• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 250

250º Dia – 7 de Setembro

REINO DE JUDÁ E EXÍLIO BABILÔNIO

CENÁRIO HISTÓRICO: Profeta Jeremias: Hino de Louvor a Deus (Aproximadamente 571 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jeremias com 80 anos (Profeta dos Remanescentes de Judá)
  • Daniel com 56 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Ezequiel com 52 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Joaquim com 45 anos (filho de Jeoaquim e neto de Josias)
  • 34º ano do reinado de Nabucodonosor sobre a Babilônia
  • 34º ano da 1ª Deportação para a Babilônia
  • Dario com 30 anos (Reino da Média)
  • Ciro com 28 anos (Reino da Pérsia)
  • 27º ano da 2ª Deportação para a Babilônia

CIDADE DE TAFNES, EGITO

(Jr 51.15-19) 15Deus fez a Terra pelo seu poder. Com a sua sabedoria, estabeleceu o mundo; e, com a sua inteligência, estendeu os céus. 16Quando ele faz soar a sua voz, logo há tumulto de águas no céu, e nuvens sobem das extremidades da Terra. Ele cria os relâmpagos para a chuva e dos seus depósitos faz sair o vento. 17Todas as pessoas são tolas e não têm conhecimento. Todo ourives é envergonhado pela imagem que ele mesmo esculpiu, pois, as suas imagens são falsas, e nelas não há fôlego de vida (NAA). 18Elas são inúteis, são objetos de zombaria. Quando vier o julgamento delas, perecerão (NVI). 19Mas o Deus de Israel não é como esses ídolos; ele é o Criador de todas as coisas, incluindo Israel, a nação que lhe pertence. Seu nome é Senhor Yahweh dos Exércitos! (NVT)

Profeta Jeremias: A Babilônia foi o Poder Destruidor nas Mãos de Deus

(Jr 51.20-23) 20“Babilônia, você era o meu martelo e minhas armas de guerra. Por meio de você, despedacei nações e destruí reinos. 21Por meio de você, despedacei o cavalo e o seu cavaleiro; despedacei o carro de guerra e o seu cocheiro. 22Por meio de você, despedacei homens e mulheres, despedacei velhos e jovens, despedacei rapazes e moças. 23Por meio de você, despedacei o pastor e o seu rebanho, despedacei o lavrador e a sua junta de bois, despedacei governadores e autoridades” (NAA).

Profeta Jeremias: O Castigo da Babilônia

(Jr 51.24-26) 24“Diante dos olhos de vocês, pagarei à Babilônia e a todos os moradores da Caldeia toda a maldade que fizeram em Sião”, diz o Senhor Yahweh . 25“Eis que sou contra você, ó montanha destruidora, que destrói toda a terra”, diz o Senhor Yahweh . “Estenderei a mão contra você, farei com que role do alto das rochas e se transforme em monte queimado. 26De você não será tirada nenhuma pedra para ser pedra angular ou para fazer um alicerce, porque você será uma desolação perpétua”, diz o Senhor Yahweh (NAA).

(Jr 51.27-29) 27Ergam um estandarte na Terra! Toquem a trombeta entre as nações! Preparem as nações para o combate contra ela; convoquem contra ela estes reinos: Ararate, Mini e Asquenaz. Nomeiem um comandante contra ela; lancem os cavalos ao ataque como um enxame de gafanhotos (NVI). 28Reúnam contra ela os exércitos das nações comandados pelos reis da Média e todos os seus capitães e oficiais. 29A terra estremece e se contorce de dor, pois todos os planos do Senhor Yahweh contra a Babilônia permanecem inalterados; a Babilônia ficará desolada, sem um só habitante (NVT).

(Jr 51.30-33) 30Seus guerreiros valentes pararam de lutar e permanecem em seus quartéis, sem coragem alguma; tornaram-se como mulheres. Os invasores queimaram as casas e quebraram os portões da cidade (NVT). 31Um arauto sai ao encontro de outro arauto, um mensageiro sai ao encontro de outro mensageiro, para anunciar ao rei da Babilônia que a sua cidade foi invadida de todos os lados, 32que as passagens do rio estão ocupadas, as fortalezas estão em chamas, e os homens de guerra, amedrontados. 33Porque assim diz o Senhor Yahweh dos Exércitos, o Deus Elohym de Israel: “A filha da Babilônia é como a eira quando é aplanada e pisada; ainda um pouco, e chegará para ela o tempo da colheita” (NAA).

(Jr 51.34-35) 34“Nabucodonosor, rei da Babilônia, nos devorou, nos esmagou e nos deixou sem forças. Ele nos engoliu como um monstro; encheu o estômago com nossas riquezas e nos vomitou de nossa terra (NVT). 35Que a violência cometida à nossa carne esteja sobre a Babilônia”, dizem os habitantes de Sião. “Que o nosso sangue esteja sobre aqueles que moram na Babilônia”, diz Jerusalém (NVI).

(Jr 51.36-40) 36Por isso, assim diz o Senhor Yahweh : “Vejam, defenderei a causa de vocês e os vingarei; secarei o seu mar e esgotarei as suas fontes. 37A Babilônia se tornará um amontoado de ruínas, uma habitação de chacais, objeto de pavor e de zombaria, um lugar onde ninguém vive (NVI). 38Os babilônios rugem como leões e rosnam como leõezinhos (NAA). 39Mas, enquanto estiverem excitados, prepararei um banquete para eles e os deixarei bêbados, para que fiquem bem alegres e, então, durmam e jamais acordem”, declara o Senhor Yahweh (NVI). 40“Farei com que sejam levados como cordeiros ao matadouro, como carneiros e bodes” (NAA).

Profeta Jeremias: A Queda da Babilônia

(Jr 51.41-44) 41Como foi tomada a Babilônia, e apanhada de surpresa a glória de toda a Terra! Como é possível? Babilônia se tornou objeto de horror entre as nações. 42O mar invadiu a Babilônia e a cobriu com a multidão das suas ondas. 43Suas cidades se tornaram em desolação, terra seca e deserta, terra em que ninguém habita e por onde não passa ninguém. 44“Castigarei Bel na Babilônia e farei com que lance de sua boca o que engoliu. As nações nunca mais afluirão a ele. Também a muralha da Babilônia cairá” (NAA).

(Jr 51.45-49) 45“Saia do meio dela, meu povo! Que cada um salve a sua vida do furor da ira do Senhor Yahweh . 46Não desfaleça o coração de vocês, nem tenham medo do rumor que se há de ouvir na terra. Pois virá num ano um rumor, noutro ano, outro rumor. Haverá violência na terra, dominador contra dominador. 47Portanto, eis que vêm dias em que castigarei as imagens de escultura da Babilônia. Toda a sua terra será envergonhada, e todos os seus feridos cairão no meio dela (NAA). 48Então os céus e a terra se alegrarão, porque do norte virão exércitos destruidores contra a Babilônia”, diz o Senhor Yahweh . 49“Assim como a Babilônia matou o povo de Israel e outros povos de todo o mundo, também seu povo será morto” (NVT).

Profeta Jeremias: Mensagem aos Judeus na Babilônia

(Jr 51.50-53) 50Saiam, todos vocês que escaparam da espada! Não fiquem parados, fujam enquanto podem! Embora estejam numa terra distante, lembrem-se do Senhor Yahweh e pensem em seu lar em Jerusalém (NVT). 51Estamos envergonhados pois fomos insultados e a vergonha cobre o nosso rosto, porque estrangeiros penetraram nos lugares santos do Templo do Senhor (NVI). 52“Sim”, diz o Senhor Yahweh , “mas está chegando o dia em que eu destruirei os ídolos da Babilônia. Por toda a terra se ouvirão os gemidos de seu povo ferido (NVT). 53Mesmo que a Babilônia chegue ao céu e fortifique no alto a sua fortaleza, enviarei destruidores contra ela”, declara o Senhor Yahweh (NVI).

Profeta Jeremias: A Destruição da Babilônia

(Jr 51.54-57) 54Da Babilônia se ouvem gritos, e da terra dos caldeus, o ruído de grande destruição. 55Porque o Senhor Yahweh está destruindo a Babilônia e fazendo cessar o barulho que ela faz. As suas ondas bramarão como muitas águas e se ouvirá o tumulto da sua voz (NAA). 56Exércitos destruidores vêm contra a Babilônia; seus homens valentes são capturados, seus arcos se quebram em suas mãos. Pois o Senhor Yahweh é Deus El que dá o justo castigo; sempre retribui em plena medida (NVT). 57“Deixarei embriagados os seus príncipes, os seus sábios, os seus governadores, as suas autoridades e os seus valentes. Dormirão sono eterno e não acordarão”, diz o Rei, cujo nome é Senhor Yahweh dos Exércitos (NAA).

(Jr 51.58) 58Assim diz o Senhor Yahweh dos Exércitos: “Os largos muros da Babilônia serão arrasados, e seus grandes portões, queimados. Construtores de muitas nações trabalharam em vão, pois sua obra será destruída pelo fogo” (NVT).

(Jr 25.12-14) 12“Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, castigarei o rei da Babilônia e aquela nação, a terra dos caldeus, por causa de sua iniquidade”, diz o Senhor Yahweh , “farei deles ruínas perpétuas (NAA). 13Cumprirei naquela terra tudo o que falei contra ela, tudo o que está escrito neste livro e que Jeremias profetizou contra todas as nações (NVI). 14Muitas nações e muitos grandes reis escravizarão os babilônios, assim como eles escravizaram meu povo. Eu os castigarei na mesma proporção do sofrimento que causaram com suas ações” (NVT).

REINO DA BABILÔNIAProfeta Daniel: Testemunho de Louvor a Deus por Nabucodonosor

(Dn 4.1-3) 1O rei Nabucodonosor às pessoas de todos os povos, nações e línguas, que habitam em toda a terra: “Que a paz lhes seja multiplicada! (NAA) 2Tenho a satisfação de falar-lhes a respeito dos sinais e das maravilhas que o Deus Altíssimo Elah Illay realizou para mim (NVI). 3Como são grandes os seus sinais, e como são poderosas as suas maravilhas! O seu reino é um reino eterno, e o seu domínio se estende de geração em geração” (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: Profeta Daniel: O Segundo Sonho de Nabucodonosor (Aproximadamente 570 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jeremias com 81 anos (Profeta dos Remanescentes de Judá)
  • Daniel com 57 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Ezequiel com 53 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Joaquim com 46 anos (filho de Jeoaquim e neto de Josias)
  • 35º ano do reinado de Nabucodonosor sobre a Babilônia
  • 35º ano da 1ª Deportação para a Babilônia
  • Dario com 31 anos (Reino da Média)
  • Ciro com 29 anos (Reino da Pérsia)
  • 28º ano da 2ª Deportação para a Babilônia

(Dn 4.4-7) 4Eu, Nabucodonosor, vivia em meu palácio, com todo conforto e prosperidade (NVT). 5Tive um sonho que me deixou alarmado. Estando eu deitado em minha cama, os pensamentos e visões que passaram pela minha mente deixaram-me aterrorizado (NVI). 6Por isso, expedi um decreto, ordenando que fossem trazidos à minha presença todos os sábios da Babilônia, para que me revelassem a interpretação do sonho (NAA). 7Quando todos os magos, encantadores, astrólogos e adivinhos vieram, eu lhes contei meu sonho, mas eles não foram capazes de me dizer o que ele significava (NVT).

(Dn 4.8-12) 8Por fim veio Daniel à minha presença e eu lhe contei o sonho. Ele é chamado Beltessazar, em homenagem ao nome do meu deus; e o espírito dos santos deuses está nele. 9Eu disse: “Beltessazar, chefe dos magos, sei que o espírito dos santos deuses está em você, e que nenhum mistério é difícil demais para você. Vou contar-lhe o meu sonho; interprete-o para mim” (NVI). 10Estas foram as visões que passaram diante dos meus olhos quando eu estava deitado na minha cama: eu estava olhando e vi uma árvore no meio da terra, cuja altura era enorme. 11A árvore cresceu e se tornou forte, de maneira que a sua altura chegou até o céu; ela podia ser vista desde os confins da terra. 12A sua folhagem era bela, o seu fruto era abundante, e nela havia sustento para todos. Debaixo dela os animais selvagens achavam sombra, e as aves do céu faziam morada nos seus ramos; e todos os seres vivos se alimentavam dela (NAA).

(Dn 4.13-18) 13No meu sonho, quando eu estava na minha cama, vi um vigilante, um santo, que descia do céu, 14gritando em alta voz: “Derrubem a árvore, cortem os seus ramos, arranquem as folhas e espalhem os seus frutos. Espantem os animais que estão debaixo dela e as aves que fazem morada nos seus ramos (NAA). 15Mas deixem o toco e as suas raízes, presos com ferro e bronze; fique ele no chão, em meio a relva do campo. Ele será molhado com o orvalho do céu e com os animais comerá a grama da terra (NVI). 16Que o coração dele seja mudado, para que não seja mais coração humano, e lhe seja dado coração de animal; e passem sobre ele sete tempos. 17Esta sentença é por decreto dos vigilantes, e esta ordem é por mandado dos santos, para que os que vivem saibam que o Altíssimo Illay tem domínio sobre o reino dos homens. Ele dá esse reino a quem quer, e põe sobre ele até o mais humilde dos homens” (NAA). 18“Esse é o sonho que eu, o rei Nabucodonosor, tive. Agora, Beltessazar, diga-me o significado do sonho, pois nenhum dos sábios do meu reino consegue interpretá-lo para mim, exceto você, pois o espírito dos santos deuses está em você” (NVI).

Profeta Daniel: A Interpretação do Sonho de Nabucodonosor

(Dn 4.19-23) 19Então Daniel, também chamado Beltessazar, ficou estarrecido por algum tempo, e os seus pensamentos o deixaram aterrorizado. Então o rei disse: “Beltessazar, não deixe que o sonho ou a sua interpretação o assuste”. Beltessazar respondeu: “Meu senhor, quem dera o sonho só se aplicasse aos teus inimigos e o seu significado somente aos teus adversários! (NVI) 20A árvore que o rei viu crescia e ficava alta e forte; chegava até o céu e podia ser vista por todo o mundo (NVT), 21cuja folhagem era bela, cujo fruto era abundante, na qual havia sustento para todos, debaixo da qual os animais selvagens achavam sombra, e em cujos ramos as aves do céu faziam morada (NAA), 22essa árvore é o próprio rei. Pois o rei cresceu e se tornou forte e grande; sua grandeza chega até o céu, e seu domínio, até os confins da Terra. 23Então o rei viu um mensageiro, um ser santo que descia do céu e que disse: ‘Derrubem a árvore e destruam-na! Mas deixem na terra o toco, com suas raízes, preso com um anel de ferro e bronze e cercado da relva verde. Que seja molhado pelo orvalho do céu e viva com os animais do campo por sete períodos’(NVT).

(Dn 4.24-26) 24“Esta é a interpretação, ó rei, e este é o decreto que o Altíssimo Illay emitiu contra o rei, meu senhor (NVI): 25O senhor será expulso do meio das pessoas, e a sua morada será com os animais selvagens; o senhor comerá capim como os bois, e será molhado pelo orvalho do céu; e passarão sete tempos, até que o senhor, ó rei, reconheça que o Altíssimo Illay tem domínio sobre os reinos do mundo e os dá a quem ele quer. 26Quanto ao que foi dito, que se deixasse o toco da árvore com as suas raízes, isto significa que o seu reino voltará a ser seu, depois que o senhor tiver reconhecido que o Céu domina” (NAA).

Profeta Daniel: O Conselho do Profeta à Nabucodonosor

(Dn 4.27-28) 27“Portanto, ó rei, aceita o meu conselho: Renuncia a teus pecados e à tua maldade, pratique a justiça e tenha compaixão dos necessitados. Talvez, então, continue a viver em paz” (NVI). 28Tudo isso, de fato, aconteceu com o rei Nabucodonosor (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: Nabucodonosor Invade o Egito (Aproximadamente 569 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jeremias com 82 anos (Profeta dos Remanescentes de Judá)
  • Daniel com 58 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Ezequiel com 54 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Joaquim com 47 anos (filho de Jeoaquim e neto de Josias)
  • 36º ano do reinado de Nabucodonosor sobre a Babilônia
  • 36º ano da 1ª Deportação para a Babilônia
  • Dario com 32 anos (Reino da Média)
  • Ciro com 30 anos (Reino da Pérsia)
  • 29º ano da 2ª Deportação para a Babilônia

CENÁRIO HISTÓRICO: Profeta Daniel: O Sonho se Cumpre sobre a Vida de Nabucodonosor (Aproximadamente 569 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jeremias com 82 anos (Profeta dos Remanescentes de Judá)
  • Daniel com 58 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Ezequiel com 54 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Joaquim com 47 anos (filho de Jeoaquim e neto de Josias)
  • 36º ano do reinado de Nabucodonosor sobre a Babilônia
  • 36º ano da 1ª Deportação para a Babilônia
  • Dario com 32 anos (Reino da Média)
  • Ciro com 30 anos (Reino da Pérsia)
  • 29º ano da 2ª Deportação para a Babilônia

(Dn 4.29-33) 29Passados doze meses, quando estava passeando no terraço do palácio real da cidade da Babilônia (NAA), 30e disse: “Vejam a grande cidade da Babilônia! Com meu próprio poder, construí esta cidade para ser o centro de meu reino e para mostrar o esplendor de minha majestade” (NVT). 31Enquanto o rei ainda falava, veio uma voz do céu, que disse: “A você, rei Nabucodonosor, se anuncia o seguinte: ‘Este reino lhe foi tirado. 32Você será expulso do meio das pessoas, e a sua morada será com os animais selvagens; você comerá capim como os bois, e passarão sete tempos, até que você reconheça que o Altíssimo Illay tem domínio sobre os reinos do mundo e os dá a quem ele quer’” (NAA). 33A sentença sobre Nabucodonosor cumpriu-se imediatamente. Ele foi expulso do meio dos homens e passou a comer capim como os bois. Seu corpo molhou-se com o orvalho do céu, até que os seus cabelos e pelos cresceram como as penas da águia, e as suas unhas como as garras das aves (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.