me deu forças, para que por mim a mensagem fosse plenamente proclamada, e todos os gentios a ouvissem. E eu fui libertado da boca do leão (NVI).
(2Tm 4.18) 18O Senhor Kurios me livrará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu Reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém! (NVI)
Saudações Finais
(2Tm 4.19-20) 19Envie minhas saudações a Priscila e a Áquila e à família de Onesíforo. 20Erasto ficou em Corinto, e deixei Trófimo doente em Mileto (NVT).
(2Tm 4.21) 21Faça todo o possível para estar aqui antes do inverno. Êubulo lhe manda lembranças, e também Prudente, Lino, Cláudia e todos os irmãos (NVT).
(2Tm 4.22) 11Que o Senhor Kurios esteja com seu espírito. E que a graça esteja com todos vocês (NVT).
CURIOSIDADES:
- 109º ano do domínio romano sobre a Judeia
- Paulo com 56 anos
- 37º ano após a Ressurreição de Jesus
- 2º e último ano de Gésio Floro (Gessius Florus) como procurador da Judeia. Após a revolta, o governo da Judeia foi reorganizado, e os romanos passaram a nomear legados imperiais, em vez de procuradores, que tinham maior autoridade militar para controlar a região.
- 11º ano do Reinado de Nero como Imperador Romano
- 2º ano de Perseguição do Império Romano aos Cristãos
- A Grande Revolta Judaica: Uma grande revolta judaica eclodiu contra o domínio romano, a chamada Primeira Guerra Judaico-Romana. O imperador Nero enviou o general Vespasiano para suprimir a revolta. Quando Vespasiano foi proclamado imperador em 69 d.C., seu filho, o general Tito, continuou a campanha
CURIOSIDADES:
- 110º ano do domínio romano sobre a Judeia
- Paulo com 57 anos
- 38º ano após a Ressurreição de Jesus
- 3º ano de Gésio Floro (Gessius Florus) como procurador da Judeia
- 12º ano do Reinado de Nero como Imperador Romano
- 3º ano de Perseguição do Império Romano aos Cristãos
- 1º ano da Primeira Guerra Judaico-Romana
O Apóstolo Paulo é Condenado à Morte: Paulo foi condenado à morte e executado em Roma, provavelmente por decapitação, uma vez que era cidadão romano e, assim, teria sido poupado da crucificação. A tradição cristã afirma que ele foi martirizado por volta do ano 67 d.C., durante a perseguição aos cristãos promovida por Nero. Esse período final da vida de Paulo foi marcado por intensa atividade missionária, resistência e cuidado com as Igrejas, mesmo em meio a prisões e dificuldades, culminando com seu martírio em Roma