• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 023

23º Dia – 23 de Janeiro

CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA DE JOSÉ

CENÁRIO HISTÓRICO: José se revela aos seus Irmãos (Aproximadamente 1.677 a.C.)CURIOSIDADES

  • Esaú com 130 anos
  • Jacó com 130 anos
  • Rubén com 52 anos
  • Simeão com 50 anos
  • Levi com 48 anos
  • Judá com 46 anos
  • Dã com 46 anos
  • Naftali com 44 anos
  • Gade com 44 anos
  • Aser com 42 anos
  • Issacar com 42 anos
  • Zebulom com 40 anos
  • José com 40 anos
  • Diná com 39 anos
  • Selá com 24 anos (3º Filho de Judá com uma Cananeia)
  • Benjamim com 23 anos
  • Manassés com 9 anos (Filho de José)
  • Efraim com 7 anos (Filho de José)
  • Gersom com 6 anos (Filho de Levi)
  • Coate com 3 anos (Filho de Levi)
  • Peres com 2 anos (Filho de Judá com Tamar)
  • Zerá com 2 anos (Filho de Judá com Tamar)
  • Merari Recém-nascido (Filho de Levi)

EGITO

(Gn 45.1-15) 1José não conseguiu mais se conter. Havia muita gente na sala, e ele disse a seus assistentes: “Saiam todos daqui!” Assim, ficou a sós com seus irmãos e lhes revelou sua identidade (NVT). 2José se emocionou e começou a chorar. Chorou tão alto que os egípcios o ouviram, e logo a notícia chegou ao palácio do Faraó (NVT). 3Então disse José a seus irmãos: “Eu sou José! Meu pai ainda está vivo?” Mas os seus irmãos ficaram tão pasmados diante dele que não conseguiam responder-lhe (NVI). 4E José disse: “Cheguem mais perto de mim, por favor”. Eles chegaram, e ele continuou: “Eu sou o seu irmão José, aquele que vocês venderam a fim de ser trazido para o Egito (NTLH). 5Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus Elohym me enviou adiante de vocês (NVI). 6Porque já houve dois anos de fome na terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem colheita (NAA). 7 Deus Elohym me mandou primeiro que vocês. Fez isso para continuar a sua linhagem e os seus descendentes, e para manter a vida de vocês por meio de um grande livramento (BV). 8Portanto, foi Deus Elohym quem me mandou para cá, e não vocês! E foi ele quem me fez conselheiro do Faraó, administrador de todo o seu palácio e governador de todo o Egito (NVT). 9Voltem depressa para junto de meu pai e digam a ele: ‘Assim manda dizer o seu filho José: ‘ Deus Elohym me pôs por senhor em toda a terra do Egito. Venha para junto de mim; não demore (NAA). 10O senhor poderá viver na região de Gósen, onde estará perto de mim com todos os seus filhos e netos, rebanhos e gado, e todos os seus bens (NVT). 11A fome ainda vai durar mais cinco anos, e em Gosém eu darei mantimentos ao senhor, à sua família e aos seus animais. Assim não lhes faltará nada’’” (NTLH). 12José acrescentou: “Vejam! Vocês podem comprovar com seus próprios olhos, e também meu irmão Benjamim, que sou eu mesmo, José, que falo com vocês! 13Contem a meu pai a posição de honra que ocupo aqui no Egito. Descrevam para ele tudo que viram e tragam-no para cá o mais rápido possível” (NVT). 14E, lançando-se ao pescoço de seu irmão Benjamim, chorou. E, abraçado com ele, Benjamim também chorou (NAA). 15Em seguida beijou todos os seus irmãos e chorou com eles. E só depois os seus irmãos conseguiram conversar com ele (NVI).

(Gn 45.16-20) 16Quando se ouviu no palácio do Faraó que os irmãos de José haviam chegado, o Faraó e todos os seus conselheiros se alegraram (NVI). 17O Faraó disse a José: “Diga a seus irmãos: ‘Coloquem as cargas em seus animais e voltem depressa à terra de Canaã. 18Tragam seu pai e todas as suas famílias para cá’. Eu lhes darei a melhor terra do Egito, e vocês comerão do que esta terra produz de melhor (NVT). 19Mande-os também levar carruagens do Egito para trazerem as suas mulheres, os seus filhos e seu pai (NVI). 20Não se preocupem com seus pertences, pois o melhor de toda a terra do Egito será de vocês” (NVT).

(Gn 45.21-24) 21Assim fizeram os filhos de Israel. José lhes providenciou carruagens, como o Faraó tinha ordenado, e também mantimentos para a viagem (NVI). 22Além disso, deu a cada irmão trajes próprios para festas. Mas a Benjamim deu trezentas moedas de prata e cinco trajes próprios para ocasiões festivas (BV). 23E, a seu pai, enviou dez jumentos carregados com os melhores produtos do Egito e dez jumentas carregadas com cereais, pães e outros mantimentos para a viagem. 24Depois, José se despediu de seus irmãos e, enquanto partiam, disse a eles: “Não briguem no caminho por causa do que aconteceu” (NVT).

REGIÃO DE HEBROMJosé manda buscar seu Pai em Canaã

(Gn 45.25-28) 25Assim partiram do Egito e voltaram a seu pai Jacó, na terra de Canaã, 26e lhe deram a notícia: “José ainda está vivo! Na verdade, ele é o governador de todo o Egito”. O coração de Jacó quase parou! Não podia acreditar neles (NVI). 27Quando, porém, repetiram para Jacó tudo que José lhes tinha dito, e quando ele viu as carruagens que José havia mandado para levá-lo, encheu-se de ânimo (NVT). 28E Israel disse: “Basta! Meu filho José ainda está vivo. Irei vê-lo antes que eu morra” (NVI).

CIDADE DE BERSEBA Jacó e sua Família vão para o Egito

(Gn 46.1-4) 1Jacó partiu para o Egito com todos os seus bens. Quando chegou a Berseba, ofereceu sacrifícios ao Deus Elohym de Isaque, seu pai. 2Ainda em Berseba, Deus Elohym falou de noite com Israel, por meio de visões. Disse Deus Elohym : “Jacó! Jacó!” Ele respondeu: “Eis-me aqui” (BV). 3Então disse: “Eu sou Deus El , o Deus Elohym do seu pai. Não tenha medo de ir para o Egito, porque lá eu farei de você uma grande nação (NAA). 4Estarei com você na viagem de ida e na viagem de volta, porque chegará o dia em que farei os seus descendentes saírem de lá. E você vai ter este consolo: A mão de José fechará os seus olhos” (BV).

(Gn 46.5-7) 5Então Jacó saiu de Berseba, e seus filhos o levaram para o Egito. Transportaram o pai, as crianças e as mulheres nas carruagens que o Faraó lhes havia providenciado. 6Também levaram os seus rebanhos e os bens que tinham adquirido em Canaã. Assim Jacó foi para o Egito com toda a sua descendência. 7Levou consigo para o Egito seus filhos, seus netos, suas filhas e suas netas, isto é, todos os seus descendentes (NVI).

REGIÃO DE GÓSENDescendentes de Jacó que foram para o Egito

(Gn 46.8-15) 8Estes são os nomes dos descendentes de Israel, os filhos de Jacó, que foram ao Egito: Rúben foi o filho mais velho de Jacó. 9Os filhos de Rúben foram: Enoque, Palu, Hezrom e Carmi (NVT). 10Estes foram os filhos de Simeão: Jemuel, Jamim, Oade, Jaquim, Zoar e Saul, filho de uma cananéia. 11Estes foram os filhos de Levi: Gérson, Coate e Merari. 12Estes foram os filhos de Judá: Er, Onã, Selá, Perez e Zerá. Er e Onã morreram na terra de Canaã. Estes foram os filhos de Perez: Hezrom e Hamul. 13Estes foram os filhos de Issacar: Tolá, Puá, Jasube e Sinrom. 14Estes foram os filhos de Zebulom: Serede, Elom e Jaleel. 15Foram esses os filhos que Lia deu a Jacó em Padã-Arã, além de sua filha Diná. Seus descendentes eram ao todo trinta e três (NVI).

(Gn 46.16-18) 16Estes foram os filhos de Gade: Zefom, Hagi, Suni, Esbom, Eri, Arodi e Areli. 17Estes foram os filhos de Aser: Imna, Isvá, Isvi e Berias, e a irmã deles, Sera. Estes foram os filhos de Berias: Héber e Malquiel (NVI). 18Esses foram os filhos de Zilpa, serva dada a Lia por Labão, seu pai. Por meio de Zilpa, Jacó teve dezesseis descendentes (NAA).

(Gn 46.19-22) 19Estes foram os filhos de Raquel, mulher de Jacó: José e Benjamim (NVI). 20Os filhos de José, nascidos no Egito, foram: Manassés e Efraim. Sua mãe foi Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om (NVT). 21Estes foram os filhos de Benjamim: Belá, Bequer, Asbel, Gera, Naamã, Eí, Rôs, Mupim, Hupim e Arde. 22Foram esses os catorze descendentes que Raquel deu a Jacó (NVI).

(Gn 46.23-25) 23O filho de Dã foi Husim. 24Estes foram os filhos de Naftali: Jazeel, Guni, Jezer e Silém (NVI). 25Esses foram os filhos de Bila, serva dada a Raquel por Labão, seu pai. Por meio de Bila, Jacó teve sete descendentes (NVT).

(Gn 46.26-27) 26Todos os que foram com Jacó para o Egito, que eram os seus descendentes, fora as mulheres dos filhos de Jacó, eram sessenta e seis pessoas (NAA). 27Com mais os dois filhos que nasceram a José no Egito, os membros da família de Jacó que foram para o Egito chegaram a setenta (NVI).

Após 23 anos, José se Encontra com Jacó

(Gn 46.28-34) 28Jacó enviou Judá adiante de si a José para que soubesse encaminhá-lo a Gósen; e chegaram à terra de Gósen (ARA). 29Então José aprontou a sua carruagem e foi ao encontro de Israel, seu pai, a Gósen. Apresentou-se, lançou-se ao pescoço do pai e chorou assim longo tempo. 30Israel disse a José: “Já posso morrer, pois vi o seu rosto e sei que você ainda está vivo” (NAA). 31José disse a seus irmãos e a toda a família de seu pai: “Irei ao Faraó e lhe direi: ‘Meus irmãos e toda a família de meu pai chegaram da terra de Canaã. 32Eles são pastores e criadores de gado. Trouxeram consigo seus rebanhos, seu gado e todos os seus bens’”. 33Disse também: “Quando o Faraó mandar chamá-los e perguntar-lhes em que vocês trabalham (NVT), 34respondam-lhe assim: ‘Teus servos criam rebanhos desde pequenos, como o fizeram nossos antepassados’. Assim lhes será permitido habitar na região de Gósen, pois todos os pastores são desprezados pelos egípcios” (NVI).

(Gn 47.1-10) 1José foi ver o Faraó e lhe disse: “Meus pais e meus irmãos chegaram da terra de Canaã. Trouxeram seus rebanhos, seu gado e todos os seus bens, e agora estão na região de Gósen”. 2José levou consigo cinco de seus irmãos e os apresentou ao Faraó. 3“Em que vocês trabalham?”, o Faraó perguntou aos irmãos. Eles responderam: “Nós, seus servos, somos pastores, como nossos antepassados. 4Viemos morar no Egito por algum tempo, pois não há pastagem para nossos rebanhos em Canaã. A fome é terrível naquela região. Por isso, pedimos sua permissão para morar na região de Gósen”. 5Então o Faraó disse a José: “Agora que seu pai e seus irmãos estão com você, 6escolha qualquer lugar em todo o Egito para morarem. Dê-lhes a melhor terra do Egito. Que vivam na região de Gósen. Se você descobrir entre eles homens capazes, coloque-os para cuidar de meus rebanhos” (NVT). 7José levou Jacó, seu pai, e o apresentou a Faraó; e Jacó abençoou Faraó (NAA). 8E este lhe perguntou: “Quantos anos o senhor tem? 9Jacó respondeu ao Faraó: “São cento e trinta os anos da minha peregrinação. Foram poucos e difíceis e não chegam aos anos da peregrinação dos meus antepassados” (NVI). 10Então Jacó abençoou o Faraó novamente antes de deixar a corte (NVT).

(Gn 47.11-12) 11José deu a seu pai e a seus irmãos a melhor terra do Egito, a região de Ramessés A menção a Ramessés nesta passagem é uma referência à cidade de Ramessés ou a região que leva esse nome, que estava localizada na mesma área de Gósen. O Faraó Ramessés II construiu a cidade de Pi-Ramessés, que posteriormente se tornou uma das principais cidades da região de Gósen., e os acomodou ali, conforme o Faraó havia ordenado. 12José também providenciou mantimentos para seu pai e seus irmãos, em quantidades proporcionais ao número de seus dependentes, incluindo as crianças pequenas (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: José compra toda a Terra do Egito para Faraó (Aproximadamente 1.676 a.C.)CURIOSIDADES

  • Esaú com 131 anos
  • Jacó com 131 anos
  • Rubén com 53 anos
  • Simeão com 51 anos
  • Levi com 49 anos
  • Judá com 47 anos
  • Dã com 47 anos
  • Naftali com 45 anos
  • Gade com 45 anos
  • Aser com 43 anos
  • Issacar com 43 anos
  • Zebulom com 41 anos
  • José com 41 anos
  • Diná com 40 anos
  • Selá com 25 anos (3º Filho de Judá com uma Cananeia)
  • Benjamim com 24 anos
  • Manassés com 10 anos (Filho de José)
  • Efraim com 8 anos (Filho de José)
  • Gersom com 7 anos (Filho de Levi)
  • Coate com 4 anos (Filho de Levi)
  • Peres com 3 anos (Filho de Judá com Tamar)
  • Zerá com 3 anos (Filho de Judá com Tamar)
  • Merari com 1 ano (Filho de Levi)

(Gn 47.13-17) 13Não havia alimento em toda a terra, porque a fome era muito grande. Assim, o povo do Egito e o povo de Canaã desfaleciam por causa da fome (NAA). 14José recolheu toda a prata que circulava no Egito e em Canaã, dada como pagamento do trigo que o povo comprava, e levou-a ao palácio do Faraó (NVI). 15Quando acabou o dinheiro do povo do Egito e de Canaã, todos os egípcios foram implorar a José: “Não temos mais dinheiro! Mas, por favor, dê-nos alimento, ou morreremos de fome diante dos seus olhos!” (NVT). 16José respondeu: “Se vocês não têm dinheiro, tragam o seu gado. Em troca do gado eu lhes darei comida” (NAA). 17Então eles entregaram seus animais a José em troca de alimento. José lhes forneceu mantimentos para mais um ano em troca de seus cavalos, rebanhos de ovelhas, bois e jumentos (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Quatro Anos de Fome (Aproximadamente 1.675 a.C.)CURIOSIDADES

  • Esaú com 132 anos
  • Jacó com 132 anos
  • Rubén com 54 anos
  • Simeão com 52 anos
  • Levi com 50 anos
  • Judá com 48 anos
  • Dã com 48 anos
  • Naftali com 46 anos
  • Gade com 46 anos
  • Aser com 44 anos
  • Issacar com 44 anos
  • Zebulom com 42 anos
  • José com 42 anos
  • Diná com 41 anos
  • Selá com 26 anos (3º Filho de Judá com uma Cananeia)
  • Benjamim com 25 anos
  • Manassés com 11 anos (Filho de José)
  • Efraim com 9 anos (Filho de José)
  • Gersom com 8 anos (Filho de Levi)
  • Coate com 5 anos (Filho de Levi)
  • Peres com 4 anos (Filho de Judá com Tamar)
  • Zerá com 4 anos (Filho de Judá com Tamar)
  • Merari com 2 anos (Filho de Levi)

(Gn 47.18-22) 18Mas aquele ano chegou ao fim e, no ano seguinte, o povo voltou a José, dizendo: “Não podemos esconder a verdade. Nosso dinheiro acabou, e nossos rebanhos e gado lhe pertencem. Não nos resta coisa alguma para oferecer além de nosso corpo e nossas terras (NVT). 19Por que o senhor nos deixaria perecer em sua presença, tanto a nós como à nossa terra? Compre a nós e a nossa terra em troca de mantimento, e nós e a nossa terra seremos escravos de Faraó. Dê-nos semente para que vivamos e não morramos, e a terra não fique deserta” (NAA). 20Assim, José comprou toda a terra do Egito para o Faraó. Todos os egípcios venderam seus campos, pois a fome era terrível, e em pouco tempo todas as terras passaram a ser propriedade do Faraó (NVT). 21Quanto ao povo, José o reduziu à servidão, de uma à outra extremidade do Egito (NVI). 22As únicas terras que ele não comprou foram as dos sacerdotes. Eles recebiam do Faraó uma porção regular de mantimentos, por isso não precisaram vender suas terras (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: O Último Ano de Fome (Aproximadamente 1.672 a.C.)CURIOSIDADES

  • Esaú com 135 anos
  • Jacó com 135 anos
  • Rubén com 57 anos
  • Simeão com 55 anos
  • Levi com 53 anos
  • Judá com 51 anos
  • Dã com 51 anos
  • Naftali com 49 anos
  • Gade com 49 anos
  • Aser com 47 anos
  • Issacar com 47 anos
  • Zebulom com 45 anos
  • José com 45 anos
  • Diná com 44 anos
  • Selá com 29 anos (3º Filho de Judá com uma Cananeia)
  • Benjamim com 28 anos
  • Manassés com 14 anos (Filho de José)
  • Efraim com 12 anos (Filho de José)
  • Gersom com 11 anos (Filho de Levi)
  • Coate com 8 anos (Filho de Levi)
  • Peres com 7 anos (Filho de Judá com Tamar)
  • Zerá com 7 anos (Filho de Judá com Tamar)
  • Merari com 5 anos (Filho de Levi)

(Gn 47.23-26) 23Então José disse ao povo: “Agora vocês e as suas terras são do rei, pois eu os comprei para ele. Peguem aqui sementes para semearem nos campos. 24Do que colherem, deem a quinta parte ao rei; usem as outras quatro partes para semear e para alimentar vocês, os seus filhos e as pessoas que moram com vocês” (NTLH). 25E disseram: “A vida nos tens dado; achemos graça aos olhos de meu senhor, e seremos servos de Faraó” (ACF). 26Assim, quanto à terra, José estabeleceu o seguinte decreto no Egito, que permanece até hoje: Um quinto da produção pertence ao Faraó. Somente as terras dos sacerdotes não se tornaram propriedade do Faraó (NVI).

(Gn 47.27) 27Enquanto isso, o povo de Israel se estabeleceu na região de Gósen, no Egito. Ali, adquiriram propriedades e tiveram muitos filhos, e sua população cresceu rapidamente (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.