Bíblia Cronológica – Versões | Dia 194
194º Dia – 13 de Julho
REINO DE JUDÁ
CURIOSIDADES:
- Isaías com 80 anos (Profeta do Reino de Judá)
- Manassés com 22 anos (filho de Ezequias)
- 10º ano do reinado de Manassés (filho de Ezequias) sobre Judá
CIDADE DE JERUSALÉM – Profeta Isaías: Jerusalém e seus Inimigos (Exílio Babilônico)
(Is 29.1-4) 1Ai de Ariel! Ariel, a cidade onde acampou Davi. Acrescentem um ano a outro e deixem seguir o seu ciclo de festas. 2Mas eu sitiarei Ariel, que vai chorar e lamentar-se, e vai ser para mim como uma fornalha de altar (NVI). 3Acamparei ao redor de você, vou cercá-la de trincheiras e levantarei rampas de ataque contra você. 4Então, lançada por terra, do chão você falará, e do pó sairá afogada a sua fala. A sua voz subirá da terra como se fosse a de um fantasma; a sua fala será como um cochicho vindo do pó (NAA).
(Is 29.5-7) 5Mas a multidão dos seus inimigos será como o pó fino, e a multidão dos tiranos, como a palha que voa. E isso acontecerá de repente, num instante. 6Do Senhor Yahweh dos Exércitos vem o castigo com trovões, com terremotos, grande estrondo, tufão de vento, tempestade e labaredas de um fogo devorador. 7Como sonho e visão noturna será a multidão de todas as nações que lutam contra Ariel, bem como todos os que lutam contra ela e contra a sua fortaleza e a põem em aperto (NAA).
Profeta Isaías: A Cegueira Espiritual e a Hipocrisia do Povo
(Is 29.8-10) 8Será também como o faminto que sonha que está comendo, mas que, ao acordar, sente-se vazio; ou como a pessoa sedenta que sonha estar bebendo água, mas que, ao acordar, sente-se fraca e ainda com sede. Assim será toda a multidão das nações que lutam contra o monte Sião. 9Fiquem espantados e continuem assim! Fiquem cegos e continuem sem ver! Eles estão bêbados, mas não de vinho; andam cambaleando, mas não por causa de bebida forte. 10Porque o Senhor Yahweh derramou sobre vocês o espírito de profundo sono; ele fechou os olhos de vocês, que são os profetas, e cobriu a cabeça de vocês, que são os videntes (NAA).
(Is 29.11-14) 11Para vocês, toda visão já se tornou como as palavras de um livro selado. Se derem o livro a alguém que sabe ler, dizendo: “Leia isto, por favor”, ele responderá: “Não posso, porque está selado”. 12E, se derem o livro a quem não sabe ler, dizendo: “Leia isto, por favor”, ele responderá: “Não sei ler”. 13O Senhor Adonay disse: “Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos ensinados por homens, 14continuarei a fazer obra maravilhosa no meio deste povo. Sim, farei obra maravilhosa e um prodígio, de maneira que a sabedoria dos seus sábios será destruída, e o entendimento dos seus entendidos desaparecerá” (NAA).
(Is 29.15-17) 15Ai dos que escondem profundamente o seu propósito do Senhor Yahweh ! Ai dos que fazem as suas próprias obras às escuras, e dizem: “Quem nos vê? Quem sabe o que estamos fazendo?” 16Como vocês invertem as coisas! Será que o oleiro é igual ao barro? Pode a obra dizer ao seu artífice: “Ele não me fez?” Pode a coisa feita dizer do seu oleiro: “Ele não sabe nada?” (NAA) 17Acaso o Líbano não será logo transformado em campo fértil, e não se pensará que o campo fértil é uma floresta? (NVI)
Profeta Isaías: A Redenção de Israel
(Is 29.18-24) 18Naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro, e, não mais em trevas e escuridão, os olhos dos cegos tornarão a ver. 19Mais uma vez os humildes se alegrarão no Senhor Yahweh , e os necessitados exultarão no Santo Kadosh de Israel. 20Será o fim do cruel, o zombador desaparecerá e todos os de olhos inclinados para o mal serão eliminados, 21os quais com uma palavra tornam réu o inocente, no tribunal trapaceiam contra o defensor e com testemunho falso impedem que se faça justiça ao inocente (NVI). 22Portanto, a respeito da casa de Jacó, o Senhor Yahweh , que remiu Abraão, diz o seguinte: “Jacó não será mais envergonhado, nem mais ficará pálido o seu rosto. 23Pois, quando ele e os seus filhos virem a obra das minhas mãos no meio deles, santificarão o meu nome; sim, santificarão o Santo Kadosh de Jacó e temerão o Deus Elohym de Israel. 24E os desencaminhados de espírito virão a ter entendimento, e os murmuradores hão de aceitar instrução” (NAA).
Profeta Isaías: O Senhor consola o Povo (Palavra para os exilados na Babilônia)
(Is 40.1-2) 1“Consolem, consolem o meu povo”, diz o Deus Elohym de vocês. 2“Falem ao coração de Jerusalém e anunciem que o tempo da sua escravidão já acabou, que a sua iniquidade está perdoada e que ela já recebeu em dobro das mãos do Senhor Yahweh por todos os seus pecados” (NAA).
(Is 40.3-5) 3Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor Yahweh ; endireitai no ermo vereda a nosso Deus Elohym (ARA). 4Todos os vales serão levantados, e todos os montes e colinas serão rebaixados; o que é tortuoso será retificado, e os lugares ásperos serão aplanados. 5A glória do Senhor Yahweh se manifestará, e toda a humanidade a verá, pois, a boca do Senhor Yahweh o disse (NAA).
(Is 40.6-8) 6Uma voz ordena: “Clame”. E eu pergunto: “O que clamarei?” “Que toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória como as flores do campo” (NVI). 7O capim seca e as flores murcham quando o Senhor Yahweh sopra sobre elas; o mesmo acontece aos seres humanos. 8O capim seca e as flores murcham, mas a palavra de nosso Deus Elohym permanece para sempre (NVT).
(Is 40.9-11) 9Ó Sião, mensageiro de boas notícias, grite do alto dos montes! Grite mais forte, ó Jerusalém, grite sem medo! Diga às cidades de Judá: “Seu Deus Elohym está chegando!” (NVT) 10Eis que o Senhor Yahoweh Deus Adonay virá com poder, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão está com ele, e diante dele vem a sua recompensa. 11Como pastor, ele apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os carregará no colo; as que amamentam ele guiará mansamente (NAA).
Profeta Isaías: A Majestade de Deus
(Is 40.12-17) 12Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos? Quem recolheu o pó da terra na terça parte de uma vasilha e pesou os montes e as colinas numa balança? 13Quem guiou o Espírito do Senhor Yahweh ? Ou, como seu conselheiro, o ensinou? 14Com quem ele se aconselhou, para que lhe desse compreensão? Quem lhe ensinou a vereda da justiça ou quem lhe ensinou sabedoria? E quem lhe mostrou o caminho de entendimento? 15Eis que as nações são consideradas por ele como um pingo que cai de um balde e como um grão de pó na balança; eis que ele carrega as ilhas como se fossem pó fino (NAA). 16Nem as florestas do Líbano seriam suficientes para o fogo do altar, nem os animais de lá bastariam para o holocausto (NVI). 17Diante dele, todas as nações são como coisa que não é nada; ele as considera menos do que nada, como um vácuo (NAA).
(Is 40.18-20) 18A quem vocês podem comparar Deus El ? Que imagem usarão para representá-lo? 19Acaso pode ser comparado a um ídolo feito num molde, coberto de ouro e enfeitado com correntes de prata? 20Quem é pobre demais para ter um ídolo desses pode escolher madeira que não apodrece e um artesão habilidoso para entalhar uma imagem que não tombe! (NVT)
(Is 40.21-24) 21Será que vocês não sabem? Será que não ouviram? Será que isso não lhes foi anunciado desde o princípio? Vocês não entenderam isso desde a fundação do mundo? Vocês não atentaram para os fundamentos da Terra? (NAA) 22Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos; é ele quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar (ARA). 23É ele quem reduz a nada os príncipes e torna em nulidade os juízes da terra (NAA). 24Mal eles são plantados ou semeados, mal lançam raízes na terra, Deus sopra sobre eles, e eles murcham; um redemoinho os leva como palha (NVI).
(Is 40.25-26) 25“Com quem vocês me compararão? Quem se assemelha a mim?”, pergunta o Santo Kadosh (NVI). 26Levantem os olhos para o alto e vejam. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem-contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar (NAA).
(Is 40.27-31) 27Por que você reclama, ó Jacó, e por que se queixa, ó Israel: “O Senhor Yahweh não se interessa pela minha situação; o meu Deus Elohym não considera a minha causa?” (NVI) 28Você não ouviu? Não entendeu? O Senhor Yahweh é o Deus Elohym eterno, o Criador Barah de toda a Terra. Ele nunca perde as forças nem se cansa, e ninguém pode medir a profundidade de sua sabedoria (NVT). 29Ele fortalece o cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor (NAA). 30Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem (NVI); 31mas os que esperam no Senhor Yahweh renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam (NAA).
Profeta Isaías: Deus promete salvar o Povo de Israel
(Is 41.1-5) 1“Calem-se diante de mim, ó ilhas! E que os povos renovem as suas forças! Que se aproximem e, então, falem; vamos nos reunir para o julgamento” (NAA). 2Quem despertou o que vem do Oriente, e chamou-o em retidão ao seu serviço, entregando-lhe nações e subjugando reis diante dele? Com a espada ele os reduz a pó, com o arco os dispersa como palha (NVI). 3Ele os persegue e segue adiante em segurança, mesmo que caminhe em território desconhecido (NVT). 4Quem fez e executou tudo isso? “Aquele que desde o princípio tem chamado as gerações à existência, eu, o Senhor Yahweh , o primeiro, e aquele que estará com os últimos; eu mesmo”. 5Os países do mar viram isto e temeram; os confins da terra tremeram; eles se aproximaram e vieram (NAA).
Profeta Isaías: A Soberania de Deus sobre os Falsos Deuses
(Is 41.6-7) 6Um ajuda o outro e diz a seu próximo: “Seja forte” (NAA). 7O artesão encoraja o ourives, e aquele que alisa com o martelo incentiva o que bate na bigorna. Ele diz acerca da soldagem: “Está boa”. E fixa o ídolo com prego para que não tombe (NVI).
(Is 41.8-10) 8“Mas você, Israel, meu servo; você, Jacó, a quem escolhi; você, descendente de Abraão, meu amigo; 9você, a quem eu trouxe dos confins da terra e chamei dos seus cantos mais remotos, e a quem eu disse: ‘Você é o meu servo, eu o escolhi e não o rejeitei’; 10não tema, porque eu estou com você; não fique com medo, porque eu sou o seu Deus Elohym . Eu lhe dou forças; sim, eu o ajudo; sim, eu o seguro com a mão direita da minha justiça’” (NAA).
(Is 41.11-13) 11“Eis que serão envergonhados e humilhados todos os que se enfurecem contra você; os que lutam contra você serão reduzidos a nada e perecerão. 12Você procurará os que lutam contra você, porém não os achará; serão reduzidos a nada e a coisa de nenhum valor os que fazem guerra contra você. 13Porque eu, o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , o tomo pela mão direita e lhe digo: ‘Não tenha medo, pois eu o ajudarei’” (NAA).
(Is 41.14-16) 14“Não tenha medo, ó vermezinho de Jacó, povozinho de Israel, pois eu o ajudarei”, diz o Senhor Yahweh ; o seu Redentor é o Santo Kadosh de Israel. 15“Eis que farei de você um debulhador de cereais cortante e novo, armado de lâminas duplas. Você trilhará e esmagará os montes, e reduzirá as colinas a palha. 16Você os jogará para cima com a pá, e o vento os levará, e o redemoinho os espalhará”. Então você se alegrará no Senhor Yahweh e se gloriará no Santo Kadosh de Israel (NAA).
(Is 41.17-20) 17“Os pobres e necessitados buscam água, mas não a encontram; a língua deles está ressequida de sede. Mas eu, o Senhor Yahweh , os ouvirei, eu, o Deus Elohym de Israel, não os abandonarei. 18Abrirei rios no alto dos montes e fontes no meio dos vales; transformarei o deserto em lençóis de águas e a terra seca, em mananciais (NAA). 19Porei no deserto o cedro, a acácia, a murta e a oliveira. Colocarei juntos no ermo o cipreste, o abeto e o pinheiro (NVI), 20para que todos vejam e saibam, considerem e juntamente entendam que a mão do Senhor Yahweh fez isso, e que o Santo Kadosh de Israel o criou” (NAA).
Profeta Isaías: O Senhor desafia os Falsos Deuses
(Is 41.21-24) 21“Apresentem a causa de seus ídolos”, diz o Senhor Yahweh . “Que eles mostrem o que são capazes de fazer”, diz o Rei de Israel (NVT). 22Aproximem-se e anunciem-nos as coisas que hão de acontecer; contem-nos as profecias anteriores, para que as examinemos e saibamos se elas se cumpriram; ou falem-nos a respeito das coisas futuras. 23Anunciem-nos as coisas que ainda hão de vir, para que saibamos que vocês são deuses. Façam alguma coisa, seja boa ou seja má, para que fiquemos com medo, e juntamente o veremos. 24Eis que vocês são menos do que nada, e menos do que nada é o que vocês fazem; abominável é quem os escolhe (NAA).