• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 095

95º Dia – 5 de Abril

REINADO DE SAUL SOBRE TODO O ISRAEL

CENÁRIO HISTÓRICO: Davi torna-se Genro do rei Saul (Aproximadamente 1.030 a.C.) CURIOSIDADES

  • Jessé com 125 anos de idade (Pai de Davi)
  • Samuel com 85 anos
  • Saul com 65 anos
  • 44º ano de Samuel como Juiz sobre Israel
  • 35º ano de Saul como rei em Israel
  • Is-Bosete com 35 anos (Filho de Saul)
  • Davi com 25 anos
  • Mefibosete recém-nascido (Filho de Jonatas e Neto de Saul)

CIDADE DE GIBEÁ

(1Sm 18.15-19) 15Saul viu o sucesso de Davi e ficou ainda com mais medo dele (NTLH)16Todo Israel e Judá, porém, gostava de Davi, pois ele os conduzia em suas batalhas (NVI). 17Então Saul disse a Davi: “Aqui está Merabe, a minha filha mais velha. Eu a darei em casamento a você, com a condição de que você me sirva como soldado valente e fiel e lute nas batalhas de Deus Elohym , o Senhor Yahweh “. Saul pensava que desta maneira os filisteus matariam Davi e assim não teria ele mesmo de fazer isso (NTLH). 18Respondeu Davi a Saul: “Quem sou eu, e qual é a minha vida e a família de meu pai em Israel, para vir a ser eu genro do rei?” (ARA) 19Por isso, quando chegou a época de Merabe, a filha de Saul, ser dada em casamento a Davi, ela foi dada a Adriel, de Meolá (NVI).

(1Sm 18.20-25) 20Porém Mical, a outra filha de Saul, apaixonou-se por Davi. E, quando Saul soube disso, ficou contente (NTLH)21Saul pensava assim: “Eu a darei em casamento a Davi, para que ela lhe sirva de armadilha e para que a mão dos filisteus venha a ser contra ele”. Por isso Saul disse a Davi: “Com esta segunda você será hoje o meu genro” (NAA). 22Então Saul instruiu seus servos a dizerem a Davi, em particular: “O rei gosta muito de você, e nós também. Por que não aceita a oferta do rei e se torna genro dele?” 23Quando disseram isso a Davi, ele respondeu: “Como um homem pobre e de família humilde terá condições de pagar o dote da filha de um rei?” (NVT). 24Os servos de Saul lhe contaram isto, dizendo: “Estas foram as palavras que Davi falou”. 25Então Saul ordenou que dissessem a Davi: “O rei não deseja dote algum, mas cem prepúcios de filisteus, como vingança contra os seus inimigos”. Porque Saul tentava fazer com que Davi fosse morto pelos filisteus (NAA).

O Casamento de Davi com Mical

(1Sm 18.26-27) 26Quando os servos de Saul relataram estas palavras a Davi, este gostou da ideia de vir a ser genro do rei. Antes de vencido o prazo (NAA)27Davi e os seus soldados foram e mataram duzentos filisteus. Aí Davi levou ao rei os prepúcios dos filisteus mortos e os contou na presença dele, para que assim se tornasse seu genro. Então Saul deu a sua filha Mical em casamento a Davi (NTLH).

(1Sm 18.28-30) 28Quando Saul percebeu que o Senhor Yahweh estava com Davi, e viu como sua filha Mical o amava, 29temeu Davi ainda mais e continuou a ser inimigo dele pelo resto de sua vida (NVT). 30Cada vez que os chefes dos filisteus saíam à batalha, Davi obtinha mais êxito do que todos os servos de Saul. E assim o nome de Davi se tornou muito estimado (NAA).

SALMOS DE DAVIAuxílio contra a Falsidade

(Sl 12.1-5) 1Socorro, Senhor Yahweh , pois os fiéis estão desaparecendo depressa! Os que te temem sumiram da terra! (NVT) 2Falam com falsidade uns aos outros, falam com lábios bajuladores e coração fingido. 3Corte o Senhor Yahweh todos os lábios bajuladores, a língua que fala soberbamente (ARA), 4os que dizem: “Venceremos graças à nossa língua; somos donos dos nossos lábios! Quem é senhor sobre nós?” (NVI) 5O Senhor Yahweh responde: “Vi a violência cometida contra os indefesos e ouvi o gemido dos pobres. Agora me levantarei para salvá-los, como eles tanto desejam” (NVT).

(Sl 12.6-8) 6As palavras do Senhor Yahweh são palavras puras, prata refinada em forno de barro, depurada sete vezes (NAA). 7Portanto, Senhor Yahweh , sabemos que protegerás os oprimidos e para sempre os guardarás desta geração mentirosa, 8ainda que os perversos andem confiantes, e a maldade seja elogiada em toda a terra (NVT).

Saul Intenta matar Davi

(1Sm 19.1-3) 1Então Saul insistiu com seus auxiliares de confiança, e com seu filho Jônatas para matarem Davi. Mas Jônatas, devido à sua amizade com Davi (BV)2o alertou: “Meu pai, está procurando uma oportunidade para matá-lo. Tenha cuidado amanhã cedo. Vá para um esconderijo e fique por lá (NVI). 3Eu vou esperar pelo meu pai no campo em que você estiver escondido e vou falar com ele a seu respeito. Se descobrir alguma coisa, eu aviso você” (NTLH).

SALMOS DE DAVIO Senhor é Forte Refúgio

(Sl 11.1-3) 1No Senhor Yahweh me refugio. Como então vocês podem dizer-me: “Fuja como um pássaro para os montes?” (NVI) 2Porque eis aí os ímpios, armando os seus arcos; colocam a flecha na corda, para, às escondidas, dispararem contra os retos de coração (NAA). 3Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo? (NVI)

(Sl 11.4-7) 4O Senhor Yahweh , porém, está em seu santo Templo; o Senhor Yahweh governa dos céus. Observa a todos com atenção, examina cada pessoa na terra (NVT). 5O Senhor Yahweh põe à prova ao justo e ao ímpio; mas, ao que ama a violência, a sua alma o abomina (ARA). 6Fará chover sobre os perversos brasas de fogo e enxofre, e vento abrasador será a parte do cálice deles. 7Por ser justo, o Senhor Yahweh ama a justiça; os retos lhe contemplarão a face (NAA).

Saul Bipolar

(1Sm 19.4-6) 4Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai, e lhe disse: “Que o rei não faça mal a seu servo Davi; ele não lhe fez mal nenhum. Ao contrário, o que ele fez trouxe grandes benefícios ao rei (NVI). 5Você se esqueceu de quando ele arriscou a vida para matar o gigante Golias, e como o Senhor Yahweh deu uma grande vitória a Israel como resultado? Certamente você ficou feliz naquela ocasião. Por que deveria derramar o sangue de um inocente, matando-o? Não há motivo algum para isso! (BV) 6Saul atendeu à voz de Jônatas e jurou: “Tão certo como vive o Senhor Yahweh , ele não morrerá” (ARA).

(1Sm 19.7) 7Então Jônatas chamou a Davi e lhe contou a conversa toda. Levou-o até Saul, e Davi voltou a servir a Saul como anteriormente (NVI).

(1Sm 19.8) 8Houve guerra novamente, e Davi conduziu as tropas contra os filisteus. Ele os atacou e os derrotou com tamanha fúria que eles bateram em retirada (NVT).

(1Sm 19.9-10) 9Um dia, porém, quando Saul estava sentado em casa, com uma lança na mão, outra vez o espírito maligno enviado pelo Senhor Yahweh se apoderou dele. Enquanto Davi tocava sua harpa, 10Saul atirou a lança em sua direção, mas Davi se desviou e a lança encravou na parede. Naquela mesma noite, Davi fugiu e conseguiu escapar (NVT).

(1Sm 19.11-17) 11Naquela mesma noite Saul mandou alguns homens vigiarem a casa de Davi, para o matarem na manhã seguinte. Mical, a mulher de Davi, o avisou: “Se você não fugir esta noite, amanhã estará morto” (NTLH). 12Então Mical desceu a Davi por uma janela; e ele se foi, e fugiu, e escapou (ACF)13Mical pegou um ídolo do lar e o deitou na cama. Pôs um tecido de pelos de cabra sobre a cabeça do ídolo, e o cobriu com um manto (NAA). 14Quando os oficiais de Saul vieram prender Davi, Mical lhes disse que ele estava doente e não podia sair da cama. 15Saul, porém, enviou os oficiais de volta para prenderem Davi. “Tragam-no aqui com cama e tudo, para que eu o mate!”, ordenou. 16Mas, quando chegaram para levar Davi, descobriram que na cama havia apenas um ídolo do lar, com uma almofada de pelos de cabra na cabeceira. 17Saul perguntou a Mical: “Por que você me traiu e deixou meu inimigo escapar?” “Fui obrigada a deixá-lo fugir”, respondeu Mical. “Ele ameaçou me matar se eu não o ajudasse” (NVT).

SALMOS DE DAVILivra-me dos meus Inimigos

(Escrito quando Saul mandou espiões à casa de Davi para o matarem)

(Sl 59.1-4) 1Livra-me dos meus inimigos, ó Deus Elohym ; põe-me fora do alcance dos meus agressores (NVI). 2Livra-me dos que praticam a iniquidade e salva-me dos homens sanguinários (ARA). 3Armaram uma emboscada para mim; inimigos ferozes estão à minha espera, Senhor Yahweh , embora eu não tenha pecado nem os tenha ofendido (NVT). 4Mesmo que de nada eu tenha culpa, eles se preparam às pressas para atacar-me. Levanta-te para ajudar-me; olha para a situação em que me encontro! (NVI)

(Sl 59.5-8) 5Ó Senhor Yahweh , Deus Elohym dos Exércitos, o Senhor Yahweh é o Deus Elohym de Israel; desperta, pois, e vem de encontro a todas as nações; não se compadeça de nenhum dos que traiçoeiramente praticam a iniquidade (ARA). 6Quando anoitece, eles voltam e rodeiam a cidade, rosnando como cachorros (NTLH). 7Vê que ameaças saem de suas bocas; seus lábios são como espadas, e dizem: “Quem nos ouvirá?” 8Mas, ó Senhor Yahweh , o Senhor Yahweh vai rir deles; caçoará de todas aquelas nações (NVI).

(Sl 59.9-13) 9Ó Senhor Yahweh , minha força, por ti vou aguardar; Senhor Yahweh , ó Deus Elohym , é o meu alto refúgio (NVI). 10Meu Deus Elohym virá ao meu encontro para me ajudar com seu amor cuidadoso e fiel. Ele realizará a minha vontade quanto aos meus inimigos. 11Não acabe com eles de uma vez, para o povo não esquecer depressa a lição. Espalha meus inimigos pela terra, fracos e humilhados, ó Senhor Yahweh , nossa proteção! (BV) 12Pelos pecados de suas bocas, pelas palavras de seus lábios, sejam apanhados em seu orgulho. Pelas maldições e mentiras que pronunciam (NVI), 13por isso, peço que os destruas quando estiveres irado, e que sejam destruídos completamente. Aí todos saberão que Deus Elohym governa em Israel e que o seu Reino se estende pelo mundo inteiro (NTLH).

(Sl 59.14-15) 14Eles saem à noite, rosnando como cães ferozes enquanto rondam a cidade (NVT). 15Eles andam pela cidade como cachorros, procurando o que comer, e uivam se não encontram comida que chegue (NTLH).

(Sl 59.16-17) 16Mas eu cantarei louvores à tua força, de manhã louvarei a tua fidelidade; pois o Senhor Yahweh é o meu alto refúgio, abrigo seguro nos tempos difíceis (NVI). 17Eu te louvarei, ó Deus Elohym , meu defensor! O Senhor Yahweh é a minha fortaleza, o Senhor Yahweh é o Deus Elohym que me ama (NTLH).

CIDADE DE RAMÁDavi vai à procura de Samuel

(1Sm 19.18) 18Naquele dia Davi fugiu, e foi a Ramá a fim de encontrar-se com Samuel; e Davi contou a Samuel tudo o que Saul lhe havia feito. Então Samuel levou Davi consigo para morar em Naiote, na casa dos Profetas (BV).

(1Sm 19.19-24) 19Saul ficou sabendo que Davi estava na casa dos Profetas, em Ramá (NTLH)20Então Saul enviou alguns homens para capturá-lo. Todavia, quando viram um grupo de Profetas profetizando, dirigidos por Samuel, o Espírito de Deus Elohym apoderou-se dos mensageiros de Saul e eles também entraram em transe profético (NVI). 21Contaram isto a Saul, e ele enviou mais mensageiros, e estes também entraram em transe profético. Depois mandou um terceiro grupo e eles também entraram em transe profético (NVI)22Por fim, o próprio Saul foi a Ramá e chegou ao grande poço no lugar chamado Seco. “Onde estão Samuel e Davi?”, perguntou ele. Alguém informou: “Estão em Naiote, em Ramá” (NVT). 23Então Saul foi para lá. Entretanto, o Espírito de Deus Elohym apoderou-se dele; e ele foi pelo caminho em transe profético, até chegar a Naiote (NVI)24Também ele despiu a sua túnica e profetizou diante de Samuel. E, sem a túnica, ficou deitado no chão todo aquele dia e toda aquela noite. Por isso se diz: “Está também Saul entre os Profetas?” (NAA)

SALMOS DE DAVIDeus Defende o Justo contra o Ímpio

(Escrito por causa de Cuche, o benjamita)

(Sl 7.1-5) 1 Senhor Yahweh meu Deus Elohym , em ti me refugio; salva-me e livra-me de todos os que me perseguem, 2para que, como leões, não me dilacerem nem me despedacem, sem que ninguém me livre (NVI). 3 Senhor Yahweh , meu Deus Elohym , se eu fiz isso de que me culpam, se cometi alguma injustiça (NAA), 4se fiz algum mal a um amigo ou se poupei sem motivo o meu adversário (NVI), 5então que os meus inimigos me persigam e me agarrem! Que eles me deixem caído no chão, morto, e largado sem vida no pó! (NTLH)

(Sl 7.6-9) 6Levanta-te, Senhor Yahweh , em tua ira! Ergue-te contra a fúria de meus inimigos! Desperta, meu Deus Elohym , e faz justiça! (NVT) 7Reúnam-se os povos ao redor de ti, e das alturas domina sobre eles (NAA). 8O Senhor Yahweh é quem julga os povos. Julga-me, Senhor Yahweh , conforme a minha justiça, conforme a minha integridade (NVI). 9Faz cessar a maldade dos perversos e dá segurança ao justo. Pois o Senhor Yahweh sonda a mente e o coração, ó Deus Elohym justo (NVT).

(Sl 7.10-17) 10 Deus Elohym me protege como um escudo; ele salva os que são honestos de verdade (NTLH). 11 Deus Elohym é um juiz justo, um Deus Elohym que manifesta cada dia o seu furor (NVI). 12Se o homem não se converter, afiará Deus Elohym a sua espada; já armou o arco, tem-no pronto (ARA); 13prepara as suas armas mortais e faz de suas setas flechas flamejantes (NVI). 14Eis que o ímpio está com dores de iniquidade; concebeu a malícia e dá à luz a mentira (ARA). 15Quem cava um buraco e o aprofunda cairá nessa armadilha que fez. 16Sua maldade se voltará contra ele; sua violência cairá sobre a sua própria cabeça (NVI). 17Eu, porém, louvarei o Senhor Yahweh , segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do Senhor Yahweh Altíssimo (NAA).

SALMOS DE DAVIOração por Auxílio Divino

(Sl 25.1-3) 1A ti, Senhor Yahweh , elevo a minha alma (NVI). 2Confio em ti, meu Deus Elohym ! Não permita que eu seja envergonhado, nem que meus inimigos se alegrem com minha derrota (NVT). 3Na verdade, dos que em ti esperam, ninguém será envergonhado; envergonhados serão os que, sem motivo, procedem traiçoeiramente (NAA).

(Sl 25.4-7) 4 Senhor Yahweh , mostra-me quais são os teus caminhos; ensina-me por onde devo andar (BV). 5Guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois o Senhor Yahweh é Deus Elohym , meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo (NVI). 6Lembra-te, Senhor Yahweh , das tuas misericórdias e das tuas bondades, que são desde a eternidade. 7Não se lembre dos meus pecados da mocidade, nem das minhas transgressões. Lembra-te de mim, segundo a tua misericórdia, por causa da tua bondade, ó Senhor Yahweh (NAA).

(Sl 25.8-14) 8O Senhor Yahweh é bom e justo; Ele tem prazer em ensinar o caminho certo aos pecadores (BV). 9Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho (ARA). 10Todos os caminhos do Senhor Yahweh são amor e fidelidade para com os que cumprem os preceitos da sua aliança (NVI). 11Por causa do teu nome, Senhor Yahweh , perdoa a minha iniquidade, que é grande (ARA). 12Aqueles que temem o Senhor Yahweh aprenderão com ele o caminho que devem seguir (NTLH). 13Na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra. 14A intimidade do Senhor Yahweh é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança (ARA).

(Sl 25.15-22) 15Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor Yahweh , pois só ele tira os meus pés da armadilha. 16Volta-te para mim e tem misericórdia de mim, pois estou só e aflito. 17As angústias do meu coração se multiplicaram; liberta-me da minha aflição. 18Olha para a minha tribulação e o meu sofrimento, e perdoa todos os meus pecados. 19Vê como aumentaram os meus inimigos e com que fúria me odeiam! (NVI) 20Guarda-me a alma e livra-me; não seja eu envergonhado, pois em ti me refugio (ARA). 21Que a integridade e a retidão me protejam, porque a minha esperança está em ti. 22Ó Deus Elohym , liberta Israel de todas as suas aflições! (NVI)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.