• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 059

59º Dia – 28 de Fevereiro

ACAMPAMENTO DO POVO DE ISRAEL NAS CAMPINAS DE MOABE

CENÁRIO HISTÓRICO: Campinas de Moabe (Aproximadamente 1.423 a.C.)CURIOSIDADES

  • Moisés com 120 anos
  • Gérson com 78 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 78 anos
  • Eliézer com 75 anos (Filho de Moisés)
  • Eleazar com 69 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 66 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 59 anos
  • Finéias com 44 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

SITIM

A Herança a Leste do Rio Jordão

(Nm 32.1-15) 1As tribos de Rúben e Gade possuíam rebanhos enormes. Por isso, quando viram que as terras de Jazar e Gileade eram adequadas para os rebanhos, 2foram a Moisés, ao Sacerdote Eleazar e aos outros líderes da comunidade e disseram: 3“Vejam as cidades de Atarote, Dibom, Jazar, Ninra, Hesbom, Eleale, Sibma, Nebo e Beom. 4O Senhor Yahweh conquistou toda esta região para a comunidade de Israel, e ela é adequada para criar rebanhos e para nós, seus servos, que possuímos rebanhos. 5Se contamos com o seu favor, pedimos que nos deixem ocupar esta terra como nossa propriedade em vez de nos dar a terra do outro lado do Jordão”. 6Moisés perguntou aos homens de Gade e Rúben: “Então vocês querem que seus irmãos vão à guerra enquanto vocês ficam aqui? (NVT) 7Por que vocês querem desanimar os filhos de Israel, para que não entrem na terra que o Senhor Yahweh lhes deu? (NAA) 8Os pais de vocês fizeram a mesma coisa quando os enviei de Cades-Barneia para espionar esta terra (NTLH)9Depois de subirem ao vale de Escol e examinarem a terra, desencorajaram os israelitas de entrar na terra que o Senhor Yahweh lhes tinha dado. 10A ira do Senhor Yahweh se acendeu naquele dia, e ele fez este juramento (NVI): 11‘Porque não me seguiram com fidelidade, é certo que os homens que saíram do Egito, de vinte anos para cima, não verão a terra que prometi com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó (NAA). 12As únicas exceções são Calebe, filho do quenezeu Jefoné, e Josué, filho de Num, pois eles seguiram o Senhor Yahweh de todo o coração’ (NVT). 13Por isso a ira do Senhor Yahweh se acendeu contra Israel, e ele os fez andar errantes pelo deserto durante quarenta anos, até que se consumiu toda a geração que havia feito o que era mau aos olhos do Senhor Yahweh . 14E agora vocês, geração de pecadores, se levantaram em lugar de seus pais, para aumentar ainda mais o furor da ira do Senhor Yahweh contra Israel (NAA). 15Se deixarem de segui-lo, de novo ele os abandonará no deserto, e vocês serão o motivo da destruição de todo este povo” (NVI).

(Nm 32.16-27) 16Então os filhos de Gade e os filhos de Rúben se aproximaram de Moisés e lhe disseram: “Edificaremos currais aqui para o nosso gado e cidades para as nossas crianças (NAA). 17Mas nós nos armaremos e estaremos prontos para ir à frente dos israelitas até que os tenhamos levado ao seu lugar. Enquanto isso, nossas mulheres e nossos filhos morarão em cidades fortificadas para se proteger dos habitantes da terra (NVI). 18Não voltaremos para nossas casas até que os filhos de Israel estejam de posse, cada um, da sua herança (NAA). 19Não receberemos herança alguma com eles do outro lado do Jordão, uma vez que a nossa herança nos seja dada no lado leste do Jordão” (NVI). 20Então Moisés lhes disse: “Se vocês fizerem isso, se vocês se armarem para a guerra diante do Senhor Yahweh , 21e cada um de vocês, armado, passar o Jordão diante do Senhor Yahweh , até que ele tenha expulsado os seus inimigos de diante dele (NAA), 22então poderão voltar quando o Senhor Yahweh tiver conquistado a terra. Assim vocês terão cumprido seu dever para com o Senhor Yahweh e para com o povo de Israel. A terra do lado leste do Jordão será sua propriedade da parte do Senhor Yahweh . 23Mas, se não fizerem como prometeram, terão pecado contra o Senhor Yahweh e não escaparão das consequências (NVT). 24Construam cidades para as suas mulheres e crianças, e currais para os seus rebanhos, mas façam o que vocês prometeram” (NVI). 25Então os filhos de Gade e os filhos de Rúben disseram a Moisés: “Nós, seus servos, faremos o que nos foi ordenado (NAA). 26Nossos filhos, esposas, rebanhos e gado ficarão aqui nas cidades de Gileade (NVT), 27mas estes seus servos passarão para o outro lado, cada um armado para a guerra, diante do Senhor Deus Yahweh , como nos está sendo ordenado” (NAA).

(Nm 32.28-32) 28Moisés deu as seguintes instruções acerca deles ao Sacerdote Eleazar, a Josué, filho de Num, e aos chefes de família das tribos israelitas (NVI)29Disse ele: “Os homens de Gade e Rúben estão armados para a batalha e atravessarão o Jordão com vocês e lutarão pelo Senhor Yahweh . Se o fizerem, depois que a terra for conquistada entregue-lhes o território de Gileade como sua propriedade. 30Mas, se eles se recusarem a armar-se e atravessar o rio com vocês, serão obrigados a aceitar uma porção de terra com o restante de vocês em Canaã”. 31As tribos de Gade e Rúben disseram outra vez: “Somos seus servos e faremos o que o Senhor Yahweh ordenou! 32Atravessaremos bem armados o Jordão até Canaã e lutaremos para o Senhor Yahweh , mas nossa porção de terra estará aqui deste lado do Jordão” (NVT).

(Nm 32.33-42) 33Então Moisés distribuiu terras entre as tribos de Gade e Rúben e a meia tribo de Manassés, filho de José. Deu-lhes o território de Seom, rei dos amorreus, o território de Ogue, rei de Basã, toda a terra com suas cidades e o território ao redor delas (NVT)34Os homens da tribo de Gade construíram de novo as cidades de Dibom, Atarote, Aroer, 35Atarote-Sofã, Jazer, Jogbeá (NTLH)36Bete-Ninra e Bete-Harã, e todas eram cidades fortificadas e com currais para os rebanhos (NVT)37Os homens de Rúben construíram de novo Hesbom, Eleale, Quiriataim (NTLH)38Nebo, Baal-Meom e Sibma, e mudaram o nome de algumas das cidades que conquistaram e reconstruíram. 39Os descendentes de Maquir, da tribo de Manassés, foram até Gileade, tomaram posse dela e expulsaram os amorreus que ali viviam (NVT)40Portanto, Moisés deu Gileade ao grupo de famílias de Maquir, e eles moraram ali (NTLH)41Jair, filho de Manassés, foi e conquistou as aldeias dos amorreus; e deu-lhes o nome de Havote-Jair (NAA)42Enquanto isso, um homem chamado Noba conquistou a cidade de Quenate e as vilas ao redor e deu seu próprio nome à região, chamando-a de Noba (NVT).

Normas para a Conquista à Oeste do Rio Jordão

(Nm 33.50-56) 50Nas campinas de Moabe, junto ao Jordão, do outro lado de Jericó, o Senhor Yahweh disse a Moisés (NVI)51“Dê as seguintes instruções ao povo de Israel: ‘Quando atravessarem o rio Jordão para entrar na terra de Canaã, 52expulsem todos os povos que vivem ali. Destruam todas as imagens esculpidas ou fundidas e derrubem todos os santuários idólatras (NVT). 53Tomem posse da terra e morem nela, porque eu lhes dei esta terra, para que vocês tomem posse dela. 54Vocês herdarão a terra por sorteio, segundo as suas famílias. À tribo mais numerosa deem uma herança maior; à tribo pequena deem uma herança menor. Onde lhe cair a sorte, esse lugar lhe pertencerá; vocês herdarão segundo as tribos de seus pais (NAA). 55Mas, se vocês não expulsarem os povos que vivem na terra, aqueles que restarem serão como farpas em seus olhos e espinhos em suas costas. Serão um tormento para vocês na terra em que habitarem (NVT). 56Então farei a vocês o mesmo que planejo fazer a eles’” (NVI).

As Fronteiras da Terra Prometida

(Nm 34.1-12) 1O Senhor Yahweh disse a Moisés: 2“Ordene aos filhos de Israel e diga-lhes: ‘Quando vocês entrarem em Canaã, esta será a terra que lhes cairá em herança: a terra de Canaã, segundo as suas fronteiras (NAA). 3A região sul se estenderá desde o deserto de Zim, ao longo da divisa com Edom. A fronteira sul começará no leste, na extremidade do mar Morto. 4Ela se estenderá pelo sul, passando pela ladeira do Escorpião, em direção a Zim. Seu extremo ao sul será Cades-Barneia, de onde seguirá até Hazar-Adar e, de lá, até Azmom. 5De Azmom, a fronteira fará uma curva em direção ao ribeiro do Egito e terminará no mar Mediterrâneo. 6A fronteira oeste será o litoral do mar Mediterrâneo. 7A fronteira norte começará no mar Mediterrâneo e se estenderá para o leste até o monte Hor 8e, de lá, até Lebo-Hamate, seguindo em direção a Zedade, 9e continuando até Zifrom e, daí, até Hazar-Enã. Essa será a fronteira norte. 10A fronteira leste começará em Hazar-Enã, se estenderá para o sul até Sefã 11e descerá até Ribla, do lado leste de Aim. De lá, descerá beirando o lado leste do mar da Galileia 12e, depois, acompanhando o rio Jordão até o mar Morto. Essas são as fronteiras de sua terra’” (NVT).

(Nm 34.13-15) 13Então Moisés disse aos israelitas: “Este território é a herança que vocês repartirão entre si por sorteio. O Senhor Yahweh ordenou que a terra seja dividida entre as nove tribos e meia restantes. 14As famílias das tribos de Rúben e Gade e da metade da tribo de Manassés já receberam suas porções de terra 15do lado leste do Jordão, do lado oposto de Jericó, na direção do nascer do sol” (NVT).

As Pessoas escolhidas para Dividir a Terra

(Nm 34.16-29) 16O Senhor Yahweh disse a Moisés: 17“O Sacerdote Eleazar e Josué, filho de Num, são os homens escolhidos para repartir a terra entre o povo. 18Nomeiem um líder de cada tribo para ajudá-los com a tarefa”. 19Estas são as tribos e os nomes dos líderes: da tribo de Judá, Calebe, filho de Jefoné; 20da tribo de Simeão, Samuel, filho de Amiúde; 21da tribo de Benjamim, Elidade, filho de Quislom; 22da tribo de Dã, Buqui, filho de Jogli; 23da tribo de Manassés, filho de José, Haniel, filho de Éfode; 24da tribo de Efraim, filho de José, Quemuel, filho de Siftã; 25da tribo de Zebulom, Elisafã, filho de Parnaque; 26da tribo de Issacar, Paltiel, filho de Azã; 27da tribo de Aser, Aiúde, filho de Selomi; 28da tribo de Naftali, Pedael, filho de Amiúde. 29Esses são os homens que o Senhor Yahweh nomeou para repartir as porções da terra de Canaã entre os israelitas (NVT).

As Cidades dos Levitas

(Nm 35.1-5) 1Nas campinas de Moabe, junto ao Jordão, do outro lado de Jericó, o Senhor Yahweh disse a Moisés (NVI): 2“Ordene aos israelitas que, das propriedades que receberem por herança, deem algumas cidades para os Levitas morarem. Entreguem também as pastagens ao redor delas. 3As cidades serão para moradia dos Levitas, e as terras ao redor servirão de pasto para seu gado, suas ovelhas e todos os seus animais. 4As pastagens reservadas para os Levitas ao redor dessas cidades se estenderão em todas as direções por quatrocentos e cinquenta metros a partir dos muros da cidade. 5Meçam novecentos metros fora dos muros da cidade em todas as direções: leste, sul, oeste e norte com a cidade no centro. Essa será a área de pastagem das cidades” (NVT).

(Nm 35.7-8) 7Todas as cidades que vocês darão aos Levitas serão quarenta e oito cidades, juntamente com os campos de pastagem (NAA)8O número de cidades de Levitas em cada tribo será determinado pelo tamanho do seu território, isto é, dos territórios maiores será escolhido um número maior de cidades, e dos territórios menores, menor número de cidades” (NTLH).

As Cidades de Refúgio entre as Cidades dos Levitas

(Nm 35.6) 6“Das cidades que vocês darão aos Levitas, seis serão cidades de refúgio, as quais vocês darão para que, nelas, se acolha o homicida. Além destas, vocês darão aos Levitas quarenta e duas cidades” (NAA).

(Nm 35.9-15) 9O Senhor Yahweh disse a Moisés: 10“Dê as seguintes instruções ao povo de Israel: ‘Quando atravessarem o Jordão para entrar na terra de Canaã, 11escolham cidades de refúgio para onde uma pessoa que tiver matado alguém acidentalmente poderá fugir. 12Essas cidades serão lugares de proteção contra os parentes da vítima que quiserem vingar sua morte. A pessoa que tirou a vida de alguém não será executada antes de ser julgada pela comunidade. 13Escolham para si seis cidades de refúgio: 14três do lado leste do rio Jordão e três do lado oeste, na terra de Canaã. 15Essas cidades servirão para proteger os israelitas, os estrangeiros que vivem entre vocês e os que estiverem de passagem. Qualquer um que matar alguém acidentalmente poderá fugir para lá’” (NVT).

(Dt 19.1-4) 1“Quando o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , eliminar as nações cuja terra dará a vocês, e quando vocês desalojarem essas nações e morarem nas cidades e nas casas deles, 2separem três cidades de refúgio na parte central da terra que o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , está dando a vocês para que dela tomem posse (NVI). 3Preparem estradas e dividam em três regiões a terra que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , lhes dá como propriedade, com uma dessas cidades em cada região. Quem tiver matado alguém poderá fugir para uma dessas cidades de refúgio e ficar a salvo. 4Isso se aplica a alguém que, sem intenção e sem mostrar hostilidade anterior, matar outra pessoa: ele poderá fugir para uma dessas cidades de refúgio e viver em segurança” (NVT).

(Dt 19.5-10) 5“Se acontecer, por exemplo, de alguém ir com um vizinho cortar lenha num bosque e, quando um deles levantar o machado para cortar uma árvore, o ferro do machado escapar do cabo, atingir a outra pessoa e causar sua morte, o homicida poderá fugir para uma das cidades de refúgio a fim de salvar a vida. 6Se, contudo, a distância até a cidade de refúgio for muito grande e acontecer que, irado, o parente encarregado de vingar a morte da vítima alcance e mate o homicida, o castigo não seria merecido, pois o fugitivo não mostrou hostilidade anterior à vítima. 7Por isso, ordeno que separem três cidades de refúgio. 8Se o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , ampliar seu território conforme jurou a seus antepassados e lhes der toda a terra que lhes prometeu, 9separem mais três cidades de refúgio. (Ele lhes dará a terra se vocês cumprirem cuidadosamente todos os mandamentos que hoje lhes dou, se sempre amarem o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , e andarem em seus caminhos.) 10Com isso, vocês evitarão a morte de inocentes na terra que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , lhes dá como herança. Do contrário, seriam culpados pelo sangue de inocentes” (NVT).

(Dt 19.11-13) 11“Se, contudo, alguém demonstrar hostilidade a seu vizinho, ficar à espreita dele e o atacar e matar, fugindo depois para uma das cidades de refúgio, 12as autoridades da cidade do homicida enviarão representantes à cidade de refúgio para trazê-lo de volta e entregá-lo ao vingador da vítima, para que ele execute o homicida. 13Não tenham pena dele. Eliminem de Israel a culpa de matar inocentes. Assim, tudo irá bem com vocês” (NVT).

As Três Cidades de Refúgio à Leste do Jordão

(Dt 4.41-43) 41Então Moisés separou três cidades além do Jordão, para o nascente do sol, 42para que ali pudesse se refugiar o homicida que tivesse matado, involuntariamente, o seu próximo, de quem, antes daquilo, não tivesse ódio algum. Esse homicida poderia se refugiar numa destas cidades e salvar a sua vida (NAA)43Estas eram as cidades: Bezer, no planalto do deserto, para a tribo de Rúben; Ramote, em Gileade, para a tribo de Gade; Golã, em Basã, para a tribo de Manassés (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.