• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 094

94º Dia – 4 de Abril

REINADO DE SAUL SOBRE TODO O ISRAEL

CENÁRIO HISTÓRICO: Guerra entre Israel e os Filisteus (Aproximadamente 1.030 a.C.) CURIOSIDADES

  • Jessé com 125 anos de idade (Pai de Davi)
  • Samuel com 85 anos
  • Saul com 65 anos
  • 44º ano de Samuel como Juiz sobre Israel
  • 35º ano de Saul como rei em Israel
  • Is-Bosete com 35 anos (Filho de Saul)
  • Davi com 25 anos
  • Mefibosete recém-nascido (Filho de Jonatas e Neto de Saul)

VALE DE ELAH

(1Sm 17.1-3) 1Os filisteus reuniram seu exército para a batalha e acamparam em Efes-Damim, entre Socó, em Judá, e Azeca (NVT)2Saul e os israelitas reuniram-se e acamparam no vale de Elá, posicionando-se em linha de batalha para enfrentar os filisteus. 3Os filisteus ocuparam uma colina e os israelitas outra, estando o vale entre eles (NVI).

A Afronta do Filisteu Golias

(1Sm 17.4-7) 4Um homem chamado Golias, da cidade de Gate, saiu do acampamento filisteu para desafiar os israelitas. Ele tinha quase três metros de altura (NTLH)5Trazia na cabeça um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas de bronze, que pesava uns sessenta quilos (NAA)6Nas pernas usava caneleiras de bronze e tinha um dardo de bronze pendurado nas costas (NVI)7A haste da sua lança era como o eixo do tecelão, e a ponta da sua lança era de ferro e pesava mais de sete quilos. E diante dele ia o escudeiro (NAA).

(1Sm 17.8-11) 8Golias parou e gritou às tropas de Israel: “Por que vocês estão se posicionando para a batalha? Não sou eu um filisteu, e vocês os servos de Saul? Escolham um homem para lutar comigo. 9Se ele puder lutar e matar-me, nós seremos seus escravos; todavia, se eu o vencer e o matar, vocês serão nossos escravos e nos servirão”. 10E acrescentou: “Eu desafio hoje as tropas de Israel! Mandem-me um homem para lutar sozinho comigo”. 11Ao ouvirem as palavras do filisteu, Saul e todos os israelitas ficaram atônitos e apavorados (NVI).

(1Sm 17.16) 16Durante quarenta dias, pela manhã e à tarde, o guerreiro filisteu se apresentava diante do exército israelita e o desafiava (NVT).

POVOADO DE EFRATA (Belém) – Davi vai ao Campo de Batalha

(1Sm 17.12-15) 12Davi era filho de Jessé, do povoado de Efrata, que ficava perto de Belém de Judá. Jessé tinha oito filhos. No tempo em que Saul era rei, Jessé já estava bem idoso. 13Os seus três filhos mais velhos tinham ido com Saul para a guerra. O primeiro se chamava Eliabe, o segundo, Abinadabe, e o terceiro, Simeia (NTLH)14Davi era o mais moço; só os três maiores seguiram Saul. 15Davi, porém, ia a Saul e voltava, para apascentar as ovelhas de seu pai, em Belém (ARA).

(1Sm 17.17-19) 17Jessé disse a Davi, seu filho: “Peço que você leve para os seus irmãos uma medida deste trigo tostado e estes dez pães. Corra e leve isso para os seus irmãos, no acampamento (NAA). 18Leve também estes dez queijos para o capitão deles. Veja como estão seus irmãos e traga notícias deles (NVT). 19Eles estão com Saul e com todos os homens de Israel no vale de Elá, lutando contra os filisteus” (NVI).

VALE DE ELAHDavi ouve a afronta de Golias

(1Sm 17.20-23) 20Na manhã seguinte Davi se levantou cedo, deixou alguém encarregado das ovelhas, pegou os mantimentos e foi, como Jessé havia mandado. Ele chegou ao acampamento justamente na hora em que os israelitas, soltando o seu grito de guerra, estavam saindo a fim de se alinhar para a batalha (NTLH)21Israel e os filisteus estavam se posicionando em linha de batalha, frente a frente. 22Davi deixou o que havia trazido com o responsável pelos suprimentos, correu para a linha de batalha para saber como estavam seus irmãos (NVI)23Enquanto Davi ainda falava com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate. E falou as mesmas coisas que havia falado anteriormente. E Davi escutou (NAA).

(1Sm 17.24-27) 24Porém todos os homens em Israel, vendo aquele homem, fugiram de diante dele, e temiam grandemente (ACF)25E diziam uns aos outros: “Vocês viram aquele homem? Ele veio para afrontar Israel. O rei dará muitas riquezas para quem matar aquele homem. Também lhe dará a filha em casamento, e à casa de seu pai isentará de impostos em Israel” (NAA). 26Então Davi perguntou aos soldados que estavam por perto: “O que receberá o homem que matar esse filisteu e acabar com suas provocações contra Israel? Afinal de contas, quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus Elohym vivo?” 27Os soldados repetiram o que tinham dito e confirmaram: “Sim, essa será a recompensa para quem o matar” (NVT).

(1Sm 17.28-30) 28Quando Eliabe, irmão mais velho de Davi, o ouviu falando com os soldados, ficou furioso e perguntou: “O que você está fazendo aqui? Não devia estar tomando conta daquelas poucas ovelhas? Conheço sua arrogância e suas más intenções. Você quer apenas ver a batalha!” (NVT). 29Davi respondeu: “O que foi que eu fiz agora? Apenas fiz uma pergunta (NAA). 30E ele se dirigiu a alguns outros soldados, fazendo a mesma pergunta a vários deles e recebendo a mesma resposta (BV).

(1Sm 17.31-37) 31As palavras de Davi chegaram aos ouvidos de Saul, que o mandou chamar (NVI)32Davi disse a Saul: “Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele”. 33Respondeu Saul: “Você não tem condições de lutar contra este filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade”. 34Davi, porém insistiu: “Tomo conta das ovelhas de meu pai e, quando um leão ou um urso aparece para levar um cordeiro do rebanho, 35vou atrás dele com meu cajado e tiro o cordeiro de sua boca. Se o animal me ataca, eu o seguro pela mandíbula e dou golpes nele com o cajado até ele morrer (NVT). 36Este seu servo matou tanto o leão como o urso. Este filisteu incircunciso será como um deles, porque afrontou os exércitos do Deus Elohym vivo (NAA). 37O Senhor Yahweh que me livrou das garras do leão e das garras do urso, me livrará das mãos desse filisteu”. Diante disso Saul disse a Davi: “Vá, e que o Senhor Yahweh esteja com você” (NVI).

(1Sm 17.38-40) 38Então deu a sua própria armadura para Davi usar. Pôs um capacete de bronze na cabeça dele e lhe deu uma couraça para vestir (NTLH)39Davi cingiu a espada sobre a armadura e tentou andar, pois jamais a havia usado. Então Davi disse a Saul: “Não posso andar com isto, porque nunca o usei”. E Davi tirou aquilo de sobre si. 40Pegou o seu cajado na mão, escolheu cinco pedras lisas do ribeiro, e as pôs no alforje de pastor, que trazia consigo. E, com a sua funda na mão, foi na direção do filisteu (NAA).

(1Sm 17.55-56) 55Quando Saul viu Davi saindo para encontrar-se com o filisteu, perguntou a Abner, o comandante do exército: “Abner, aquele jovem é filho de quem?” Abner respondeu: “Juro pela sua vida, ó rei, que não sei” (NAA). 56E o rei ordenou-lhe: “Descubra quem é o pai dele” (NVI).

O Confronto entre Davi e Golias

(1Sm 17.41-47) 41Enquanto isso, o filisteu, com seu escudeiro à frente, vinha se aproximando de Davi. 42Olhou para Davi com desprezo, viu que era só um rapaz, ruivo e de boa aparência, e fez pouco caso dele (NVI)43Gritou para Davi: “Por acaso sou um cão para que você venha a mim com um pedaço de pau?”. E amaldiçoou Davi em nome de seus deuses (NVT)44E disse mais a Davi: “Venha aqui, que eu darei a sua carne às aves dos céus e aos animais do campo”. 45Davi, porém, disse ao filisteu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com escudo. Eu, porém, vou contra você em nome do Senhor Yahweh dos Exércitos, o Deus Elohym dos exércitos de Israel, a quem você afrontou (NAA). 46Hoje mesmo o Senhor Yahweh o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel (NVI). 47E todos que estão aqui reunidos saberão que o Senhor salva seu povo, mas não com espada nem com lança. A batalha é do Senhor Yahweh , e ele entregará vocês em nossas mãos!” (NVT).

(1Sm 17.48-51) 48E aconteceu que, quando o filisteu se levantou e começou a se aproximar de Davi, este se apressou e, deixando as suas fileiras, correu de encontro ao filisteu. 49Davi meteu a mão no alforje, tirou dali uma pedra e, com a sua funda, a atirou contra o filisteu, atingindo-o na testa. A pedra se encravou na testa, e ele caiu com o rosto no chão. 50Assim Davi derrotou o filisteu, com uma funda e com uma pedra. Ele o derrubou e o matou. Não havia nenhuma espada na mão de Davi (NAA). 51Davi correu e se pôs de pé sobre ele; e desembainhando a espada do filisteu acabou de matá-lo, cortando-lhe a cabeça com ela. Quando os filisteus viram que seu guerreiro estava morto, recuaram e fugiram (NVI).

(1Sm 17.52-53) 52Então os homens de Israel e de Judá deram o grito de guerra e perseguiram os filisteus até a entrada de Gate, e até as portas de Ecrom. Cadáveres de filisteus ficaram espalhados ao longo da estrada de Saaraim até Gate e Ecrom (NVI)53Então os filhos de Israel voltaram da perseguição aos filisteus e saquearam os acampamentos deles (NAA).

(1Sm 17.57-58) 57Logo que Davi voltou, depois de ter matado o filisteu, Abner levou-o perante Saul. Davi ainda segurava a cabeça de Golias (NVI)58Saul perguntou: “Quem é seu pai, meu rapaz?” E Davi respondeu: “Sou filho de Jessé, que vive em Belém” (NVT).

A Amizade de Davi e Jônatas

(1Sm 18.1-4) 1Depois que o rei Saul e Davi terminaram sua conversa, Davi se encontrou com Jônatas, filho do rei, e houve desde logo um laço de grande amizade entre os dois (BV)2Daquele dia em diante Saul levou Davi para a sua casa e não deixou que voltasse para a casa do seu pai (NTLH)3Jônatas fez um juramento de que Davi seria como seu próprio irmão, e para provar o que dizia (BV)4para selar essa aliança, Jônatas tirou seu manto e o entregou a Davi, junto com sua armadura, sua espada, seu arco e seu cinturão (NVT).

(1Sm 17.54) 54Davi pegou a cabeça do filisteu e a levou para Jerusalém. Porém as armas dele Davi colocou em sua própria tenda (NAA).

SALMOS DE DAVIO Senhor é o meu Pastor

(Sl 23.1-4) 1O Senhor Yahweh é meu Pastor, e nada me faltará (NVT). 2Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas (ARC). 3Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. 4Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque o Senhor Yahweh está comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam (ACF).

(Sl 23.5-6) 5Prepara uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unge a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda (ARC). 6Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor Yahweh para todo o sempre (ARA).

CIDADE DE GIBEÁO Ciúmes de Saul

(1Sm 18.5) 5Davi cumpria com êxito todas as missões de que Saul o encarregava. Então Saul lhe deu uma posição de comando no exército, o que agradou tanto ao povo como aos oficiais de Saul (NVT).

(1Sm 18.6-9) 6Sucedeu, porém, que, vindo Saul e seu exército, e voltando também Davi de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com tambores, com júbilo e com instrumentos de música (ARA)7Enquanto dançavam, as mulheres cantavam: “Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares”. 8Saul ficou muito irritado, com esse refrão e, aborrecido disse: “Atribuíram a Davi dezenas de milhares, mas a mim apenas milhares. O que mais lhe falta senão o reino? (NVI) 9Daquele dia em diante, Saul não via a Davi com bons olhos (ARA).

(1Sm 18.10-11) 10No dia seguinte, um espírito maligno, da parte de Deus Elohym , se apossou de Saul, que teve uma crise de raiva em casa; e Davi, como nos outros dias, dedilhava a harpa; Saul, porém, trazia na mão uma lança (ARA), 11e a atirou, dizendo: “Encravarei Davi na parede”. Mas Davi desviou-se duas vezes (NVI).

(1Sm 18.12-14) 12Saul tinha medo de Davi, pois o Senhor Yahweh o havia abandonado e agora estava com Davi (NVT)13Então afastou Davi de sua presença e deu-lhe o comando de uma tropa de mil soldados, e Davi a conduzia em suas campanhas (NVI)14Davi tinha êxito em todos os seus empreendimentos, pois o Senhor Yahweh estava com ele (NAA).

SALMOS DE DAVIGuia-me na Tua Justiça

(Sl 5.1-7) 1Ó Senhor Yahweh , ouve minhas palavras e presta atenção a meus gemidos (NVT). 2Escuta, rei meu e Deus Elohym meu, a minha voz que clama, pois a ti é que imploro (ARA). 3De manhã ouve, Senhor Yahweh , o meu clamor; de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança (NVI). 4O Senhor Yahweh é o Deus Elohym que não tem prazer na maldade; o Senhor Yahweh não tolera o pecado, por menor que seja (BV). 5Os orgulhosos não terão lugar em tua presença, pois o Senhor Yahweh odeia todos que praticam o mal (NVT). 6O Senhor Yahweh destrói os que proferem mentira; o Senhor Yahweh abomina ao sanguinário e ao fraudulento (ARA); 7Eu, porém, pelo teu grande amor, entrarei em tua casa; com temor me inclinarei para o teu santo templo (NVI).

(Sl 5.8-12) 8 Senhor Yahweh , guia-me na tua justiça, por causa dos meus adversários; endireita diante de mim o teu caminho (ARA); 9Nos lábios deles não há palavra confiável; suas mentes só tramam destruição. Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam sutilmente (NVI). 10Ó Deus Elohym , declara-os culpados; que eles caiam nas próprias armadilhas. Expulsa-os por causa de seus muitos pecados, pois se rebelaram contra ti (NVT). 11Alegrem-se, porém, todos os que se refugiam em ti; cantem sempre de alegria! Estende sobre eles a tua proteção. Em ti exultem os que amam o teu nome (NVI). 12Pois o Senhor Yahweh , ó Senhor Deus Yahweh , abençoa os que te obedecem, a tua bondade os protege como um escudo (NTLH).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...

Você não pode copiar o conteúdo desta página.