Bíblia Cronológica – Versões | Dia 251
251º Dia – 8 de Setembro
EXÍLIO BABILÔNIO
CURIOSIDADES:
- Jeremias com 89 anos (Profeta dos Remanescentes de Judá)
- Daniel com 65 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
- Ezequiel com 63 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
- Joaquim com 54 anos (filho de Jeoaquim e neto de Josias)
- 43º ano do reinado de Nabucodonosor sobre a Babilônia
- 43º ano da 1ª Deportação para a Babilônia
- Dario com 39 anos (Reino da Média)
- Ciro com 37 anos (Reino da Pérsia)
- 36º ano da 2ª Deportação para a Babilônia
REINO DA BABILÔNIA
(Dn 4.34-35) 34Ao fim daquele período, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, e percebi que o meu entendimento tinha voltado. Então louvei o Altíssimo Yllay ; honrei e glorifiquei aquele que vive para sempre: “O seu domínio é um domínio eterno; o seu reino dura de geração em geração (NVI). 35Todos os moradores da terra são considerados como nada, e o Altíssimo Yllay faz o que quer com o exército do céu e com os moradores da Terra. Não há quem possa deter a sua mão, nem questionar o que ele faz” (NAA).
(Dn 4.36-37) 36Nesse tempo, recuperei o entendimento e, para a dignidade do meu reino, recuperei também a minha majestade e o meu resplendor. Os meus conselheiros e os homens importantes vieram me procurar, fui restabelecido no meu reino, e a minha grandeza se tornou ainda maior (NAA). 37Agora eu, Nabucodonosor, louvo e exalto e glorifico o Rei dos céus, porque tudo o que ele faz é certo, e todos os seus caminhos são justos. E ele tem poder para humilhar aqueles que vivem com arrogância (NVI).
CURIOSIDADES:
- Jeremias com 90 anos (Profeta dos Remanescentes de Judá)
- Daniel com 66 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
- Ezequiel com 62 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
- Joaquim com 55 anos (filho de Jeoaquim e neto de Josias)
- 44º e último ano do reinado de Nabucodonosor sobre a Babilônia
- 44º ano da 1ª Deportação para a Babilônia
- Dario com 40 anos (Reino da Média)
- Ciro com 38 anos (Reino da Pérsia)
- 37º ano da 2ª Deportação para a Babilônia
O rei Joaquim é Libertado
(2Rs 25.27) 27No trigésimo sétimo ano do cativeiro de Joaquim, rei de Judá, no dia vinte e sete do décimo segundo mês, Evil-Merodaque, rei da Babilônia, no ano em que começou a reinar, libertou do cárcere Joaquim, rei de Judá (NAA).
(Jr 52.31) 31No ano trinta e sete do exílio do rei Joaquim de Judá, no ano em que Evil-Merodaque tornou-se rei de Babilônia, ele libertou o rei Joaquim de Judá da prisão no dia vinte e cinco do décimo segundo mês (NVI).
(Jr 52.33) 33Providenciou-lhe roupas novas, em lugar das roupas de prisioneiro, e permitiu que ele comesse na presença do rei enquanto vivesse (NVT).
(2Rs 25.29) 29Assim, Joaquim deixou suas vestes de prisão e pelo resto de sua vida comeu à mesa do rei.
O rei Joaquim recebe Subsistência Vitalícia
(2Rs 25.28) 28Evil-Merodaque tratou Joaquim com bondade e lhe deu uma posição mais alta do que a dos outros reis que eram prisioneiros com ele na Babilônia (NTLH).
(Jr 52.32) 32Falou com ele de modo bondoso e lhe deu um lugar de mais honra do que a dos reis que estavam com ele na Babilônia (NAA).
(Jr 52.34) 34E da parte do rei da Babilônia lhe foi dada subsistência vitalícia, uma pensão diária, até o dia da sua morte, durante todos os dias da sua vida (NAA).
(2Rs 25.30) 30E diariamente, enquanto viveu, Joaquim recebeu uma pensão do rei (NVI).
(1Cr 3.17-19a) 17Os filhos de Joaquim, exilado pelos babilônios, foram: Sealtiel, 18Malquirão, Pedaías, Senazar, Jecamias, Hosama e Nedabias. 19aOs filhos de Pedaías foram: Zorobabel e Simei (NVT).
REINO DE JUDÁ – Genealogia dos Reis de Judá depois de Davi
(1Cr 3.10-16) 10Salomão foi pai de Roboão, Roboão foi pai de Abias, Abias foi pai de Asa, e Asa foi pai de Josafá; 11Josafá foi pai de Jeorão, Jeorão foi pai de Acazias, e Acazias foi pai de Joás; 12Joás foi pai de Amazias, Amazias foi pai de Uzias, e Uzias foi pai de Jotão; 13Jotão foi pai de Acaz, Acaz foi pai de Ezequias, e Ezequias foi pai de Manassés; 14Manassés foi pai de Amom, e Amom foi pai de Josias; 15Josias foi pai de quatro filhos: Joanã, Jeoaquim, Zedequias e Joacaz. 16Jeoaquim foi pai de dois filhos: Joaquim e Zedequias (NTLH).
SALMOS – As Nações rendem Graças
(Sl 67.1-2) 1Que Deus Elohym tenha misericórdia de nós e nos abençoe, e faça resplandecer o seu rosto sobre nós, 2para que sejam conhecidos na terra os teus caminhos, a tua salvação entre todas as nações (NVI).
(Sl 67.3-5) 3Que os povos te louvem, ó Deus Elohym , sim, que todos os povos te louvem (NVT). 4Exultem e cantem de alegria as nações, pois governa os povos com justiça e guia as nações na Terra (NVI). 5Que os povos te louvem, ó Deus Elohym , sim, que todos os povos te louvem (NVT).
(Sl 67.6-7) 6A terra deu o seu fruto, e Deus Elohym , o nosso Deus Elohym , nos abençoa (NAA). 7Que Deus Elohym nos abençoe, e o temam todos os confins da Terra (NVI).
SALMOS DE PEREGRINAÇÃO – Clamor por Auxílio Divino
(Sl 123.1) 1A ti, que habita nos céus, elevo os olhos! (NAA)
(Sl 123.2-4) 2Como os olhos dos servos estão atentos às mãos dos seus senhores, e os olhos da serva, à mão de sua senhora, assim os nossos olhos estão atentos ao Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , até que tenha compaixão de nós (NAA). 3Tem misericórdia de nós, Senhor Yahweh , tem misericórdia, pois estamos cansados de tanto desprezo. 4Estamos exaustos de tanta zombaria dos orgulhosos e do desprezo dos arrogantes (NVT).
SALMOS DE PEREGRINAÇÃO – A Minha Alma anseia pelo Senhor
(Sl 130.1-2) 1Das profundezas clamo a ti, Senhor Yahweh . 2Escuta, Senhor Adonay , a minha voz; estejam alertas os teus ouvidos às minhas súplicas (NAA).
(Sl 130.3-4) 3 Senhor Yah , se mantivesse um registro de nossos pecados, quem, ó Senhor Adonay , sobreviveria? (NVT) 4Mas contigo está o perdão, para que seja temido (NAA).
(Sl 130.5-6) 5Espero no Senhor Yahweh com todo o meu ser, e na sua palavra ponho a minha esperança (NVI). 6A minha alma anseia pelo Senhor Adonay mais do que os guardas anseiam pelo romper da manhã. Mais do que os guardas pelo romper da manhã (NAA).
(Sl 130.7-8) 7Espere Israel no Senhor Yahweh , pois no Senhor Yahweh há misericórdia; nele, temos ampla redenção. 8É ele quem redime Israel de todas as suas iniquidades (NAA).
REINO DA BABILÔNIA – Profeta Daniel: A Visão dos Quatro Animais
(Dn 7.1) 1No primeiro ano do reinado de Belsazar, rei da Babilônia, Daniel teve um sonho, e visões passaram diante de seus olhos, quando ele estava deitado em sua cama. Logo depois ele escreveu o sonho, fazendo um resumo de todas as coisas (NAA).
(Dn 7.2-3) 2Daniel disse: Eu estava olhando, durante a minha visão da noite, e eis que os quatro ventos do céu agitavam o grande mar. 3Quatro animais, grandes, diferentes uns dos outros, subiam do mar (NAA).
(Dn 7.4) 4O primeiro era como um leão e tinha asas de águia. Enquanto eu olhava, as suas asas foram arrancadas, ele foi levantado da terra e posto em pé, para que andasse como homem; e foi dada a ele uma mente humana (NAA).
(Dn 7.5) 5A seguir, apareceu o segundo animal, semelhante a um urso, o qual se levantou sobre um dos seus lados. Na boca, entre os dentes, trazia três costelas. E lhe diziam: “Levante-se e devore muita carne” (NAA).
(Dn 7.6) 6Depois disto, continuei olhando, e eis que apareceu outro animal, semelhante a um leopardo. Tinha nas costas quatro asas de ave. Este animal tinha também quatro cabeças, e foi-lhe dado domínio (NAA).
(Dn 7.7-8) 7Depois disto, eu continuava olhando nas visões da noite, e apareceu o quarto animal, terrível, espantoso e muito forte. Tinha grandes dentes de ferro. Ele devorava, fazia em pedaços e pisava com os pés o que sobrava. Era diferente de todos os animais que apareceram antes dele e tinha dez chifres (NAA). 8Enquanto eu estava refletindo nos chifres, vi um outro chifre, pequeno, que surgiu entre eles; e três dos primeiros chifres foram arrancados para dar lugar a ele. Esse chifre possuía olhos como os olhos de um homem e uma boca que falava com arrogância (NVI).
Profeta Daniel: A Visão de Deus em seu Trono
(Dn 7.9-10) 9Enquanto eu olhava, tronos foram postos no lugar, e um Ancião se assentou. Sua veste era branca como a neve; o cabelo era branco como a lã. Seu trono ardia em fogo, e as rodas do trono estavam todas incandescentes. 10E saía um rio de fogo, de diante dele. Milhares de milhares o serviam; milhões e milhões estavam diante dele. O tribunal iniciou o julgamento, e os livros foram abertos (NVI).
(Dn 7.11-12) 11Continuei a observar por causa das palavras arrogantes que o chifre falava. Fiquei olhando até que o animal foi morto, e o seu corpo foi destruído e atirado no fogo. 12E foi tirada a autoridade dos outros animais, mas eles tiveram permissão para viver por um período de tempo (NVI).
Profeta Daniel: A Visão do Domínio do Filho do Homem
(Dn 7.13-14) 13Depois, em minha visão naquela noite, vi alguém semelhante a um Filho de Homem vindo com as nuvens do céu. Ele se aproximou do Ancião e foi conduzido à sua presença (NVT). 14Foi-lhe dado o domínio, a glória e o reino, para que as pessoas de todos os povos, nações e línguas o servissem. O seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído (NAA).
Profeta Daniel: A Interpretação da Visão
(Dn 7.15-20) 15Eu, Daniel, fiquei alarmado, e as visões que passaram diante dos meus olhos me perturbaram (NAA). 16Por isso aproximei-me de um dos que estavam em pé junto ao trono e perguntei o que tudo aquilo significava. Ele explicou (NVT): 17“Os quatro grandes animais são quatro reinos que se levantarão na terra (NVI). 18Mas os santos do Altíssimo Elyon receberão o reino e o possuirão para todo o sempre, de eternidade a eternidade”. 19Então tive desejo de conhecer a verdade a respeito do quarto animal, que era diferente de todos os outros, muito terrível, cujos dentes eram de ferro, cujas garras eram de bronze, que devorava, fazia em pedaços e pisava com os pés o que sobrava. 20Também quis saber a respeito dos dez chifres que ele tinha na cabeça e do outro chifre que subiu, diante do qual caíram três chifres, ou seja, aquele chifre que tinha olhos e uma boca que falava com arrogância e que parecia mais forte do que os outros chifres (NAA).
(Dn 7.21-22) 21Enquanto eu olhava, eis que esse chifre fazia guerra contra os santos e estava vencendo (NAA), 22até o momento em que veio o Ancião e foi feito o julgamento em favor dos santos do Altíssimo Elyon . E chegou o tempo em que os santos entraram na posse do reino (BJ).
(Dn 7.23-28) 23Depois ele me disse: “A quarta besta é o quarto reino que dominará a terra, e será diferente de todos os outros. Devorará o mundo inteiro, pisoteará e esmagará tudo que estiver em seu caminho. 24Seus dez chifres são dez reis que governarão esse império. Então surgirá outro rei, diferente dos dez, que subjugará três reis (NVT). 25Ele falará contra o Altíssimo Yllay , oprimirá os santos do Altíssimo Elyon e tentará mudar os tempos e a lei; e os santos serão entregues nas mãos dele por um tempo, tempos e metade de um tempo (NAA). 26Mas o tribunal o julgará, e o seu poder será tirado e totalmente destruído para sempre (NVI). 27Então serão dados ao povo santo do Altíssimo Elyon a soberania, o poder e a grandeza de todos os reinos debaixo dos céus. O reino do Altíssimo permanecerá para sempre, e todos os governantes o servirão e lhe obedecerão” (NVT). 28Aqui termina a explicação. Quanto a mim, Daniel, os meus pensamentos muito me perturbaram, e o meu rosto se empalideceu. Mas guardei estas coisas em meu coração (NAA).
CURIOSIDADES:
- Daniel com 67 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
- Ezequiel com 63 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
- Joaquim com 56 anos (filho de Jeoaquim e neto de Josias)
- 45º ano da 1ª Deportação para a Babilônia
- Dario com 41 anos (Reino da Média)
- Ciro com 39 anos (Reino da Pérsia)
- 38º ano da 2ª Deportação para a Babilônia
- Evil-Merodaque é assassinado e Neriglissar assume o Reino da Babilônia
OUTRAS NAÇÕES: CIDADE DE TAFNES – EGITO
CURIOSIDADES:
- Daniel com 68 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
- Ezequiel com 64 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
- Joaquim com 57 anos (filho de Jeoaquim e neto de Josias)
- 46º ano da 1ª Deportação para a Babilônia
- Dario com 42 anos (Reino da Média)
- Ciro com 40 anos (Reino da Pérsia)
- 39º ano da 2ª Deportação para a Babilônia
- 1º ano do reinado de Neriglissar sobre a Babilônia
OUTRAS NAÇÕES: REINO DA PÉRSIA
CURIOSIDADES:
- Daniel com 71 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
- Ezequiel com 67 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
- Joaquim com 60 anos (filho de Jeoaquim e neto de Josias)
- 49º ano da 1ª Deportação para a Babilônia
- Dario com 45 anos (Reino da Média)
- Ciro com 43 anos (Reino da Pérsia)
- 42º ano da 2ª Deportação para a Babilônia
- 4º e último ano do reinado de Neriglissar sobre a Babilônia
- Labashi-Marduk (filho de Neriglissar) assume o trono babilônio, mas é assassinado em poucos meses
- Nabonido começa a reinar sobre a Babilônia
- 3º ano do reinado de Ciro sobre a Pérsia
CURIOSIDADES:
- Daniel com 74 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
- Ezequiel com 70 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
- Joaquim com 63 anos (filho de Jeoaquim e neto de Josias)
- 52º ano da 1ª Deportação para a Babilônia
- Dario com 48 anos (Reino da Média)
- Ciro com 46 anos (Reino da Pérsia)
- 45º ano da 2ª Deportação para a Babilônia
- 6º ano do reinado de Ciro sobre a Pérsia
- 3º ano do reinado de Nabonido sobre a Babilônia
REINO DA BABILÔNIA