• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 053

53º Dia – 22 de Fevereiro

A JORNADA NO DESERTO DO POVO DE ISRAEL

CENÁRIO HISTÓRICO: O Início da Jornada (Aproximadamente 1.461 a.C.)CURIOSIDADES

  • Miriã com 95 anos (Irmã de Moisés)
  • Arão com 85 anos (Irmão de Moisés)
  • Moisés com 82 anos
  • Gérson com 40 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 40 anos
  • Eliézer com 37 anos (Filho de Moisés)
  • Eleazar com 31 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 28 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 21 anos
  • Finéias com 6 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

DESERTO DO SINAI

Instruções sobre a Ordem no Acampamento e na Jornada

(Nm 2.1-2) 1Então o Senhor Yahweh deu as seguintes instruções a Moisés e Arão: 2“Quando os israelitas acamparem, cada tribo terá sua própria área designada. As divisões das tribos acamparão ao redor de sua bandeira nos quatro lados da Tenda do Encontro, a certa distância” (NVT).

A Ordem no Acampamento ao Leste – Judá, Issacar e Zebulom

(Nm 2.3-9) 3As divisões da tribo de Judá acamparão na direção do nascer do sol, do lado leste, ao redor de sua bandeira. Naassom, filho de Aminadabe, será seu líder (NVT). 4E o seu exército, segundo o censo, foram setenta e quatro mil e seiscentos (NAA)5A tribo de Issacar acampará ao lado da tribo de Judá. Natanael, filho de Zuar, será seu líder (NVT). 6E o seu exército, segundo o censo, foram cinquenta e quatro mil e quatrocentos (NAA)7A tribo de Zebulom acampará logo em seguida. Eliabe, filho de Helom, será seu líder (NVT). 8E o seu exército, segundo o censo, foram cinquenta e sete mil e quatrocentos (NAA)9O grupo de Judá, num total de cento e oitenta e seis mil e quatrocentos homens, marchará primeiro” (NTLH).

A Ordem no Acampamento ao Sul – Rúben, Simeão e Gade

(Nm 2.10-16) 10As divisões da tribo de Rúben acamparão no lado sul da Tenda do Encontro, ao redor de sua bandeira. Elizur, filho de Sedeur, será seu líder (NVT). 11E o seu exército, segundo o censo, foram quarenta e seis mil e quinhentos (NAA)12A tribo de Simeão acampará ao lado da tribo de Rúben. Selumiel, filho de Zurisadai, será seu líder (NVT). 13E o seu exército, segundo o censo, foram cinquenta e nove mil e trezentos (NAA)14A tribo de Gade acampará logo em seguida. Eliasafe, filho de Deuel, será seu líder (NVT). 15E o seu exército, segundo o censo, foram quarenta e cinco mil seiscentos e cinquenta (NAA)16O grupo de Rúben, num total de cento e cinquenta e um mil quatrocentos e cinquenta homens, marchará em segundo lugar” (NTLH).

A Ordem no Acampamento ao Oeste – Efraim, Manassés e Benjamim

(Nm 2.18-24) 18“As divisões da tribo de Efraim acamparão no lado oeste da Tenda do Encontro, ao redor de sua bandeira. Elisama, filho de Amiúde, será seu líder (NVT). 19E o seu exército, segundo o censo, foram quarenta mil e quinhentos (NAA)20A tribo de Manassés acampará ao lado da tribo de Efraim. Gamaliel, filho de Pedazur, será seu líder (NVT). 21E o seu exército, segundo o censo, foram trinta e dois mil e duzentos (NAA)22A tribo de Benjamim acampará logo em seguida. Abidã, filho de Gideoni, será seu líder (NVT). 23O seu exército, segundo o censo, foram trinta e cinco mil e quatrocentos (NAA)24O grupo de Efraim, num total de cento e oito mil e cem homens, marchará em terceiro lugar” (NTLH).

A Ordem no Acampamento ao Norte – Dã, Aser e Naftali

(Nm 2.25-31) 25As divisões da tribo de Dã acamparão no lado norte da Tenda do Encontro, ao redor de sua bandeira. Aieser, filho de Amisadai, será seu líder (NVT). 26E o seu exército, segundo o censo, foram sessenta e dois mil e setecentos (NAA)27A tribo de Aser acampará ao lado da tribo de Dã. Pagiel, filho de Ocrã, será seu líder (NVT). 28E o seu exército, segundo o censo, foram quarenta e um mil e quinhentos (NAA)29A tribo de Naftali acampará logo em seguida. Aira, filho de Enã, será seu líder (NVT). 30E o seu exército, segundo o censo, foram cinquenta e três mil e quatrocentos (NAA)31O grupo de Dã, num total de cento e cinquenta e sete mil e seiscentos homens, marchará por último” (NTLH).

(Nm 2.17) 17“Entre os primeiros dois grupos e os dois últimos, marcharão os Levitas, levando a Tenda do Encontro. Os grupos marcharão na mesma ordem em que acamparem, cada um no seu lugar, seguindo a sua bandeira” (NTLH).

(Nm 2.32-34) 32O número total dos homens de Israel registrados nos exércitos, grupo por grupo, foi de seiscentos e três mil quinhentos e cinquenta. 33Como o Senhor Yahweh  havia ordenado a Moisés, os Levitas não foram contados com os outros israelitas. 34Assim, o povo de Israel fez tudo como o Senhor Yahweh  havia ordenado a Moisés. Eles acamparam, cada grupo debaixo da sua própria bandeira, e cada israelita começou a marchar com o seu grupo de famílias (NTLH).

A Futura Conquista da Canaã Prometida

(Ex 23.20-22) 20“Eis que eu envio um Anjo adiante de vocês, para que os guarde pelo caminho e os leve ao lugar que tenho preparado (NAA). 21Deem atenção a ele e ouçam o que ele diz. Não se rebelem contra ele, porque não perdoará a transgressão de vocês; pois nele está o meu nome (NAA). 22Se vocês ouvirem atentamente o que ele disser e fizerem tudo o que lhes ordeno, serei inimigo dos seus inimigos, e adversário dos seus adversários” (NVI).

(Ex 23.23-24) 23“O meu Anjo irá à frente de vocês e os fará chegar à terra dos amorreus, dos heteus, dos ferezeus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus, e eu os exterminarei. 24Não se curvem diante dos deuses deles, nem lhes prestem culto, nem sigam as suas práticas. Destruam-nos totalmente e quebrem as suas colunas sagradas” (NVI).

(Ex 23.25-26) 25“Prestem culto ao Senhor Yahweh , o Deus Elohym de vocês, e ele os abençoará, dando-lhes alimento e água. Tirarei a doença do meio de vocês (NVI). 26Em sua terra, nenhuma grávida sofrerá aborto e nenhuma mulher será estéril. Eu lhes darei vida longa e plena” (NVT).

(Ex 23.27-30) 27“Mandarei adiante de vocês o meu terror, que porá em confusão todas as nações que vocês encontrarem. Farei que todos os seus inimigos virem as costas e fujam. 28Causarei pânico entre os heveus, os cananeus e os heteus para expulsá-los de diante de vocês. 29Não os expulsarei num só ano, pois a terra se tornaria desolada e os animais selvagens se multiplicariam, ameaçando vocês. 30Eu os expulsarei aos poucos, até que vocês sejam numerosos o suficiente para tomar posse da terra” (NVI).

(Ex 23.31-33) 31“Porei as suas fronteiras desde o mar Vermelho até o mar dos filisteus e desde o deserto até o Eufrates; porque entregarei nas suas mãos os moradores da terra, para que vocês os expulsem de diante de vocês (NAA). 32Não façam aliança com eles nem com os seus deuses. 33Não deixem que esses povos morem na terra de vocês, senão eles os levarão a pecar contra mim, porque prestar culto aos deuses deles será uma armadilha para vocês” (NVI).

A Ausência da Presença do Senhor

(Ex 33.1-6) 1O Senhor Yahweh disse a Moisés: “Ponha-se a caminho, junto com o povo que você tirou da terra do Egito. Subam à terra que eu jurei dar a Abraão, Isaque e Jacó, dizendo: ‘Darei esta terra a seus descendentes’. 2Enviarei um Anjo à sua frente para expulsar os cananeus, os amorreus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. 3Subam à terra que produz leite e mel com fartura. Mas eu não viajarei no meio de vocês, pois são um povo teimoso e rebelde. Se eu os acompanhasse, certamente os destruiria ao longo do caminho”. 4Quando o povo ouviu essas palavras severas, chorou e deixou de usar seus ornamentos. 5Pois o Senhor Yahweh havia ordenado a Moisés: “Diga ao povo de Israel: ‘Vocês são um povo teimoso e rebelde. Se eu os acompanhasse, mesmo que só por um momento, eu os destruiria. Deixem de usar seus ornamentos enquanto decido o que fazer com vocês’”. 6Assim, desde quando partiram do monte Sinai, os israelitas deixaram de usar ornamentos (NVT).

A Desmontagem do Acampamento e as Famílias de Coate

(Nm 4.17-20) 17Então o Senhor Yahweh disse a Moisés e a Arão (NVT): 18“Não deixem que as famílias de Coate morram (NTLH). 19Para que eles vivam e não morram quando se aproximarem dos objetos mais sagrados, vocês devem fazer o seguinte: Arão e seus filhos sempre entrarão com os coatitas e dirão a cada um o que deve fazer ou carregar. 20Os coatitas jamais entrarão para ver os objetos sagrados, nem mesmo por um momento, pois, se o fizerem, morrerão” (NVT).

O Início da Jornada rumo à Canaã (20 de Yvar (abril/maio) – Aproximadamente 1.461 a.C.)

(Nm 9.15-16) 15No dia em que foi armado o Tabernáculo, a Tenda da Aliança, a nuvem o cobriu. Desde o entardecer até o amanhecer, a nuvem sobre o Tabernáculo parecia uma coluna de fogo. 16Era assim que sempre acontecia: à noite, a nuvem que cobria o Tabernáculo tinha a aparência de fogo.

(Nm 10.11) 11No segundo ano desde a saída de Israel do Egito, no vigésimo dia do segundo mês, a nuvem se elevou acima do Tabernáculo da Aliança (NVT).

(Nm 10.13-16) 13Assim, pela primeira vez, se puseram em marcha, segundo o mandado do Senhor Yahweh , por Moisés (NAA)14O exército da tribo de Judá foi à frente. Marchava atrás de sua bandeira e seu comandante era Naassom, filho de Aminadabe. 15Em seguida, vieram o exército da tribo de Issacar, comandado por Natanael, filho de Zuar, 16e o exército da tribo de Zebulom, comandado por Eliabe, filho de Helom (NVT).

(Nm 10.17) 17O Tabernáculo foi desmontado, e os Levitas das divisões gersonita e merarita vieram na sequência, carregando o Tabernáculo (NVT).

(Nm 10.18-20) 18O exército de Rúben veio depois, marchando atrás de sua bandeira. Seu comandante era Elizur, filho de Sedeur. 19Em seguida, vieram o exército da tribo de Simeão, comandado por Selumiel, filho de Zurisadai, 20e o exército da tribo de Gade, comandado por Eliasafe, filho de Deuel (NVT).

(Nm 10.21) 21Então vieram os Levitas da divisão coatita carregando os objetos sagrados. Antes que o povo chegasse ao próximo acampamento, o Tabernáculo deveria estar armado em seu novo local (NVT).

(Nm 10.22-24) 22O exército de Efraim veio depois, marchando atrás de sua bandeira, comandado por Elisama, filho de Amiúde. 23Em seguida, vieram o exército da tribo de Manassés, comandado por Gamaliel, filho de Pedazur, 24e o exército da tribo de Benjamim, comandado por Abidã, filho de Gideoni (NVT).

(Nm 10.25-28) 25O exército de Dã veio por último, marchando atrás de sua bandeira e formando a retaguarda de todos os acampamentos das tribos. Seu comandante era Aieser, filho de Amisadai. 26Em seguida, vieram o exército da tribo de Aser, comandado por Pagiel, filho de Ocrã, 27e o exército da tribo de Naftali, comandado por Aira, filho de Enã. 28Era nessa sequência que os israelitas marchavam, exército após exército (NVT).

A Coluna de Nuvem e de Fogo sobre o Tabernáculo

(Ex 40.36-38) 36Sempre que a nuvem se levantava de cima do Tabernáculo, os israelitas seguiam viagem. 37Mas, se a nuvem não se levantava, permaneciam onde estavam até a nuvem se elevar. 38Durante o dia, a nuvem do Senhor Yahweh pairava no ar acima do Tabernáculo e, à noite, fogo ardia dentro da nuvem, de modo que todo o povo de Israel podia vê-la. E isso ocorreu ao longo de todas as jornadas dos israelitas (NVT).

(Nm 9.17-19) 17Cada vez que a nuvem se elevava da Tenda, o povo de Israel levantava acampamento e a seguia. No lugar onde a nuvem parava, eles acampavam. 18Assim, viajavam e acampavam por ordem do Senhor Yahweh , para onde ele os conduzia. Enquanto a nuvem estava sobre o Tabernáculo, permaneciam acampados (NVT)19Quando a nuvem se detinha muitos dias sobre o Tabernáculo, os filhos de Israel cumpriam a ordem do Senhor Yahweh e não partiam (NAA).

(Nm 9.20-23) 20Às vezes a nuvem permanecia apenas alguns dias sobre o Tabernáculo, de modo que o povo também ficava apenas alguns dias, conforme o Senhor Yahweh ordenava. Então, por ordem do Senhor Yahweh , levantavam acampamento e seguiam viagem. 21Às vezes a nuvem parava apenas durante a noite e se elevava na manhã seguinte. Dia ou noite, porém, quando a nuvem se elevava, os israelitas levantavam acampamento e seguiam viagem. 22Se a nuvem permanecia sobre o Tabernáculo por dois dias, um mês ou um ano, ficavam acampados e não seguiam viagem. Mas, assim que a nuvem se elevava, levantavam acampamento e seguiam viagem. 23Com isso, acampavam por ordem do Senhor Yahweh e viajavam por ordem do Senhor Yahweh , e cumpriam tudo que o Senhor Yahweh lhes ordenava por meio de Moisés (NVT).

1 thoughts on “Bíblia Cronológica – Versões | Dia 053”

  1. Bryan da silva França disse:

    Oi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.