• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 193

193º Dia – 12 de Julho

REINO DE JUDÁ

CIDADE DE JERUSALÉMProfeta Isaías: O Povo de Deus em Paz (Canção em Alusão à Era Messiânica)

(Is 26.1-7) 1Naquele dia, se entoará este cântico na terra de Judá: “Temos uma cidade forte, na qual Deus põe a salvação como muralha e defesa. 2Abram os portões, para que entre a nação justa, que guarda a fidelidade. 3O Senhor conservará em perfeita paz aquele cujo propósito é firme, porque ele confia em ti (NAA). 4Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna. 5Ele humilha os que habitam nas alturas, rebaixa e arrasa a cidade altiva, e a lança ao pó. 6Pés as pisoteiam, os pés dos necessitados, os passos dos pobres. 7A vereda do justo é plana; o Senhor que é reto, torna suave o caminho do justo” (NVI).

(Is 26.8-10) 8“Também através dos teus juízos, Senhor, te esperamos; no teu nome e na tua memória está o desejo da nossa alma (NAA). 9A minha alma suspira por ti durante a noite; e logo cedo o meu espírito por ti anseia, pois, quando se veem na terra as tuas ordenanças, os habitantes do mundo aprendem justiça. 10Ainda que se tenha compaixão do ímpio, ele não aprenderá a justiça; na terra da retidão ele age perversamente, e não vê a majestade do Senhor” (NVI).

(Is 26.11-12) 11“Senhor, a tua mão está levantada, mas eles não a veem! Porém eles verão o teu zelo pelo povo e ficarão envergonhados. Que o teu furor, por causa dos teus adversários, os consuma. 12Senhor, concede-nos a paz, porque todas as nossas obras o Senhor as faz por nós” (NAA).

(Is 26.13-15) 13“Ó Senhor, nosso Deus, outros senhores têm tido domínio sobre nós, mas nós louvamos unicamente o teu nome. 14Eles estão mortos, não voltarão a viver; são apenas sombras, não ressuscitarão. Porque o Senhor os castigou e destruiu, e apagou completamente a lembrança deles” (NAA). 15“Ó Senhor, o Senhor engrandeceu nosso povo; sim, o Senhor nos tornou grandes. Expandiu nossas fronteiras e foi glorificado” (NVT).

(Is 26.16-19) 16Senhor, na angústia te buscaram; vindo sobre eles a tua correção, derramaram as suas orações. 17Como a mulher grávida que vai dar à luz se contorce e grita de dor, assim estávamos nós na tua presença, ó Senhor! (NAA) 18Nós também nos contorcemos de dor intensa, mas nosso sofrimento em nada resultou. Não trouxemos salvação à terra, nem vida ao mundo” (NVT). 19Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão. Despertem e cantem de alegria, vocês que habitam no pó, porque o teu orvalho, ó Deus, será como o orvalho de vida, e a terra dará à luz os seus mortos” (NAA).

(Is 26.20-21) 20“Vá para casa, meu povo, e tranque as portas! Esconda-se por um breve tempo, até que tenha passado a ira do Senhor (NVT). 21Vejam! O Senhor está saindo da sua habitação para castigar os moradores da terra por suas iniquidades. A terra mostrará o sangue derramado sobre ela; não mais encobrirá os seus mortos” (NVI).

Profeta Isaías: A Redenção de Israel (Alusão à Era Messiânica)

(Is 27.1) 1Naquele dia, com a sua espada terrível, grande e forte, o Senhor castigará o Leviatã, serpente veloz, o Leviatã, serpente sinuosa; ele matará o monstro que está no mar (NAA).

(Is 27.2-6) 2“Naquele dia, cantem sobre a videira frutífera. 3Eu, o Senhor, a vigiarei e a regarei com cuidado. Dia e noite a vigiarei, para que ninguém lhe cause dano. 4Minha ira terá passado; se houver espinhos e mato crescendo ali, eu os atacarei e os queimarei, 5a menos que se voltem para mim e me peçam ajuda. Que façam as pazes comigo, sim, que façam as pazes comigo (NVT). 6Virão dias em que Jacó lançará raízes e Israel florescerá e brotará; e encherão o mundo de frutos” (NAA).

Profeta Isaías: Deus purifica seu Povo por meio do Exílio

(Is 27.7-9) 7Será mesmo que o Senhor castigou Israel como fez com aqueles que castigaram o seu povo? Ou o matou, assim como fez com aqueles que mataram o seu povo? (NAA) 8Não, mas os exilou para que lhe prestassem contas; foram exilados de sua terra, como se um vento oriental os tivesse soprado para longe. 9O Senhor fez isso para purificar Israel de sua perversidade, para remover todo o seu pecado. Por isso, todos os santuários idólatras serão reduzidos a pó; nenhum poste de Aserá ou altar de incenso continuará em pé (NVT).

(Is 27.10-11) 10As cidades fortificadas ficarão silenciosas e vazias, as casas, abandonadas, as ruas, cobertas de ervas daninhas. Bezerros pastarão ali e mastigarão brotos e ramos. 11Israel é como os ramos secos de uma árvore, quebrados e usados para acender o fogo sob as panelas; é nação tola e insensata. Por isso, aquele que os criou não terá compaixão nem misericórdia (NVT).

Profeta Isaías: A Misericórdia de Deus

(Is 27.12-13) 12Chegará o dia, porém, em que o Senhor os ajuntará como grãos colhidos à mão. Um por um, ele os reunirá, desde o rio Eufrates, no leste, até o ribeiro do Egito, no oeste (NVT). 13Naquele dia, se tocará uma grande trombeta, e os que andavam perdidos pela terra da Assíria e os que foram desterrados para a terra do Egito virão e adorarão o Senhor no monte santo em Jerusalém (NAA).

O rei Ezequias volta a prosperar em seu Reinado

(2Cr 32.23) 23Daquela ocasião em diante, o rei Ezequias se tornou muito respeitado entre todas as nações, e muitos traziam a Jerusalém ofertas para o Senhor e presentes valiosos para o rei (NVT).

(2Cr 32.27-28) 27Ezequias teve riquezas e glória em grande abundância. Construiu depósitos para guardar a prata, o ouro, as pedras preciosas, as especiarias, os escudos e todos os objetos de valor. 28Também construiu armazéns para a colheita do cereal, do vinho e do azeite, estrebarias para toda espécie de animais e currais para os rebanhos (NAA).

(2Cr 32.29-30) 29Edificou cidades e teve ovelhas e vacas em abundância, porque Deus lhe tinha dado muitos bens (NAA). 30Foi Ezequias que bloqueou o manancial superior da fonte de Giom e, canalizou a água para a parte oeste da cidade de Davi. Ele foi bem-sucedido em tudo o que se propôs a fazer (NVI).

Provérbios de Salomão compilados no Reinado de Ezequias

(Pv 25.1) 1Estes são outros provérbios de Salomão, compilados pelos servos de Ezequias, rei de Judá (NVI):

Provérbios de Salomão sobre Sabedoria

(Pv 25.12) 12Como brinco de ouro e enfeite de ouro fino é a repreensão dada com sabedoria a quem se dispõe a ouvir (NVI).

(Pv 27.12) 12O prudente antevê o perigo e toma precauções; o ingênuo avança às cegas e sofre as consequências (NVT).

(Pv 25.27) 27Comer mel demais não é bom; assim, a busca da própria glória não é glória (ACF).

(Pv 28.26) 26O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria será salvo (ARA).

(Pv 29.8) 8Os zombadores alvoroçam a cidade inteira, mas os sábios acalmam a ira (NVT).

Provérbios de Salomão sobre Integridade

(Pv 28.18) 18Quem procede com integridade viverá seguro, mas quem procede com perversidade de repente cairá (NVI).

(Pv 28.1) 1Os ímpios fogem, mesmo quando ninguém os persegue, mas o justo é intrépido como o leão (NAA).

(Pv 29.6) 6A pessoa má é pega no laço do próprio pecado, mas o justo escapa e grita de alegria (NVT).

(Pv 29.10) 10Os homens sanguinários odeiam ao sincero, mas os justos procuram o seu bem (ACF).

(Pv 29.23) 23O orgulho termina em humilhação, mas a humildade alcança a honra (NVT).

(Pv 29.27) 27Para os justos, a pessoa iníqua é abominação, e o reto em seu caminho é abominação ao ímpio (NAA).

Provérbios de Salomão sobre Maldade

(Pv 25.18) 18Martelo, espada e flecha aguda é o homem que profere falso testemunho contra o seu próximo (ACF).

(Pv 25.14) 14Como nuvens e ventos sem chuva é aquele que se gaba de presentes que não deu (NVI).

(Pv 25.26) 26Como fonte contaminada ou nascente poluída, assim é o justo que fraqueja diante do ímpio (NVI).

(Pv 26.18-19) 18Como o louco que atira brasas e flechas mortais (NVI), 19assim é aquele que engana o seu próximo e diz: “Fiz isso por brincadeira” (NAA).

(Pv 26.27) 27Quem faz uma cova, nela cairá; se alguém rola uma pedra, esta rolará de volta sobre ele (NVI).

(Pv 27.4) 4A ira é cruel, e a fúria, como a inundação, mas a inveja é ainda mais perigosa (NVT).

(Pv 28.10) 10Quem desvia os retos para o mau caminho, ele mesmo cairá na cova que fez; mas os íntegros herdarão o bem (NAA).

(Pv 28.17) 17O assassino carregado de culpa fugirá até a cova; que ninguém o detenha! (NAA)

(Pv 29.22) 22A pessoa irada provoca conflitos; quem perde a calma facilmente comete muitos pecados (NVT).

(Pv 29.24) 24O que tem parte com o ladrão aborrece a própria alma; ouve as maldições e nada denuncia (ARA).

(Pv 29.16) 16Quando os ímpios prosperam, prospera o pecado, mas os justos verão a queda deles (NVI).

(Pv 25.9-10) 9Quando discutir com o próximo, não revele os segredos de outra pessoa (NVT). 10Do contrário, quem o ouvir poderá envergonhá-lo, e você nunca se livrará dessa má fama (NAA).

(Pv 28.21) 21Nunca é bom agir com parcialidade, mas há quem faça o mal até por um pedaço de pão (NVT).

Provérbios de Salomão sobre Tolos e suas Tolices

(Pv 26.12) 12Você viu alguém que é sábio aos seus próprios olhos? Há mais esperança para um tolo do que para ele (NAA).

(Pv 26.3) 3O açoite é para o cavalo, o freio, para o jumento, e a vara, para as costas dos tolos (NAA).

(Pv 26.6) 6Como cortar o próprio pé ou beber veneno, assim é enviar mensagem pelas mãos do tolo (NVI).

(Pv 26.1) 1Como neve no verão ou chuva na colheita, assim a honra é imprópria para o tolo (NVI).

(Pv 26.4) 4Não responda ao insensato com igual insensatez, do contrário você se igualará a ele (NVI).

(Pv 26.5) 5Responda ao insensato como a sua insensatez merece, do contrário ele pensará que é mesmo um sábio (NVI).

(Pv 26.7) 7As pernas do coxo pendem bambas; assim é o provérbio na boca dos tolos (NAA).

(Pv 26.8) 8Como amarrar a pedra na funda, assim é dar honra a um tolo (NAA).

(Pv 26.9) 9Como galho de espinhos na mão do bêbado, assim é o provérbio na boca dos insensatos (ARA).

(Pv 26.11) 11Como o cão que volta ao seu próprio vômito, assim é o insensato que repete a sua tolice (NAA).

(Pv 27.3) 3Deixe que outros o louvem, e não a sua própria boca; um estranho, e não você mesmo (NAA).

(Pv 25.28) 28Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se (NVI).

(Pv 27.22) 22Mesmo que você moesse o insensato como se soca o cereal num pilão, a tolice não se afastaria dele (NAA).

(Pv 29.1) 1Quem sempre se recusa a aceitar a repreensão será destruído de repente, sem que possa se recuperar (NVT).

(Pv 29.9) 9Se o sábio discute com um insensato, quer este se enfureça, quer se ria, não haverá descanso (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.