Bíblia Cronológica – Versões | Dia 093
REINADO DE SAUL SOBRE TODO O ISRAEL
- Jessé com 100 anos de idade (Pai de Davi)
- Samuel com 60 anos
- Saul com 40 anos
- 19º ano de Samuel como Juiz sobre Israel
- 10º ano de Saul como rei em Israel
- Is-Bosete com 10 anos (Filho de Saul)
CIDADE DE BELÉM
(Rt 4.22b) 22Jessé gerou Davi (NVT).
- Jessé com 104 anos de idade (Pai de Davi)
- Samuel com 64 anos
- Saul com 44 anos
- 23º ano de Samuel como Juiz sobre Israel
- 14º ano de Saul como rei em Israel
- Is-Bosete com 14 anos (Filho de Saul)
- Davi com 4 anos
REGIÃO DE TELAIM
(1Sm 15.1-3) 1Samuel disse a Saul: “Eu sou aquele a quem o Senhor Yahweh enviou para ungi-lo como rei de Israel, o povo dele; por isso escute agora a mensagem do Senhor Yahweh . 2Assim diz o Senhor Yahweh dos Exércitos: ‘Castigarei os amalequitas pelo que fizeram a Israel, atacando-os quando saíam do Egito (NVI). 3Agora vá e destrua completamente a nação amalequita: homens, mulheres, crianças, recém-nascidos, gado, ovelhas, camelos e jumentos’“ (NVT).
(1Sm 15.4-9) 4Então convocou Saul os homens e os reuniu em Telaim: duzentos mil soldados de infantaria e dez mil homens de Judá (NVI). 5Em seguida, Saul e o exército foram à cidade dos amalequitas e armaram uma emboscada no vale. 6Saul mandou este aviso aos queneus: “Afastem-se de onde vivem os amalequitas, para que não morram com eles, pois vocês demonstraram bondade a todos os israelitas quando eles saíram do Egito”. Então os queneus saíram do meio dos amalequitas (NVT). 7Então Saul derrotou os amalequitas, desde Havilá até chegar a Sur, que está diante do Egito (NAA). 8Capturou vivo Agague, rei dos amalequitas, e exterminou o seu povo (NVI). 9Saul e seus homens pouparam a vida de Agague, bem como o melhor das ovelhas, do gado, dos bezerros gordos e dos cordeiros. Destruíram apenas o que não tinha valor ou que era de qualidade inferior (NVT).
REGIÃO DE GILGAL – Deus rejeita Saul como Rei
(1Sm 15.10-26) 10Então a palavra do Senhor Yahweh veio a Samuel, dizendo: 11“Lamento haver constituído Saul como rei, porque deixou de me seguir e não executou as minhas palavras”. Então Samuel ficou triste e clamou ao Senhor Yahweh durante toda a noite (NAA). 12Na manhã seguinte, bem cedo, ele saiu para procurar Saul. Soube que ele tinha ido para a cidade de Carmelo, onde havia construído um monumento em honra de si mesmo, e que depois tinha seguido para Gilgal. 13Samuel encontrou Saul, e este o cumprimentou, dizendo: “Que o Senhor Deus Yahweh o abençoe, Samuel! Eu obedeci às ordens do Senhor Yahweh (NTLH). 14Samuel, porém, perguntou: “Então que balido de ovelhas é esse que ouço com meus próprios ouvidos? Que mugido de bois é esse que estou ouvindo? (NVI) 15Saul respondeu: “É verdade que os soldados pouparam o melhor das ovelhas e dos bois que pertenciam aos amalequitas. Mas eles vão sacrificá-los ao Senhor Yahweh , seu Deus Elohym . Quanto ao resto, destruímos tudo” (NVT). 16Então, disse Samuel a Saul: “Espera, e te declararei o que o Senhor Yahweh me disse esta noite”. Respondeu-lhe Saul: “Fala” (ARA). 17Samuel continuou: “Não é verdade que, mesmo sendo pequeno aos seus próprios olhos, você foi colocado por cabeça das tribos de Israel? O Senhor Yahweh o ungiu como rei sobre Israel (NAA), 18e o enviou numa missão, ordenando: ‘Vá e destrua completamente aquele povo ímpio, os amalequitas; guerreie contra eles, até que os tenha eliminado’ (NVI). 19Então por que é que você não obedeceu? Por que é que você teve pressa de ficar com as coisas do inimigo, fazendo assim uma coisa que para Deus Elohym é errada?” (NTLH) 20Então Saul disse a Samuel: “Pelo contrário, dei ouvidos à voz do Senhor Yahweh e segui o caminho pelo qual o Senhor Yahweh me enviou. Eu trouxe Agague, o rei de Amaleque, e destruí totalmente os amalequitas (NAA). 21Então meus soldados trouxeram o melhor das ovelhas e dos bois, bem como o melhor dos despojos, a fim de sacrificá-los ao Senhor Yahweh , seu Deus, em Gilgal” (NVT). 22Porém Samuel disse: “Será que o Senhor Yahweh tem mais prazer em holocaustos e sacrifícios do que no obedecer à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o ouvir é melhor do que a gordura de carneiros (NAA). 23A rebeldia é um pecado tão grave quanto a feitiçaria, e persistir no erro é um mal tão grave quanto adorar ídolos. Assim como você rejeitou a ordem do Senhor Yahweh , ele o rejeitou como rei”. 24Então Saul confessou: “Sim, pequei! Desobedeci às suas instruções e à ordem do Senhor Yahweh , pois tive medo do povo e fiz o que eles exigiram (NVT). 25Agora eu lhe imploro, perdoe o meu pecado e volte comigo, para que eu adore o Senhor Yahweh ” (NVI). 26Samuel, porém, respondeu: “Não voltarei com você! Uma vez que você rejeitou a ordem do Senhor Yahweh , ele o rejeitou como rei de Israel” (NVT).
(1Sm 15.27-33) 27Quando Samuel se virou para ir embora, Saul tentou detê-lo segurando a barra de seu manto, que se rasgou (NVT). 28E Samuel lhe disse: “O Senhor Yahweh rasgou de você, hoje, o reino de Israel, e o entregou a alguém que é melhor que você (NVI). 29Aquele que é a Glória de Israel não mente nem se arrepende, pois não é ser humano para se arrepender!” 30Saul implorou novamente: “Sei que pequei! Mas, por favor, pelo menos honre-me diante das autoridades de meu povo e diante de Israel ao voltar comigo, para que eu possa adorar o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym !” 31Por fim, Samuel concordou e voltou com ele, e Saul adorou o Senhor Yahweh . 32Então Samuel disse: “Traga-me Agague, rei dos amalequitas”. Agague veio cheio de esperança, pois pensou: “Com certeza a ira deles já passou, e eu fui poupado!” (NVT). 33Porém Samuel disse: “Assim como a sua espada matou os filhos de muitas mães, agora chegou a vez de sua mãe ficar sem filho”. E Samuel cortou a Agague em pedaços perante o Senhor Yahweh em Gilgal (BV).
(1Sm 15.34-35) 34Então Samuel partiu para Ramá, e Saul foi para sua casa, em Gibeá de Saul (NVI). 35Samuel nunca mais viu Saul, porém ele lamentava sempre pela sorte de Saul; e o Senhor ficou triste porque havia feito Saul reinar sobre Israel (BV).
- Jessé com 125 anos de idade (Pai de Davi)
- Samuel com 85 anos
- Saul com 65 anos
- 44º ano de Samuel como Juiz sobre Israel
- 35º ano de Saul como rei em Israel
- Is-Bosete com 35 anos (Filho de Saul)
- Davi com 25 anos
CIDADE DE RAMÁ
(1Sm 16.1-3) 1O Senhor Deus Yahweh disse a Samuel: “Até quando você vai continuar a ter pena de Saul? Eu não quero mais que ele seja rei de Israel. Encha um chifre com azeite e leve com você. Depois vá a Belém, até a casa de um homem chamado Jessé, pois eu escolhi um dos filhos dele para ser rei” (NTLH). 2Samuel, porém, disse: “Como poderei ir? Saul saberá disto e me matará”. O Senhor Yahweh disse: “Leve um novilho com você e diga que foi sacrificar ao Senhor Yahweh . 3Convide Jessé para o sacrifício, e eu lhe mostrarei o que fazer. Você irá ungir para mim aquele que eu indicar” (NVI).
CIDADE DE BELÉM – Samuel e os Filhos de Jessé
(1Sm 16.4-5) 4Samuel fez o que o Senhor Yahweh disse. Quando chegou a Belém, as autoridades da cidade foram encontrar-se com ele tremendo e perguntaram: “Você vem em paz?” 5Respondeu Samuel: “Sim, venho em paz; vim sacrificar ao Senhor Yahweh . Consagrem-se e venham ao sacrifício comigo”. Então ele consagrou Jessé e os filhos dele e os convidou para o sacrifício (NVI).
(1Sm 16.6-11) 6Quando eles chegaram, Samuel viu Eliabe, um dos filhos de Jessé, e pensou: “Este homem que está aqui na presença de Deus Elohym , o Senhor Yahweh , certamente é aquele que o Senhor Yahweh escolheu” (NTLH). 7O Senhor Yahweh , contudo, disse a Samuel: “Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor Yahweh não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor Yahweh vê o coração” (NVI). 8Então Jessé chamou seu filho Abinadabe e o levou até Samuel. Ele, porém, disse: “Não foi este que o Senhor Yahweh escolheu”. 9Em seguida, Jessé chamou Simeia, mas Samuel disse: “Também não foi este que o Senhor Yahweh escolheu” (NVT). 10Assim Jessé apresentou a Samuel sete dos seus filhos. E Samuel disse: “O Senhor Deus Yahweh não escolheu nenhum destes” (NTLH). 11E perguntou a Jessé: “Esses são todos os seus filhos?” Jessé respondeu: “Ainda falta um, o mais moço; ele está apascentando as ovelhas”. Então Samuel disse a Jessé: “Mande chamá-lo, pois não nos sentaremos à mesa sem que ele venha” (NAA).
SALMOS DE DAVI – A Vaidade da Vida
(Sl 39.1-6) 1Eu disse: “Vigiarei a minha conduta e não pecarei em palavras; porei mordaça em minha boca enquanto os ímpios estiverem na minha presença” (NVI). 2Então fiquei quieto como um mudo; nada falei, nem sequer coisas boas, e o resultado foi que a minha dor aumentou (BV). 3O coração me ardia no peito; enquanto eu meditava, um fogo se acendeu dentro de mim. Então eu disse em voz alta: 4“ Senhor Yahweh , dá-me a conhecer o meu fim e qual é a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade (NAA). 5A vida que o Senhor Yahweh me deu não é mais longa que alguns palmos, e diante de ti toda a minha existência não passa de um momento; na verdade, o ser humano não passa de um sopro (NVT). 6Sim, cada um vai e volta como a sombra. Em vão se agita, amontoando riqueza sem saber quem ficará com ela” (NVI).
(Sl 39.7-11) 7“E agora, Senhor Deus Yahweh , o que posso esperar? A minha esperança está em ti (NTLH). 8Livra-me de todas as minhas iniquidades; não permita que os insensatos zombem de mim (NAA). 9Estou calado; não direi uma só palavra, pois minha punição vem de ti (NVT). 10Afasta de mim o teu açoite; fui vencido pelo golpe da tua mão (NVI). 11O Senhor Yahweh repreende e disciplina o homem por causa do seu pecado; como traça destrói o que ele mais valoriza; de fato, o homem não passa de um sopro” (NVI).
(Sl 39.12-13) 12“Ouve, Senhor Yahweh , a minha oração, escuta-me quando grito por socorro. Não fique insensível às minhas lágrimas, porque sou forasteiro diante de ti, peregrino como todos os meus pais o foram. 13Desvia de mim o olhar, para que eu tome alento, antes que eu passe e deixe de existir” (NAA).
Samuel Ungi a Davi
(1Sm 16.12-13) 12Então Samuel mandou chamá-lo e o fez entrar. Davi era ruivo, de belos olhos e boa aparência. E o Senhor Yahweh disse a Samuel: “Levante-se e unja-o, pois este é ele” (NAA). 13Assim, enquanto Davi estava entre os seus irmãos, Samuel tomou o azeite que havia trazido e o derramou sobre a cabeça de Davi; e o Espírito do Senhor Yahweh veio sobre Davi e lhe concedeu grande poder, daquele dia em diante. Depois disso Samuel voltou a Ramá (BV).
SALMOS DE DAVI – A Obra do Senhor é Perfeita
(Sl 19.1-6) 1Os céus proclamam a glória de Deus Elohym , e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. 2Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite (NAA). 3Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som (ARA); 4mas a sua voz ressoa por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo. Nos céus ele armou uma tenda para o sol, 5que é como um noivo que sai de seu aposento, e se lança em sua carreira com a alegria de um herói (NVI). 6O sol nasce numa extremidade do céu e realiza seu trajeto até a outra extremidade; nada pode se esconder de seu calor (NVT).
(Sl 19.7-11) 7A Lei do Senhor Yahweh é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor Yahweh é fiel e dá sabedoria aos simples. 8Os preceitos do Senhor Yahweh são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor Yahweh é puro e ilumina os olhos (NAA). 9O temor do Senhor Yahweh é puro, e dura para sempre. As ordenanças do Senhor Yahweh são verdadeiras, são todas elas justas. 10São mais desejáveis do que o ouro, do que muito ouro puro; são mais doces do que o mel, do que as gotas do favo. 11Por elas o teu servo é advertido; há grande recompensa em obedecer-lhes (NVI).
(Sl 19.12-14) 12Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço! 13Também guarda o teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem! Então serei íntegro, inocente de grande transgressão (NVI). 14Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor Yahweh , minha rocha e meu redentor! (NVT)
SALMOS DE DAVI – Quão Magnífico é Teu Nome
(Sl 8.1-2) 1Ó Senhor Yahweh , Senhor Yahweh nosso, como é magnífico o teu nome em toda a terra! Pois pôs nos céus a tua majestade (NAA). 2Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitou força, por causa dos teus adversários, para fazer emudecer o inimigo e o vingador (ARA).
(Sl 8.3-9) 3Quando olho para o céu e contemplo a obra de teus dedos, a lua e as estrelas que ali o Senhor Yahweh pôs, pergunto (NVT): 4“Que é o homem, para que dele se lembre? E o filho do homem, para que o visite?” (NAA) 5E, no entanto, o Senhor Yahweh o fez apenas um pouco menor que Deus e o coroou de glória e honra. 6 O Senhor Yahweh o encarregou de tudo que o Senhor Yahweh criou e pôs sob a autoridade dele todas as coisas (NVT): 7Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo (ACF), 8as aves do céu, os peixes do mar e tudo que percorre as correntes dos oceanos (NVT). 9Ó Senhor Yahweh , Senhor Yahweh nosso, como é magnífico o teu nome em toda a terra! (NAA)
- Jessé com 125 anos de idade (Pai de Davi)
- Samuel com 85 anos
- Saul com 65 anos
- 44º ano de Samuel como Juiz sobre Israel
- 35º ano de Saul como rei em Israel
- Is-Bosete com 35 anos (Filho de Saul)
- Davi com 25 anos
CIDADE DE GIBEÁ – Saul e o Espírito Maligno
(1Sm 16.14-18) 14O Espírito do Senhor Yahweh se retirou de Saul, e o Senhor Yahweh enviou um espírito maligno, que o atormentava. 15Os servos de Saul lhe disseram: “Um espírito maligno enviado por Deus Elohym está atormentando o senhor (NVT). 16Por isso, mande que estes seus servos, que estão em sua presença, busquem um homem que saiba tocar harpa. Assim, quando o espírito mau, enviado por Deus Elohym , vier sobre o senhor, o homem dedilhará a harpa e o senhor se sentirá melhor”. 17E Saul disse aos seus servos: “Então procurem um homem que saiba tocar bem harpa e tragam-no para cá” (NAA). 18Um dos servos disse a Saul: “Um dos filhos de Jessé, de Belém, sabe tocar harpa. Além disso, é um rapaz corajoso, apto para ir à guerra, e tem bom senso. Também é moço de boa aparência, e o Senhor Yahweh está com ele” (NVT).
Davi fica à serviço do rei Saul
(1Sm 16.19-23) 19Então Saul enviou mensageiros a Jessé para lhe dizer: “Envie-me seu filho Davi, o pastor de ovelhas” (NVT). 20Tomou, pois, Jessé um jumento, e o carregou de pão, um odre de vinho e um cabrito, e enviou-os a Saul por intermédio de Davi, seu filho (ARA). 21Davi foi apresentar-se a Saul e passou a trabalhar para ele. Saul gostou muito dele, e Davi tornou-se seu escudeiro. 22Então Saul enviou a seguinte mensagem a Jessé: “Deixe que Davi continue trabalhando para mim, pois estou satisfeito com ele”. 23E sempre que o espírito mandado por Deus Elohym se apoderava de Saul, Davi apanhava sua harpa e tocava. Então Saul sentia alívio e melhorava, e o espírito maligno o deixava (NVI).