Bíblia Cronológica – Versões | Dia 019
19º Dia – 19 de Janeiro
INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DE JUDÁ E TAMAR
- Isaque com 164 anos
- Rebeca com 144 anos
- Esaú com 104 anos
- Jacó com 104 anos
- Rubén com 26 anos
- Simeão com 24 anos
- Levi com 22 anos
- Judá com 20 anos
- Dã com 20 anos
- Naftali com 18 anos
- Gade com 18 anos
- Aser com 16 anos
- Issacar com 16 anos
- Zebulom com 14 anos
- José com 14 anos
- Diná com 13 anos
CIDADE DE ADULÃO
(Gn 38.1-3) 1Por essa época, Judá saiu de casa e se mudou para Adulão, onde foi morar na casa de um homem chamado Hira (NVT). 2Ali Judá viu a filha de um cananeu, chamado Sua; ele a tomou por mulher e teve relações com ela. 3A mulher ficou grávida e deu à luz um filho, e Judá lhe deu o nome de Er (NAA).
- Isaque com 165 anos
- Rebeca com 145 anos
- Esaú com 105 anos
- Jacó com 105 anos
- Rubén com 27 anos
- Simeão com 25 anos
- Levi com 23 anos
- Judá com 21 anos
- Dã com 21 anos
- Naftali com 19 anos
- Gade com 19 anos
- Aser com 17 anos
- Issacar com 17 anos
- Zebulom com 15 anos
- José com 15 anos
- Diná com 14 anos
- Er com 1 ano (1ª Filho de Judá com uma Cananeia)
(Gn 38.4) 4Ela ficou grávida outra vez e teve outro filho, a quem ela deu o nome de Onã (NTLH).
- Isaque com 166 anos
- Rebeca com 146 anos
- Esaú com 106 anos
- Jacó com 106 anos
- Rubén com 28 anos
- Simeão com 26 anos
- Levi com 24 anos
- Judá com 22 anos
- Dã com 22 anos
- Naftali com 20 anos
- Gade com 20 anos
- Aser com 18 anos
- Issacar com 18 anos
- Zebulom com 16 anos
- José com 16 anos
- Diná com 15 anos
- Er com 2 anos (1ª Filho de Judá com uma Cananeia)
- Onã com 1 ano (2º Filho de Judá com uma Cananeia)
CIDADE DE QUEZIBE
(Gn 38.5) 5Quando estavam morando em Quezibe, ela deu à luz o terceiro filho e o chamou de Selá (NVT).
CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA DE JACÓ
- Isaque com 166 anos
- Rebeca com 146 anos
- Esaú com 106 anos
- Jacó com 106 anos
- Rubén com 28 anos
- Simeão com 26 anos
- Levi com 24 anos
- Judá com 22 anos
- Dã com 22 anos
- Naftali com 20 anos
- Gade com 20 anos
- Aser com 18 anos
- Issacar com 18 anos
- Zebulom com 16 anos
- José com 16 anos
- Diná com 15 anos
- Er com 2 anos (1ª Filho de Judá com uma Cananeia)
- Onã com 1 ano (2º Filho de Judá com uma Cananeia)
- Selá (Recém-nascido) (3º Filho de Judá com uma Cananeia)
CIDADE DE SIQUÉM
(Gn 34.1-4) 1Um dia, Diná filha de Lia, saiu para conhecer as moças da cidade (BV). 2Siquém, filho de Hamor, o heveu, governador daquela região, viu-a, agarrou-a e violentou-a (NVI). 3E ele a achou tão atraente, que se apaixonou por ela e procurou fazer com que ela o amasse (NTLH). 4Siquém disse a Hamor, pai dele: “Veja se me consegue a mão dessa moça. Quero me casar com ela” (BV).
(Gn 34.5-19) 5Jacó logo soube que Siquém tinha violentado Diná, sua filha. Mas, como seus filhos estavam no campo cuidando dos rebanhos, não disse nada até que eles voltassem (NVT). 6Enquanto isso, Hamor, o pai de Siquém, foi falar com Jacó. 7Quando os filhos de Jacó chegaram do campo e souberam do caso, ficaram indignados e furiosos, pois Siquém havia feito uma coisa vergonhosa em Israel, desonrando a filha de Jacó. Isso era uma coisa que não se devia fazer (NTLH). 8Mas Hamor falou com eles, dizendo: “Meu filho Siquém está profundamente apaixonado pela filha de vocês. Peço que ela lhe seja dada por esposa (NAA). 9Aliás, podemos arranjar outros casamentos: vocês entregam suas filhas para nossos filhos, e nós entregamos nossas filhas para seus filhos (NVT). 10Estabeleçam-se entre nós. A terra está aberta para vocês: Habitem-na, façam comércio nela e adquiram propriedades”. 11Então Siquém disse ao pai e aos irmãos de Diná: “Concedam-me este favor, e eu lhes darei o que me pedirem (NVI). 12Seja qual for o dote ou o presente que pedirem, eu o pagarei, por maior que seja; só peço que me entreguem a moça para ser minha mulher” (NVT). 13Então os filhos de Jacó, por haver Siquém desonrado Diná, a irmã deles, responderam com astúcia a Siquém e a seu pai Hamor e lhes disseram: 14“Não podemos fazer isso, dar a nossa irmã a um homem que ainda não foi circuncidado, porque isso seria uma vergonha para nós (NAA). 15Porém, temos uma solução. Se todos os homens do seu povo forem circuncidados, como nós somos, 16entregaremos nossas filhas e nos casaremos com suas filhas. Viveremos entre vocês e nos tornaremos um só povo (NVT). 17Se, porém, não ouvirem e não quiserem ser circuncidados, tomaremos a nossa filha e iremos embora” (NAA). 18A proposta deles pareceu boa a Hamor e a seu filho Siquém. 19O jovem, que era o mais respeitado de todos os da casa de seu pai, não demorou em cumprir o que pediram, porque realmente gostava da filha de Jacó (NVI).
(Gn 34.20-24) 20Assim, Hamor e Siquém, seu filho, vieram ao portão da sua cidade e falaram aos homens da cidade: 21“Esses homens são pacíficos em relação a nós. Portanto, deixem que morem na terra e negociem nela. A terra é bastante espaçosa para contê-los. Vamos tomar as filhas deles por esposas e dar também as nossas filhas a eles. 22Mas eles só concordarão em morar conosco, tornando-nos um só povo, se todos os homens em nosso meio se deixarem circuncidar, como eles são circuncidados (NAA). 23Se o fizermos, todos os seus rebanhos e bens passarão, com o tempo, a ser nossos. Aceitemos a condição deles e deixemos que se estabeleçam entre nós” (NVT). 24Todos os que saíram para reunir-se à porta da cidade concordaram com Hamor e com seu filho Siquém, e todos os homens e meninos da cidade foram circuncidados (NVI).
A Traição de Simeão e Levi
(Gn 34.25-31) 25No terceiro dia, quando os homens sentiam mais forte a dor, dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Diná, pegaram cada um a sua espada, entraram inesperadamente na cidade e mataram todos os homens (NAA). 26E Hamor e Siquém também foram mortos. Em seguida Simeão e Levi tiraram Diná da casa de Siquém e saíram (NTLH). 27Vieram então os outros filhos de Jacó e, passando pelos corpos, saquearam a cidade onde sua irmã tinha sido desonrada. 28Apoderaram-se das ovelhas, dos bois e dos jumentos, e de tudo o que havia na cidade e no campo. 29Levaram as mulheres e as crianças, e saquearam todos os bens e tudo o que havia nas casas (NVI). 30Então Jacó disse a Simeão e a Levi: “Vocês me puseram em grandes apuros, atraindo sobre mim o ódio dos cananeus e dos ferezeus, habitantes desta terra. Somos poucos, e se eles juntarem suas forças e nos atacarem, eu e a minha família seremos destruídos” (NVI). 31Mas eles responderam: “Por acaso deveríamos permitir que nossa irmã fosse tratada como prostituta?” (NVT)
Jacó sai da Cidade de Siquém
(Gn 35.1-5) 1 Deus Elohym disse a Jacó: “Apronte-se, mude-se para Betel e estabeleça-se ali. Ao chegar, construa um altar para o Deus El que lhe apareceu quando você estava fugindo de seu irmão, Esaú” (NVT). 2Disse, pois, Jacó aos de sua casa e a todos os que estavam com ele: “Livrem-se dos deuses estrangeiros que estão entre vocês, purifiquem-se e troquem de roupa. 3Venham! Vamos subir a Betel, onde farei um altar ao Deus El que me ouviu no dia da minha angústia e que tem estado comigo por onde tenho andado” (NVI). 4Então deram a Jacó todos os deuses estranhos que tinham em mãos e as argolas que lhes pendiam das orelhas. E Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém (NAA). 5Quando eles partiram, o terror de Deus Elohym caiu de tal maneira sobre as cidades ao redor que ninguém ousou perseguir os filhos de Jacó (NVI).
CIDADE DE BETEL – Jacó Edifica um Altar
(Gn 35.6-8) 6Por fim, Jacó e todos que estavam com ele chegaram a Luz (também chamada Betel), em Canaã. 7Jacó construiu um altar ali e chamou o lugar de El-Bethel, pois Deus Elohym lhe havia aparecido em Betel quando ele estava fugindo de seu irmão (NVT). 8Débora, ama de Rebeca, morreu e foi sepultada perto de Betel, ao pé do Carvalho, que por isso foi chamado Alom-Bacute (NVI).
(Gn 35.9-15) 9Agora que Jacó havia regressado de Padã-Arã, Deus Elohym lhe apareceu outra vez em Betel e o abençoou (NVT). 10 Deus Elohym disse a ele: “Você se chama Jacó, mas o seu nome não será mais Jacó; o seu nome será Israel. E lhe deu o nome de Israel”. 11Disse-lhe mais: “Eu sou o Deus Todo-Poderoso El Shadday ; seja fecundo e multiplique-se; uma nação e multidão de nações sairão de você, e reis procederão de você. 12A terra que dei a Abraão e a Isaque darei também a você e, depois de você, à sua descendência (NAA). 13Em seguida, Deus Elohym se elevou do lugar onde havia falado a Jacó (NVT). 14Então Jacó pôs uma coluna de pedra no lugar onde Deus havia falado com ele e derramou uma libação e azeite sobre ela (NAA). 15Jacó deu o nome de Betel ao lugar onde Deus Elohym tinha falado com ele (NVI).
- Isaque com 167 anos
- Rebeca com 147 anos
- Esaú com 107 anos
- Jacó com 107 anos
- Rubén com 29 anos
- Simeão com 27 anos
- Levi com 25 anos
- Judá com 23 anos
- Dã com 23 anos
- Naftali com 21 anos
- Gade com 21 anos
- Aser com 19 anos
- Issacar com 19 anos
- Zebulom com 17 anos
- José com 17 anos
- Diná com 16 anos
- Er com 3 anos (1ª Filho de Judá com uma Cananeia)
- Onã com 2 anos (2º Filho de Judá com uma Cananeia)
- Selá com 1 ano (3º Filho de Judá com uma Cananeia)
CIDADE DE EFRATA
(Gn 35.16-21) 16Partiram de Betel, e, havendo ainda pequena distância para chegar a Efrata, Raquel deu à luz um filho, num parto que foi muito difícil. 17Em meio às dores, a parteira disse a Raquel: “Não tenha medo, pois você ainda terá este filho” (NAA). 18Raquel estava quase morrendo, mas, com seu último suspiro, chamou o menino de Benoni. O pai do bebê, no entanto, o chamou de Benjamim (NVT). 19Assim, Raquel morreu e foi sepultada na beira do caminho de Efrata, que agora se chama Belém (NTLH). 20Sobre a sua sepultura Jacó levantou uma coluna, e até o dia de hoje aquela coluna marca o túmulo de Raquel. 21Israel partiu novamente e armou acampamento adiante de Migdal-Éder (NVI).
MIGDAL-EDER – O Caso entre Rúben e Bila
(Gn 35.22) 22aEnquanto moravam ali, Rúben teve relações com Bila, concubina de seu pai, e Jacó ficou sabendo disso (NVT).
Os Descendentes de Jacó
(Gn 35.22-26) 22bEstes são os nomes dos doze filhos de Jacó: 23Os filhos de Lia foram Rúben (o filho mais velho de Jacó), Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom (NVT). 24Estes foram seus filhos com Raquel: José e Benjamim (NVI). 25Os filhos de Bila, serva de Raquel, foram Dã e Naftali. 26Os filhos de Zilpa, serva de Lia, foram Gade e Aser. Esses são os filhos que nasceram a Jacó em Padã-Arã (NVT).
REGIÃO DE HEBROM – Após 36 anos, Jacó Retorna para Casa do Pai
(Gn 35.27) 27 Então Jacó voltou à casa de seu pai, Isaque, em Manre, perto de Quiriate-Arba (hoje chamada Hebrom), onde Abraão e Isaque viveram como estrangeiros (NVT).
GENEALOGIA DE ESAÚ
REGIÃO DE SEIR – Os Descendentes de Seir
(Gn 36.20-30) 20Estes são os nomes das tribos que descenderam de Seir, o horeu, que habitavam na terra de Edom: Lotã, Sobal, Zibeão e Aná, 21Disom, Ézer e Disã. Estes são os chefes dos clãs horeus, descendentes de Seir, que habitavam na terra de Edom. 22Os descendentes de Lotã foram: Hori e Hemã. A irmã de Lotã se chamava Timna. 23Os descendentes de Sobal foram: Alvã, Manaate, Ebal, Sefô e Onã. 24Os descendentes de Zibeão foram: Aiá e Aná. (Foi este Aná que descobriu as fontes de águas quentes no deserto enquanto levava os jumentos de seu pai para pastar.) 25Os descendentes de Aná foram: seu filho Disom e sua filha Oolibama. 26Os descendentes de Disom foram: Hendã, Esbã, Itrã e Querã. 27Os descendentes de Ézer foram: Bilã, Zaavã e Acã. 28Os descendentes de Disã foram Uz e Arã. 29Estes, portanto, foram os chefes dos clãs horeus: Lotã, Sobal, Zibeão, Aná, 30Disom, Ézer e Disã. Os clãs horeus são identificados pelo nome de seus chefes, que habitavam na terra de Seir (NVT).
(1Cr 1.38-42) 38Os descendentes de Seir foram: Lotã, Sobal, Zibeão, Aná, Disom, Ézer e Disã. 39Os descendentes de Lotã foram: Hori e Hemã. A irmã de Lotã se chamava Timna. 40Os descendentes de Sobal foram: Alvã, Maanate, Ebal, Sefô e Onã. Os descendentes de Zibeão foram: Aiá e Aná. 41O filho de Aná foi Disom. Os descendentes de Disom foram: Hendã, Esbã, Itrã e Querã. 42Os descendentes de Ézer foram: Bilã, Zaavã e Acã. Os descendentes de Disã foram: Uz e Arã (NVT).
REGIÃO DE EDOM – Os Descendentes de Esaú
(Gn 36.1-5) 1Este é o relato dos descendentes de Esaú (também chamado Edom). 2Esaú se casou com duas moças de Canaã: Ada, filha de Elom, o hitita, e Oolibama, filha de Aná e neta de Zibeão, o heveu. 3Também se casou com sua prima Basemate, que era filha de Ismael e irmã de Nebaiote. 4Ada deu à luz um filho chamado Elifaz. Basemate deu à luz um filho chamado Reuel. 5Oolibama deu à luz filhos chamados Jeús, Jalão e Corá. Todos esses filhos nasceram a Esaú na terra de Canaã (NVT).
(Gn 36.6-8) 6Esaú tomou suas mulheres, seus filhos e filhas e todos os de sua casa, além de seus rebanhos e o gado, toda a riqueza que havia adquirido na terra de Canaã, e se mudou para longe de seu irmão, Jacó. 7Seus rebanhos e bens eram tantos que a terra onde moravam não era suficiente para sustentá-los. 8Portanto, Esaú (também chamado Edom) se estabeleceu na região montanhosa de Seir (NVT).
(Gn 36.9-19) 9Este é o relato dos descendentes de Esaú, os edomitas, que viviam na região montanhosa de Seir. 10Estes são os nomes dos filhos de Esaú: Elifaz, filho de Ada, mulher de Esaú; e Reuel, filho de Basemate, mulher de Esaú. 11Os descendentes de Elifaz foram: Temã, Omar, Zefô, Gaetã e Quenaz. 12Timna, concubina de Elifaz, filho de Esaú, deu à luz um filho chamado Amaleque. Esses são os descendentes de Ada, mulher de Esaú. 13Os descendentes de Reuel foram: Naate, Zerá, Samá e Mizá. Esses são os descendentes de Basemate, mulher de Esaú. 14Esaú também teve filhos com Oolibama, filha de Aná, neta de Zibeão. Seus nomes eram: Jeús, Jalão e Corá. 15Estes são os descendentes de Esaú que se tornaram chefes de vários clãs: Os descendentes de Elifaz, filho mais velho de Esaú, se tornaram chefes dos clãs de Temã, Omar, Zefô, Quenaz, 16Corá, Gaetã e Amaleque. Esses são os chefes de clãs descendentes de Elifaz na terra de Edom. Todos eles foram descendentes de Ada, mulher de Esaú. 17Os descendentes de Reuel, filho de Esaú, se tornaram chefes dos clãs de Naate, Zaerá, Samá e Mizá. Esses são os chefes dos clãs descendentes de Reuel na terra de Edom. Todos eles foram descendentes de Basemate, mulher de Esaú. 18Os descendentes de Esaú e sua mulher Oolibama se tornaram os chefes dos clãs de Jeús, Jalão e Corá. Esses são os chefes dos clãs descendentes de Oolibama, mulher de Esaú, filha de Aná. 19Esses são os clãs que descenderam de Esaú (também chamado de Edom), cada um identificado pelo nome de seu chefe (NVT).
(1Cr 1.35-37) 35Estes foram os filhos de Esaú: Elifaz, Reuel, Jeús, Jalão e Corá. 36Estes foram os filhos de Elifaz: Temã, Omar, Zefô, Gaetã e Quenaz; e Amaleque, de Timna, sua concumbina. 37Estes foram os filhos de Reuel: Naate, Zerá, Samá e Mizá (NVI).
Os Reis de Edom
(Gn 36.31-39) 31Estes foram os reis que reinaram no território de Edom antes de haver rei entre os israelitas: 32Belá, filho de Beor, reinou em Edom. Sua cidade chamava-se Dinabá. 33Quando Belá morreu, foi sucedido por Jobabe, filho de Zerá, de Bozra. 34Jobabe morreu, e Husã, da terra dos temanitas, foi o seu sucessor. 35Husã morreu, e Hadade, filho de Bedade, que tinha derrotado os midianitas na terra de Moabe, foi o seu sucessor. Sua cidade chamava-se Avite. 36Hadade morreu, e Samlá de Masreca foi o seu sucessor. 37Samlá morreu, e Saul, de Reobote, próxima ao Eufrates, foi o seu sucessor. 38Saul morreu, e Baal-Hanã, filho de Acbor, foi o seu sucessor. 39Baal-Hanã, filho de Acbor, morreu, e Hadar foi o seu sucessor. Sua cidade chamava-se Paú, e o nome de sua mulher era Meetabel, filha de Matrede, neta de Mezaabe (NVI).
(1Cr 1.43-50) 43Estes foram os reis que reinaram no território de Edom antes que os israelitas tivessem um rei: Belá, filho de Beor. Sua cidade chamava-se Dinabá. 44Belá morreu, e Jobabe, filho de Zerá, de Bozra, foi o seu sucessor. 45Jobabe morreu, e Husã, da terra dos temanitas, foi o seu sucessor. 46Husã morreu, e Hadade, filho de Bedade, que tinha derrotado os midianitas na terra de Moabe, foi o seu sucessor. Sua cidade chamava-se Avite. 47Hadade morreu, e Samlá de Masreca foi o seu sucessor. 48Samlá morreu, e Saul, de Reobote, próxima ao Eufrates, foi o seu sucessor. 49Saul morreu, e Baal-Hanã, filho de Acbor, foi o seu sucessor. 50Baal-Hanã morreu, e Hadar foi o seu sucessor. Sua cidade chamava-se Paú, e o nome de sua mulher era Meetabel, filha de Matrede e neta de Mezaabe (NVI).
(1Cr 1.51-54) 51Após a morte de Hadade, Edom foi governada pelos seguintes chefes: Timna, Alva, Jetete, 52Oolibama, Elá, Pinom, 53Quenaz, Temã, Mibzar, 54Magdiel e Irã. Foram esses os chefes de Edom (NVI).
(Gn 36.40-43) 40Estes foram os chefes descendentes de Esaú, conforme os seus nomes, clãs e regiões: Timna, Alva, Jetete, 41Oolibama, Elá, Pinom, 42Quenaz, Temã, Mibzar, 43Magdiel e Irã. Foram esses os chefes de Edom; cada um deles fixou-se numa região da terra que ocuparam. Os edomitas eram descendentes de Esaú (NVI).