Bíblia Cronológica – Versões | Dia 258
258º Dia – 15 de Setembro
POVO DE JUDÁ E O IMPÉRIO PERSA
CURIOSIDADES:
- Dario com 68 anos (Reino da Média)
- Ciro com 66 anos (Reino da Pérsia)
- 26º ano do reinado de Ciro sobre a Pérsia
- 6º ano do reinado de Ciro e Dario sobre o Reino Medo-Pérsia
- 2º ano do Retorno dos judeus à Jerusalém
(Ed 3.8) 8A construção do Templo de Deus Elohym começou no segundo mês do segundo ano depois da chegada a Jerusalém. O grupo de trabalhadores era constituído de todos que haviam regressado do exílio, incluindo Zorobabel, filho de Sealtiel, Jesua, filho de Jeozadaque, e seus colegas, os Sacerdotes, bem como todos os Levitas. Os Levitas de vinte anos para cima foram encarregados de supervisionar a construção do Templo do Senhor Yahweh (NVT).
(Ed 3.9) 9Jesua, seus filhos e seus irmãos, e Cadmiel e seus filhos, descendentes de Hodavias, e os filhos de Henadade e seus filhos e seus irmãos, todos eles Levitas, uniram-se para supervisionar os que trabalhavam no Templo de Deus Elohym (NVI).
Os Alicerces do Templo são lançados debaixo de Louvores a Deus
(Ed 3.10-11) 10Quando os construtores lançaram os alicerces do Templo do Senhor Yahweh , os Sacerdotes, com suas vestes e suas trombetas, e os Levitas, filhos de Asafe, com címbalos, tomaram seus lugares para louvar o Senhor Yahweh , conforme prescrito por Davi, rei de Israel (NVI). 11Com louvores e ação de graças, entoaram este cântico ao Senhor Yahweh : “Ele é bom! Seu amor por Israel dura para sempre!” Então todo o povo louvou o Senhor Yahweh em alta voz, pois haviam sido lançados os alicerces do Templo do Senhor (NVT).
(Ed 3.12-13) 12Porém muitos dos Sacerdotes, Levitas e chefes de famílias, já idosos, que tinham visto o primeiro Templo, choraram em alta voz quando, diante de seus olhos, foram lançados os alicerces deste Templo; muitos, no entanto, levantaram as vozes com gritos de alegria. 13E assim não se podiam distinguir as vozes de alegria das vozes do choro do povo; pois o povo gritava tão alto, que as vozes se ouviam de longe (NAA).
SALMOS DOS FILHOS DE CORÁ – Saudades do Templo
(Sl 84.1-2) 1Quão amáveis são os teus Tabernáculos, Senhor Yahweh dos Exércitos! (NAA) 2A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor Yahweh ; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus El vivo (NVI).
(Sl 84.3-7) 3O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes, perto dos teus altares, Senhor Yahweh dos Exércitos, Rei meu e Deus Elohym meu! (NAA) 4Como são felizes os que habitam em tua casa, sempre cantando louvores a ti! 5Como são felizes os que de ti recebem forças, os que decidem percorrer os teus caminhos (NVT). 6Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono também o enchem de cisternas. 7Prosseguem o caminho de força em força, até que cada um se apresente a Deus Elohym em Sião (NVI).
(Sl 84.8-9) 8Ouve a minha oração, ó Senhor Yahweh Deus Elohym dos Exércitos; escuta-me, ó Deus Elohym de Jacó (NVI): 9“Olha, ó Deus Elohym , escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido” (ARA).
(Sl 84.10) 10“Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da Casa do meu Deus Elohym a habitar nas tendas dos ímpios” (NVI).
(Sl 84.11-12) 11Porque o Senhor Yahweh Deus Elohym é sol e escudo; o Senhor Yahweh dá graça e glória; não recusa nenhum bem aos que andam retamente. 12“Ó Senhor Yahweh dos Exércitos, feliz é aquele que em ti confia” (NAA).
SALMOS – Ofertas de Gratidão
(Sl 66.1-4) 1Aclamem a Deus Elohym , todos os habitantes da terra! 2Cantem a glória de seu nome, anunciem ao mundo quão glorioso ele é (NVT). 3Digam isto a Deus Elohym : “Que tremendos são os teus feitos! Pela grandeza do teu poder, a ti se mostram submissos os teus inimigos. 4Toda a Terra se prostra diante de ti, e canta louvores a ti; canta louvores ao teu nome” (NAA).
(Sl 66.5-6) 5“Venham e vejam as obras de Deus Elohym : tremendos feitos para com os filhos dos homens!” (NAA) 6Ele transformou o mar em terra seca, e o povo atravessou as águas a pé; e ali nos alegramos nele (NVI).
(Sl 66.7-9) 7Ele governa para sempre com o seu poder, seus olhos vigiam as nações; que os rebeldes não se levantem contra ele! 8Bendigam o nosso Deus Elohym , ó povos, façam ressoar o som do seu louvor; 9foi ele quem preservou as nossas vidas impedindo que os nossos pés escorregassem (NVI).
(Sl 66.10-12) 10Pois o Senhor, ó Deus Elohym , nos submeteu à prova e nos refinou como a prata. 11Fez-nos cair numa armadilha e sobre nossas costas pôs fardos. 12Deixou que os inimigos cavalgassem sobre a nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água, mas a um lugar de fartura nos trouxe (NVI).
(Sl 66.13-15) 13Para o teu Templo virei com holocaustos e cumprirei os meus votos para contigo (NVI), 14sim, os votos sagrados que fiz quando estava em grande aflição. 15Por isso te apresentarei holocaustos: meus melhores carneiros, como aroma agradável, e um sacrifício de novilhos e cabritos (NVT).
(Sl 66.16-20) 16Venham e ouçam, todos vocês que temem a Deus Elohym , e eu lhes contarei o que ele fez por mim. 17Pois a ele clamei por socorro e o louvei enquanto falava (NVT). 18Se, no coração, eu tivesse contemplado iniquidade, o Senhor Adonay não teria me ouvido. 19Entretanto, Deus Elohym me ouviu e atendeu a voz da minha oração. 20Bendito seja Deus Elohym , que não rejeitou a minha oração, nem afastou de mim a sua graça (NAA).
SALMOS DE PEREGRINAÇÃO – Fé Inabalável
(Sl 125.1-2) 1Os que confiam no Senhor Yahweh são como o monte Sião, que não se abala, mas continua firme para sempre. 2Como em volta de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor Yahweh está ao redor do seu povo, desde agora e para sempre (NAA).
(Sl 125.3) 3O cetro dos ímpios não permanecerá na terra dos justos, para que os justos não comecem a praticar a iniquidade (NAA).
(Sl 125.4-5) 4 Senhor Yahweh , trata com bondade aos que fazem o bem, aos que têm coração íntegro (NVI). 5Quanto aos que se desviam para caminhos tortuosos, o Senhor Yahweh os levará juntamente com os malfeitores. Paz sobre Israel! (NAA)
SALMOS – Deus salva de todas as Tribulações
(Sl 107.1-3) 1Deem graças ao Senhor Yahweh , porque ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre (NAA). 2Assim o digam os que o Senhor Yahweh resgatou, os que livrou das mãos do adversário, 3e reuniu de outras terras, do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul (NVI).
(Sl 107.4-9) 4Andaram errantes pelo deserto, por lugares áridos, sem achar cidade em que pudessem morar. 5Famintos e sedentos, desfalecia neles a alma. 6Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor Yahweh , e ele os livrou das suas tribulações (NAA), 7e os conduziu por caminho seguro a uma cidade habitada (NVI). 8Que eles deem graças ao Senhor Yahweh por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens! (NAA) 9Porque ele sacia o sedento e satisfaz plenamente o faminto (NVI).
(Sl 107.10-16) 10Alguns se assentaram nas trevas e nas sombras da morte, presos em aflição e em correntes de ferro, 11por terem se rebelado contra a palavra de Deus El e desprezado o conselho do Altíssimo Elyon . 12Por isso ele os sujeitou a trabalhos pesados; caíram, e não houve quem os ajudasse (NVT). 13Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor Yahweh , e ele os livrou das suas tribulações. 14Tirou-os das trevas e da sombra da morte e quebrou as correntes que os prendiam. 15Que eles deem graças ao Senhor Yahweh por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens! (NAA) 16Pois ele quebrou as portas de bronze da prisão e partiu as trancas de ferro (NVT).
(Sl 107.17-22) 17Tornaram-se tolos por causa dos seus caminhos rebeldes, e sofreram por causa das suas maldades (NVI). 18Abominaram todo tipo de comida, e chegaram às portas da morte. 19Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor Yahweh , e ele os livrou das suas tribulações. 20Enviou-lhes a sua palavra, e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal. 21Que eles deem graças ao Senhor Yahweh por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens! (NAA) 22Que eles ofereçam sacrifícios de ação de graças e anunciem as suas obras com cânticos de alegria (NVI).
(Sl 107.23-32) 23Os que, tomando navios, descem aos mares, os que fazem comércio na imensidade das águas (NAA), 24também eles viram as obras do Senhor Yahweh e suas maravilhas nas águas mais profundas (NVT). 25Pois Deus falou e fez levantar o vento tempestuoso, que elevou as ondas do mar (NAA). 26Seus navios eram lançados aos céus, depois desciam às profundezas; foram tomados de pavor (NVT). 27Cambaleavam, tontos como bêbados, e toda a sua habilidade foi inútil (NVI). 28Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor Yahweh , e ele os livrou das suas tribulações (NAA). 29Reduziu a tempestade a uma brisa e serenou as ondas. 30As ondas sossegaram, ele se alegraram, e Deus os guiou ao porto almejado (NVI). 31Que eles deem graças ao Senhor Yahweh por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens! (NAA) 32Que o exaltem em público, diante da comunidade e dos líderes do povo (NVT).
(Sl 107.33-37) 33Ele transforma rios em desertos, e fontes de água em terra seca. 34Torna a terra fértil em solo inútil, por causa da perversidade de seus habitantes. 35Também transforma os desertos em açudes e a terra seca em fontes de água. 36Leva os famintos para ali se estabelecerem e construírem suas cidades. 37Eles semeiam campos, plantam videiras e têm grandes colheitas (NVT).
(Sl 107.38-43) 38Sim, ele os abençoa! Ali, criam famílias numerosas, e seus rebanhos não param de crescer. 39Mas, quando diminuem em número e empobrecem por causa da opressão, da miséria e da tristeza (NVT), 40Deus derrama desprezo sobre os nobres e os faz vagar num deserto sem caminhos (NVI). 41Contudo, livra do sofrimento os pobres e aumenta suas famílias como rebanhos de ovelhas. 42Os justos verão essas coisas e se alegrarão, enquanto os perversos serão calados (NVT). 43Quem é sábio atente para essas coisas e considere as misericórdias do Senhor Yahweh (NAA).
A Oposição dos Samaritanos
(Ed 4.1-3) 1Quando os adversários de Judá e Benjamim ouviram que os que haviam voltado do cativeiro estavam reconstruindo o Templo ao Senhor Yahweh , Deus Elohym de Israel, 2aproximaram-se de Zorobabel e dos chefes de famílias e lhes disseram: “Deixem-nos ajudar na construção, porque buscamos o mesmo Deus Elohym que vocês buscam. Já temos oferecido sacrifícios a ele desde os dias de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos fez vir para este lugar” (NAA). 3Mas Zorobabel, Josué e os outros chefes de família de Israel responderam: “De maneira nenhuma! Vocês não podem participar desse trabalho. Somente nós construiremos o Templo para o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel, conforme Ciro, rei da Pérsia, nos ordenou” (NVT).
(Ed 4.4-5) 4Então os habitantes da região tentaram desanimar e amedrontar o povo de Judá, para que não continuassem a construção (NVT). 5Pagaram alguns funcionários para que se opusessem a eles e frustrassem o plano deles. E fizeram isso durante todo o reinado de Ciro até o reinado de Dario, reis da Pérsia (NVI).
SALMOS DE PEREGRINAÇÃO – Perseguidos, mas não Derrotados
(Sl 129.1-4) 1Muitas vezes me angustiaram desde a minha mocidade, Israel que o diga. 2Muitas vezes me angustiaram desde a minha mocidade, mas não prevaleceram contra mim (NAA). 3Passaram o arado em minhas costas e fizeram longos sulcos (NVI). 4O Senhor Yahweh , porém, é justo; ele me livrou das cordas dos perversos (NVT).
(Sl 129.5-8) 5Sejam envergonhados e repelidos todos os que odeiam Sião! 6Sejam como a erva dos telhados, que seca antes de florescer, 7que não enche a mão do ceifeiro, nem os braços daquele que ata os feixes! 8E também os que passam não digam: “A bênção do Senhor Yahweh seja com vocês!” Nós os abençoamos em nome do Senhor Yahweh ! (NAA)