• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 242

242º Dia – 30 de Agosto

REINO DE JUDÁ E EXÍLIO BABILÔNIO

CENÁRIO HISTÓRICO: Profeta Ezequiel: Mensagem contra os Filisteus (Aproximadamente 585 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jeremias com 66 anos (Profeta dos Remanescentes de Judá)
  • Daniel com 43 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Ezequiel com 38 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Joaquim com 31 anos (filho de Jeoaquim e neto de Josias)
  • 20º ano do reinado de Nabucodonosor sobre a Babilônia
  • 20º ano da 1ª Deportação para a Babilônia
  • Dario com 16 anos (Reino da Média)
  • Ciro com 14 anos (Reino da Pérsia)
  • 12º ano da 2ª Deportação para a Babilônia

REINO DA BABILÔNIA

(Ez 25.15-17) 15Assim diz o Soberano Senhor Adonay Yahoweh : “Uma vez que a Filístia agiu por vingança e com maldade no coração, e com antiga hostilidade buscou destruir Judá” (NVI). 16Assim diz o Senhor Deus Yahoweh Adonay : “Eis que eu estenderei a minha mão contra os filisteus, eliminarei os queretitas e destruirei o resto da costa do mar (NAA). 17Executarei vingança terrível contra eles para castigá-los por aquilo que fizeram. E, quando eu tiver me vingado, eles saberão que eu sou o Senhor Yahweh (NVT).

Profeta Ezequiel: Mensagem contra Sidom

(Ez 28.20-23) 20A palavra do Senhor Yahweh veio a mim, dizendo (NAA): 21“Filho do homem, volte o rosto para a cidade de Sidom e profetize contra ela (NVT), 22e diga: ‘Assim diz o Senhor Deus Yahoweh Adonay : ‘Eis que eu estou contra você, ó Sidom, e serei glorificado no meio de você. Saberão que eu sou o Senhor Yahweh , quando nela executar juízos e nela me santificar (NAA). 23Enviarei uma peste contra você, e sangue correrá em suas ruas. O ataque virá de todos os lados: seus habitantes morrerão pela espada e ficarão estendidos no meio da cidade; então todos saberão que eu sou o Senhor Yahweh (NVT).

Profeta Ezequeil: Promessa de Restauração para Israel

(Ez 28.24-26) 24“Israel não terá mais vizinhos maldosos agindo como roseiras bravas dolorosas e espinhos pontudos. Pois eles saberão que eu sou o Soberano Senhor Adonay Yahoweh “. 25Assim diz o Soberano Senhor Adonay Yahoweh : “Quando eu reunir Israel de entre as nações nas quais foi espalhado, eu me mostrarei santo entre eles à vista das nações. Então eles viverão em sua própria terra, a qual dei ao meu servo Jacó. 26Eles viverão ali em segurança, construirão casas e plantarão vinhas; viverão em segurança quando eu castigar todos os seus vizinhos que lhes fizeram mal. Então eles saberão que eu sou o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Cidade de Tiro é Invadida por Nabucodonosor (Aproximadamente 585 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jeremias com 66 anos (Profeta dos Remanescentes de Judá)
  • Daniel com 43 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Ezequiel com 38 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Joaquim com 31 anos (filho de Jeoaquim e neto de Josias)
  • 20º ano do reinado de Nabucodonosor sobre a Babilônia
  • 20º ano da 1ª Deportação para a Babilônia
  • Dario com 16 anos (Reino da Média)
  • Ciro com 14 anos (Reino da Pérsia)
  • 12º ano da 2ª Deportação para a Babilônia

OUTRAS NAÇÕES; CIDADE DE TIRO

CENÁRIO HISTÓRICO: Reinos de Moabe e Amom são Conquistados por Nabucodonosor (Aproximadamente 582 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jeremias com 69 anos (Profeta dos Remanescentes de Judá)
  • Daniel com 46 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Ezequiel com 41 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Joaquim com 34 anos (filho de Jeoaquim e neto de Josias)
  • 23º ano do reinado de Nabucodonosor sobre a Babilônia
  • 23º ano da 1ª Deportação para a Babilônia
  • Dario com 19 anos (Reino da Média)
  • Ciro com 17 anos (Reino da Pérsia)
  • 15º ano da 2ª Deportação para a Babilônia

CIDADE DE JERUSALÉM5ª Deportação para a Babilônia

(Jr 52.30) 30No vigésimo terceiro ano de Nabucodonosor, ele enviou Nebuzaradã, capitão da guarda, que levou mais setecentos e quarenta e cinco judeus. Ao todo, quatro mil e seiscentas pessoas foram exiladas (NVT).

Israel e Judá não quiseram dar ouvidos ao Senhor

(2Rs 17.13-15) 13O Senhor Yahweh advertiu Israel e Judá por meio de todos os Profetas e de todos os videntes, dizendo: “Voltem-se dos seus maus caminhos e guardem os meus mandamentos e os meus estatutos, segundo toda a Lei que ordenei aos pais de vocês e que lhes enviei por meio dos meus servos, os Profetas”. 14Porém eles não quiseram ouvir; se tornaram obstinados e foram teimosos como os seus pais, que não creram no Senhor Yahweh , seu Deus Elohym . 15Rejeitaram os estatutos e a aliança que Deus tinha feito com os pais deles, e desprezaram as suas advertências. Seguiram os ídolos sem valor, e assim eles mesmos se tornaram sem valor. Seguiram as nações que estavam ao redor deles, das quais o Senhor Yahweh lhes havia ordenado que não as imitassem (NAA).

(2Rs 17.18-20) 18O Senhor Yahweh se indignou muito com Israel e o expulsou de sua presença. Com isso, restou somente a tribo de Judá (NVT). 19Mesmo o povo de Judá, porém, não obedeceu aos mandamentos do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , pois seguiu as práticas perversas introduzidas por Israel. 20O Senhor Yahweh rejeitou todos os descendentes de Israel. Como castigo, entregou-os a seus inimigos, até que expulsou Israel de sua presença (NVT).

(2Rs 18.12) 12Isso aconteceu porque não obedeceram à voz do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , mas quebraram a sua aliança, a saber, tudo o que Moisés, servo do Senhor Yahweh , havia ordenado; não o ouviram, nem o fizeram (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Estátua de Ouro de Nabucodonosor (Aproximadamente 580 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jeremias com 71 anos (Profeta dos Remanescentes de Judá)
  • Daniel com 48 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Ezequiel com 43 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Joaquim com 36 anos (filho de Jeoaquim e neto de Josias)
  • 25º ano do reinado de Nabucodonosor sobre a Babilônia
  • 25º ano da 1ª Deportação para a Babilônia
  • Dario com 21 anos (Reino da Média)
  • Ciro com 19 anos (Reino da Pérsia)
  • 17º ano da 2ª Deportação para a Babilônia

REINO DA BABILÔNIA

(Dn 3.1-2) 1O rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro de vinte e sete metros de altura e dois e setenta de largura e a colocou na planície de Dura, na província da Babilônia. 2Em seguida, enviou mensageiros a todos os altos funcionários, oficiais, governadores, conselheiros, tesoureiros, juízes, magistrados e todas as autoridades das províncias para que viessem à dedicação da estátua que ele havia levantado (NVT).

(Dn 3.3-7) 3Todas essas autoridades vieram e ficaram diante da estátua que o rei Nabucodonosor havia levantado. 4Então o arauto gritou: “Povos de todas as raças, nações e línguas, ouçam a ordem do rei! 5Quando ouvirem o som da trombeta, da flauta, da cítara, da lira, da harpa, do pífaro e de outros instrumentos musicais, prostrem-se no chão para adorar a estátua de ouro levantada pelo rei Nabucodonosor (NVT). 6Quem não se prostrar em terra e não a adorar será imediatamente atirado numa fornalha em chamas” (NVI). 7Portanto, ao som dos instrumentos musicais, todos, não importando sua raça, nação ou língua, se prostraram no chão e adoraram a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor havia levantado (NVT).

(Dn 3.8-12) 8No mesmo instante, alguns homens caldeus se aproximaram e acusaram os judeus (NAA). 9Disseram ao rei Nabucodonosor: “Que o rei viva para sempre! 10O rei publicou um decreto exigindo que todos se prostrassem e adorassem a imagem de ouro quando ouvissem o som da trombeta, da flauta, da cítara, da lira, da harpa, do pífaro e dos outros instrumentos musicais (NVT), 11e que todo o que não se prostrasse em terra e não a adorasse seria atirado numa fornalha em chamas (NVI). 12Há uns homens judeus, que o senhor, ó rei, pôs como administradores da província da Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Esses homens fizeram pouco caso do senhor, ó rei; não prestam culto aos deuses do rei, nem adoram a imagem de ouro que o senhor levantou” (NAA).

(Dn 3.13-15) 13Então Nabucodonosor, irado e furioso, mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, e eles foram levados à presença do rei (NAA), 14ele lhes disse: “Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, é verdade que vocês se recusam a servir meus deuses e a adorar a estátua que levantei? (NVT) 15Pois agora, quando vocês ouvirem o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério, da flauta dupla e de toda espécie de música, se vocês se dispuserem a prostrar-se em terra e a adorar a imagem que eu fiz, será melhor para vocês. Mas, se não a adorarem, serão imediatamente atirados numa fornalha em chamas. E que deus poderá livrá-los das minhas mãos?” (NVI)

(Dn 3.16-19) 16Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei: “Ó Nabucodonosor, quanto a isto não precisamos nem responder (NAA). 17Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus Elah a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das suas mãos, ó rei (NVI). 18E mesmo que ele não nos livre, fique sabendo, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que o senhor levantou” (NAA). 19Nabucodonosor se enfureceu tanto com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego que seu rosto ficou desfigurado de raiva. Então ordenou que a fornalha fosse aquecida sete vezes mais que de costume (NVT).

O Livramento na Fornalha de Fogo

(Dn 3.20-23) 20E ordenou que alguns dos soldados mais fortes do seu exército amarrassem Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e os atirassem na fornalha em chamas. 21E os três homens, vestidos com seus mantos, calções, turbantes e outras roupas, foram amarrados e atirados na fornalha extraordinariamente quente. 22A ordem do rei era tão urgente e a fornalha estava tão quente que as chamas mataram os soldados que levaram Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, 23os quais caíram amarrados dentro da fornalha em chamas (NVI).

(Dn 3.24-25) 24Em seguida, o rei Nabucodonosor, muito espantado, se levantou depressa e perguntou aos seus conselheiros: “Não eram três os homens que amarramos e jogamos no fogo?” Eles responderam: “É verdade, ó rei” (NAA). 25Mas o rei disse: “Eu, porém, estou vendo quatro homens soltos, andando no meio do fogo! Não sofreram nenhum dano! E o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses” (NAA).

(Dn 3.26-27) 26Então Nabucodonosor aproximou-se da entrada da fornalha em chamas e gritou: “Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Elah Altíssimo Elay , saiam! Venham aqui!” E Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram do fogo (NVI). 27Os altos funcionários, os oficiais, os governadores e os conselheiros se juntaram ao redor deles e viram que o fogo não os havia tocado. Nem um fio de cabelo na cabeça deles estava chamuscado, e suas roupas não estavam queimadas. Nem sequer tinham cheiro de fumaça (NVT).

Deus é Exaltado por Nabucodonosor

(Dn 3.28-30) 28Disse então Nabucodonosor: “Louvado seja o Deus Elah de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos! Eles confiaram nele, desafiaram a ordem do rei, preferindo abrir mão de sua vida a prestar culto e adorar a outro deus que não fosse o seu próprio Deus Elah . 29Por isso eu decreto que todo homem de qualquer povo, nação e língua que disser alguma coisa contra o Deus Elah de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja despedaçado e sua casa seja transformada em montes de entulho, pois nenhum outro deus é capaz de livrar alguém dessa maneira”. 30Então o rei promoveu Sadraque, Mesaque e Abede-Nego a melhores posições na província da Babilônia (NVI).

Profeta Ezequiel: Mensagem contra os Pastores Infiéis de Israel

(Ez 34.1-6) 1A palavra do Senhor Yahweh veio a mim, dizendo: 2“Filho do homem, profetize contra os pastores de Israel; profetize e diga-lhes: ‘Assim diz o Senhor Deus Yahoweh Adonay : ‘Ai dos pastores de Israel que apascentam a si mesmos! Será que os pastores não deveriam apascentar as ovelhas? 3Vocês comem a gordura, vestem-se da lã e matam as melhores ovelhas para comer, mas não apascentam o rebanho. 4Vocês não fortaleceram as fracas, não curaram as doentes, não enfaixaram as quebradas, não trouxeram de volta as desgarradas e não buscaram as perdidas, mas dominam sobre elas com força e tirania (NAA). 5Por não terem pastor, minhas ovelhas se espalharam e se tornaram presa fácil para qualquer animal selvagem (NVT). 6As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todas as colinas. As minhas ovelhas andam espalhadas por toda a terra, sem haver quem as procure ou quem as busque’(NAA).

(Ez 34.7-10) 7Por isso, pastores, ouçam a palavra do Senhor Yahweh : 8“Juro pela minha vida”, palavra do Soberano Adonay , o Senhor Yahoweh : “Visto que o meu rebanho ficou sem pastor, foi saqueado e se tornou comida de todos os animais selvagens, e uma vez que os meus pastores não se preocuparam com o meu rebanho, mas cuidaram de si mesmos em vez de cuidarem do rebanho” (NVI), 9por isso, pastores, ouçam a palavra do Senhor Yahweh : 10Assim diz o Senhor Deus Yahoweh Adonay : “Eis que estou contra os pastores e lhes pedirei contas das minhas ovelhas. Farei com que deixem de apascentar ovelhas, e não apascentarão mais a si mesmos. Livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que já não lhes sirvam de comida” (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...

Você não pode copiar o conteúdo desta página.