Bíblia Cronológica – Versões | Dia 024
24º Dia – 24 de Janeiro
CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA DE JOSÉ
- Esaú com 136 anos
- Jacó com 136 anos
- Rubén com 58 anos
- Simeão com 56 anos
- Levi com 54 anos
- Judá com 52 anos
- Dã com 52 anos
- Naftali com 50 anos
- Gade com 50 anos
- Aser com 48 anos
- Issacar com 48 anos
- Zebulom com 46 anos
- José com 46 anos
- Diná com 45 anos
- Selá com 30 anos (3º Filho de Judá com uma Cananeia)
- Benjamim com 29 anos
- Manassés com 15 anos (Filho de José)
- Efraim com 13 anos (Filho de José)
- Gersom com 12 anos (Filho de Levi)
- Coate com 9 anos (Filho de Levi)
- Peres com 8 anos (Filho de Judá com Tamar)
- Zerá com 8 anos (Filho de Judá com Tamar)
- Merari com 6 anos (Filho de Levi)
EGITO
(Gn 48.1-7) 1Certo dia, não muito tempo depois, avisaram José: “Seu pai está bastante doente”. José foi visitá-lo e levou consigo seus dois filhos, Manassés e Efraim. 2Quando José chegou, anunciaram a Jacó: “Seu filho José está aqui para vê-lo”. Com as forças que lhe restavam, Jacó se sentou na cama. 3Jacó disse a José: “O Deus Todo-Poderoso El Shadday me apareceu em Luz, na terra de Canaã, e me abençoou. 4Ele me disse: ‘Eu o tornarei fértil e multiplicarei seus descendentes. Farei de você muitas nações e darei esta terra de Canaã a seus descendentes como propriedade permanente’ (NVT). 5Agora, pois, os seus dois filhos que lhe nasceram no Egito, antes da minha vinda para cá, serão reconhecidos como meus; Efraim e Manassés serão meus, como são meus Rúben e Simeão (NVI). 6Se você tiver outros filhos, eles serão seus e, por serem irmãos de Efraim e de Manassés, terão parte na herança deles. 7Estou fazendo isso por causa de Raquel, a sua mãe. Nós estávamos voltando da Mesopotâmia, quando, para minha infelicidade, ela morreu no país de Canaã, pouco antes de chegarmos a Efrata. Eu a sepultei ali, na beira do caminho” (Efrata é agora conhecida como Belém) (NTLH).
(Gn 48.8-16) 8Quando Israel viu os filhos de José, perguntou: “Quem são estes?” (NVI) 9José respondeu: “Estes são os filhos que Deus Elohym me deu aqui no Egito”. Jacó disse: “Traga-os mais perto, para que eu os abençoe” (NVT). 10Os olhos de Israel já estavam enfraquecidos por causa da idade avançada, e ele mal podia enxergar. Por isso José levou seus filhos para perto dele, e seu pai os beijou e os abraçou. 11E Israel disse a José: “Nunca pensei que veria a sua face novamente, e agora Deus Elohym me concede ver também os seus filhos!” (NVI) 12José tirou os rapazes de junto dos joelhos do avô e se curvou com o rosto no chão. 13Em seguida, colocou os rapazes na frente de Jacó. Com a mão direita, colocou Efraim diante da mão esquerda de Jacó e, com a mão esquerda, colocou Manassés sob a mão direita de Jacó. 14Mas, ao estender as mãos para colocá-las sobre a cabeça dos rapazes, Jacó cruzou os braços. Pôs a mão direita sobre a cabeça de Efraim, embora fosse o mais novo, e a mão esquerda sobre a cabeça de Manassés, embora fosse o mais velho. 15Em seguida, abençoou José, dizendo: “Que o Deus Elohym diante do qual andaram meu avô, Abraão, e meu pai, Isaque, o Deus Elohym que tem sido meu Pastor toda a minha vida, até o dia de hoje, 16o Anjo que me resgatou de todo o mal, abençoe estes rapazes. Que eles preservem meu nome e o nome de Abraão e Isaque, e seus descendentes se multipliquem grandemente na terra” (NVT).
(Gn 48.17-22) 17Quando José viu seu pai colocar a mão direita sobre a cabeça de Efraim, não gostou; por isso pegou a mão do pai, a fim de mudá-la da cabeça de Efraim para a de Manassés, 18e lhe disse: “Não, meu pai, este aqui é o mais velho; ponha a mão direita sobre a cabeça dele” (NVI). 19Mas seu pai se recusou e disse: “Eu sei, meu filho; eu sei. Manassés também se tornará um grande povo, mas seu irmão mais novo será ainda maior. E seus descendentes se tornarão muitas nações”. 20Assim, Jacó abençoou os rapazes naquele dia com a seguinte bênção: “O povo de Israel usará seus nomes quando pronunciarem uma bênção. Dirão: ‘ Deus Elohym os faça prosperar como Efraim e Manassés!’”. Desse modo, Jacó pôs Efraim adiante de Manassés 21Então Jacó disse a José: “Morrerei em breve, mas Deus Elohym estará com vocês e os levará de volta a Canaã, a terra de seus antepassados. 22Em razão de sua autoridade sobre seus irmãos, eu lhe dou uma porção a mais da terra, que tomei dos amorreus com a minha espada e o meu arco” (NVT).
- Esaú com 147 anos
- Jacó com 147 anos
- Rubén com 69 anos
- Simeão com 67 anos
- Levi com 65 anos
- Judá com 63 anos
- Dã com 63 anos
- Naftali com 61 anos
- Gade com 61 anos
- Aser com 59 anos
- Issacar com 59 anos
- Zebulom com 57 anos
- José com 57 anos
- Diná com 56 anos
- Selá com 41 anos (3º Filho de Judá com uma Cananeia)
- Benjamim com 40 anos
- Manassés com 26 anos (Filho de José)
- Efraim com 24 anos (Filho de José)
- Gersom com 23 anos (Filho de Levi)
- Coate com 20 anos (Filho de Levi)
- Peres com 19 anos (Filho de Judá com Tamar)
- Zerá com 19 anos (Filho de Judá com Tamar)
- Merari com 17 anos (Filho de Levi)
(Gn 47.28-31) 28Depois de chegar ao Egito, Jacó viveu mais dezessete anos; portanto, viveu ao todo cento e quarenta e sete anos. 29Quando se aproximava a hora de sua morte, Jacó chamou seu filho José e lhe disse: “Peço que me faça um favor. Coloque sua mão debaixo da minha coxa e jure que mostrará sua bondade e lealdade a mim atendendo a este último desejo: ‘Não me sepulte no Egito (NVT). 30Quando eu morrer, leve meu corpo para fora do Egito e sepulte-me com meus antepassados’”. José prometeu: “Farei como o senhor me pede” (NVT). 31Então Jacó lhe disse: “Jure para mim”. José jurou e Israel se inclinou sobre a cabeceira da cama (NAA).
Jacó abençoa os seus Doze Filhos
(Gn 49.1-2) 1Então Jacó mandou chamar todos os seus filhos e lhes disse: “Reúnam-se ao meu redor, e eu direi o que acontecerá a cada um de vocês nos dias que virão (NVT). 2Reúnam-se para ouvir, filhos de Jacó; ouçam o que diz seu pai Israel” (NVI).
(Gn 49.3-4) 3“Rúben, você é meu primogênito, minha força, o primeiro sinal do meu vigor, superior em honra, superior em poder (NVI). 4É, contudo, impetuoso como uma enchente, e não será mais o primeiro. Pois deitou-se em minha cama, desonrou meu leito conjugal” (NVT).
(Gn 49.5-7) 5“Simeão e Levi são iguais em tudo; suas armas são instrumentos de violência (NVT). 6No seu secreto conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua teima arrebataram bois (ACF). 7Maldito seja o furor deles, pois é violento! Maldita seja a sua ira, pois é cruel! Eu os dividirei na terra de Israel, eu os espalharei no meio do seu povo” (NTLH).
(Gn 49.8-12) 8“Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão (ACF). 9Judá, meu filho, é um leão novo que acabou de comer sua presa. Como o leão, ele se agacha, e como a leoa, se deita; quem tem coragem de acordá-lo? (NVT) 10O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão (NVI). 11Ele amarrará o seu jumentinho à vide e o filho da sua jumenta, à videira mais excelente; lavará as suas roupas no vinho e a sua capa, em sangue de uvas (NAA). 12Seus olhos serão mais escuros que o vinho; seus dentes, mais brancos que o leite” (NVI).
(Gn 49.13) 13“Zebulom morará à beira-mar e se tornará um porto para os navios; suas fronteiras se estenderão até Sidom” (NVI).
(Gn 49.14-15) 14“Issacar é um jumento forte, deitado entre as suas cargas. 15Quando ele perceber como é bom o seu lugar de repouso e como é aprazível a sua terra, curvará seus ombros ao fardo e se submeterá a trabalhos forçados” (NVI).
(Gn 49.16-18) 16“Dã defenderá o direito do seu povo como qualquer das tribos de Israel. 17Dã será uma serpente à beira da estrada, uma víbora à margem do caminho, que morde o calcanhar do cavalo e faz cair de costas o seu cavaleiro. 18Ó Senhor Yahweh , eu espero a tua libertação!” (NVI)
(Gn 49.19) 19“Gade será atacado por um bando, mas é ele que o atacará e o perseguirá” (NVI).
(Gn 49.20) 20“A mesa de Aser será farta; ele oferecerá manjares de rei” (NVI).
(Gn 49.21) 21“Naftali é leve e elegante como uma gazela solta nos campos. E como fala bonito!” (BV)
(Gn 49.22-26) 22“José é como um ramo cheio de frutas, como um ramo frutífero junto de uma fonte. Os galhos desse ramo passam para o outro lado do muro (BV). 23Com rancor arqueiros o atacaram, atirando-lhe flechas com hostilidade. 24Mas o seu arco permaneceu firme, os seus braços fortes, ágeis para atirar, pela mão do Poderoso de Jacó, pelo nome do Pastor, a Rocha de Israel (NVI), 25pelo Deus El de seu pai, que o ajudará, e pelo Todo-Poderoso Shadday , que o abençoará com bênçãos dos altos céus, com bênçãos das profundezas, com bênçãos dos seios e do ventre (NVT). 26As bênçãos de seu pai são superiores às bênçãos dos montes antigos, às delícias das colinas eternas. Que todas essas bênçãos repousem sobre a cabeça de José, sobre a fronte daquele que foi separado de entre os seus irmãos” (NVI).
(Gn 49.27) 27“Benjamim é como um lobo. De manhã devora a presa, e de tarde reparte o que sobrou” (BV).
(Gn 49.28) 28São esses os que formaram as doze tribos de Israel, e foi isso que seu pai lhes disse, ao abençoá-los, dando a cada um a bênção que lhe pertencia (NVI).
- Rubén com 69 anos
- Simeão com 67 anos
- Levi com 65 anos
- Judá com 63 anos
- Dã com 63 anos
- Naftali com 61 anos
- Gade com 61 anos
- Aser com 59 anos
- Issacar com 59 anos
- Zebulom com 57 anos
- José com 57 anos
- Diná com 56 anos
- Selá com 41 anos (3º Filho de Judá com uma Cananeia)
- Benjamim com 40 anos
- Manassés com 26 anos (Filho de José)
- Efraim com 24 anos (Filho de José)
- Gersom com 23 anos (Filho de Levi)
- Coate com 20 anos (Filho de Levi)
- Peres com 19 anos (Filho de Judá com Tamar)
- Zerá com 19 anos (Filho de Judá com Tamar)
- Merari com 17 anos (Filho de Levi)
(Gn 49.29-33) 29Em seguida, Jacó lhes deu a seguinte instrução: “Em breve morrerei e me reunirei a meus antepassados. Sepultem-me com meu pai e com meu avô na caverna no campo de Efrom, o heteu (NVT), 30na caverna do campo de Macpela, perto de Manre, em Canaã, campo que Abraão comprou de Efrom, o heteu, como propriedade para sepultura. 31Ali foram sepultados Abraão e Sara, sua mulher, e Isaque e Rebeca, sua mulher; ali também sepultei Lia. 32Tanto o campo como a caverna que nele está foram comprados dos heteus (NVI). 33Quando Jacó terminou de dar essa instrução a seus filhos, deitou-se em sua cama, deu o último suspiro e, ao morrer, reuniu-se a seus antepassados (NVT).
(Gn 50.1-3) 1Então, José se lançou sobre o rosto de seu pai, e chorou sobre ele, e o beijou (ARA). 2Em seguida, deu ordens aos médicos que o serviam para que embalsamassem o corpo de seu pai, e Jacó foi embalsamado (NVT). 3Levaram quarenta dias completos, pois esse era o tempo para o embalsamamento. E os egípcios choraram sua morte setenta dias (NVI).
(Gn 50.4-9) 4Quando terminou o período de luto, José procurou os conselheiros do Faraó e lhes disse: “Por gentileza, peço que falem com o Faraó em meu favor. 5Digam-lhe que meu pai me fez prestar um juramento. Disse: ‘Morrerei em breve. Leve meu corpo de volta para a terra de Canaã e coloque-me na sepultura que preparei para mim’. Portanto, peço que me deixe ir sepultar meu pai; depois, voltarei sem demora” (NVT). 6Respondeu o Faraó: “Vá e faça o sepultamento de seu pai como este o fez jurar” (NVI). 7Então José partiu para sepultar seu pai. Foi acompanhado de todos os oficiais do Faraó, todos os membros mais importantes da casa do Faraó e todos os oficiais de alto escalão do Egito. 8José também levou consigo toda a sua família, seus irmãos e a família deles. As crianças pequenas, os rebanhos e o gado, porém, deixaram na terra de Gósen (NVT). 9Carruagens e cavaleiros também o acompanharam. O cortejo era imenso (NVI).
EIRA DE ATADE – Cerimônia Fúnebre
(Gn 50.10-11) 10Quando chegaram à eira de Atade, perto do rio Jordão, realizaram uma grande cerimônia fúnebre, com um período de sete dias de luto pelo pai de José (NVT). 11Quando os moradores da terra, os cananeus, viram o luto na eira de Atade, disseram: “Como é grande este pranto dos egípcios!” E por isso aquele lugar foi chamado de Abel-Mizraim; fica do outro lado do Jordão (NAA).
REGIÃO DE HEBROM – Sepultamento de Jacó
(Gn 50.12-14) 12Assim, os filhos de Jacó fizeram com o seu pai tudo o que ele havia ordenado (NTLH). 13Levaram-no para a terra de Canaã e o sepultaram na caverna do campo de Macpela, que, juntamente com o campo, Abraão havia comprado de Efrom, o heteu, para ser lugar de sepultura. Esse lugar fica em frente a Manre (NAA). 14Depois de sepultar seu pai, José voltou ao Egito, com os seus irmãos e com todos os demais que o tinham acompanhado (NVI).
EGITO – A Compaixão de José para com seus Irmãos
(Gn 50.15-21) 15Vendo os irmãos de José que seu pai havia morrido, disseram: “E se José guardar rancor contra nós e resolver retribuir todo o mal que lhe causamos?” (NVI) 16Por isso, enviaram a seguinte mensagem a José: “Antes de morrer, nosso pai mandou 17que lhe disséssemos: ‘Por favor, perdoe seus irmãos pelo grande mal que eles lhe fizeram, pelo pecado que cometeram ao tratá-lo com tanta crueldade’. Por isso, nós, servos do Deus Elohym de seu pai, suplicamos que você perdoe nosso pecado”. Quando José recebeu a mensagem, começou a chorar (NVT). 18Depois, vieram também os seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: “Eis-nos aqui; somos seus servos” (NAA). 19José, porém, lhes disse: “Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus Elohym ? 20Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus Elohym o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos (NVI). 21Não tenham medo. Continuarei a cuidar de vocês e de seus filhos”. Desse modo, ele os tranquilizou ao tratá-los com bondade (NVT).
Final da História de José
(Gn 50.22-23) 22José permaneceu no Egito, com toda a família de seu pai. Viveu cento e dez anos (NVI). 23Chegou a ver três gerações de descendentes de seu filho Efraim e o nascimento dos filhos de Maquir, filho de Manassés, os quais ele tomou para si como se fossem seus (NVT).
- Rubén com 122 anos
- Simeão com 120 anos
- Levi com 118 anos
- Judá com 116 anos
- Dã com 116 anos
- Naftali com 114 anos
- Gade com 114 anos
- Aser com 112 anos
- Issacar com 112 anos
- Zebulom com 110 anos
- Diná com 109 anos
- Selá com 94 anos (3º Filho de Judá com uma Cananeia)
- Benjamim com 93 anos
- Manassés com 79 anos (Filho de José)
- Efraim com 77 anos (Filho de José)
- Gersom com 76 anos (Filho de Levi)
- Coate com 73 anos (Filho de Levi)
- Peres com 72 anos (Filho de Judá com Tamar)
- Zerá com 72 anos (Filho de Judá com Tamar)
- Merari com 70 anos (Filho de Levi)
(Gn 50.24-26) 24Antes de morrer José disse a seus irmãos: “Estou à beira da morte. Mas Deus Elohym certamente virá em auxílio de vocês e os tirará desta terra, levando-os para a terra que prometeu com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó” (NVI). 25José pediu aos filhos de Israel que fizessem um juramento, dizendo: “ Deus Elohym certamente visitará vocês. Quando isso acontecer, levem os meus ossos daqui” (NAA). 26Morreu José com a idade de cento e dez anos. E, depois de embalsamado, foi colocado num sarcófago no Egito (NVI).
Descendentes de Jacó no Egito
(Ex 1.1-4) 1São estes, pois, os nomes dos filhos de Israel que entraram com Jacó no Egito, cada um com a sua respectiva família: 2Rúben, Simeão, Levi e Judá; 3Issacar, Zebulom, Benjamim, 4Dã, Naftali, Gade e Aser (NVI).
(1Cr 2.1-2) 1Estes foram os filhos de Israel: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom, 2Dã, José, Benjamim, Naftali, Gade e Aser (NVI).
O Povo de Israel no Egito
(Ex 1.5) 5O número total de descendentes de Jacó que foram com ele para o Egito era setenta, sem contar José, que já estava no Egito (BV).
Descendentes de Rúben, Simeão e Levi no Egito
(Ex 6.14) 14Estes foram os chefes das famílias israelitas: Os filhos de Rúben, filho mais velho de Israel, foram: Enoque, Palu, Hezrom e Carmi. Esses foram os clãs de Rúben (NVI).
(Ex 6.15) 15Os filhos de Simeão foram: Jemuel, Jamim, Oade, Jaquim, Zoar e Saul, filho de uma cananéia. Esses foram os clãs de Simeão (NVI).
(Ex 6.16-19) 16aEstes, pois, são os nomes dos filhos de Levi, por ordem de nascimento: Gérson, Coate e Merari. 17Os filhos de Gérson, conforme seus clãs, foram Libni e Simei. 18aOs filhos de Coate foram Anrão, Isar, Hebrom e Uziel. 19Os filhos de Merari foram Mali e Musi. Esses foram os clãs de Levi, por ordem de nascimento (NVI).
- Rubén com 130 anos
- Simeão com 128 anos
- Levi com 126 anos
- Judá com 124 anos
- Dã com 124 anos
- Naftali com 122 anos
- Gade com 122 anos
- Aser com 120 anos
- Issacar com 120 anos
- Zebulom com 118 anos
- Diná com 117 anos
- Selá com 102 anos (3º Filho de Judá com uma Cananeia)
- Benjamim com 101 anos
- Manassés com 87 anos (Filho de José)
- Efraim com 85 anos (Filho de José)
- Gersom com 84 anos (Filho de Levi)
- Coate com 81 anos (Filho de Levi)
- Peres com 80 anos (Filho de Judá com Tamar)
- Zerá com 80 anos (Filho de Judá com Tamar)
- Merari com 78 anos (Filho de Levi)
- Rubén com 141 anos
- Simeão com 139 anos
- Judá com 135 anos
- Dã com 135 anos
- Naftali com 133 anos
- Gade com 133 anos
- Aser com 131 anos
- Issacar com 131 anos
- Zebulom com 129 anos
- Diná com 128 anos
- Selá com 113 anos (3º Filho de Judá com uma Cananeia)
- Benjamim com 112 anos
- Manassés com 98 anos (Filho de José)
- Efraim com 96 anos (Filho de José)
- Gersom com 95 anos (Filho de Levi)
- Coate com 92 anos (Filho de Levi)
- Peres com 91 anos (Filho de Judá com Tamar)
- Zerá com 91 anos (Filho de Judá com Tamar)
- Merari com 89 anos (Filho de Levi)
- Anrão com 11 anos (Filho de Coate e Pai de Moisés)
(Ex 6.16) 16bLevi viveu cento e trinta e sete anos (NVI).
(Ex 1.6-7) 6Com o tempo, José e seus irmãos morreram, e toda aquela geração chegou ao fim. 7Mas seus descendentes, os israelitas, tiveram muitos filhos e netos. Multiplicaram-se tanto que se fortaleceram e encheram a terra (NVT).